Todos os Conflitos Flashcards
Insurreição Pernambucana
+
Batalha dos Guararapes
+
Monte das Tabocas
- [1645 ~ 1654]
- Foi o evento de revolta dos nativos contra o domínio Holandês abusivo da colônia brasileira após a saída de Nassau.
- O ápice foi a Batalha dos Guararapes, em que Brancos, Negros e Índios se uniram pela defesa do território, caracterizando indícios de patriotismo.
- Destaque para a Batalha do Monte das Tabocas [1645], pois foi o primeiro enfrentamento entre Holandeses e a resistência local. Nela, os colonos/povos emboscaram e aproveitaram das vantagens do terreno, além de que, ao final, o combate virou corpo a corpo, utilizando flechas, e ferramentas de trabalho. Vitória da Resistência, embora tenha custado um pagamento de toneladas de ouro
Revolta Nativista
Revolta/Rebelião da Cachaça
- [1660-1661]
- Aconteceu no Rio de Janeiro, principal produtor de cachaça e aguardente na colônia. Usavam como moeda de troca para adquirir escravos africanos e, muitas vezes, contrabandeavam para evitar imposto
- Com a crise econômica da época, o Governo proibiu o comércio de Cachaça para, em tese, estimular o comércio de Vinho Português e evitar o contrabando de africanos.
- [Desfecho]: elegeram Jerônimo Barbalho para Governador da Câmara Municipal. O antigo tomou novamente o poder com ajuda de tropas da Bahia, Barbalho foi decaptado e os revoltos foram inocentados em Portugal
Revolta Nativista
Revolta dos Beckman
- [1684-1685]
- A Coroa Portuguesa criou a Companhia de Comércio do Maranhão e retirou o direito de comercializar as Drogas do Sertão.
- Tbm motivada pela insatisfação com a cobrança de impostos excessivos e a exploração dos indígenas. Os irmãos Beckman lideraram a revolta
- [Desfecho] → foi suprimida pelos portugueses.
Revolta Nativista
Guerra dos Emboabas
- [1707-1709]
- Ocorreu em MG entre os Paulistas/Bandeirantes e os Emboabas/forasteiros, que buscavam enriquecer nas minas encontradas
- Os paulistas se consideravam donos do ouro encontrado, portanto mais ninguém poderia garimpá-lo. Destaque para os Bandeirantes Borba Gato e Amador Bueno
- [Desfecho] → a Coroa mandou uma força para apaziguar a região sem apoiar nenhum dos lados (em tese). No fim, os Bandeirantes foram prejudicados (pois separaram SP de MG) e a Coroa instalou órgãos para lavrar o ouro
Revolta Nativista
Guerra dos Mascates
- [1710-1711]
- Ocorreu em Pernambuco, entre a elite rural de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife.
- A oligarquia de Olinda (Vila) se endividou com os Mascates, comerciantes de Recife, para concorrer com o açúcar Carbenho. A nobreza de Olinda tentou deu calote e, assim, os Mascates tentaram cobrar sem sucesso via judiciário (tbm composto pela nobreza)
- Por tamanha riqueza, os Mascates fizeram Recife tbm ser elevado à condição de Vila pelo Rei e, dessa forma, executaram novamente as dívidas. Em resposta, a nobreza de Olinda invadiu e tomou Recife.
- [Desfecho] → a Administração Colonial puniu os Olindenses, os Mascates saíram vitoriosos e Recife se tornou capital de Pernambuco
Revolta Nativista
Revolta de Vila Rica
ou
Revolta de Felipe dos Santos
- [1720]
- Ocorreu em MG e a população local se revoltou com instalação das Câmaras de Fundição, pois cobravam O Quinto (20% do ouro garimpado) e impediam o contrabando de ouro.
- [Desfecho] → A revolta foi abafada por Conde de Assumar (governador das Minas) e o líder Felipe dos Santos foi esquartejado
Guerras Guaraníticas
- [1754-1756]
- Ocorreu na Argentina/Rio Grande do Sul: o Tratado de Madri de 1750 delimitou que tal região (antes disputada por Portugal e Espanha) seria oficialmente da Espanha e que os povos originários deveriam se mudar.
- Os Guaranis e os jesuítas que ali executavam missões resistiram com armas.
- [Desfecho] → Os Europeus venceram a guerra: os povos foram dispersados e as missões foram destruídas
Revolta Emancipacionista
Inconfidência Mineira
ou
Conjuração Mineira
- [1789]
- Revolta de caráter elitista pois, embora houvesse uma pequena ideia de abolição da escravidão, ainda era executada por homens letrados e ricos
- Sob ideais iluministas, espelhavam-se na Independência dos EUA e queriam fzr igual, pois não toleravam os abusos da Coroa. (tbm visavam a Proclamação da República no estado de MG)
- Destaque para Luis da Silva Xavier (Tiradentes) e Cláudio Manoel da Costa (poeta).
- [Desfecho] → Silvério dos Reis delatou o motim inteiro, pois devia fortunas à Coroa. Tiradentes foi esquartejado publicamente, virando assim um mártir
Conjuração Baiana
ou
Inconfidência Baiana
- [1798]
-
Semelhante em tudo à Inconfidência Mineira, exceto 3 fatores:
→ a Conjuração Baiana tinha a abolição da escravidão como exigência;
→ Era composta por pobres, negros e mestições, além dos elitistas de Salvador; e
→ Era + público, pois vários panfletos foram colados nas paredes de Salvador
- [Desfecho] → O Governador da Bahia, após muita repressão e ajuda de delatores, prendeu os envolvidos. Com os líderes mais pobres e mestiços, a sentença foi pior. 2 soldados e 2 alfaiates foram foram esquartejados publicamente
(tbm objetivavam a Proclamação de uma República)
Revolta Emancipacionista
Conjuração Carioca
ou
Conjuração Fluminense
(Não inclusa no material do Estratégia)
- [1794]
- Mt parecida com as Conjurações anteriores, porém ela era + Intelectual e não houve morte ou esquartejamento
Revolta Regencial
Cabanagem
- [1835-1840]
- Ocorreu no Pará/Grão-Pará. A morte do presidente da província aliado à ira dos Cabanos (índios, caboclos e escravos) com o governo atual resultou em uma guerra civil contra os brancos e portugueses
- Revolta de caráter popular
- [Desfecho] → 20% da população morreu e a revolta foi suprimida
OBS: é uma das mais sangrentas batalhas, comparável apenas a Canudos, na Bahia [1897]
Revolta Regencial
Balaiada
- [1838-1841]
- Ocorreu no Maranhão, mt parecida com a Cabanagem, exceto que foi mais fácil de ser dissolvida, pois houve atrito entre líderes a respeito do fim da escravidão.
- Os rebeldes inclusive dominaram algumas cidades. Destaque para o Preto Cosme, que liderou 3mil escravos fugidos e o vaqueiro Raimundo Gomes, um dos líderes e a favor da escravidão.
- [Desfecho] → O desacordo entre os líderes facilitou a repressão do movimento
Revolta Regencial
Sabinada
- [1837-1838]
- Ocorreu na Bahia e teve caráter separatista + explícito. Os revoltosos tomaram o poder da província e declararam Independência. Foram cercados por terra e por mar.
- A principal batalha durou 3 dias e contou com camadas populares e médias e o objetivo principal era se tornarem independentes. Destaque para o Dr. Sabino Barroso.
- Embora o fim da escravidão não tenha sido prometido abertamente, existiu uma tropa de escravos
- [Desfecho] → Salvador foi cercada e teve seus recursos básicos cortados. Tropas portuguesas suprimiram a revolta
Revolta Regencial
Farroupilha
- [1835-1845]
- Ocorreu no Rio Grande do Sul/Santa Catarina. Revolta de caráter elitista e, por causa disso, foi resolvida através de acordo com a Metrópole.
- Os pecuaristas tomaram o poder no RS e declararam a República Piratini. Em SC, declararam a República Catarinense ou Juliana. Destaque para os líderes Bento Gonçalves da Silva (RS), Davi Canabarro (SC) e Giuseppe Garibaldi (SC).
- [Desfecho] → Foi resolvida via armistício e o Governo foi obrigado a taxar o charque importado em 25% para estimular o charque Sulista.
Revolta Regencial
Guerra dos Cabanos
- [1832]
- Ocorreu em Pernambuco e foi causada de forma incomum. Os conservadores manipularam as camadas mais pobres a serem contra os liberais. Depois de um tempo, perceberam tudo e a parceria foi cortada.
- [Desfecho] → o movimento foi reprimido
Revolta Regencial
Revolta dos Malês
- [1835]
- Ocorreu na Bahia e teve caráter popular, pois foi planejado pelos Malês (escravos africanos muçulmanos). A motivação foi a mesma dos conflitos anteriores: demasiada exploração/repressão e perseguição religiosa.
- Essa revolta foi mais eficaz, pois os Malês possuíam conhecimento militar. Inclusive, eram temidos pelos portugueses. Embora tenha havido muitas mortes, os escravocratas tentavam não matar seus escravos.
- [Desfecho] → a revolta foi suprimida
Guerra de Canudos
- [1896-1897]
- Ocorreu no Sertão Baiano e foi liderada pelo religioso Antônio Conselheiro. A comunidade de Canudos era uma alternativa para as pessoas que sofriam com a seca e a fome do Nordeste. Essa comunidade inclusive resistia a algumas imposições do poder central.
- [Desfecho] → Antônio Conselheiro, mesmo após muita resistência, foi morto junto de suas tropas após o governo enviar um exército bastante superior aos primeiros. A Guerra de Canudos se tornou um símbolo da desigualdade no Brasil e a violência do estado contra os mais pobres.