tecido conjuntivo Flashcards
Principal componente do tecido conjuntivo e do que ela é composta
Matriz Extracelular - composta por proteínas fibrosas e substância fundamental amorfa
Como se origina o tecido conjuntivo e suas células?
Mesênquima (tecido embrionário) formado por células mesenquimais - se diferenciam em células-tronco hematopoética ou indiferenciada.
O que são os fibroblastos e sua função?
Tem intensa atividade metabólica, sintetizam componentes da MEC, sintetizam fatores de crescimento, que controlam a proliferação e a diferenciação celular.
Diferença dos fibroblastos para fibrócitos
Fibrócitos são fibroblastos quiescentes, possuem baixa atividade metabólica e enquanto fibroblastos possuem núcleo grande e ovóide, vesiculoso, rico em RER e CG desenvolvido, o fibrócito tem núcleo pequeno e denso, pouco RER e poucos prolongamentos citoplasmáticos.
Macrófagos e sua função
Fazem parte do sistema fagocitário mononuclear, estão distribuídos na maioria dos orgãos, fazem fagocitose e pinocitose; homeostase tecidual (fagocitam células velhas); processadores de antígenos; secretam mediadores químicos; receptores para anticorpos.
Mastócitos e sua função
Célula globosa, grande e com citoplasma repleto de grânulos. Principal função é estocar mediadores químicos da resposta inflamatória em seus grânulos secretores; colaboram com reações imunes; papel na inflamação, reações alérgicas e infestações parasitárias.
Como funciona a secreção de histamina, leucotrienos e heparina dos mastócitos?
Na primeira exposição ao antígeno, os plasmócitos produzem anticorpos (IgE) que se ligam à superfície dos mastócitos. Na segunda exposição, o antígeno se liga ao IgE na superfície do mastócito que dispara (ativação da adenilciclase → proteinoquinase; cálcio) a secreção dos grânulos liberando essas substâncias.
Plasmócitos e sua função
Célula transitória rica em RER, derivadas dos linfócitos B; responsáveis pela síntese de anticorpos
Leucócitos e sua função
Células transitórias, especializadas na defesa contra microrganismos agressores
Quais e como são os tecidos conjuntivos embrionários?
Mesenquimal, formado pelo mesênquima, dá origem aos tecidos conjuntivos; Mucoso, rico em ME, altamente hidrofílica por conta do predomínio de SFA, encontrado no cordão umbilical e polpa dental jovem - principais células desse tecido são fibroblastos.
Tipos de tecido conjuntivo adulto
Conjuntivo propriamente dito - Frouxo, denso (modelado e não modelado); reticular e elástico
Tecido conjuntivo frouxo
Suporta estruturas normalmente sujeitas a pressão e atritos pequenos; não tem predominância de células; consistência delicada, é flexível, altamente vascularizado e não muito resistente à trações.
Localização do tecido conjuntivo frouxo
Preenche espaços entre grupos de células musculares, encontrado nas papilas da derme, na hipoderme e nas membranas secrosas.
Tecido conjuntivo denso não modelado
Oferece resistência e proteção aos tecidos, menos células que o conjuntivo frouxo, predominância de fibras colágenas. Menos flexível e mais resistente a tração em qualquer direção; fibras dispostas aleatoriamente
Tecido conjuntivo denso modelado
Feixes de colágeno paralelos uns aos outros e alinhados com os fibroblastos. Formou suas fibras colágenas em resposta às forças de tração exercidas em um determinado sentido