Tecido Cartilaginoso - questões Flashcards
01) Qual a composição básica da matriz carti-laginosa?
A matriz extracelular cartilaginosa é composta de colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas adesivas e água.
02) Qual a importância da matriz cartilaginosa ser hidratada? O que garante essa hidrata-ção?
A consistência firme da cartilagem se deve prin-cipalmente às ligações eletrostáticas entre GAGs sulfatados dos proteoglicanos e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de água presa a esses GAGs (água de solvatação).
03) Qual o tipo celular mais abundante do te-cido cartilaginoso? Descreva sua histologia e função.
O tipo celular mais abundante do tecido cartilagi-noso são os condrócitos, localizados em lacunas. São células que produzem os componentes da matriz cartilaginosa, circundados pela matriz carti-laginosa. Condrócitos produzem e secretam colá-geno (principalmente tipo II), GAGs / Proteoglica-nos (sulfatados), glicoproteínas (condronectina). Suas características histológicas são:
• Formato alongado (periferia da peça carti-laginosa)
• Formato arredondado (mais profundamen-te)
• Citoplasma basófilo
• Pouco corado (devido ao glicogênio).
• Possui RER e Complexo de Golgi bem desenvolvidos
• Possui projeções citoplasmáticas (que fa-cilitam as trocas com o meio extracelular).
04) Correlacione as características ultraestru-turais do principal tipo celular encontrado na cartilagem com a sua função.
O Retículo Endoplasmático Rugoso se relaciona com a produção de colágeno, glicoproteínas e proteglicanos, enquanto o Complexo de Golgi é responsável pelo armazenamento, transformação e exportação dessas substâncias, sendo essas estruturas responsáveis por garantirem a correta produção dos componentes da matriz cartilagino-sa pelos condrócitos (fazendo com que exerçam adequadamente a sua função).
05) Descreva a histologia do pericôndrio. Qual a importância deste componente no tecido cartilaginoso? Ele é encontrado em todos os tipos de cartilagem?
O pericôndrio é um tecido conjuntivo denso não modelado que envolve a cartilagem (possui fibras de colágeno tipo I). É formado por uma camada externa, mais densa, rica em fibras de colágeno tipo I e fibroblastos e por uma camada interna, com presença de células condrogênicas. Possui vasos sanguíneos e linfáticos e nervos. É impor-tante por garantir a nutrição, oxigenação e elimi-nação de metabólitos da cartilagem, além de ser uma fonte de novos condrócitos (promovendo o crescimento da cartilagem), devido a presença de células condrogênicas. Ele é encontrado em carti-lagens hialinas e elásticas, mas não em cartila-gens articulares e fibrosas.
06) Descreva as principais formas de cresci-mento cartilaginoso.
As principais formas de crescimento cartilaginoso são o crescimento intersticial e o crescimento aposicional. No crescimento intersticial ocorre divisão mitótica de condrócitos preexistentes, com formação de uma nova cartilagem dentro de uma massa cartilaginosa existente, ocorrendo nas primeiras fases de vida da cartilagem, havendo crescimento da cartilagem articular. Já no cres-cimento aposicional, ocorre crescimento a partir de células da camada interna do pericôndrio (cé-lulas condrogênicas), com formação de uma nova cartilagem na superfície de uma cartilagem existente, de modo que as cartilagens apresentam capacidade de reparo limitada (áreas lesadas são geralmente substituídas por tecido conjuntivo den-so).
07) Descreva as principais diferenças, em re-lação a matriz e tipos celulares, presentes nos tipos de cartilagem existentes.
Matriz da Cartilagem hialina: possui fibrilas de colágeno tipo II, além de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
Matriz da Cartilagem elástica: possui fibras de colágeno tipo II com predomínio de elastina, além de proteogli-canos, ácido hialurônico e glicoproteínas. Possui abundante rede de fibras elásticas.
Matriz da Fibrocartilagem: predomínio de fibras de colágeno tipo I com fibrilas de colágeno tipo II, além de pro-teoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
08) Observe a imagem e identifique as estruturas enumeradas de 1 a 8.
- Núcleo de fibroblasto.
- célula condrogênica
- condroblasto.
- colageno tipo 1 do pericondrio
- condrócito
- grupo isogeno
- matriz territorial
- matriz interterritorial
09) Diferencie, quanto a funções gerais e es-truturas, os tipos de cartilagem existentes.
Cartilagem hialina: Tipo de cartilagem mais abun-dante no corpo humano. Possui coloração bran-co-azulada e translúcida à fresco.
• Forma o primeiro esqueleto embrionário, sendo molde para formação de alguns os-sos, com ossificação endocondral.
• Formação do disco epifisário (crescimento longitudinal de ossos longos).
Com o envelhecimento, ocorre calcificação da matriz cartilaginosa, hipertrofia e morte dos con-drócitos, além de formação de tecido ósseo. Re-laciona-se com a osteoartrite (degenerativa), que é uma lesão na cartilagem articular (inibição da síntese de colágeno e proteoglicanos) relacionada ao envelhecimento.
Cartilagem elástica: matriz extracelular com fibri-las de colágeno tipo II e abundante rede de fibras elásticas, que são contínuas com as do pericôn-drio. Possui coloração amarelada à fresco.
• Fibras elásticas (delicadas a grosseiras) permitem flexibilidade/ suporte flexível.
• Apresenta pericôndrio e crescimento prin-cipalmente por aposição.
• Ao contrário da cartilagem hialina, a carti-lagem elástica não se calcifica com o tempo (envelhecimento).
Cartilagem fibrosa: presente nos meniscos do joelho, no disco articular temporo mandibular, no disco intervertebral, na sínfise pubiana.
Também chamada de fibrocartilagem, possui características intermediárias entre tecido conjun-tivo denso e cartilagem hialina.
• Os condrócitos formam fileiras alonga-das.
• Possui matriz acidófila (abundantes fibras colágenas tipo I).
• Substância fundamental escassa e próxi-ma à lacuna
• Fibrilas de colágeno tipo II.
• Ausência de pericôndrio
• Resistência à forças de tensão.
• Anel fibroso formado por fibrocartilagem.
• Núcleo pulposo formado por colageno tipo II, ácido hialurônico, muito hidratado, é substituído por fibrocartilagem com a ida-de.