Teste P1 Flashcards
Diferencie Capacitância de Capacidade.
Capacitância é uma mudança na quantidade contida, por unidade mudada na variável de referência.” (BEGA, 2003).Capacidade são as partes do processo que têm condições de armazenar energia ou material.
Faixa de medida (range)
São os valores medidos no instrumento que estão dentro do limite mínimo e máximo da capacidade indicada.
Malha aberta
É aquele onde a variável de processo (saída) não é utilizada para ajustar a variável de entrada.
Malha fechada
É aquele onde a variável de processo (saída) é controlada através de correções na variável manipulada (entrada).
Variável de Processo (PV)
É a variável do processo (saída) que se deseja medir e controlar (temperatura, pressão, nível, vazão, etc).
Variável Manipulada (MV)
É aquela sobre a qual o controlador atua (através de uma válvula, bomba, motor, etc), no sentido de se manter a variável de processo no valor desejado.
Set Point (SP)
É o valor de referência no qual a variável de processo deve ser mantida pelo controlador.
Defina automação
É a aplicação de sistemas e tecnologias para controlar e operar processos industriais com o mínimo de intervenção humana visando eficiência, redução de erros, padronização de tarefas e otimização.
Diferencie TRANSDUTOR de CONVERSOR.
Transdutor: É um dispositivo que converte uma forma de energia em outra. Por exemplo, um microfone é um transdutor que converte energia sonora em sinal elétrico.
Conversor: É um tipo específico de transdutor que lida com a conversão de um tipo de sinal de entrada em um tipo de sinal de saída diferente, mas mantendo as características essenciais do sinal. Por exemplo, um conversor analógico-digital (ADC) converte um sinal analógico em um formato digital.
O que é um Controlador?
É um dispositivo que compara uma variável com um valor desejado e ajusta um sinal de saída para manter essa variável controlada em um valor específico ou dentro de limites determinados.
O que é um TRANSMISSOR?
É um dispositivo que determina o valor de uma variável em um processo usando um elemento primário (como um sensor) e produz um sinal de saída (seja pneumático ou eletrônico) que varia de acordo com a variável do processo.
SPAN
É a diferença algébrica entre o valor superior e inferior da faixa de medida do instrumento. Ex: um instrumento com range de 100 a 500°C seu span é de 400°C.
RANGE
É um conjunto de valores da variável medida que estão compreendidos dentro do limite superior e inferior da capacidade de medição e transmissão do instrumento. Ex: 0 a 20 PSI, -20 a 50 °C.
Automação
É a prática de utilizar sistemas e tecnologias avançadas para gerenciar e supervisionar processos industriais de forma autônoma, visando aprimorar a eficiência operacional, minimizar falhas, padronizar procedimentos e otimizar a produção, reduzindo a necessidade de intervenção humana direta.
Set Point
É o ponto de referência que o controlador deve manter para a variável de processo.