sus Flashcards

1
Q

Quando foi criado o SUS?

A

Na constituição federal de 1988.

Trata de 3 aspectos principais:
1 - incorpora o conceito mais ampliado de saúde;
2- legitima a saúde como direito de todos e dever do estado;
3 -Estabelece que o sus é formado por uma rede regionalizada, hierarquizada e descentralizada com direção única em casa esfera do governo e sob controle do seus usuários.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os princípios doutrinários do SUS?

A

UEI - WHEY
UNIVERSALIDADE
EQUIDADE
INTEGRALIDADE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que diz o artigo 196 da seção ll, da constituição de 1988?

A

O artigo 196: Dispõe sobre saúde nos seus mais amplos termos, uma vez que a constituição brasileira adotou o conceito biopsicossocial e socioeconômico do direito à saúde, correlacionando saúde com qualidade de vida.
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais os princípios organizativos do SUS?

A

Regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização, participação dos cidadãos e complementaridade do setor privado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sobre a Vigilância Epidemiológica no Brasil, quais são os instrumentos utilizados?

A

São instrumentos utilizados pela vigilância epidemiológica: sistemas de informações de registro de dados: “Sistema de Nascidos Vivos” (SINASC), Sistema de Mortalidade (SIM), o recenseamento populacional realizado pela Fundação IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Segundo a Portaria nº 1.996, de 20 de agosto de 2007, a Educação Permanente em Saúde (PNEPS) deve considerar:

A

As especificidades regionais, a superação das desigualdades regionais, as necessidades de formação e desenvolvimento para o trabalho em saúde e a capacidade já instalada de oferta institucional de ações formais de educação na saúde e não a oferta institucional de ações formais de educação na saúde

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(SES-PE - 2023) São objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde os citados abaixo, EXCETO:

D) Estimular a adoção de modos de viver não-violentos e o desenvolvimento de uma cultura de paz no País
A) Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção especializada
B) Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde
E) Ampliar os processos de integração baseados na cooperação, solidariedade e gestão democrática
C) Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis

A

Comentários

Resposta incorreta: A.
Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, sem ênfase na atenção especializada, visa promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

(ENARE 2023) Realizada com indicadores que reflitam a forma de atuação, consiste em conhecer, supervisionar e garantir a qualidade do processo de prestação de serviços de acordo com padrões de excelência técnica. A sua execução envolve, por exemplo, auditoria de prontuários. As considerações fazem referência à avaliação de:

(E) perfil.
(A) processo.
(C) pares.
(D) integração.
(B) estrutura.

A

RESOLUÇÃO:

os indicadores de processo podem garantir a qualidade do processo de prestação de serviços de acordo com padrões de excelência técnica.

RESPOSTA: A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

(ENARE 2023) A educação interprofissional (EIP) orientada para o trabalho em equipe é apontada como componente de uma ampla reforma do modelo de formação profissional e de atenção à saúde. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:

A

(C) na EIP, duas ou mais profissões de saúde aprendem uma sobre a outra, aprimorando atitudes, conhecimento, habilidades e comportamentos para a prática colaborativa.

ALTERNATIVA C (VERDADEIRA) A educação interprofissional (EIP) em saúde ocorre quando os membros de mais de uma profissão da saúde aprendem em conjunto, de forma interativa, com o propósito explícito de melhorar a colaboração interprofissional ou a saúde/bem estar dos usuários. A prática favorece uma formação conjunta para o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas nas quais duas ou mais profissões aprendem juntas com e sobre as outras.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

(ENARE 2023) Marina, 20 anos de idade, deu entrada em uma unidade de saúde sozinha, andando, visivelmente angustiada e queixando-se de dor abdominal. Após 40 minutos esperando, voltou à recepção relatando aumento da dor, mas foi reconduzida para que esperasse a sua vez na fila. Depois de 30 minutos, caiu desacordada, sendo levada em seguida para o atendimento. Marina foi conduzida ao Hospital onde passou por uma laparotomia de emergência. Considerando o caso, a Política Nacional de Humanização e o acolhimento nos serviços de saúde, são objetivos a serem alcançados, EXCETO:

(E) aumento do grau de autonomia e de protagonismo dos usuários no processo de produção de saúde, considerando o vínculo terapêutico.
(C) mudança de objeto (da doença para o sujeito).
(A) melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde, estruturando a forma tradicional de entrada por filas e ordem de chegada.
B) humanização das relações entre profissionais de saúde e pessoa usuária do serviço de saúde, com escuta de suas demandas.
(D) aumento da responsabilização dos profissionais de saúde em relação às pessoas que utilizam os serviços e aumento do vínculo e da confiança entre eles.

A

(A) melhoria do acesso dos usuários aos serviços de saúde, estruturando a forma tradicional de entrada por filas e ordem de chegada.

ALTERNATIVA A: (FALSA) a Política Nacional de Humanização visa a redução de filas e do tempo de espera.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

(Residência Multiprofissional-UFRN/2023). A Programação Anual de Saúde (PAS) constitui importante peça da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O propósito da PAS no SUS é:

C) operacionalizar as intenções do Plano de Saúde, prevendo também a alocação dos recursos orçamentários a serem executados em um ano.
D) prestar contas à população e ao controle social sobre as realizações anuais da pasta e as perspectivas para os serviços de saúde.
B) assistir à saúde de forma integral e equânime por meio do credenciamento anual dos serviços, de acordo com sua capacidade.
A) definir os limites mínimo e máximo de trabalhadores de saúde e da assistência social a serem contratados no período de um ano.

A

C) operacionalizar as intenções do Plano de Saúde, prevendo também a alocação dos recursos orçamentários a serem executados em um ano.

A Programação Anual de Saúde (PAS) é o instrumento de gestão que define para cada ano quais as intenções expressas nas metas do Plano de Saúde (PNS) de cada Município, de cada Estado e do Ministério da Saúde. Em seus demonstrativos fica evidenciada a forma de alocação dos recursos orçamentários que deverão custear as políticas de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

(Residência SES-PE/2019). De acordo com o Decreto 7.508, de 28 de junho de 2011, Rede de Atenção à Saúde “é um conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde”. Com base nesse conceito e nas orientações do Decreto sobre a organização das ações e dos serviços de saúde, analise as afirmativas e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) As Redes de Atenção à Saúde poderão estar compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas.

( ) O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas Portas de Entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada.

( ) Os entes federativos não poderão criar novas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde, uma vez que o Decreto já institui que os serviços de atenção primária; de atenção de urgência e emergência; de atenção psicossocial; e especiais de acesso aberto serão as Portas de Entrada do SUS.

( ) As responsabilidades, individuais e solidárias, dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde serão pactuadas pelas Comissões Intergestores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

B) V-V-F-V
E) F-V-F-F
C) F-F-F-V
A) V-F-F-V
D) F-V-V-F

A

B) V-V-F-V

Comentários

Resposta: B

Apenas a III alternativa está incorreta, pois os entes federativos (Municípios, Estados e Governo Federal) podem criar novas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

(Residência SES-PE/2022). O Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011, regulamenta a Lei nº 8.080 para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Sobre o planejamento em saúde, assinale a alternativa INCORRETA.

E) O Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos
D) O planejamento da saúde em âmbito estadual deve ser realizado de maneira regionalizada, a partir das necessidades dos Municípios, considerando o estabelecimento de metas de saúde.
C) No planejamento, devem ser considerados os serviços e as ações prestados pela iniciativa privada.
B) O processo de planejamento da saúde acontecerá do nível federal até o local, sem a participação dos respectivos Conselhos de Saúde.
A) O planejamento da saúde é obrigatório para os entes públicos.

A

B) O processo de planejamento da saúde acontecerá do nível federal até o local, sem a participação dos respectivos Conselhos de Saúde.

Comentários

Resposta: B

Os Conselhos de Saúde participam do processo de planejamento da saúde que acontece do nível federal até o local.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

(Residência-UPE/2023). O Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido dentro e fora do Brasil como uma importantíssima conquista no contexto da luta contra a ditadura empresarial militar (1964-1985). Esse mesmo SUS é também reconhecidamente obra da moderna Reforma Sanitária Brasileira (RSB). Sobre a RSB, assinale a alternativa INCORRETA.

C) A Determinação Social da Saúde foi um dos conceitos adotados pela RSB.
D) O referencial ético da RSB era a saúde como valor individual e privatista.
E) Os Departamentos de Medicina Preventiva (DMP) constituíram a base institucional que produziu conhecimentos sobre a saúde da população e o modo de organizar as práticas sanitárias.
B) O movimento sanitário reuniu intelectuais, profissionais da área da saúde, organizações e associações.
A) A RSB surgiu numa conjuntura de transição democrática, com ampla participação da sociedade civil.

A

D) O referencial ético da RSB era a saúde como valor individual e privatista.

Comentários

Resposta: D

Os princípios da Reforma Sanitária são a universalidade da atenção, a integralidade em suas diversas esferas e a participação social. A reforma não aconteceu sem um processo democrático. O modelo médico assistencial privatista é que tinha a saúde como valor individual e privatista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

(ENARE/2023). Em relação à Lei nº 8.080/90, é correto afirmar que:

B) a assistência às pessoas, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, não contará com a participação da iniciativa privada.
C) as conferências de saúde devem ter 50% de representação de prestadores de serviços e 50% de representação dos usuários.
E) as populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades.
A) está incluída, no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a execução das ações de assistência terapêutica integral, exceto a farmacêutica.
D) são competências prioritariamente municipais a elaboração e a atualização bimestral do plano de saúde.

A

E) as populações indígenas devem ter acesso garantido ao SUS, em âmbito local, regional e de centros especializados, de acordo com suas necessidades.

Comentários

Resposta: E

Alternativa A: não está excluída do campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) a assistência farmacêutica.

Alternativa B: a assistência às pessoas, por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde pode contar com a participação da iniciativa privada.

Alternativa C: as conferências de saúde devem contar com a participação dos usuários (50%), de representantes do governo, dos prestadores de serviços e dos trabalhadores de saúde.

Alternativa D: é de competência municipal, estadual e federal a elaboração e a atualização bimestral do plano de saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

(Residência-UPE/2022). Compete à vigilância sanitária todas as ações citadas abaixo, EXCETO:

C) Interditar, como medida de vigilância sanitária, os locais de fabricação, controle, importação, armazenamento, distribuição e venda de produtos e de prestação de serviços relativos à saúde.
A) Controlar bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
D) Autuar e aplicar as penalidades previstas em lei.
E) Recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
B) Controlar e fiscalizar produtos de higiene pessoal e perfumes.

A

E) Recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Comentários

Resposta: E

Compete à Vigilância Epidemiológica recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

16
Q

(ENARE/2023). A participação institucionalizada da sociedade civil na política de saúde foi concebida como controle social, ou seja, como intervenção da sociedade organizada nas ações do Estado na gestão do gasto público. Assim, pode-se afirmar que, atualmente, configura-se como um dos canais institucionais de participação social na política de saúde o(a):

C) gestão plena de assistência à saúde.
B) plenária de saúde.
E) auditoria participativa em saúde.
A) conselho de saúde.
D) formação dos centros de controle em saúde.

A

A) conselho de saúde.

Comentários

Resposta: A

Conselhos de Saúde são canais de participação social no planejamento das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Conselhos de Saúde são o principal canal de participação popular nas decisões da administração pública que envolvem o SUS e por isso devem representar toda a diversidade social e cultural da sociedade.

17
Q

(RESMULTI/CE - 2023). O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Considerando as ações para segurança do paciente, quais práticas devem ser adotadas pelos profissionais de saúde?

B) Organizar sua agenda de trabalho, com horário pré-estabelecidos de refeição, repouso e pausas, agendando o paciente inesperado no próximo momento livre, considerando ainda, que esse paciente possa ser atendido por outro profissional.
D) Ao identificar uma ação que impõe risco à saúde e segurança do paciente, cabe ao profissional de saúde corrigir o erro sem documentar junto ao Núcleo de Segurança do Paciente da unidade, evitando com isso ações punitivas e geração de custos desnecessários.
A) A lavagem de mãos é um protocolo fundamental à segurança do paciente, e deve ser executado corretamente pelo profissional de saúde, e sempre que oportuno apresentado aos pacientes e a seus acompanhantes.
C) Aplicar seus conhecimentos técnico-científicos frente ao diagnóstico do paciente, dissociando a assistência hospitalar das crenças e valores individuais dos pacientes, garantindo com isso a prática segura e orientada pelos órgãos competentes.

A

A) A lavagem de mãos é um protocolo fundamental à segurança do paciente, e deve ser executado corretamente pelo profissional de saúde, e sempre que oportuno apresentado aos pacientes e a seus acompanhantes.

Comentários

Resposta: A

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2013, com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. São ações para segurança do paciente: Identificação do paciente;

Higiene das mãos;
Segurança cirúrgica;
Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
Prevenção de quedas dos pacientes;
Prevenção de lesão por pressão (LPP).

18
Q

(RESMULTI/CE - 2023) A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) é um conjunto de normativas e diretrizes que visam incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS. Sobre as PICS, é correto afirmar:

C) Pouco repercutem na resolutividade dos serviços de saúde e assistência ao paciente.
B) Visam prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde voltadas à atenção secundária.
A) Valorizam a atenção primária, enfatizam o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
D) Reforçam o cuidado pautado no modelo convencional ante a atuação ampliada.

A

A) Valorizam a atenção primária, enfatizam o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

Comentários

Resposta: A

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) não visa recuperação da saúde voltadas à atenção secundária (letra B errada), apresenta bastante na resolutividade dos serviços de saúde e assistência ao paciente (letra C errada) e o modelo de cuidado não é o convencional (letra D errada).