Teste 1 Flashcards
O que é a estatística?
Conjunto de procedimentos matemáticos de organização, sumarização e interpretação de informação. Serve para nos ajudar a tomar decisões e a responder às questões em contexto da incerteza, recorrendo a dados e à sua análise.
Quais são os princípios básicos da estatística?
- minimizar os erros (que são medidos por uma probabilidade)
- quantos mais dados tivermos, melhor
- os outliers (se existirem) representam um problema na escolha e interpretação das estatísticas
Quais são os propósitos da estatística?
- organizar e resumir a informação para que o investigador consiga ver o que aconteceu no estudo e comunicar os resultados aos outros
- podem ajudar o investigador a responder às questões de investigação ao determinar exatamente quais são as conclusões baseadas nos resultados obtidos
Em que consiste a estatística descritiva?
Organiza, apresenta e resume os dados. Ajuda a compreender os dados e a formular conjeturas sobre a população (tabelas, gráficos apelativos e interpretáveis, medidas de tendência central, dispersão e outras, identificação de outliers, etc).
Em que consiste a estatística inferencial?
Tira conclusões para a população com base em dados e amostras. Pode envolver muitas variáveis em simultâneo (estatística multivariada), considerar evolução no tempo (séries temporais), etc.
O que é o desvio da amostra?
Discrepância ou erro que ocorre naturalmente entre uma estatística da amostra e o parâmetro correspondente da população.
Qual é o principal desafio das estatísticas inferenciais?
Desvio da amostra
Qual é a diferença entre teoria da probabilidade e inferência estatística?
A teoria da probabilidade estuda modelos para fenómenos aleatórios, em particular lida com “variáveis aleatórias” - distribuições teóricas ou modelos (populacionais).
A inferência estatística permite fazer inferências sobre o modelo/população (teste de hipóteses, faz previsões, etc) a partir dos dados com certo grau de certeza (probabilidade): distribuições empíricas (amostrais).
Quais são as fases de uma análise estatística?
Amostragem (recolha de dados)
Análise inicial dos dados (descritiva e exploratória; resumo, apresentação e organização dos dados, conjeturas)
Inferência estatística (análise e interpretação dos dados, inferência sobre o modelo; nesta fase, o objetivo é generalizar para a população o conhecimento alcançado com a análise de dados)
O que é a população?
Conjunto de todos os elementos (indivíduos, animais, plantas, objetos,…) que têm em comum uma ou mais características de interesse, conjunto de todos os indivíduos de interesse num estudo em particular. Podem variar de muito grandes para bastante restritas, dependendo da forma como o investigador define a população.
O que é uma variável estatística?
Característica ou condição em estudo que muda ou tem diferentes valores para diferentes indivíduos (altura, idade, sexo,…). Podem também ser variáveis ambientais que mudam (temperatura, hora do dia, tamanho do local onde a investigação ocorre).
O que é a amostra?
Subconjunto finito da população, conjunto de indivíduos selecionados da população com objetivo de representarem a mesma numa investigação. Os investigadores normalmente não conseguem estudar todos os indivíduos de uma população, então selecionam uma amostra, que é um subconjunto da população. A amostra deve ser representativa da população e é usada para fazer inferências.
O que são dados ou observações?
Valores da variável estatística observados para os elementos da amostra.
Qual é a diferença entre estatística e parâmetro?
Estatística: medida numérica que descreve alguma característica da amostra. Por exemplo, média amostral, mediana amostral, moda, variância amostral e desvio-padrão amostral.
Parâmetro: medida numérica que descreve alguma característica da população. Por exemplo, valor médio ou média da população, desvio-padrão e coeficiente de correlação.
Quais são os principais tipos de amostragem aleatória?
- simples
- sistemática
- estratificada
- por grupos
Em que consiste o tipo de amostragem aleatória simples?
Estando os elementos da população listados ou codificados (por exemplo, pelo nº do CC ou do NIF na população portuguesa) escolhe-se a amostra ao acaso (usando uma tabela de números aleatórios ou um computador).