Talassemias e anemias Flashcards

1
Q

na anemia megaloblastica, a deficiencia de vitamina b12 de folato ou de ambas, causa mudancas caracteisticas da medula, descritas como megalocitos, que se caracteriza por…….. dentre as alternativas a seguir, qual completa corretamente essa descricao?
a. reducao global de plaquetas , leucocitos e hemacias
b. susbtituicao da medula ossea
c. erros na formaçao do grupo heme
d. erros na formaçao das cadeias globinicas
e. atraso da maturaçao dos eritrocitos

A

A resposta correta é:

e. atraso da maturação dos eritrócitos.

Na anemia megaloblástica, a deficiência de vitamina B12, folato ou ambas interfere na síntese de DNA, resultando em um atraso na maturação dos eritrócitos e causando características celulares anormais (megaloblastos) na medula óssea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

um dos criterios para a classificacao das anemias sao as alteracoes fisiopatologicas que levam ao processo de seu surgimento. sendo assim, é possivel classificas a anemia megaloblastica e anemia falciforme como:
a. anemia hemorragica e anemia por diminuicao da produçao dos eritrocitos, respectivamente.
b, anemia por destruica precoce dos eritrocits e anemia por diminuicao da producao de eritrocitos, respectivamente.
c, anemia por diminuicao da produçao dos eritrocitos e anemia por destruicao precoce dos eritrocitos, respectivamente.
d. anemia hemorragica e anemia por destruicao precoce dos eritrocitos, respectivamente.
e. anemia por diminuicao da producao dos eritrocitos e anemia hemorragica, respectivamente

A

c. anemia por diminuição da produção dos eritrócitos e anemia por destruição precoce dos eritrócitos, respectivamente.

Anemia megaloblástica: Resulta de uma deficiência na síntese de DNA, levando à diminuição da produção dos eritrócitos.
Anemia falciforme: É causada pela destruição precoce dos eritrócitos deformados devido à presença da hemoglobina S, que altera a forma e funcionalidade das células.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Assinale a alternativa correta. A contagem e caracterização dos leucócitos são parâmetros do hemograma muito úteis nas infecções. Neste contexto, muitas vezes, identifica-se um desvio à esquerda. Este achado significa que…
Letra A. A médula óssea passou a liberar ao sangue periférico uma população de células-tronco hematopoéticas.
Letra B. Os neutrófilos normais, que permanecem marginados ao endotélio dos vasos sanguíneos, foram mobilizados e passaram para a circulação.
Letra C. Ocorreu uma neutropenia secundária ao processo inflamatório.
Letra D. Houve uma agregação de neutrófilos mediada por complementos. Letra E. Ocorreu aumento na produção de células granulocíticas com aceleração do processo de maturação e liberação das células jovens para o sangue.

A

A resposta correta é:

Letra E. Ocorreu aumento na produção de células granulocíticas com aceleração do processo de maturação e liberação das células jovens para o sangue.

Um desvio à esquerda no hemograma refere-se ao aumento de formas jovens de neutrófilos (como bastonetes) no sangue periférico, o que geralmente ocorre em resposta a processos infecciosos ou inflamatórios. Isso é resultado da aceleração da produção e liberação de células pela medula óssea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Sobre as talassemias, é correto afirmar que
A. São síndromes causadas principalmente por alterações quantitativas da síntese de globinas α e β.
B. São doenças que podem ser diagnosticadas pré-natalmente e por estudo de DNA em qualquer idade. Ao microscópio, as hemácias são identificadas pelo aspecto tipo de foice.
C. Podem ser do tipo α, caracterizam-se por uma deficiência relativa das cadeias de β-globina, com produção normal das cadeias de α-globina.
D. São anemias autossômicas dominantes. E. São doenças com destruição distinta da malária, pois não é verificada a mesma proteção que os heterosegotos para a anemia falciforme têm.

A

A resposta correta é:

A. São síndromes causadas principalmente por alterações quantitativas da síntese de globinas α e β.

As talassemias são desordens hereditárias caracterizadas pela redução ou ausência na síntese de cadeias de globina α ou β, resultando em anemia devido a um desequilíbrio na produção de hemoglobina. As outras alternativas contêm informações incorretas ou que não se aplicam às talassemias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A avaliação do leucograma é importante para o diagnóstico de condições patológicas, reacionais e malignas dos leucócitos. Entre as condições reacionais, podemos citar as infecções e inflamações. Em relação às condições reacionais, se a contagem diferencial de leucócitos mostra uma eosinofilia, essa condição é provavelmente associada a
A, infecção viral,
B, infecção bacteriana,
C, inflamação,
D, anemia
E, infecção parasitária.

A

A resposta correta é:

E. infecção parasitária.

A eosinofilia, que é o aumento dos eosinófilos no leucograma, está frequentemente associada a reações alérgicas ou a infecções parasitárias, especialmente por helmintos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Um critério muito prático usado para a classificação das anemias é por meio dos resultados encontrados no eritrograma. Baseados nos dados de VCM, HCM e CHCM diminuídos, é possível inferir que se trata de que tipo de anemia.
A macrossítica e hipercrômica.
B microssítica e hipocrômica.
C normossítica e hipocrômica.
D macrossítica e normocrômica.
E microssítica e macrossígica.

A

A resposta correta é:

B. microssítica e hipocrômica.

Os valores diminuídos de VCM (Volume Corpuscular Médio), HCM (Hemoglobina Corpuscular Média) e CHCM (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média) indicam que os eritrócitos são menores do que o normal (microssíticos) e possuem menor quantidade de hemoglobina (hipocrômicos), características típicas de anemias ferroprivas ou talassemias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica normalmente necessitam de acompanhamento médico para adaptação na redução da ingesta e na absorção dos alimentos. Considerando essas informações, pacientes que sofreram esse tipo de cirurgia são mais propensos ao desenvolvimento de qual tipo de anemia? A. Anemia cosforme
B. Anemias megaloblásticas e ferropriva
C. Talassemias
D. Anemia perniciosa
E. Anemias autoimunes

A

A resposta correta é:

B. Anemias megaloblásticas e ferropriva.

Pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm risco aumentado de desenvolver anemia ferropriva devido à menor absorção de ferro, especialmente em cirurgias que afetam o duodeno, onde a maior parte do ferro é absorvida. Além disso, também podem desenvolver anemias megaloblásticas devido à deficiência de vitamina B12 e folato, causada pela redução na produção de fator intrínseco e absorção prejudicada no intestino delgado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Exames são realizados em laboratórios específicos para triagem laboratorial de doadores de sangue com conjuntos diagnósticos, kits, próprios para esta finalidade. Com relação a testes de pesquisa de ácidos nucleicos, NAT, para detecção de infecções transmissíveis pelo sangue, podemos verificar os vírus. Letra A. HBV, HIV e HCV Letra
B. CVM, EBV e HIV Letra
C. HTLV, HIV e CMV Letra
D. HIV, EBV e HCV Letra
E. HBV, HCV e EBV

A

A resposta correta é:

A. HBV, HIV e HCV.

Os testes de pesquisa de ácidos nucleicos (NAT) são amplamente utilizados para detectar infecções transmissíveis pelo sangue. Esses testes são altamente sensíveis para identificar o material genético dos vírus HBV (Hepatite B), HCV (Hepatite C) e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), permitindo a detecção precoce dessas infecções em doadores de sangue.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Entre as hemoglobinopatias podemos destacar a talassemia, que se caracteriza pela alteração quantitativa na produção das cadeias globulínicas da hemoglobina, o que produz a anemia hemolítica no paciente. Sendo uma condição genética e hereditária, referente aos tipos de hemoglobina produzidas na talassemia alfa, é correto no que se afirmar em:
a. HbS,
b. HbC,
c. Somente HbF,
d. Há Bart’s e HbH,
e. Há A e Hb S

A

A resposta correta é:

d. Há Bart’s e HbH.

Na talassemia alfa, a produção reduzida ou ausente das cadeias alfa da hemoglobina leva ao acúmulo de cadeias beta ou gama, resultando na formação de hemoglobinas anormais, como Hb Bart’s (composta por quatro cadeias gama) e HbH (composta por quatro cadeias beta). Essas hemoglobinas são características dessa condição e estão associadas à gravidade da anemia hemolítica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A avaliação do leucograma é importante para o diagnóstico de condições patológicas racionais e malignas dos leucócitos. Entre as condições reacionais, podemos citar as infecções e inflamações. Em relação às condições reacionais, se a contagem diferencial de leucócitos mostra uma neutrofilia com desvio à esquerda, essa condição é provavelmente associada a :
A, infecção viral,
B, infecção bacteriana,
C, inflamação,
D, anemia
E, infecção parasitária.

A

A resposta correta é:

B. infecção bacteriana.

A neutrofilia com desvio à esquerda é caracterizada pelo aumento do número de neutrófilos, especialmente formas jovens (bastonetes), no sangue periférico. Esse achado é comumente associado a infecções bacterianas, pois o corpo aumenta a produção de neutrófilos em resposta ao estímulo inflamatório gerado por bactérias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Anisocitose é um termo usado para descrever a variação dos glóbulos vermelhos em sangue periférico. O grau de anisocitose deve ser relacionado com a população diminuída de glóbulos vermelhos. Sobre as alterações dos eritrócitos, marque a alternativa correta. A. Para os glóbulos vermelhos, como uma cor sem alterações, utiliza-se o termo microcíticos.
B. O esfregaço de sangue periférico, demonstrando hemácia corada mais intensamente que o normal, é chamada de hipocrômica.
C. Para avaliar o tamanho dos eritrócitos, são usados os termos microcíticas, macrocíticas e normocíticas.
D. Para avaliar o tamanho dos eritrócitos, são usados os termos normocromia e hipocromia.
E. Não é possível avaliar o tamanho das hemácias por meio da análise do esfregaço sanguíneo, pois esta análise é realizada apenas por automação.

A

A resposta correta é:

C. Para avaliar o tamanho dos eritrócitos, são usados os termos microcíticas, macrocíticas e normocíticas.

Os termos microcíticas, macrocíticas e normocíticas são utilizados para descrever o tamanho dos eritrócitos. Essas características podem ser avaliadas tanto no esfregaço de sangue periférico quanto por índices eritrocitários, como o Volume Corpuscular Médio (VCM), sendo úteis para classificar diferentes tipos de anemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As maiores células entre os leucócitos são também aquelas que desempenham um papel crucial durante a defesa contra patógenos invasores, realizando a fagocitose destes. Por meio da corrente sanguínea, estas células migram para os tecidos para também cumprir o seu papel, ganhando assim outro nome. Na corrente sanguínea, qual é o nome desta célula?
a. Basófiro
b. Eritroblastos
c. Neutrófilos
d. Monócitos
e. Plasmócitos

A

A resposta correta é:

d. Monócitos.

Os monócitos são os maiores leucócitos encontrados na corrente sanguínea. Eles desempenham um papel importante na defesa do organismo ao realizar a fagocitose de patógenos e células danificadas. Quando migram para os tecidos, eles se diferenciam em macrófagos ou células dendríticas, desempenhando funções essenciais na resposta imunológica inata e adaptativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Referente à compatibilidade transfusional do sistema HB, HBO e sistema RH, é correto afirmar que, com o tipo sanguíneo AB positivo, pode receber uma bolsa de concentrado de hemácias apenas de doadores,
letra A. Com o tipo sanguíneo AB positivo somente,
letra B. Com o tipo sanguíneo AB negativo somente,
letra C. Com qualquer tipo sanguíneo do HBO, podendo ser RH positivo ou negativo,
letra D. Com qualquer tipo sanguíneo do HBO, mas somente RH positivo
letra E, com tipo sanguíneo O negativo.

A

A resposta correta é:

D. Com qualquer tipo sanguíneo do HBO, mas somente RH positivo.

Indivíduos com sangue AB positivo são considerados receptores universais para transfusões de concentrado de hemácias, pois possuem tanto os antígenos A quanto B e o fator Rh positivo, o que significa que não produzem anticorpos contra esses antígenos. Entretanto, eles só podem receber hemácias de doadores Rh positivo, para evitar incompatibilidades relacionadas ao fator Rh.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O Hemograma é o principal exame realizado na área de Hematologia. Ele é um coadjuvante indispensável no diagnóstico e no acompanhamento das anemias, das leucemias, das doenças infecciosas e crônicas em geral, das emergências médicas e da quimioterapia. Sobre o Hemograma, considerando possíveis alterações hematológicas, avalie as afirmações a seguir. O Leucograma é composto pelo número total de leucócitos e de cada célula leucocitária presente no sangue. Entre elas, os neutrófilos, os eosinófilos, os basófilos, os eritrócitos, os linfócitos e os monócitos. Segunda, o Eritrograma, que avalia alterações eritrocitárias quantitativas no sangue, é composto pelo número de hemácias de hemoglobina e de hematócrito e pelos índices hematométricos VCM, HCM, CHCM e RDW, que podem evidenciar alterações eritrocitárias como microcitose ou macrocitose no VCM, hipocrômica no CHCM e anisocitose em RDW. Terceira, as alterações qualitativas dos eritrócitos podem ser visualizadas no esfregaço sanguíneo e incluem formas anormais como hemácias em albos, eliptócitos, esferócitos, drepanócitos, dacriócitos e inclusões eritrocitárias e corpúsculos de Holy Joe. Letra 4, o Plaquetograma é composto pelo número total de plaquetas e pode apresentar alterações quantitativas como macroplaquetas e plaquetas gigantes, que podem expressar trombocitopenia e trombocitose ou alterações qualitativas como um satelitismo plaquetário e agregados plaquetários que podem conduzir a valores falsamente elevados das plaquetas. É correto apenas o que se afirma em qual delas.

A

A resposta correta é:

Apenas a segunda e a terceira afirmativas estão corretas.
Análise das afirmações:

Primeira afirmativa: Incorreta.
O leucograma avalia os leucócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos), mas não inclui os eritrócitos, que pertencem ao eritrograma.

Segunda afirmativa: Correta.
O eritrograma avalia as alterações quantitativas e qualitativas dos eritrócitos, incluindo parâmetros como VCM (microcitose e macrocitose), CHCM (hipocromia) e RDW (anisocitose).

Terceira afirmativa: Correta.
As alterações qualitativas dos eritrócitos podem ser observadas no esfregaço sanguíneo, incluindo formas anormais (como drepanócitos e dacriócitos) e inclusões eritrocitárias (como corpos de Howell-Jolly).

Quarta afirmativa: Incorreta.
O plaquetograma avalia o número total de plaquetas, mas alterações quantitativas referem-se apenas a trombocitopenia e trombocitose, enquanto alterações como macroplaquetas e plaquetas gigantes são qualitativas. Além disso, satelitismo plaquetário e agregados plaquetários não causam falsos valores elevados, mas sim falsos valores baixos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A anemia falciforme, doença hereditária monogênica mais comum do Brasil, deve-se a uma mutação pontual no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S. Em vez da hemoglobina normal, denominada hemoglobina A, esta mudança resulta na substituição de um ácido glutâmico por uma valina na posição 6 da cadeia beta, com consequente modificação físico-química na molécula da hemoglobina. Em determinadas situações, estas moléculas podem sofrer polimerização com falsização das hemácias, o que ocasiona encurtamento da vida média dos glóbulos vermelhos, fenômenos de vasooclulação e episódios de dor e ainda lesão de órgãos. Com relação à anemia falciforme, avalie as afirmações a seguir.
1. A anemia de hemácias falciformes é causada por uma mutação genética que provoca a produção de hemoglobina em forma de foice, podendo o diagnóstico desta doença ser obtido por meio de um teste padrão recessivo da herança.
2. A mutação pontual no gene de hemoglobina S gera síntese de hemoglobina alterada, sendo esta uma doença hereditária ligada ao sexo.
3. Paciente com anemia falciforme apresenta somente a produção de hemoglobina S, enquanto paciente com traço falciforme apresenta a produção de hemoglobina A e hemoglobina S.
4. A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para diagnóstico da anemia falciforme, sendo possível detectar a presença da hemoglobina S por meio da realização do teste do pezinho logo após o nascimento da criança.
É correto apenas o que se afirma em quais das alternativas.

A

A resposta correta é:

Apenas a afirmativa 3 e 4 estão corretas.
Análise das afirmações:

Incorreta:
    O diagnóstico da anemia falciforme não é feito por um "teste padrão recessivo da herança". A doença é autossômica recessiva, mas o diagnóstico é realizado por exames laboratoriais como a eletroforese de hemoglobina e não por um teste específico da herança.

Incorreta:
    A anemia falciforme é uma doença hereditária autossômica recessiva, não ligada ao sexo.

Correta:
    Pacientes com anemia falciforme produzem apenas hemoglobina S (HbS), enquanto indivíduos com traço falciforme têm produção de hemoglobina A (HbA) e S (HbS).

Correta:
    A eletroforese de hemoglobina é o método padrão para diagnóstico da anemia falciforme, e o teste do pezinho permite a detecção da HbS logo após o nascimento.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Na avaliação do hemograma para caracterizar anemias, são necessárias avaliar os seguintes parâmetros.
Letra A. Ferro, ferretina, transferina e saturação da transferina.
Letra B. Contagem de hemácias, determinação de hemoglobina e hematócrito.
Letra C. Contagem de leucócitos.
Letra D. O hemograma não serve para verificação de anemias.
Letra E. Contagem de plaquetas.

A

A resposta correta é:

B. Contagem de hemácias, determinação de hemoglobina e hematócrito.
Explicação:

O hemograma é o exame principal para a avaliação e caracterização de anemias. Ele inclui parâmetros como:

Contagem de hemácias (RBC): Avalia o número de glóbulos vermelhos no sangue.
Determinação de hemoglobina (Hb): Identifica a concentração de hemoglobina, essencial para o diagnóstico de anemia.
Hematócrito (Ht): Mede a proporção de células vermelhas no volume total de sangue.
17
Q

A neutrofilia costuma aparecer no seguinte caso,
letra A, doenças alérgicas,
letra B, infecções bacterianas,
letra C, infecção viral,
letra D, infecções com HIV,
letra E, infecções parasitárias.

A

A resposta correta é:

B. Infecções bacterianas.
Explicação:

A neutrofilia é caracterizada pelo aumento no número de neutrófilos no sangue e está tipicamente associada a infecções bacterianas. Os neutrófilos são as principais células de defesa contra bactérias e, em resposta a essas infecções, sua produção e liberação pela medula óssea são aumentadas.

Outras condições, como inflamações e algumas doenças crônicas, também podem causar neutrofilia, mas o caso mais comum é o de infecções bacterianas.

18
Q

As anemias, que são estados caracterizados pela diminuição dos níveis de hemoglobina circulante com ou sem diminuição do número de eritrócitos de acordo com a idade, sexo e altitude para indivíduos normovolêmicos, possuem várias maneiras de serem classificadas. As duas classificações mais utilizadas pelo sentido prático e sua correlação entre as alterações laboratoriais dos eritrócitos morfológicas e sua causa, mecanismo fisiopatológico, são respectivamente as classificações morfológicas e fisiopatológicas, com base em que dados laboratoriais as anemias são classificadas morfologicamente. Seria correto, então, afirmar que
letra A, pela dosagem de hemoglobina, letra B, pelos índices hematométricos, letra C, pelo hematócrito,
letra D, pela contagem de eritrócitos,
letra E, pela porcentagem de reticulócitos.

A

A resposta correta é:

B. Pelos índices hematométricos.
Explicação:

A classificação morfológica das anemias baseia-se nos índices hematométricos, que incluem:

Volume Corpuscular Médio (VCM): Classifica a anemia como microcítica, normocítica ou macrocítica.
Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Determina se a anemia é normocrômica ou hipocrômica.
Red Cell Distribution Width (RDW): Avalia a variação no tamanho das hemácias (anisocitose).

Esses índices são fundamentais para caracterizar as alterações morfológicas dos eritrócitos no hemograma e correlacioná-las com as possíveis causas da anemia.

19
Q

Uma mulher alérgica a pelos de gatos foi à casa de sua vizinha, que tem vários deles. Durante a visita, inaculou caspas de gato e em poucos minutos desenvolveu congestão nasal com secreção abundante, que persistiu por alguns dias. Qual das seguintes células provavelmente foi recrutada do sangue para a área alérgica? A. Macrófagos
B. Monócitos
C. Neutrófilos
D. Eosinófilos
E. Linfócitos

A

A resposta correta é:

D. Eosinófilos.
Explicação:

A reação alérgica descrita é típica de uma hipersensibilidade do tipo I, mediada por IgE. Essa resposta alérgica envolve a ativação de mastócitos e a liberação de histamina, levando a sintomas como congestão nasal e secreção abundante. Posteriormente, os eosinófilos são recrutados para o local da inflamação para modular a resposta alérgica e combater potenciais parasitas (embora, nesse caso, seja uma alergia a alérgenos não infecciosos, como pelos de gato).

Os eosinófilos desempenham um papel crucial em reações alérgicas e doenças relacionadas, como asma e rinite alérgica.

20
Q

Uma célula idêntica ao neutrófilo maduro, mas desprovida de lóbulos nucleares, é denominada neutrófilo bastonado. A frequência da presença desta célula bastonada na corrente sanguínea é baixa e quando aumentada acima dos valores de referência, referimos como uma situação de:
Letra A, neutropenia.
Letra B, reação neutrofílica.
Letra C, anomalia de Pelger-Ruet.
Letra D, desvio à esquerda.
Letra E, desvio à direita.

A

A resposta correta é:

D. Desvio à esquerda.
Explicação:

O desvio à esquerda refere-se ao aumento da presença de formas jovens de neutrófilos, como os bastonados, na corrente sanguínea. Isso ocorre em resposta a estímulos que demandam maior produção de neutrófilos pela medula óssea, como infecções bacterianas, inflamações agudas ou condições de estresse fisiológico.

Neutropenia (A): Refere-se à diminuição do número de neutrófilos no sangue.
Reação neutrofílica (B): Envolve um aumento geral no número de neutrófilos, mas não necessariamente formas jovens.
Anomalia de Pelger-Huët (C): É uma condição genética que afeta a segmentação do núcleo dos neutrófilos, sem relação com um desvio à esquerda.
Desvio à direita (E): Refere-se a neutrófilos com núcleos hipersegmentados, comum em anemias megaloblásticas.
21
Q

VHS, Velocidade de Hemossedimentação, é um exame muito solicitado por médicos para determinar se o paciente
A. está com alguma infecção na corrente sanguínea, sendo de alta especificidade e baixa sensibilidade
B. apresenta início de infarto, indicando especificamente enzimas presentes na região do miocárdio
C. está com alguma infecção ou doença inflamatória, porém é um exame de alta sensibilidade e baixa especificidade
D. tem alterações na relação entre a concentração de hemoglobina e a quantidade de hemácias
E. tem alterações na produção de hemoglobina, podendo indicar hipocromia das hemácias

A

A resposta correta é:

C. está com alguma infecção ou doença inflamatória, porém é um exame de alta sensibilidade e baixa especificidade.
Explicação:

O exame de VHS (Velocidade de Hemossedimentação) mede o tempo necessário para os eritrócitos sedimentarem em um tubo de ensaio. É utilizado como um indicador inespecífico de inflamação ou infecção no corpo.

Alta sensibilidade: Detecta que há um processo inflamatório ou infeccioso em andamento.
Baixa especificidade: Não identifica a causa ou o local da inflamação, apenas sugere que há uma anormalidade.

O VHS é útil em condições como doenças autoimunes, infecções crônicas e algumas neoplasias, mas sempre deve ser interpretado junto com outros exames e o quadro clínico do paciente.

22
Q

Um paciente de 45 anos de idade que está internado devido a um trauma de médio porte precisa de uma transfusão de concentrado de hemácias. Antes da transfusão, é necessário que seja realizado tipagem sanguínea, tanto do paciente receptor quanto do concentrado de hemácias a ser transfundido. Observe a seguir os resultados da tipagem sanguínea do paciente receptor e do provável doador na imagem ao lado.
Na imagem consta triagem sanguínea do receptor, o anti-A está granulado, o anti-B não está granulado, o anti-D está granulado e o controle RH não está granulado. Na tipagem sanguínea do provável doador, o anti-A não está granulado, o anti-B não está granulado, o anti-D não está granulado e o controle RH não está granulado.
Considerando os resultados apresentados, avalie as sessões a seguir e a relação proposta entre elas. Primeira, o concentrado de hemácias do provável doador pode ser transfundido para o paciente receptor. Por quê?

Segunda, o provável doador possui tipo sanguíneo A positivo e o paciente receptor possui tipo sanguíneo O negativo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta,
A. As asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras e a 2 é a justificativa correta da 1.
B. As asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras, mas a 2 não é uma justificativa correta da 1.
C. A asserção 1 é uma proposição verdadeira e a 2 é uma proposição falsa. D. A asserção 1 é uma proposição falsa e a 2 é uma proposição verdadeira.
E. As asserções 1 e 2 são proposições falsas.

A

A resposta correta é:

D. A asserção 1 é uma proposição falsa e a 2 é uma proposição verdadeira.
Explicação:

Primeira asserção ("O concentrado de hemácias do provável doador pode ser transfundido para o paciente receptor"):
    Falsa.
    O paciente receptor possui sangue A positivo (Anti-A e Anti-D granulados) e o doador possui sangue O negativo (nenhum dos testes de tipagem é granulado). Embora o tipo O seja considerado doador universal para hemácias, a diferença no fator Rh (positivo no receptor e negativo no doador) requer precaução adicional, especialmente em pacientes sensibilizados ao fator Rh, o que não permite automaticamente a transfusão.

Segunda asserção ("O provável doador possui tipo sanguíneo A positivo e o paciente receptor possui tipo sanguíneo O negativo"):
    Verdadeira.
    Os resultados apresentados indicam que o receptor é A positivo e o doador é O negativo, com base nos padrões de aglutinação na tipagem sanguínea.

Portanto, as asserções têm direções diferentes: a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.

23
Q

AVALIE O HEMOGRAMA, DISCORRA O POSSÍVEL DIAGNOSTICO E O POR QUE DESSE ACHADO? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESSE ACHADO?

A

Análise do Hemograma
Eritrograma:

Eritrócitos (4,2 milhões/mm³): No limite inferior da normalidade.
Hemoglobina (10 g/dL): Abaixo do valor de referência, indicando anemia.
Hematócrito (43%): Normal, apesar da hemoglobina baixa, o que pode sugerir um quadro de anemia compensada.
VCM (81 fL): Normocítico, sugerindo que as hemácias possuem tamanho normal.
HCM (32 pg) e CHCM (34%): Normocrômico, indicando que as hemácias têm coloração normal devido à quantidade adequada de hemoglobina.
RDW (15%): Normal, indicando que as hemácias não apresentam grande variação de tamanho.

Leucograma:

Leucócitos (26.150/mm³): Elevados, caracterizando leucocitose, possivelmente em resposta a uma infecção ou inflamação.
Bastonetes (1989/mm³): Elevados, sugerindo desvio à esquerda, o que é típico de infecções bacterianas ou processos inflamatórios agudos.
Segmentados (18.050/mm³): Elevados, reforçando a presença de uma infecção bacteriana.
Basófilos (50/mm³): Dentro do normal.
Eosinófilos (125/mm³): Dentro do normal, descartando uma reação alérgica ou parasitária significativa.
Linfócitos típicos (800/mm³): Abaixo do normal, indicando uma possível redução da resposta imune adaptativa, comum em infecções bacterianas graves.
Monócitos (435/mm³): Dentro do normal.

Diagnóstico Possível

Os achados são consistentes com um quadro de infecção bacteriana aguda grave, caracterizado por:

Leucocitose significativa.
Desvio à esquerda (aumento de bastonetes e segmentados).
Anemia normocítica normocrômica associada, que pode ser secundária a inflamação crônica ou processos infecciosos.

Características Diferenciais

A leucocitose com desvio à esquerda é um marcador típico de infecção bacteriana aguda.
A anemia normocítica normocrômica pode ser associada à anemia de doença crônica, comum em processos inflamatórios prolongados.
A ausência de eosinofilia e o nível normal de basófilos ajudam a descartar condições alérgicas ou parasitárias.