Thomas Hobbes Flashcards
O que é o Estado de Natureza?
Qual é a condição do Estado de Natureza?
- O Estado de Natureza é a condição humana anterior à “assinatura” de qualquer contrato que institua a sociedade (Estado).
- O Estado de Natureza é a condição de guerra de todos contra todos, pois todos os homens irão atacar os outros homens para se defender de possíveis ataques.
Qual é, essencialmente, a natureza humana?
A natureza humana é, para Hobbes, uma natureza medrosa. O homem tem medo. E por ter medo, ele ataca o outro. E o homem ataca o outro por saber do que ele próprio é capaz e antecipa a ação de outro homem.
Quais são as 3 causas da discórdia entre os homens?
- Competicao: leva homens a se atacarem em busca do lucro (nao apenas financeiro);
- Desconfianca: quando desconfio de alguem, suponho que ele esta fazendo algo ruim, e por segurança, o ataco.
- Gloria: preciso manter a minha reputação (e aqui, nao e apenas a reputação da época, mas tambem o meu status social, econômico etc).
Como Hobbes se opoe à visão de zoon politikon de Aristoteles?
Hobbes foi duramente criticado na sua epoca por contradizer a visao Aristotelica (que dominava na epoca) de que o homem vive naturalmente em sociedade. Hobbes apontou o “homem lobo do homem”, e apelou a experiencia pessoal das pessoas para provar que essa visao Aristotelica estava errada: “quem nao tranca a porta de casa quando sai?” - Quem tranca, nao tem certeza que sera roubado, mas sabe ser capaz de roubar e por isso supoe que outro homem tambem o seja.
Para Hobbes, as paixões humanas mudam?
As paixões (sentimentos) humanas nao mudam. O que muda é o objeto dessas paixões. Todos sentem medo, desejo, esperança, o que muda é a causa do medo, o objeto do desejo, etc.
O que é o direito de natureza?
É o ponto base do estado de natureza. Em que todos tem a direito a tudo, inclusive o direito de matar o outro (direito sobre o corpo do outro) para se defender. O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu proprio poder, da maneira que quiser para preservacao de sua propria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu proprio julgamento e razao lhe indiquem como meios adequados a esse fim.
O que prega o contratualismo? E, em especial, o método de analise Hobbesiano?
Contratualista: Hobbes, (Hobbes foi o primeiro contratualista) sugere que nos, sociedade, fizemos um tipo de contrato que “fundou” a sociedade. Pq fazemos um contrato? Para manter a ordem, para a conservacao de todos. Fazemos o contrato porque temos medo de morrer. Para Hobbes o medo é uma condicao primordial do homem.
O metodo Hobbesiano é um metodo que da conta de analisar conceitos, ideias e abstracoes(pactos, contratos), mas nao do que efetivamente acontec, analisar empiricamente pode ser enganoso.
Como Hobbes vê a liberdade e a igualdade?
Como valores retoricos. Negativos. Sao exatamente a liberdade e a igualdade que levam à guerra de todos contra todos caracteristica do Estado de Natureza.
O que é o direito de natureza(jus naturale)?
É o ponto base do estado de natureza. Em que todos tem a direito a tudo (liberdade), inclusive o direito de matar o outro (direito sobre o corpo do outro) para se defender. O direito de natureza é a liberdade que cada homem possui de usar seu proprio poder, da maneira que quiser para preservacao de sua propria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente de fazer tudo aquilo que seu proprio julgamento e razao lhe indiquem como meios adequados a esse fim.
O que é a lei de natureza (lex naturale)?
A lei natural é um preceito ou regra geral, estabelecido pela razão, mediante o qual se proibe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida ou priva-lo dos meios necessarios para preserva-la (e isso inclui a guerra de todos contra todos).
Como direito e lei se opoe? (jus vs. lex)
Para Hobbes, a lei é algo que se opõe ao direito, no sentido de ser criada para reprimir o direito: o direito é a liberdade de fazer tudo, enquanto a lei é a obrigaçāo de não fazer tudo.
Qual a primeira lei natural?
Enquanto perdurar o direito de todos sobre todas as coisas, o homem nao tera seguranca para seguir sua vida e viver uma vida longa. Portanto, é racional (é produto da razao) que todo homem deve se esforcar pela paz e segui-la, in order to defend themselves.
Qual a segunda lei natural?
Para seguir a paz, todos os homens devem renunciar a seus direitos sobre todas as coisas.
O que estabelece o contrato: a violencia ou a racionalidade?
A racionalidade. A razao faz com que eu queira defender a paz de todos.
Que direito tenho no Estado Hobbesiano (pós-contrato)?
Nenhum. Voce tem o direito de obedecer.
Basta o fundamento jurídico (ordenamento racional = leis da natureza) para a conservação do Estado?
Não basta o fundamento juridico para a fundacao da sociedade. As leis da natureza (fundamento juridico) sao contrarias às paixoes naturais do homem, e por isso e necessario que alguem (Estado totalitario) detenha o poder da espada que garanta a obediencia ao contrato.
Quando posso desobedecer o soberano?
Quando ele falha em proteger a minha vida: dessa forma nao lhe devo mais sujeicao, mas apenas eu. Ou seja, isso nao inclui minha mae, ou minha familia.
Posso agir de certa forma se nao houver uma reta estabelecida?
Sim. “quanto às liberdades, depende do silêncio da lei. Nos casos em que o soberano não tenha estabelecido uma regra, o súdito tem a liberdade de fazer ou omitir”
O Estado é a mesma esfera da sociedade e suas regras?
Não. O Estado nao participa da assinatura do contrato e portanto nao esta sujeito às leis humanas de justica.
A propriedade existe sem o Estado?
Não. Sem o Estado para garantir a seguranca da propriedade, cada coisa é de quem a apanha e conserva à forca, e isso nao é propriedade, mas incerteza, pois pode aparecer um outro mais forte que retire isso de mim (e ele estara no direito dele). É papel do Estado distribuir a propriedade.
O individuo que segue as regras teme o Estado?
Teoricamente nao. O individuo que obedece as regras nao tem que temer o Estado.