sus Flashcards
Quando foi criado o SUS?
Na constituição federal de 1988.
Trata de 3 aspectos principais:
1 - incorpora o conceito mais ampliado de saúde;
2- legitima a saúde como direito de todos e dever do estado;
3 -Estabelece que o sus é formado por uma rede regionalizada, hierarquizada e descentralizada com direção única em casa esfera do governo e sob controle do seus usuários.
Quais os princípios doutrinários do SUS?
UEI - WHEY
UNIVERSALIDADE
EQUIDADE
INTEGRALIDADE
O que diz o artigo 196 da seção ll, da constituição de 1988?
O artigo 196: Dispõe sobre saúde nos seus mais amplos termos, uma vez que a constituição brasileira adotou o conceito biopsicossocial e socioeconômico do direito à saúde, correlacionando saúde com qualidade de vida.
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Quais os princípios organizativos do SUS?
Regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização, participação dos cidadãos e complementaridade do setor privado.
Sobre a Vigilância Epidemiológica no Brasil, quais são os instrumentos utilizados?
São instrumentos utilizados pela vigilância epidemiológica: sistemas de informações de registro de dados: “Sistema de Nascidos Vivos” (SINASC), Sistema de Mortalidade (SIM), o recenseamento populacional realizado pela Fundação IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre outros.
Segundo a Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, a Educação Permanente em Saúde (PNEPS) deve considerar:
As especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde e não a oferta institucional de ações formais de educação na saúde
(SES-PE - 2023) São objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde os citados abaixo, EXCETO:
D) Estimular a adoção de modos de viver não-violentos e o desenvolvimento de uma cultura de paz no País
A) Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção especializada
B) Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde
E) Ampliar os processos de integração baseados na cooperação, solidariedade e gestão democrática
C) Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis
Comentários
Resposta incorreta: A.
Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, sem ênfase na atenção especializada, visa promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.
(ENARE 2023) Realizada com indicadores que reflitam a forma de atuação, consiste em conhecer, supervisionar e garantir a qualidade do processo de prestação de serviços de acordo com padrões de excelência técnica. A sua execução envolve, por exemplo, auditoria de prontuários. As considerações fazem referência à avaliação de:
(E) perfil.
(A) processo.
(C) pares.
(D) integração.
(B) estrutura.
RESOLUÇÃO:
os indicadores de processo podem garantir a qualidade do processo de prestação de serviços de acordo com padrões de excelência técnica.
RESPOSTA: A.
(ENARE 2023) A educação interprofissional (EIP) orientada para o trabalho em equipe é apontada como componente de uma ampla reforma do modelo de formação profissional e de atenção à saúde. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
(C) na EIP, duas ou mais profissões de saúde aprendem uma sobre a outra, aprimorando atitudes, conhecimento, habilidades e comportamentos para a prática colaborativa.
ALTERNATIVA C (VERDADEIRA) A educação interprofissional (EIP) em saúde ocorre quando os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem em conjunto, de forma interativa, com o propósito explícito de melhorar a colaboração interprofissional ou a saúde/bem estar dos usuários. A prática favorece uma formação conjunta para o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas nas quais duas ou mais profissões aprendem juntas com e sobre as outras.
(ENARE 2023) Marina, 20 anos de idade, deu entrada em uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada e queixando-se de dor abdominal. Após 40 minutos esperando, voltou à recepção relatando aumento da dor, mas foi reconduzida para que esperasse a sua vez na fila. Depois de 30 minutos, caiu desacordada, sendo levada em seguida para o atendimento. Marina foi conduzida ao Hospital onde passou por uma laparotomia de emergência. Considerando o caso, a Política Nacional de Humanização e o acolhimento nos serviços de saúde, são objetivos a serem alcançados, EXCETO:
(E) aumento do grau de autonomia e de protagonismo dos usuários no processo de produção de saúde, considerando o vínculo terapêutico.
(C) mudança de objeto (da doença para o sujeito).
(A) melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde, estruturando a forma tradicional de entrada por filas e ordem de chegada.
B) humanização das relações entre profissionais de saúde e pessoa usuária do serviço de saúde, com escuta de suas demandas.
(D) aumento da responsabilização dos profissionais de saúde em relação às pessoas que utilizam os serviços e aumento do vínculo e da confiança entre eles.
(A) melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde, estruturando a forma tradicional de entrada por filas e ordem de chegada.
ALTERNATIVA A: (FALSA) a Política Nacional de Humanização visa a redução de filas e do tempo de espera.
(Residência Multiprofissional-UFRN/2023). A Programação Anual de Saúde (PAS) constitui importante peça da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito da PAS no SUS é:
C) operacionalizar as intenções do Plano de Saúde, prevendo também a alocação dos recursos orçamentários a serem executados em um ano.
D) prestar contas à população e ao controle social sobre as realizações anuais da pasta e as perspectivas para os serviços de saúde.
B) assistir à saúde de forma integral e equânime por meio do credenciamento anual dos serviços, de acordo com sua capacidade.
A) definir os limites mínimo e máximo de trabalhadores de saúde e da assistência social a serem contratados no período de um ano.
C) operacionalizar as intenções do Plano de Saúde, prevendo também a alocação dos recursos orçamentários a serem executados em um ano.
A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento de gestão que define para cada ano quais as intenções expressas nas metas do Plano de Saúde (PNS) de cada Município, de cada Estado e do Ministério da Saúde. Em seus demonstrativos fica evidenciada a forma de alocação dos recursos orçamentários que deverão custear as políticas de saúde.
(Residência SES-PE/2019). De acordo com o Decreto 7.508, de 28 de junho de 2011, Rede de Atenção à Saúde “é um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde”. Com base nesse conceito e nas orientações do Decreto sobre a organização das ações e dos serviços de saúde, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) As Redes de Atenção à Saúde poderão estar compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas.
( ) O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada.
( ) Os entes federativos não poderão criar novas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde, uma vez que o Decreto já institui que os serviços de atenção primária; de atenção de urgência e emergência; de atenção psicossocial; e especiais de acesso aberto serão as Portas de Entrada do SUS.
( ) As responsabilidades, individuais e solidárias, dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde serão pactuadas pelas Comissões Intergestores.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
B) V-V-F-V
E) F-V-F-F
C) F-F-F-V
A) V-F-F-V
D) F-V-V-F
B) V-V-F-V
Comentários
Resposta: B
Apenas a III alternativa está incorreta, pois os entes federativos (Municípios, Estados e Governo Federal) podem criar novas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde.
(Residência SES-PE/2022). O Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080 para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Sobre o planejamento em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
E) O Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos
D) O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.
C) No planejamento, devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada.
B) O processo de planejamento da saúde acontecerá do nível federal até o local, sem a participação dos respectivos Conselhos de Saúde.
A) O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos.
B) O processo de planejamento da saúde acontecerá do nível federal até o local, sem a participação dos respectivos Conselhos de Saúde.
Comentários
Resposta: B
Os Conselhos de Saúde participam do processo de planejamento da saúde que acontece do nível federal até o local.
(Residência-UPE/2023). O Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido dentro e fora do Brasil como uma importantíssima conquista no contexto da luta contra a ditadura empresarial militar (1964-1985). Esse mesmo SUS é também reconhecidamente obra da moderna Reforma Sanitária Brasileira (RSB). Sobre a RSB, assinale a alternativa INCORRETA.
C) A Determinação Social da Saúde foi um dos conceitos adotados pela RSB.
D) O referencial ético da RSB era a saúde como valor individual e privatista.
E) Os Departamentos de Medicina Preventiva (DMP) constituíram a base institucional que produziu conhecimentos sobre a saúde da população e o modo de organizar as práticas sanitárias.
B) O movimento sanitário reuniu intelectuais, profissionais da área da saúde, organizações e associações.
A) A RSB surgiu numa conjuntura de transição democrática, com ampla participação da sociedade civil.
D) O referencial ético da RSB era a saúde como valor individual e privatista.
Comentários
Resposta: D
Os princípios da Reforma Sanitária são a universalidade da atenção, a integralidade em suas diversas esferas e a participação social. A reforma não aconteceu sem um processo democrático. O modelo médico assistencial privatista é que tinha a saúde como valor individual e privatista.
(ENARE/2023). Em relação à Lei nº 8.080/90, é correto afirmar que:
B) a assistência às pessoas, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, não contará com a participação da iniciativa privada.
C) as conferências de saúde devem ter 50% de representação de prestadores de serviços e 50% de representação dos usuários.
E) as populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades.
A) está incluída, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a execução das ações de assistência terapêutica integral, exceto a farmacêutica.
D) são competências prioritariamente municipais a elaboração e a atualização bimestral do plano de saúde.
E) as populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades.
Comentários
Resposta: E
Alternativa A: não está excluída do campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência farmacêutica.
Alternativa B: a assistência às pessoas, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde pode contar com a participação da iniciativa privada.
Alternativa C: as conferências de saúde devem contar com a participação dos usuários (50%), de representantes do governo, dos prestadores de serviços e dos trabalhadores de saúde.
Alternativa D: é de competência municipal, estadual e federal a elaboração e a atualização bimestral do plano de saúde.