TÉCNICAS CONTÁBEIS Flashcards
a contabilidade é uma ciência ?
sim.
quais as técnicas contábeis?
escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.
o que são as técnicas contábeis?
É um conjunto organizado de procedimentos utilizados para a prática da contabilidade e seus princípios.
o que é a técnica de escrituração?
A escrituração será responsável pelo registro dos fatos contábeis. Os fatos contábeis são acontecimentos que alteram o patrimônio da empresa e, por isso, são registrados na contabilidade da empresa ou das entidades.
Assim, dentro dessa escrituração, estão os lançamentos contábeis. São importantes o objetivo da
contabilidade, o débito e o crédito, classificar contas, os lançamentos contábeis e o regime de caixa de competências.
A contabilidade vai controlar o patrimônio. A empresa tem várias operações ao longo do ano. Lojas Americanas, por exemplo, a todo momento está vendendo e comprando. A empresa, seus proprietários e administradores têm controle das vendas, das compras, dos pagamentos de salários e demais procedimentos por meio da contabilidade e da técnica da escrituração. Então, quando a empresa vende mercadorias, ela vai registrar por meio da escrituração contábil.
Quando a empresa compra mercadorias, ocorre um registro na contabilidade de forma organizada, utilizando livros contábeis para o controle desse patrimônio. Então, essa escrituração é a técnica responsável pelo registro dos fatos contábeis.
Acontecem várias operações na empresa, e cada operação é registrada de forma individualizada, que é o lançamento contábil.
o que é o lançamento contábil?
Acontecem várias operações na empresa, e cada operação é registrada de forma individualizada ,isso é o lançamento contábil.
o que é a escrituração contábil?
O conjunto desses lançamentos contábeis no livro diário, no livro razão e em outros livros de escrituração contábil é chamado de escrituração contábil.
o que é a técnica de demonstrações contábeis?
são relatórios resumidos.
A empresa compra mercadorias, vende mercadorias, apura o seu custo e, ao final do período, um administrador pergunta qual foi o resultado da empresa nesse ano. Se for necessário analisar cada fato, vai demorar muito. Então, o administrador quer isso de forma resumida. Isso será demonstrado para ele por meio das demonstrações contábeis.
Assim, a demonstração do resultado do exercício, por exemplo, traz o confronto entre as receitas e despesas para verificar se a empresa teve lucro ou prejuízo. Por exemplo, a empresa, durante um ano, pagou fornecedores, recebeu vendas de mercadorias, tendo várias operações no caixa. No final do ano, a empresa quer saber o valor do caixa. Isso será obtido por meio de uma conta para controle e vai ser registrado no balanço patrimonial, sendo feito por meio das demonstrações contábeis.
o que é a técnica de auditoria ?
A auditoria será a técnica contábil que tem por objetivo verificar se as demonstrações contábeis, ou seja, se a contabilidade da empresa foi realizada de acordo com os princípios contábeis, com as normas contábeis e com os pronunciamentos contábeis.
Então, ela tem por objetivo validar aquela informação.
Por exemplo, a Ambev tem ações na bolsa e uma pessoa vai investir na Ambev. Essa pessoa olha as demonstrações contábeis e está tudo bem. Entretanto, pode ocorrer da administração dessa empresa, ou outra pessoa na empresa, fazer algo errado e manipular dados, afirmando que tem muito dinheiro no caixa sem ter e que tem muitos bens que não tem, ou
afirmando que está com a situação líquida positiva. Isso torna as informações muito frágeis.
É por isso que as companhias abertas são obrigadas a serem auditadas por auditores independentes, que são contadores formados em contabilidade. Eles vão analisar as demonstrações e ver se estão corretas. Se as informações estiverem corretas, eles validam para
publicação.
Assim, a auditoria é uma importante técnica contábil, que tem por objetivo validar todas essas informações contábeis.
resuma as técnicas contábeis ?
quando acontece o fato, ele é registrado. Depois de registrado pela escrituração, tudo isso é resumido em uma demonstração contábil e, posteriormente, tem-se que validar para ver se essa informação da demonstração contábil está correta, isto é, realizar a auditoria.
escrituração: registro dos fatos contábeis
demonstrações contábeis: relatórios resumidos
auditoria: validar informação dos relatórios
análise das demonstrações contábeis: gerar indicadores para tomada de decisão (analise de balanço)
o que é a técnica da análise das demonstrações contábeis.?
também chamada de análise de balanço.
O objetivo dela é gerar indicadores para a tomada de decisão.
Então, a análise das demonstrações contábeis é uma técnica contábil que tem por objetivo decompor e interpretar todas as informações contábeis por meio de indicadores.
Há, por exemplo, um indicador de endividamento geral da empresa, que é o passivo dividido pelo ativo.
Com base nisso, tem-se a totalidade de dívidas da empresa em termos percentuais e de indicadores. Quanto maior for esse valor, pior para a empresa, mais endividada ela está.
para que serve os livros contábeis e os livros fiscais?
Os livros contábeis são para atender a contabilidade.
Já os livros fiscais são usados para atender ao governo, ao fisco, para o cálculo de tributos.
como cada item do patrimônio é controlado?
As contas contábeis são instrumentos de controle do patrimônio. É o meio pelo qual cada item do patrimônio é controlado.
Por exemplo, uma empresa tem vários bens. Então, ela terá uma conta caixa na contabilidade para registrar as entradas e saídas de dinheiro do caixa
da empresa. Haverá uma conta veículos para registrar quando a empresa compra ou vende um veículo.
qual método é utilizado para os lançamentos contábeis?
método das partidas dobradas.
Nesse método, todo débito(aplicações) corresponde a um crédito(origens) de igual valor.
toda aplicação tem uma origem?
sim.
Toda a aplicação tem uma origem. Então, tem uma origem no capital próprio de terceiros e a empresa aplica no seu ativo. Quando se creditar uma conta, haverá uma origem e a aplicação será um débito.
Não existe a origem sem a aplicação e vice-versa, e eles têm que ser de igual valor, e não existe débito e crédito. Na prática, são origens e aplicações, mas o método foi criado com os nomes débito e créditos, e serão esses nomes a serem utilizados.
Por exemplo, há uma compra de mercadorias. Se a empresa comprou mercadorias, isso alterou o patrimônio e é um fato contábil. Se é um fato contábil, ele precisa ser registrado, e isso será feito por meio de um lançamento contábil.
O lançamento contábil é o registro individualizado dos fatos contábeis. Esses lançamentos contábeis vão compor a escrituração, porque o conjunto desses lançamentos é que formará a escrituração.
Por exemplo, a empresa foi constituída, tendo uma origem de recursos dos sócios (capital social) e uma aplicação no caixa. Então, originou 10 mil e aplicou 10 mil. Esse é o lançamento contábil. Analisa-se as contas entre a origem e as aplicações e, depois, utilizando o método de débitos e créditos.
qual regime é utilizado na contabilidade, o de caixa ou o de competência, por que?
é utilizado o de competência.
Regime de caixa tem por objetivo registrar quando a empresa recebe algum dinheiro ou paga algum dinheiro. Então, observe que esse regime é um pouco falho no sentido em que não se registraria quanto a empresa tem de dívida.
Por exemplo, uma empresa comprou mercadorias a prazo. Se não saiu dinheiro, não se registraria pelo regime de caixa, porque só é registrado quando há recebimento ou pagamento.
Já no regime de competência, ele traz mais qualidade para a informação e traz maior transparência para o patrimônio. Então, a empresa comprou mercadorias a prazo. Ela tem um estoque e surgiu uma dívida. Se for na contabilidade, essa dívida estará registrada, porque se utiliza o regime de competência. Caso fosse utilizado o regime de caixa, não estaria registrado
porque não foi pago.
Basicamente, o regime de competência exige que os fatos contábeis que ocorreram na empresa sejam registrados quando ocorreu seu fato gerador, independentemente se recebeu dinheiro ou pagou.