Tecido conjuntivo (TC) e tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD) Flashcards

1
Q

Como se origina o tecido conjuntivo? Quais suas funções?

A

Os tecidos conjuntivos se originam das células mesenquimais (presentes na mesoderme) que estão mergulhadas numa matriz extracelular abundante e viscosa, com poucas fibras. Essas células também dão origem as células dos tecidos cartilaginoso (condrócitos), ósseo (osteócito), sanguíneo, muscular e adiposo (adipócito).
Possui as funções de:
- sustentação
- depósito de hormônios
- preenchimento de espaços
- adesão entre células e órgãos
- vascularização ( a MEC é altamente vascularizada para permitir as trocas gasosas e de nutrientes entre as células).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os componentes do tecido conjuntivo?

A

É constituído por células ( fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos e leucócitos); e apresentam matriz extracelular (MEC) composta de proteínas fibrosas - que se dividem em sistema colágeno (possui fibras colágenas e reticulares) e sistema elástico (possui elastina) - e de substância fundamental amorfa (SFA).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Das células que compõem o TC, diferencie as residentes (fixas) das temporárias.

A

As células do tecido conjuntivo podem podem ser produzidas localmente, chamadas de residentes, como é o caso dos fibroblastos, dos macrófagos e dos mastócitos; ou podem ser produzidas em outros locais e migrarem temporariamente para o TC, como é o caso dos plasmócitos e dos leucócitos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Caracterize um fibroblasto e um fibrócito e suas respectivas funções.

A

Fibroblastos: citoplasma abundante e basófilo; núcleo ovóide, grande e pouco corado devido ao descondensamento do material genético para a produção das proteínas; RER e CG bem desenvolvidos (INTENSA ATIVIDADE SINTÉTICA)
Fibrócitos: célula com aspecto fusiforme; núcleo menor e mais corado; menores quantidades de RER (ATIVIDADE REDUZIDA)
São as células mais comuns do TC e estão relacionados com a produção da MEC. Também são responsáveis pela produção de fatores de crescimento, que controlam a proliferação e a diferenciação celular ( fibroblastos raramente se dividem em pessoas adultas).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Relacione o processo de cicatrização com os fibrócitos e fibroblastos.

A

Durante a cicatrização, os fibrócitos podem ser recrutados do tecido adjacente não lesado revertendo-se para o estado de fibroblasto e reativando sua capacidade de síntese.
* miofibroblastos: presentes nas células musculares lisas, promovem o fechamento da ferida por meio de seu movimento contrátil (possuem alta quantidade de filamentos de actina e miosina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que são macrófagos (histiócitos) e qual sua origem?

A

São células que compõem o sistema fagocitário mononuclear. São originárias do amadurecimento de monócitos, que por sua vez, são originados das células tronco hematopoiéticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Caracterize os monócitos e os macrófagos.

A

Monócitos: RER e CG não desenvolvidos; poucos lisossomos, microfilamentos e microtúbulos.

Macrófagos: superfície irregular, caracterizada por protusões e reentrâncias devido a sua atividade de pinocitose e fagocitose; formato oval; núcleo endentado ou reiniforme, localizado nas periferias do citoplasma; RER e CG bem desenvolvidos; presença de muitos lisossomos, microtúbulos e microfilamentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais as funções dos macrófagos?

A

Envolvido na resposta imune ( apresentador de antígenos aos linfócitos), inflamatória e anafilática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Caracterize os mastócitos e sua função.

A

Mastócito: célula grande e globosa- ovóide; citoplasma repleto de grânulos que se coram intensamente (metacromáticos); núcleo pequeno, esférico e central, de difícil observação, pois ficam encobertos pelos grânulos.
São células fundamentais para o sistema imune, sendo responsáveis pela inflamação e por desencadear reações alérgicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Os grânulos secretores ( metacromáticos) presentes nos mastócitos são ricos em quais substancias?

A

São ricos em mediadores inflamatórios, como a histamina (vasodilatador) e a heparina ( anticoagulantes) ,liberados no organismo durante uma reação alérgica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são plasmócitos? Cite suas características.

A

São células transitórias no TC derivadas dos linfócitos B, que podem retornar para o sangue depois de terem residido no TC.

Plasmócitos:
Apresentam formato ovóide ou arredondado;

Citoplasma basófilo que indica sua riqueza em RER desenvolvidos;

Núcleo periférico e esférico, que contém coágulos de cromatina que se alternam com regiões claras, formando um arranjo que lembra RODAS DE CARROÇA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os plasmócitos são abundantes em quais locais?

A

Locais sujeitos a penetração de organismos estranhos ( sistemas gastrointestinal e respiratório).
* tornam-se abundantes nas inflamações crônicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual é a função dos plasmócitos?

A

São células produtoras e secretoras de anticorpos (glicoproteínas da classe das IMUNOGLOBULINAS), produzidas em resposta a penetração de organismos estranhos no corpo humano (ANTÍGENOS) que são apresentados aos linfócitos B por meio da ação dos macrófagos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Caracterize os leucócitos.

A

Também chamados de glóbulos brancos, são células do sistema imune especializadas na destruição de microorganismos estranhos.
Se originam na medula óssea, e migram para o TC por meio de diapedese como consequência da quimiotaxia dos processos inflamatórios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Do que são formadas a fibras presentes na MEC? Quais são as duas famílias ( sistemas) de fibras do TC?

A

São formadas de proteínas ( cadeias polipeptídicas).
Sistema colágeno, formado por fibras: colágenas ( proteína colágeno do tipo I) e reticulares ( proteína colágeno do tipo III). Sistema elástico: formado por fibras elásticas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais células sintetizam as fibras colágenas?

A

Fibroblastos, condrócitos, osteócitos, células epiteliais e musculares.

17
Q

Como são formadas as fibrilas de colágeno?

A

No núcleo celular, há a síntese do RNAm de cada tipo de cadeia alfa. As cadeiais são transportadas para o RER, onde ocorre a hidroxilação de resíduos de prolina e lisina por meio das enzimas prolil e lisil-hidroxilase, seguidas da glicosação de resíduos específicos. A partir disso, há o alinhamento de 3 cadeias polipeptídicas (pro- alfa) que se associam em tripla hélice formando moléculas denominadas pró-colágeno. Por meio das vesículas de transporte, o pró-colágeno chega ao CG, onde é empacotado e secretado para o meio extracelular. No espaço extracelular, a enzima pro-colágeno peptidase remove as porções terminais do pró-colágeno, dando origem aos tropocolágenos, que possuem formato de bastão e se agregam espontaneamente para formar as fibrilas de colágeno.
A agregação em paralelo de milhares de fibrilas origina as fibras de colágeno (tipo I:formam FEIXES) e as fibras reticulares (tipo III: NÃO formam feixes).

18
Q

Quanto a MEC do TC, no que tange suas fibras e ao sistema colágeno, diferencie as fibras colágenas e as reticulares.

A

Fibras colágenas: formada por colágeno tipo I, é a proteína mais abundante do corpo, apresentando resistência à tração, alongamento e flexibilidade. São coradas em branco quando frescas e em vermelhas na coloração histológica (eosinófilas). Seus principais aminoácidos são: glicina, prolina e lisina.
Fibras reticulares: fibras colágenas do tipo III, são finas e cobertas por glicoproteínas, não formando feixes ; presentes no limite entre o TE e o TC, formando uma malha de sustentação aos órgãos. Coloração: preta ( sais de prata).

19
Q

Correlacione duas situações clínicas com as fibras colágenas.

A

Queloide: acúmulo excessivo de colágeno.
Escorbuto: devido à ausência de vitamina C, que é cofator das enzimas prolil e lisil-hidroxilase, não há hidroxilação na cadeia de preprocolágeno. Prejudica a reposição de colágeno, levando a degeneração do TC. Afeta principalmente lugares que demandam frequente reposição, como ligamento periodontal, causando a perda de dentes.

20
Q

Correlacione uma situação clínica com as fibras reticulares.

A

Síndrome de Ehlers-Danlos: deficiência do colágeno tipo III, causada pela mutação do gene que codifica a enzima lisil-hidroxilase e/ou pró-colágeno peptidase, gerando uma fibrila colágena defeituosa. Causa hipermobilidade das articulações, pele fina, ruptura da artérias de grande calibre, entre outros.

21
Q

Quanto ao sistema elástico presente na MEC do TC, caracterize as fibras elásticas.

A

Apresentam elasticidade e são capazes de retornar aos seu comprimento original; formam TRAMA; presente em artérias de grande calibre e pulmões.

22
Q

Correlacione uma situação clínica com as fibras elásticas

A

Síndrome de Marfan: alteração no gene FBN1, responsável pela produção de fibrilina.
FIBRILINA: presente nas fibras oxitalânicas do sistema elástico, são feixes de microfibrilas que contém glicoproteínas. Fibras oxitalânicas estão presentes na derme e no olho, sem elasticidade, altamente resistentes.
As fibrilinas também compõem uma estrutura necessária para a deposição de elastina que origina as fibras ELÁSTICAS, presentes na bexiga e artérias, com alto poder de elasticidade.
Portanto, essa síndrome gera alterações no sistema ocular, esquelético e cardiovascular.

23
Q

Quanto à MEC do TC, caracterize a substância fundamental amorfa (SFA), suas funções e componentes.

A

Constituída por glicosaminoglicanos ( moléculas que possuem cargas, que atraem água, sendo altamente hidratadas), proteoglicanos (escova de mamadeira: interação célula-matriz e célula-celula, são produzidos no RER e no CG) e glicoproteínas multiadesivas ( fibronectina, fixa célula do TC a MEC e laminina - interage com colágeno IV - que fixa célula do TE no TC)
Constitui líquido incolor, hidratado e viscoso, que contribui para o preenchimento de espaços, para lubrificação e forma barreira contra microorganismos invasores. Também é por meio da SFA que ocorre a difusão de nutrientes e catabólitos entre as células e seus respectivos suprimentos sanguíneos.

24
Q

Como é feita a classificação dos tipos de tecido conjuntivo propriamente dito e quais são esses tipos?

A

A classificação é dada observando o componente predominante ou a organização estrutural do tecido ( fibras, células e matriz extracelular).
Seus tipos são:
- TCPD frouxo
- TCPD denso não- modelado
- TCPD denso modelado
- TCPD reticular
- TCPD elástico
- TCPD mucoso

25
Q

Caracterize o TCPD frouxo.

A

Suporta estruturas que normalmente estão sujeitas a pequenos atritos e pressões; comum entre células musculares, suporta as células epiteliais e forma camada entre vasos sanguíneos e glândulas; flexível; muito vascularizado; não há predomínio de NENHUM dos componentes: células, fibras colágenas e elásticas e SFA abundantes (difusão).

26
Q

Caracterize o TCPD denso. Diferencie o TCPD denso não modelado e modelado.

A

O TC denso é especializado em conferir resistência e proteção aos tecidos. Nele, há uma clara predominância de fibras colágenas, portanto é menos flexível e mais resistente à trações.
O TC denso não modelado possui células escassas e predomínio de fibras colágenas sem orientação fixa. Está presente na derme profunda da pele e na submucosa de órgãos ocos.
O TC denso modelado possui células escassas e predomínio de fibras colágenas orientadas paralelamente. Está presente em tendões, aponeuroses, cápsulas envolvendo órgãos, periósteo e pericôndrio.

27
Q

Caracterize o TCPD elástico.

A

Possui poucas células, muita SFA e predomínio de feixes paralelos de fibras elásticas. Presente na parede da aorta, no ligamento amarelo da coluna vertebral e no suspensor do pênis.

28
Q

Caracterize o TCPD reticular.

A

Predomínio de fibras reticulares (REDES) constituídas de colágeno do tipo III. Presente em torno de órgãos linfoides e hematopoiéticos: linfonodo, baço, medula óssea e fígado.

29
Q

Caracterize o TCPD mucoso.

A

Possui fibras colágenas escassas, presença de células mesenquimais e predomínio de SFA ( ácido hialurônico). Presente no cordão umbilical e polpa jovem do dente