Tecido epitelial Flashcards
Quais são os 4 tipos de tecidos?
Epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso
Qual é a principal característica das células epiteliais? De que sua matriz é constituída?
São justapostas, com matrix extracelular quase inexistente. A matriz presente é constituída por glicocálix, que é feito de glicoproteínas e ajuda na adesão celular.
Quais são os 3 fatores que contribuem para a adesão celular?
Glicocálix, desmossomos e íon cálcio
Como é feita a nutrição dos tecidos epiteliais?
Os tecidos epiteliais são avascularizados (com excessão do ouvido interno). A sua nutrição ocorre pelo tecido conjuntivo subjacente. A nutrição ocorre por um processo chamado difusão (embebição ou transporte passivo) e não tem gasto de energia.
Quais são os 3 grupos em que as células epitaliais são divididas, segundo a capacidade de divisão?
- Células lábeis: são células que, em condições normais, se multiplicam a vida toda. Epiderme e mucosas do esôfago, estômago e intestino, por exemplo.
- Células estáveis: são aquelas que param a divisão na puberdade. Podem voltar a se dividir com um estímulo. Células do fígado, do pâncer, dos rins e da tireóide, por exemplo.
- Células perenes: não são células epiteliais. Após o nascimento, elas estão totalmente formadas e dificilmente voltam a se dividir. Neurônios, por exemplo.
Quais são os 3 tipos morfológicos das células epiteliais?
Elas podem ser pavimentosas, cúbicas ou cilíndricas
Quais são os 3 tipos de epitélios do corpo?
De revestimento, glandular e especializado
Quais são os 4 tipos de epitélios de revestimento simples (ou monoestratificados)?
Pavimentoso, cúbico, cilíndrico e pseudoestratificado
Caracterize o tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso:
Possui uma camada de células pavimentosas. Presente nos alvéolos pulmonares, para permitir a hematose), no endotélio, nos vasos linfáticos e nas serosas do mesentélio.
Caracterize o tecido epitelial de revestimento simples cúbico:
Possui uma camada de células cúbicas. Pode conter cílios, que são estruturas móveis que têm a função de expulsar partículas de poeira. Pode conter orla ou bordadura em escova, que é formada por microvilosidades. As microvilosidades aumentam a superfície de contato, têm função de absorção e são revestidas por glicocálix. Presente no ovários e nos rins.
Caracterize o tecido epitelial de revestimento simples cilíndrico:
Possui uma camada de células cilíndricas. Pode ter células caliciformes, que funcionam como glândulas que produzem e secretam muco. Pode ter planura estriada, que são micorvilosidades. Presente no estômago, intestino, vesículas seminais, vesículas biliares, útero e próstata.
Caracterize o tecido epitelial de revestimento simples pseudoestratificado:
Possui uma camada de células em que nem todas atigem a superfície. Pode ter células caliciformes, cílios e estereocílios, que são tufos de microvilosidades longos e imóveis. Ciliado com células caliciformes é encontrado na traqueia, brônquios, laringe e fossas nasais (“epitélio respiratóri”). Com esterecílios é encontrado no epidídimo e no canal deferente.
Caracterize o epitélio de revestimento estratificado pavimentoso:
Possui mais de uma camada de células, e a camada mais superficial é pavimentosa. Pode ser pavimentoso queratinizado, em superfícies seca, como a epiderme. Pode ser pavimentoso não queratinizado, em superfícies úmida, como esôfago, língua, vagina e ânus.
Caracterize o epitélio de revestimento estratificado cúbico:
Possui mais de uma camada de células, e a mais superficial é cúbica. Presente nos ductos excretores glandulares.
Caracterize o epitélio de revestimento estratificado cilíndrico:
Possui mais de uma camada de células, e a mais superficial é cilíndrica. Presente nos ductos excretores glandulares.