Teste doutores Flashcards
Lagunas costeiras e estuários:
Os estuários resultam da mistura em maior ou menor grau de águas continentais e oceânicas. Sujeitos à influência das marés, as suas características são determinadas pela forma como as duas massas de água se misturam.
Num estuário parcialmente misturado:
Há alguma turbulência.
Num estuário, o contacto das águas marinhas com as águas continentais leva a:
Deposição de sedimentos mais grossos.
A [1] é muito importante nos processos mecânicos do solo; a [2] está mais envolvida nos processos de fragmentação de detritos orgânicos; a [3] é fundamental nos processos finais de decomposição e mineralização.
1 - precipitação.
2 - erosão.
3 - ação biológica.
O pH de um solo é um parâmetro importante na avaliação de um solo porque:
O pH do solo controla a disponibilidade de nutrientes e tem impacto direto sobre o biota do solo. A maioria dos solos tem um pH ácido.
Quando um solo atinge o chamado “ponto de murchamento” significa que:
As plantas já não conseguem remover água do solo.
A zonação que se verifica na zona entre marés rochosas pode relacionar-se diretamente com a [1] em que o fator principal que determina a distribuição dos organismos ao longo de um mesmo perfil é o [2].
1 - maré.
2 - tempo de exposição.
As correntes oceânicas são geradas e mantidas [1] mas o seu movimento é desviado para esquerda ou direita dependendo do hemisfério terrestre sob a influência do [2].
1 - vento.
2 - efeito de coriolis.
Das 3 zonas que foram referidas para um sistema dunar diga, justificando, onde será de esperar encontrar uma biodiversidade vegetal mais elevada.
Numa zona dunar, a sua zona mais interior é a que apresenta mais vegetação. A zona onde não quebram as ondas e onde se apresenta menos instabilidade.
Numa praia arenosa, o principal fator que explica a quase inexistência de vida macroscópica associada à superfície da praia é a:
Instabilidade.
Os ambientes pelágicos e bentónicos diferem de forma significativa no suporte à vida marinha, nomeadamente alimentar. Quais as principais diferenças entre estes 2 compartimentos ecológicos no que respeita à fonte primária de alimento?
O ambiente pelágico situa-se na parte mais superior do mar, enquanto os ambientes bentónicos se encontram agarrados ao substrato. Assim, nos ambientes pelágicos, o alimento é produzido localmente, para servir, posteriormente, de alimento para os organismos dos ambientes bentónicos.
Para além dos fatores físicos, que outros fatores podemos associar à zonação biológica que se verifica numa praia rochosa?
Numa praia rochosa, a competição é muito superior a todos os níveis, bem como a predação, que é também muito superior, uma vez que os organismos se encontram muito mais expostos, como por exemplo o mexilhão.
Que consequências têm as diferenças de densidade derivadas da salinidade da água na circulação estuarina e na troca de materiais entre o mar e o rio?
Água salgada é mais densa, ou seja, fica por baixo. Quando o rio entra no estuário, o mar está presente, a água do rio galga por cima, não misturando com a água salgada. Quanto aos materiais dissolvidos na água doce, os mais leves continuam, os que são mais pesados precipitam e ficam. Os calhaus ficam também, pois o rio deixa de ter capacidade de transporte de material mais grosseiro. A zona final do estuário é o local onde se depositam sedimentos finos, tanto do mar como o rio, com carga orgânica muito elevada. A diferença de densidades faz com que haja acumulação de sedimentos e matéria orgânica no estuário. As ínsuas correspondem a locais de deposição de sedimentos e marcam a região do estuário onde o rio perde a sua capacidade de transporte para jusante de materiais grosseiros.
Que consequências têm para a deriva costeira a existência de acidentes naturais próximos da costa como a Serra da Boa Viagem e os canhões da Nazaré, Tejo e Sado?
Deriva costeira consiste no transporte de materiais.
O canhão da Nazaré é um bloqueio que para tudo o que é transportado de norte para sul. Os detritos vêm e param, depositando. Este tipo de acidentes são armadilhas de materiais que interrompem a circulação costeira de materiais. O mesmo acontece com os outros acidentes referidos.
A existência de acidentes naturais age como um bloqueio para o transporte de tudo o vem de norte para sul. Os detritos depositam nesses acidentes e é interrompida a circulação costeira de materiais (deriva costeira).
Refira a importância das correntes de afloramento costeiras e a razão pela qual são bastante localizadas ao nível dos oceanos
Correntes de afloramento são importantes porque estão associadas a faixas de produtividade elevada.
Para que se verifique a formação de correntes de afloramento, é necessário que ocorram em simultâneo duas condições: ventos dominantes paralelos à costa e uma plataforma continental pouco extensa. Como o movimento de rotação da Terra modifica a direção de qualquer massa que esteja em movimento, as massas de água superficiais empurradas pelas nortadas tendem a dirigir-se para o interior do oceano. Como resultado desse fenómeno há uma acumulação de água nas zonas mais afastadas da costa, suficiente para exercer uma pressão mais elevada sobre as águas subjacentes. Ao mesmo tempo surge um défice de água junto à costa que gera uma corrente que movimenta a água fria profunda para a costa que, assim restabelece o equilíbrio perdido.