Tálamo e núcleos da base Flashcards
Com quais vias estão relacionados os corpos geniculados medial e lateral? Como é a denominação dada por alguns autores que os considera parte independente do diencéfalo?
Audição e óptica. Metatálamo.
Verdadeiro ou falso: o tálamo é uma massa ovóide de substância cinzenta a qual é coberta em sua face dorsal por substância branca - extrato zonal do tálamo. Esta estrutura se estende pela face lateral onde recebe o nome de lâmina medular interna. Outra porção do extrato zonal penetra o tálamo, formando septo o qual se bifurca- lâmina medular externa.
F o tálamo é uma massa ovóide de substância cinzenta a qual é coberta em sua face dorsal por substância branca - extrato zonal do tálamo. Esta estrutura se estende pela face lateral onde recebe o nome de lâmina medular EXTERNA. Outra porção do extrato zonal penetra o tálamo, formando septo o qual se bifurca- lâmina medular INTERNA.
V ou F: entre a lâmina medular interna e a capsula externa está a formação reticular.
F entre a lâmina medular EXTERNAe a capsula INTERNA está a formação reticular.
V ou F: no interior do extrato zonal estão pequenos núcleos de subst. cinzenta - núcleos intralaminares.
no interior da LÂMINA MEDULAR INTERNA estão pequenos núcleos de subst. cinzenta - núcleos intralaminares.
Quais são os 5 grupos de núcleos talâmicos?
Anterior, posterior, mediano, medial e lateral.
Qual estrutura faz separação entre diencéfalo e telencéfalo?
Capsula interna.
Como é a localização e a delimitação do grupo anterior? Quais fibras chegam a esse núcleo? Quais fibras partem e qual a função relacionada?
Localizado no tubérculo anterior do tálamo e delimitado posteriormente pela bifurcação da lâmina medular interna. Fascículo mamilo-talâmico. Fibras de projeção para o sistema límbico. Comportamento emocional e memória emocional.
Quais estruturas estão compreendidas no grupo talâmico posterior? Quais vias estão relacionada a cada uma dessas estruturas?
Pulvinar e corpos geniculados medial e lateral.
Pulvinar: fibras de projeçaõ para o cortex cerebral e outros núcleos talâmicos, função pouco conhecida. ((((lesão de pulvinar leva a linguagem desassociada)))))
Corpo geniculado medial: recebe fibras pelo braço do colículo inferior ou diretamente do lemnisco lateral e projeta suas fibras para a área auditiva do cortex.
Corpo geniculado lateral: recebe o trato óptico e projeta fibras para a área visual do córtex.
Quais núcleos estão no grupo talâmico lateral?
Ns. ventral anterior, ventral lateral, ventral intermediário, póstero-medial e póstero-lateral.
V ou F: os núcleos do grupo lateral estão lateralmente à lâmina medular externa e são subdividos em um grupo ventral e um dorsal.
F os núcleos do grupo lateral estão lateralmente à lâmina medular INTERNA e são subdividos em um grupo ventral e um dorsal.
O grupo ventral anterior:
a. recebe a maioria das fibras do globo pálido que se dirigem ao tálamo e também recebe informações cerebelares, assim como o núcleo ventral-lateral
b. recebe fibras do lemnisco lateral e projeta-se para o cortex
c. recebe fibras fastígio-vestibulares, que fazem sinapse nos núcleos vestibulares, os quais emitem fibras que se projetam para neurônios motores
d. recebe a maioria das fibras do n. globoso e se comunica com o arquecerebelo
a
Sobre o núcleo ventral intermédio:
( ) recebe parte das fibras do globo pálido que se dirigem ao tálamo
( ) recebe fibras do núcleo denteado e do núcleo rubro
( ) projeta-se para o giro pré-central no cortex
( ) integra a via cerebelo-rubro-tálamo-cortical
V
V
V
V
Compare os núcleos póstero-medial e póstero lateral quanto a:
- fibras aferentes
- informações envolvidas
- projeção
- PM: lemnisco trigeminal. Sensibilidade somática de parte da cabeça e gustação (((fibras solitário-talâmicas))). Áreas somestésica e gustativa do giro pós-central.
PL: lemnisco medial e lemnisco espinal. Tato epicrítico, propriocepção consciente (lemnisco medial) e pressão, dor e tato protopático (tratos espino-talâmicos anterior e posterior formam lemnisco lateral). Área somestésica do giro pós-central.
V ou F: os núcleos do grupo intermédio (subdivisão do grupo lateral) relacionam-se com o movimento dos globos oculares e de desvio sincronizado da cabeça.
V
Sobre o grupo medial:
( ) estão neste grupo os núcleos intralaminares (movimentos e dor, especialmente a aguda) presentes na lâmina medular interna
( ) também está o núcleo dorso-medial (cálculo da atitude: conduta social) que se situa entre a lâmina medular interna e os núcleos do grupo mediano.
F estão neste grupo os núcleos intralaminares (movimentos e dor, especialmente a CRÔNICA) presentes na lâmina medular interna
V
V ou F: São exemplos de núcleos específicos, isto é, modificam os potenciais elétricos em uma área muito grande do córtex, os núcleos reticular e intralaminares.
F: São exemplos de núcleos INESPECÍFICOS, isto é, modificam os potenciais elétricos em uma área muito grande do córtex, os núcleos reticular e intralaminares.
Pelo que é composto o sistema talâmico de projeção difusa?
Projeções corticais de núcleos talâmicos inespecíficos.
De que forma o tálamo participa da motricidade?
Núcleos ventrais anterior e intermédio, o qual participam do sistema extrapiramidais e dos circuitos pálido-corticais e cerebelo-corticais.
De que forma o tálamo participa do comportamento emocional?
Através do grupo anterior, via sistema límbico e núcleo dorso-medial, via área pré-frontal.
V ou F: todas as informações sensoriais passam pelo hipotálamo antes de chegar no cortex.
F: todas as informações sensoriais passam pelo TÁLAMO antes de chegar no cortex.
Na síndrome sensorial talâmica (s. de Dejerine), a ruptura de um determinado vaso pode ser a causa. Que vaso é esse? Como caracteriza-se essa síndrome?
A. tálamo-geniculada (ramo a. cerebral). Pode levar a lesão de núcleos ventral póstero-lateral e ventral póstero-medial (((ESSE ÚLTIMO NÚCLEO NÃO TENHO CERTEZA, O OUTRO SIM).
Os núcleos da base são estrutura do ___________ que representam substância_____________ dentro do __________ _________ _____________.
telencéfalo
cinzenta
centro branco medular
V ou F: a função dos núcleos da base é puramente motora
F Além da principal, que é motora, uma série de funções comportamentais e cognitivas também envolvem os núcleos da base.
Quais estruturas formam o núcleo lentiforme?
Putamen e globo pálido (interno e externo).
Qual estrutura é formada fibras que passam entre os núcleos da base e o tálamo e representa uma convergência de fibras corticais para o pedúnculo cerebral?
Cápsula interna.
Qual estrutura faz o assoalho do ventrículo lateral?
Cabeça do núcleo caudado.
Entre o __________ e o ___________ está a capsula externa, a qual é subjacente à ___________.
Putâmen
Claustrum
Ínsula
Os impulsos aferentes chegam pelos ____________ e __________ ____________ e passam pelo __________ ____________ , de onde saem a maioria das fibras dos núcleos da base.
putâmen
núcleo caudado
globo pálido
A alça motora esquelética é um estímulo__________ que desce aos __________ e ali é medulado. Então é lançado ao _________, que remodula e envia ao ______________.
Cortical
Núcleos da base
Tálamo
Córtex
Os núcleos caudado e putâmen apresentam fibras não espinhosas, as quais são ______________ e fibras não espinhosas, ______________.
De projeção
Associativas
V ou F: Na alça direta o córtex estimula o putâmen, que inibe o globo pálido (parte interna), diminuindo a inibição do globo pálido sobre o tálamo. Esta via está relacionada ao despertar motor.
V
V ou F: a bradicinesia é um problema no despertar do movimento suscitado por problemas na via direta, na qual o movimento torna-se rápido.
F a bradicinesia é um problema no despertar do movimento suscitado por problemas na via direta, na qual o movimento torna-se LENTO e VACILANTE.
V ou F: na alça indireta, o córtex estimula o putâmen em uma região que inibe a parte interna do globo pálido. Por sua vez, inibe menos o núcleo subtalâmico, cujo papel é excitar o globo pálido interno. Com o GPi mais ativado, a inibição talâmica é maior e efeito de freio motor contralateral funciona
F: na alça indireta, o córtex estimula o putâmen em uma região que inibe a parte EXTERNA do globo pálido. Por sua vez, inibe menos o núcleo subtalâmico, cujo papel é excitar o globo pálido interno. Com o GPi mais ativado, a inibição talâmica é maior e efeito de freio motor contralateral funciona
O que poderia ocorrer numa lesão vascular de núcleo subtalâmico?
Movimentos despropositadamente involuntários (balismo).
Quais são os dois componentes do aprendizado motor?
Cerebelo: coordenação motora
N. da base: refinamento, com retirada da colateridade motora pelo estabelecimento de mais vias indiretas.
Sobre sintomas de síndromes de núcleos da base V ou F:
( ) Sintomas negativos (“quero mover e não posso”) de bradicinesia representam danos à via indireta
( ) Sintomas positivos (“não quero mover e faço”) de balismo representam alterações na via direta.
( ) Sintomas posteriores, como no caso do Parkingson são: marcha em blobo, máscara facial e tremor em repouso. Isso ocorre pela falta de produção de dopamina na substância negra.
( )Lesões de núcleo caudado (Coreia) podem levar a doença mental e cognitiva graves.
F Sintomas negativos (“quero mover e não posso”) de bradicinesia representam danos à via DIRETA.
F Sintomas positivos (“não quero mover e faço”) de balismo representam alterações na via INDIRETA.
V
V
Na coréia de S. há lesão autoimune de que estrutura?
Como se caracteriza?
Núcleos da base
Movimentos amplos em membros distais (mov serpenginosos/aspecto de dança).
Na lesão de subtálamo, qual o mecanismo que causa o balismo?
A diminuição da atividade excitatória do subtálamo sobre a porção interna do g. pálido leva à diminuição da inibição tônica do paleoestriado sobre o tálamo. (diminuição da via indireta).
Relacione
- paleoestriado
- neoestriado
- corpo estriado
a. putâmen e caudado
b. globo pálido
*eferências
+aferências
- b.*
2. a.+