Tálamo e núcleos da base Flashcards
Com quais vias estão relacionados os corpos geniculados medial e lateral? Como é a denominação dada por alguns autores que os considera parte independente do diencéfalo?
Audição e óptica. Metatálamo.
Verdadeiro ou falso: o tálamo é uma massa ovóide de substância cinzenta a qual é coberta em sua face dorsal por substância branca - extrato zonal do tálamo. Esta estrutura se estende pela face lateral onde recebe o nome de lâmina medular interna. Outra porção do extrato zonal penetra o tálamo, formando septo o qual se bifurca- lâmina medular externa.
F o tálamo é uma massa ovóide de substância cinzenta a qual é coberta em sua face dorsal por substância branca - extrato zonal do tálamo. Esta estrutura se estende pela face lateral onde recebe o nome de lâmina medular EXTERNA. Outra porção do extrato zonal penetra o tálamo, formando septo o qual se bifurca- lâmina medular INTERNA.
V ou F: entre a lâmina medular interna e a capsula externa está a formação reticular.
F entre a lâmina medular EXTERNAe a capsula INTERNA está a formação reticular.
V ou F: no interior do extrato zonal estão pequenos núcleos de subst. cinzenta - núcleos intralaminares.
no interior da LÂMINA MEDULAR INTERNA estão pequenos núcleos de subst. cinzenta - núcleos intralaminares.
Quais são os 5 grupos de núcleos talâmicos?
Anterior, posterior, mediano, medial e lateral.
Qual estrutura faz separação entre diencéfalo e telencéfalo?
Capsula interna.
Como é a localização e a delimitação do grupo anterior? Quais fibras chegam a esse núcleo? Quais fibras partem e qual a função relacionada?
Localizado no tubérculo anterior do tálamo e delimitado posteriormente pela bifurcação da lâmina medular interna. Fascículo mamilo-talâmico. Fibras de projeção para o sistema límbico. Comportamento emocional e memória emocional.
Quais estruturas estão compreendidas no grupo talâmico posterior? Quais vias estão relacionada a cada uma dessas estruturas?
Pulvinar e corpos geniculados medial e lateral.
Pulvinar: fibras de projeçaõ para o cortex cerebral e outros núcleos talâmicos, função pouco conhecida. ((((lesão de pulvinar leva a linguagem desassociada)))))
Corpo geniculado medial: recebe fibras pelo braço do colículo inferior ou diretamente do lemnisco lateral e projeta suas fibras para a área auditiva do cortex.
Corpo geniculado lateral: recebe o trato óptico e projeta fibras para a área visual do córtex.
Quais núcleos estão no grupo talâmico lateral?
Ns. ventral anterior, ventral lateral, ventral intermediário, póstero-medial e póstero-lateral.
V ou F: os núcleos do grupo lateral estão lateralmente à lâmina medular externa e são subdividos em um grupo ventral e um dorsal.
F os núcleos do grupo lateral estão lateralmente à lâmina medular INTERNA e são subdividos em um grupo ventral e um dorsal.
O grupo ventral anterior:
a. recebe a maioria das fibras do globo pálido que se dirigem ao tálamo e também recebe informações cerebelares, assim como o núcleo ventral-lateral
b. recebe fibras do lemnisco lateral e projeta-se para o cortex
c. recebe fibras fastígio-vestibulares, que fazem sinapse nos núcleos vestibulares, os quais emitem fibras que se projetam para neurônios motores
d. recebe a maioria das fibras do n. globoso e se comunica com o arquecerebelo
a
Sobre o núcleo ventral intermédio:
( ) recebe parte das fibras do globo pálido que se dirigem ao tálamo
( ) recebe fibras do núcleo denteado e do núcleo rubro
( ) projeta-se para o giro pré-central no cortex
( ) integra a via cerebelo-rubro-tálamo-cortical
V
V
V
V
Compare os núcleos póstero-medial e póstero lateral quanto a:
- fibras aferentes
- informações envolvidas
- projeção
- PM: lemnisco trigeminal. Sensibilidade somática de parte da cabeça e gustação (((fibras solitário-talâmicas))). Áreas somestésica e gustativa do giro pós-central.
PL: lemnisco medial e lemnisco espinal. Tato epicrítico, propriocepção consciente (lemnisco medial) e pressão, dor e tato protopático (tratos espino-talâmicos anterior e posterior formam lemnisco lateral). Área somestésica do giro pós-central.
V ou F: os núcleos do grupo intermédio (subdivisão do grupo lateral) relacionam-se com o movimento dos globos oculares e de desvio sincronizado da cabeça.
V
Sobre o grupo medial:
( ) estão neste grupo os núcleos intralaminares (movimentos e dor, especialmente a aguda) presentes na lâmina medular interna
( ) também está o núcleo dorso-medial (cálculo da atitude: conduta social) que se situa entre a lâmina medular interna e os núcleos do grupo mediano.
F estão neste grupo os núcleos intralaminares (movimentos e dor, especialmente a CRÔNICA) presentes na lâmina medular interna
V