T3 Disciplina do Conhecimento Flashcards

1
Q

Enfermagem como disciplina

A

Área de conhecimento próprio. Ramo específico de ensino e de investigação.

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2
Q

O que é a Epistemologia?

A

É a teoria do conhecimento, logo estuda e explora o conhecimento.

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3
Q

Não há conhecimento…

A

sem SUJEITO que conhece e OBJETO que é conhecido.

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4
Q

O que é o conhecimento?

A

Crenças verdadeiras e justificadas.

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5
Q

O que é um metaparadigma?

A

Nível mais abstrato do conhecimento
Perspetiva de conjunto de uma disciplina do conhecimento
Determina os principais conceitos de uma disciplina

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6
Q

O que é um conceito?

A

Representação intelectual, geral e abstrata de um fenómeno
Unidades básicas de uma teoria

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7
Q

Quais são os conceitos metaparadigmáticos da Enfermagem?

A

-Pessoa
-Saúde
-Ambiente
-Cuidados de Enfermagem

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8
Q

O que é o modelo conceptual?

A

É uma ideia que se explica mediante uma visualização simbólica e física.

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9
Q

O que é uma teoria?

A

Conjunto de conceitos relacionados que sugerem ações para conduzir a prática.
Confere significado ao conhecimento.

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10
Q

Quais são os paradigmas da Enfermagem?

A

Categorização
Integração
Transformação

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11
Q

Paradigma da categorização

A

Prevalece até meados do séc. XX
“as partes”
Fenómeno isolado

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12
Q

Paradigma da integração

A

Emerge nos anos 50
“Tudo”
Fenómeno mutidimensional

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13
Q

Paradigma da transformação

A

Anos 70
“o todo”
Fenómeno único

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14
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da categorização

A

O homem é um ser eminentemente biológico constituído pela soma de partes autónomas (aparelhos, órgãos, tecidos…).

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15
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da integração

A
  • O Homem é um ser bio-psico-social-espiritual-cultural, em relação entre si.
  • Reconhecimento do Homem como ser global, integrado na sociedade.
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16
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da transformação

A

-A pessoa é ela e a sua circunstância formando um todo indissociável.
-Como é corresponsável pela sua saúde (projeto de saúde), procura, a cada momento, a melhor qualidade de vida em função das suas prioridades.

17
Q

Conceito de Saúde segundo o paradigma da categorização

A

A saúde é a ausência de doença

18
Q

Conceito de saúde segundo o paradigma da integração

A

Saúde e doença são extremos de um continuum, que coexistem numa relação dinâmica

19
Q

Conceito de saúde segundo o paradigma da transformação

A

A saúde assume-se como um valor e uma experiência pessoal sendo a doença parte dessa vivência

20
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da categorização

A

O ambiente está separado das pessoas

21
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da integração

A

O ambiente traduz os diferentes contexto em que o homem vive (humano, familiar, físico, comunitário …).

22
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da transformação

A

O ambiente é entendido como um sistema em que interagem diferentes sistemas e subsistemas.

23
Q

Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da categorização

A

Indissociáveis da prática médica.
Práticas delegadas.
Orientados para a doença.

24
Q

Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da integração

A

Dirigidos às necessidades das pessoas.
Procuram a promoção da saúde.
Orientados em função da conceptualização teórica.

25
Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da transformação
Visam o bem estar e a harmonia da pessoa, assumida como parceiro dos cuidados
26
Escolas do pensamento em enfermagem do paradigma da integração
Escola das necessidades Escola da interação Escola dos efeitos desejados Escola da promoção da saúde
27
Escolas do pensamento em enfermagem do paradigma da transformação
Escola do ser unitário Escola do caring
28
Quais são o níveis de conceptualização da disciplina da enfermagem
Paradigmas (Categorização, Integração e Transformação) → Escolas → Conceções → Conceitos Centrais (Saúde, Pessoa, Ambiente e Cuidados de Enfermagem)
29
O que é a escola das necessidades?
Foco principal: Atender às necessidades básicas dos pacientes. O homem cresce e desenvolve-se até à morte e tem necessidades. Os cuidados centram-se nas necessidades Henderson e Orem
30
O que é a escola da interação?
A relação enfermeiro-paciente como elemento central do cuidado. A pessoa está em relação com o meio circundante trocando com este matéria, energia, informação. Os cuidados de enfermagem são uma relação interativa entre quem necessita de ajuda e quem está em condições de ajudar e visam o desenvolvimento da pessoa. Peplau e King
31
O que é a escola dos efeitos desejados?
Resultados desejados dos cuidados de enfermagem
32
O que é a escola da promoção da saúde?
Particular atenção à saúde promoção e desenvolvimento da saúde familiar
33
O que é a escola do ser unitário?
A pessoa através do pensamento, da imaginação age com o universo a saúde é a máxima concretização das potencialidades de cada um
34
O que é a escola do caring?
A pessoa tem corpo, alma e espírito e a saúde é a harmonia desses três conceitos. os cuidados são um ideal moral e um processo interpessoal com vista à harmonia ~ Leininger e Watson