Terceira Revolução Industrial Flashcards
Explique as principais diferenças entre os métodos de produção e trabalho dos modelos taylorista, fordista e toyotista.
1) O taylorismo se caracteriza por ser um modelo que racionaliza o trabalho e a produção, de forma que propunha regras para aumentar a produtividade por trabalhador, inclusive pagando prêmios pela produtividade. Além disso, caracteriza-se por seu ritmo extenuante de trabalho e à organização racional e controladora do trabalho e do processo produtivo, retirando do trabalhador o domínio sobre seu ofício e qualquer subjetividade que não segue as regras do processo produtivo, ou seja, tende à alienação do corpo trabalhista.
2) O fordismo também se enquadra no ponto da racionalização da processo produtivo, de forma que cada trabalhador realiza uma tarefa específica e repetitiva, dividindo assim a produção e introduzindo a linha de montagem em esteira rolante. É um modelo que preza pela padronização de seus produtos em larga escala e baixo preço, buscando estimular o consumo. De forma alguma é contra programas de assistência social que supram as necessidades do trabalhador que não podem ser garantidas somente por seu salário, desde que ele possa consumir, produzir e assim garantir a estabilidade da demanda. (O Ford T, um dos mais baratos e famosos modelos de carro da época é um dos principais símbolos do fordismo).
3) O toyotismo é um modelo iniciado no Japão pelas fábricas da Toyota que se caracteriza pela flexibilidade produtiva e pelo rigoroso controle de qualidade, aliado à automação. Assim, há acúmulo de funções por parte da mão de obra, à medida que também há menor número de funcionários. Tem-se um rigoroso controle e supervisão da produção, que não prioriza a larga escala, fazendo grande uso da automação e da robótica.
Qual dos modelos produtivos da Terceira Revolução Industrial ainda é amplamente usado pelo setor de serviços, como o caso de redes de fast-foods?
Os métodos propostos por Henry Ford se popularizaram entre as redes de fast-foods porque a divisão do trabalho e a repetição de uma única ação agilizaria a preparação do alimento, além de baratear seu custo porque não necessita de grande qualificação trabalhista por parte da mão de obra.