TI 01 - Protocolos Flashcards
Um protocolo da camada de transporte é implementado no sistema final e fornece comunicação lógica entre processos de aplicação que rodam em hospedeiros diferentes.
CORRETA.
A camada de transporte tem como uma de suas características o estabelecimento de conexões ponta a ponta(ou fim-a-fim) virtual entre dois parceiros de comunicação, independentemente de quais redes e quantos roteadores existem entre o remetente e o host de destino.
Ao mesmo tempo, a comunicação sem conexão também é possível. A comunicação SEM conexão não oferece nenhum mecanismo de controle de fluxo entre os dois parceiro de comunicação. Os dados serão enviados para um destino sem precisar configurar uma conexão virtual. É adequada a utilização desse tipo de comunicação quando uma transmissão segura é desnecessária ou quando mensagens muito curtas precisam ser enviadas com frequência.
Todavia, na camada de Transporte, também temos, a comunicação Orientada à Conexão que visa garantir que todos os dados sejam transmitidos de maneira confiável e cheguem corretamente ao destino.
O modelo de referência de rede TCP/IP, se comparado ao modelo OSI, não contempla a implementação das camadas física, de sessão e de apresentação.
CORRETO.
Isso mesmo, o modelo ISO é definido por um padrão de 7 CAMADAS, enquanto o TCP/IP é definido por um padrão de 4 camadas.
O Modelo OSI é basicamente um modelo de referência para conexão e projetos de sistemas de redes que se baseia em camadas sobrepostas.
-> CAMADAS OSI/ISO:
Física; Enlace; Rede; Transporte; Sessão; Apresentação; Aplicação.
Já a camada TCP/IP trata-se de um conjunto de protocolos e camadas utilizados para conectar várias redes diferentes de maneira uniforme – é o conjunto padrão de protocolos da Internet.
-> CAMADAS TCP/IP
Rede;
Internet;
Transporte;
Aplicação.
O envio de uma mensagem eletrônica que contenha texto e um arquivo anexado é realizado mediante dois protocolos: SMTP (simple mail transfer protocol), para o texto, e FTP (file transfer protocol), para o arquivo.
ERRADA.
Com base na funcionalidade do protocolo SMTP, este terá função de enviar textos e arquivos, NÃO sendo utilizado o protocolo FTP.
Ressalte-se, o SMTP é um protocolo utilizado para envio de emails, sendo este responsável pelo envio de todo o conjunto de um email, como, por exemplo, é ele quem é responsável por enviar o texto do email, como também os arquivos consequentemente anexados ao email, se assim tiverem.
Todavia, o protocolo FTP consequentemente NÃO tem função sobre o envio de emails, sendo este, utilizado por usuários que desejam realizar downloads ou uploads de um arquivo na rede.
Isto posto, podemos concluir que o erro da assertiva está em afirmar que o protocolo FTP enviará arquivos, o que NÃO se procede.
Para enviar pacotes da Internet para a rede interna de uma instituição e vice-versa utilizam-se roteadores, que são dispositivos encarregados de encaminhar pacotes de uma rede para outra utilizando protocolos de roteamento como RIP e OSPF
CORRETA.
De fato, os protocolos RIP e OSPF são protocolos da camada de rede utilizados por roteadores para enviar pacotes entre redes distintas. Sobre eles vejamos alguns detalhes abaixo.
O protocolo de roteamento RIP
O protocolo de informações de roteamento utiliza um algoritmo mais simples e que se baseia em tabelas de vetor distância (sinônimo de algoritmo de menor caminho) para realizar o roteamento.
Finalmente, é útil lembrar que ele utiliza o protocolo de transporte UDP (não TCP). Assim sendo, tanto para enviar quanto para receber datagramas o protocolo RIP utiliza a porta UDP/520.
O protocolo de roteamento OSPF
(Open Shortest Path First) é utilizado em redes que comportam o procolo IP, logo, precisa deste para funcionar. Sendo assim, os pacotes do OSPF são encapsulados pelos cabeçalhos do protocolo IP. Nesse mesmo sentido, o algoritmo Dijkstra, que é utilizado pelo OSPF para traçar as rotas, é responsável por montar a tabela de roteamento IP. Finalmente, a descrição de uma interface (link) do roteador deve ter o endereço IP da interface e máscara.
Outrossim, o OSPF utiliza o protocolo de estado de enlace. Ele pede aos roteadores vizinhos algumas variáveis contidas em LSA’s (Link State Advertisements), dentre elas métricas utilizadas endereços de interfaces. Diante disso, pode-se afirmar que ele faz contraste com os protocolos RIP e IGPR, que se baseiam no algoritmo de Vetor de Distância (Distance Vector). Outra diferença é que o RIP faz convergência proporcional ao número de nós da rede enquanto o OSPF faz em uma proporção logarítmica ao número de enlaces o que torna a convergência bem mais rápida.
Além disso, o OSPF é um protocolo de roteamento interno, intradomínio ou intra-AS (Autonomous System) e pode receber e enviar rotas para outros AS. A base do OSPF é o algoritmo SPF (Shortest Path First) e esse protocolo utiliza o custo de saída da interface como métrica que é calculada segundo a velocidade do enlace.
Por outro lado, para complementar o conhecimento sobre o assunto, abaixo está uma tabela proposta por Luis Carlos Lobato Lobo de Medeiros¹ em que são apresentadas algumas outras diferenças entre RIP e OSPF:
Finalmente, uma similaridade entre os protocolos RIP e OSPF é que eles são protocolos de roteamento interno ou intradomínio.
Cada uma das camadas do TCP (transmission control protocol), criadas para dividir as funções de um protocolo, executa sua tarefa específica e repassa os dados para a camada seguinte. Em particular, o SMTP (simple mail transfer protocol) é tratado na camada de APLICAÇÃO
CORRETA
questão versa sobre os protocolos da arquitetura TCP/ IP, em específico o SMTP e sua relação com a respectiva camada.
O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é protocolo padrão utilizado para o envio de e-mails e atua na camada de APLICAÇÃO.
Para aqueles que gostam de Mnemônicos, uma maneira interessante de lembrar da função do SMTP é a seguinte:
Sua Mensagem Tá Partindo
A implementação do protocolo SMTP é bastante simples, utilizando o modelo de requisição e resposta, executando um comando por vez. O protocolo permite ainda que sejam especificados um ou mais destinatários para as mensagens.
A porta de comunicação padrão do SMTP é a 25/TCP, no entanto a mesma passou a ser utilizada para o envio de SPAM e consequentemente passou a ser bloqueada pelos principais provedores de serviços. Atualmente uma porta muito utilizada é a 587 que inclusive suporta o TLS, permitindo o envio de e-mails com segurança. Outra alternativa é o uso da conexão criptografada com SSL, caso onde utiliza-se a porta 465 – SMTPS.
O protocolo SMTP atua na camada de APLICAÇÃO, sendo esta a camada responsável pelos serviços que são fornecidos diretamente para os usuários, permitindo a comunicação entre os processos de aplicação e os usuários com os recursos da rede. Além do SMTP a camada de aplicação possui protocolos que atuam em diversas outras finalidades, como por exemplo: acesso remoto (TELNET e SSH), transferência de arquivos (FTP), entre outros.
O protocolo IMAP (Internet Message Access Protocol) pressupõe que todas as mensagens de correio eletrônico permanecerão no servidor indefinidamente, em várias caixas de correio.
Trata-se de questão de IMAP, trazendo nas alternativas incorretas as características do POP3.
POP3 e IMAP são protocolos utilizados para receber dados referente a e-mails no seu Smartphone, no seu Tablet, no Outlook… Na verdade Você pode usar tanto um quanto o outro.
O que precisamos saber é qual o protocolo que você deseja usar?
POP3 - Post Office Protocol 3
É o mais simples que o IMAP. Ele simplesmente faz o Download do e-mail que está no servidor e pronto.
No entanto, via de regra, ele não deixa uma cópia no servidor, ele apaga o conteúdo baixado. Via de regra porque os aplicativos e suítes de e-mail modernos possuem a opção para deixar uma cópia no servidor!
Existem duas coisas a falar sobre o POP3. Primeiro ele somente faz o download de e-mails que estão na sua caixa de entrada. Desta forma, e-mails enviados, ou e-mais que venham a estar em outras pastas não são baixados para o seu dispositivo.
Uma outra desvantagem é que o POP3 não realiza sincronização. Isto é. Se eu criar uma pasta no meu Smartphone, isto não irá aparecer nos meus outros dispositivos.
Se eu estiver checando meus e-mails no meu Smartphone e apagar as mensagens lidas ou indesejadas, isto não será propagado para os demais dispositivos
Desta forma temos algumas características a anotar no que se refere a POP3
Ele faz o download dos e-mais
Via de regra ele apaga os e-mails que fez o download
Não realiza sincronização
Via de regra não permite que o usuário veja os e-mails em mais de um dispositivo
IMAP - Internet Message Internet Protocol
O IMAP funciona de forma diferente do POP 3. Ele acessa os seus e-mails diretamente no servidor.
Quando acessa, não faz o download. O e-mail irá continuar lá no servidor.
O IMAP, via de regra, acessa o conteúdo e retorna como CASHE para os dispositivos. Desta forma, via de regra, você irá precisar ter acesso à internet para acessar seus e-mail.
Via de regra porque a maioria dos aplicativos e suítes de e-mail possuem configuração para guardar uma cópia local dos e-mails (cópia local = no seu dispositivo, na sua máquina).
Uma grande vantagem, principalmente nos dias de hoje, é que o IMAP permite que você veja todas as pastas do seu e-mail em diferentes dispositivos. Isto porque ele faz sincronização! E não somente da pasta de Entrada, mas de todas elas, inclusive itens enviados!
Desta forma temos algumas características a anotar no que se refere a IMAP:
Via de regra não faz o download dos e-mais
IMAP não apaga os e-mails que fez o download
Realiza sincronização
Permite que o usuário veja os e-mails em mais de um dispositivo
Um Assistente de TI foi incumbido de configurar o protocolo para ser utilizado na troca de mensagens entre dois servidores de e-mail. A escolha correta do protocolo para essa finalidade é SMTP
CORRETA
O SMTP pode ser utilizado para envio de mensagens entre dois servidores.
No modelo OSI, a compressão de dados é um exemplo de serviço fornecido pela camada de apresentação.
CORRETO.
Isso mesmo, o objetivo da Camada de Apresentação é a de realizar transformações adequadas nos dados, antes de seu envio ao nível de sessão. Essas transformações estão relacionadas basicamente com compressão de texto, criptografia e conversão de padrões de terminais.
Na arquitetura TCP/IP, a camada Internet tem como principal função permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação.
ERRADO.
Para resolver a questão, é necessário o conhecimento da pilha de Arquitetura TCP/IP.
O TCP/IP é um de um conjunto de camadas e protocolos e é composta por 4 camadas: Aplicação, Transporte, Internet e Enlace (acesso a rede).
ANALISANDO A QUESTÃO:
Na arquitetura TCP/IP, a camada Internet tem como principal função permitir que as entidades pares dos hosts de origem e de destino mantenham uma conversação.
O erro está em informar que seria na camada INTERNET. O correto seria na camada TRANSPORTE.
A camada de transporte efetua a transferência de dados, detecta e corrige erros e controla o fluxo. Dessa forma, ela isola as camadas superiores (sessão, apresentação e aplicação) dos detalhes da transmissão de dados pela rede.
EXEMPLOS: TCP/UDP, SCTP, NetBEUI.
A transferência de arquivos entre empresas, instituições e pessoas é uma importante funcionalidade dos computadores. Essas transferências em geral requerem requisitos especiais de segurança e velocidade. Esses tipos de tarefas são baseados num protocolo de internet conhecido como FTP
CORRETO
A transferência de arquivos entre empresas, instituições e pessoas é uma importante funcionalidade dos computadores. Essas transferências em geral requerem requisitos especiais de segurança e velocidade.
A arquitetura do protocolo TCP (transmission control protocol) apresenta uma série de capacidades para comunicação entre computadores, uma das quais ocorre quando se utiliza o serviço de email para enviar e receber emails, que é
estabelecer uma conexão antes de enviar os dados.
CORRETA.
Diferentemente do protocolo IP, o protocolo TCP - TRANSMISSION CONTROL PROTOCOL, é um protocolo orientado à conexão, portanto garante a conexão, é confiável. Trata-se de um protocolo que opera na camada de transporte.
Vale dizer que o protocolo TCP possui como principais características: ser um serviço orientado à conexão, realizar controle de congestionamento e fluxo, permitir uma comunicação ponto-a-ponto e full duplex.
O TCP se comunica com o destinatário que antes de enviá-los de fato! O nome desse processo é Three Way Handshake.
Suas principais características são:
orientado à conexão: o protocolo TCP se comunica com o destinatário que antes de enviá-los de fato!
controle de congestionamento: como dissemos o TCP é orientado à conexão, ou seja, entra em contato com o destinatário antes do envio. O destinatário, por sua vez, vai avisando que recebeu. Caso o TCP perceba alguma demora, ele entende como um congestionamento. Neste caso o RCP, basicamente, reduz a quantidade de pacotes enviados, evitando assim o aumento do congestionamento.
controle de fluxo: TCP entra em contato com o destinatário antes do envio. Desta forma, uma das coisa que faz é saber se há possibilidade de envio! Caso o destinatário não consiga lidar com o que vou enviar haverá problemas certo? Dessa forma o TCP antecipa esse problema realizando o controle de fluxo daquilo que irá enviar!
conexão ponto-a-ponto: o protocolo TCP é capaz de criar uma conexão entre dois pontos, fim-a-fim. Ele ignora nós intermediários que existam entre emissor e destinatário da informação. Vale lembrar que enquanto o IP é um protocolo nó-a-nó, o protocolo TCP é um protocolo ponto-a-ponto (ou fim-a-fim).
conexão full-duplex: O Protocolo TCP permite uma comunicação full-duplex, isto é, a transferência de mensagens simultâneas em ambas as direções durante toda a sessão/conexão.
As versões mais modernas dos navegadores Chrome, Firefox e Edge reconhecem e suportam, em instalação padrão, os protocolos de Internet FTP, SMTP e NNTP, os quais implementam, respectivamente, aplicações de transferência de arquivos, correio eletrônico e compartilhamento de notícias.
ERRADO.
A questão exige conhecimentos sobre Redes de Computadores.
A definição dos protocolos está correta, entretanto apenas o protocolo FTP pode ser executado diretamente nos navegadores citados.
Acessar através do browser uma solução Web de correio eletrônico, como Gmail e Outlook, é diferente de executar o protocolo SMTP utilizado para o envio de emails ou IMAP e POP3 para recebimento de emails.
O Network News Transfer Protocol (NNTP) é um protocolo que define o modo de distribuição de notícias, publicações, fóruns de discussão, entre outros.