Tipos de Circulação de Ar Flashcards
Célula Tropical
Também chamada de Célula de Hadley. Ela se encontra entre os trópicos. Em altas altitudes, o ar se movimenta em sentido dos polos.
Célula de Ferrel
Também chamada de Célula das Latitudes Médias. Ela se encontra entre a Linha do Equador e os polos. Em baixas altitudes, o ar se movimenta em sentido dos
polos.
Célula Polar
O ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos devido à baixa temperatura, ele exerce alta pressão.
Ventos Alísios
São os ventos que sopram constantemente dos trópicos para o Equador, em baixas altitudes. Os alísios são ventos úmidos que provocam chuvas nas imediações do Equador, onde ocorre o encontro e ascensão desses ventos. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.
Ventos Contra-alísios
Sopram do Equador para os trópicos, em altitudes elevadas. Os contraalísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)
Caracteriza-se pela baixa pressão e por convergir os alísios na superfície terrestre ao longo da Linha
do Equador. No Brasil, ela é responsável pela maior parte da pluviosidade na Região Norte e Nordeste.
Acontece na costa Norte do Brasil.
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Principal sistema de grande escala responsável pelo regime de chuvas sobre as Regiões Sul e Sudeste do Brasil durante os meses de primavera e verão. Sendo responsável por chuva volumosa e prolongada no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Atravessa o país.
Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS)
é a maior em extensão entre as ZCAS e ZCIS, se localiza predominantemente sobre o oeste do Oceano Pacífico na região chamada de continente marítimo (Indonésia) que se caracteriza pelas altas temperaturas da superfície oceânica (algo em torno de 27ºC). Assim como a ZCAS e a ZCIS ela tem orientação noroeste/sudeste.
Zona de Convergência do Índico Sul (ZCIS)
é uma área de precipitação.
Ciclone Extratropical, Ciclone Tropical, Furacão e Tufão.
São redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão, podendo durar 1 semana e ter 400 km deCdiâmetro. Iniciam nas águas quentes litorâneas e podem ir para o continente, provocando chuvas e ventos fortes de 119 km/h ou mais.
Ciclone Extratropical
Ocorre fora das regiões entre os trópicos.
Ciclone Tropical
Regiões mais ao sul no limite entre o trópico de Câncer e Capricórnio.
Furacão
Regiões próximas as Antilhas ou ao Caribe.
Tufão
Costa asiática do oceano pacifico.
Tornado
Origina-se pelo encontro de correntes de ar com temperaturas e direções opostas dentro de uma nuvem, formando um funil. Os tornados duram menos (cerca de 15 minutos) e são menores (aproximadamente 2 km de diâmetro) que os furacões, mas são mais destrutivos. Quando se forma na água, o tornado é chamado de tromba d’água.
FORMAÇÃO TERRESTRE