T3 Disciplina do Conhecimento Flashcards

1
Q

Enfermagem como disciplina

A

Área de conhecimento próprio. Ramo específico de ensino e de investigação.

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2
Q

O que é a Epistemologia?

A

É a teoria do conhecimento, logo estuda e explora o conhecimento.

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3
Q

Não há conhecimento…

A

sem SUJEITO que conhece e OBJETO que é conhecido.

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4
Q

O que é o conhecimento?

A

Crenças verdadeiras e justificadas.

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5
Q

O que é um metaparadigma?

A

Nível mais abstrato do conhecimento
Perspetiva de conjunto de uma disciplina do conhecimento
Determina os principais conceitos de uma disciplina

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6
Q

O que é um conceito?

A

Representação intelectual, geral e abstrata de um fenómeno
Unidades básicas de uma teoria

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7
Q

Quais são os conceitos metaparadigmáticos da Enfermagem?

A

-Pessoa
-Saúde
-Ambiente
-Cuidados de Enfermagem

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8
Q

O que é o modelo conceptual?

A

É uma ideia que se explica mediante uma visualização simbólica e física.

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9
Q

O que é uma teoria?

A

Conjunto de conceitos relacionados que sugerem ações para conduzir a prática.
Confere significado ao conhecimento.

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10
Q

Quais são os paradigmas da Enfermagem?

A

Categorização
Integração
Transformação

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11
Q

Paradigma da categorização

A

Prevalece até meados do séc. XX
“as partes”
Fenómeno isolado

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12
Q

Paradigma da integração

A

Emerge nos anos 50
“Tudo”
Fenómeno mutidimensional

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13
Q

Paradigma da transformação

A

Anos 70
“o todo”
Fenómeno único

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14
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da categorização

A

O homem é um ser eminentemente biológico constituído pela soma de partes autónomas (aparelhos, órgãos, tecidos…).

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15
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da integração

A
  • O Homem é um ser bio-psico-social-espiritual-cultural, em relação entre si.
  • Reconhecimento do Homem como ser global, integrado na sociedade.
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16
Q

Conceito de pessoa segundo o paradigma da transformação

A

-A pessoa é ela e a sua circunstância formando um todo indissociável.
-Como é corresponsável pela sua saúde (projeto de saúde), procura, a cada momento, a melhor qualidade de vida em função das suas prioridades.

17
Q

Conceito de Saúde segundo o paradigma da categorização

A

A saúde é a ausência de doença

18
Q

Conceito de saúde segundo o paradigma da integração

A

Saúde e doença são extremos de um continuum, que coexistem numa relação dinâmica

19
Q

Conceito de saúde segundo o paradigma da transformação

A

A saúde assume-se como um valor e uma experiência pessoal sendo a doença parte dessa vivência

20
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da categorização

A

O ambiente está separado das pessoas

21
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da integração

A

O ambiente traduz os diferentes contexto em que o homem vive (humano, familiar, físico, comunitário …).

22
Q

Conceito de ambiente segundo o paradigma da transformação

A

O ambiente é entendido como um sistema em que interagem diferentes sistemas e subsistemas.

23
Q

Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da categorização

A

Indissociáveis da prática médica.
Práticas delegadas.
Orientados para a doença.

24
Q

Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da integração

A

Dirigidos às necessidades das pessoas.
Procuram a promoção da saúde.
Orientados em função da conceptualização teórica.

25
Q

Conceito de cuidados de enfermagem segundo o paradigma da transformação

A

Visam o bem estar e a harmonia da pessoa, assumida como parceiro dos cuidados

26
Q

Escolas do pensamento em enfermagem do paradigma da integração

A

Escola das necessidades
Escola da interação
Escola dos efeitos desejados
Escola da promoção da saúde

27
Q

Escolas do pensamento em enfermagem do paradigma da transformação

A

Escola do ser unitário
Escola do caring

28
Q

Quais são o níveis de conceptualização da disciplina da enfermagem

A

Paradigmas (Categorização, Integração e Transformação) → Escolas → Conceções → Conceitos Centrais (Saúde, Pessoa, Ambiente e Cuidados de Enfermagem)

29
Q

O que é a escola das necessidades?

A

Foco principal: Atender às necessidades básicas dos pacientes.
O homem cresce e desenvolve-se até à morte e tem necessidades.
Os cuidados centram-se nas necessidades

Henderson e Orem

30
Q

O que é a escola da interação?

A

A relação enfermeiro-paciente como elemento central do cuidado.
A pessoa está em relação com o meio circundante trocando com este matéria, energia, informação.
Os cuidados de enfermagem são uma relação interativa entre quem necessita de ajuda e quem está em condições de ajudar e visam o desenvolvimento da pessoa.

Peplau e King

31
Q

O que é a escola dos efeitos desejados?

A

Resultados desejados dos cuidados de enfermagem

32
Q

O que é a escola da promoção da saúde?

A

Particular atenção à saúde
promoção e desenvolvimento da saúde familiar

33
Q

O que é a escola do ser unitário?

A

A pessoa através do pensamento, da imaginação age com o universo
a saúde é a máxima concretização das potencialidades de cada um

34
Q

O que é a escola do caring?

A

A pessoa tem corpo, alma e espírito e a saúde é a harmonia desses três conceitos.
os cuidados são um ideal moral e um processo interpessoal com vista à harmonia
~
Leininger e Watson