TGI Flashcards
Composição da secreção salivar
Alfa-amilase e lipase
Composição secreção gástrica
HCl, pepsinogênio, lipase, muco, bicarbonato, gástrica, somatostatina, histamina e fator intrínseco
Secreção biliar
Sais biliares, fosfolipídios, colesterol, proteínas e bilirrubina
Estimulam a secreção de HCl
ACh, gastrina, histamina
Inibidores da secreção de HCl
PGE (protaglandina E), PGI, somatostatina e EGF (fator de crescimento epidermico)
Defina úlcera peptídica
Causada pelo desequilíbrio entre os fatores que agridem e que protegem a mucosa, ocasionando uma descontinuidade desta.
Cite as possíveis causas das úlceras peptídicas
H. Pylori, antiinflamatórios não esteroides (aspirina), estresse (alta liberação de histamina), alcoolismo, tabagismo, síndrome de zollinger-ellison (tumor com hipersecr. de suco gástrico)
Consequências da H. pilory
Colonizam o muco. Diminui a somatostatina, logo, aumenta-se a produção de gastrina, consequentemente a de histamina também. Esta aumenta a secreção ácida, gerando úlceras.
Como os antiinflamatórios não esteroides (NSAID) causam úlceras peptidicas
Inibem a transformação dps ácidos graxos em PGE2 e PGI2
Relacione somatostatina, gastrina e histamina
Somatostatina inibe a gastrina.
Gastrina aumenta a histamina
Histamina aumenta o suco gastrico
Cite os tratamentos da úlcera peptidica
Fármacos anti secretários de HCl (inibidores da Na+/K+ ATPase e antagonista de H2 - receptor da histamina) e fármacos protetores da mucosa (análogos PGI)
Explique o mecanismo de ação dos inibidores da bomba Na+/K+ ATPase
São pró fármacos que inibem de forma irreversível a atuação da bomba nas células parietais a partir da ligação covalente a grupos sulfidrilas de cisteína da bomba. Sem seu funcionamento, a secreção H+ para o lúmen gástrico diminui impedindo que o HCl seja sintetizado, basal ou não.
Quando são indicados inibidores da bomba de protons? De exemplos
São indicadas em casos de fragilidade da proteção mucosa do estômago, que podem gerar úlceras peptídicas quando em contato com o ácido clorídrico, sendo necessária a diminuição da secreção deste, agem promovedo a cicatrização, doenças de refluxo gastroesofágico, azias e infecções causadas por H. pylori. O exemplo mais comum é o omeprazol, além de pantoprazol, lansoprazol e rabeprazol, sendo os dois últimos passíveis de IV
Qual o mecanismo de ação dos antagonistas de H2
H2 são receptores de histamina, importante na secreção do suco gástrico. Os antagonistas competem pelos receptores impedindo a ativação da proteína Gs, logo, não há ativação da adeno ciclase e o ATP não se converte em AMPc. Dessa maneira, PKA não é ativada adequadamente, diminuindo a fosforilação protéica e a bomba de protons, inibindo sua liberação para o lúmen e para a formação de HCl.
Quando os antagonistas de H2 são indicados? De exemplos de alguns
Os antagonistas de H2 funcionam inibindo a secreção gástrica, dessa maneira, são indicados em casos de úlceras peptídicas, estresse elevado (quando há grande liberação de histaminas), devem ser ADM antes de dormir para prevenir a acidez noturna (oral, iv e im). São exemplos a ranitidina e a cimetidina.