Suméria/Acádia/Babilônia/Assíria/Egito Flashcards
Qual nome dado ao objeto de barro cozido que continha as genealogias, escrito em 1800 a.C. em Larsa, Babilônia?
Lista dos Reis Sumérios
Em Eridu aconteceu o surgimento da civilização. Qual a data estimada desse acontecimento?
Em meados do 4 milênio a.C.
Qual nome desse acontecimento revolucionário na história humana?
Revolução Urbana
Cite 5 inovações históricas da Revolução Urbana
1- hierarquia das classes sociais
2- a divisão do trabalho
3 - a religião organizada
4 - a construção de monumentos
5 - escrita
Cite outras 5 inovações da Revolução Urbana
Educação
Engenharia civil,
Matemática e
Direito
Literatura
Cite 6 invenções ocorridas na Mesopotâmia após a Revolução Urbana
Veículos com rodas
Barcos a vela
Forno de oleiros
Metalurgia
Criação de materiais sintéticos
Criação selos
Qual era a explicação mesopotâmica para a Revolução Urbana e o desenvolvimento de Eridu? Como eles chamavam esse acontecimento?
Para eles, tratava-se da ação dos deuses. Os deuses desceram em Eridu e trouxeram aos homens a civilização. ‘‘A realeza descera do céu para a terra em Eridu’’.
A religião organizada começa com a adoração coletiva crescendo gradativamente ao longo do tempo. Esse laço social ajuntava as pessoas e dava personalidade à sociedade primitiva, tendo um local, sagrado, peregrinação e rituais com alimentos. Futuramente, esses locais sagrados serão palco dos templos e zigurates. Qual é o nome dado a essa cultura religiosa coletiva?
Cultura do Monumento. Refere-se a um local sagrado que é elo das comunidades mesopotâmicas e que é uma das bases do desenolvimento da civilização, exibindo traços que são observados até hoje: Local sagrado, templo, festividades, peregrinasção, uso de alimento na celebração religiosa, unidade social através da religião.
Há grande probabilidade de uma relação ancestral dos mesopotâmicos e dos egípcios que deram origem às dinastias faraônicas. Um ponto que reforça isso é o conceito de Ka (força vital, Nome, Poder Místico/Espiritual, Corpo Imaterial igual ao Corpo Material) que era parte do homem (seu duplo) e dele se desprendia na morte, vivendo na outra vida. O conceito de Ka (Egito) tem seu semelhante também entre os sumérios, que viam que tudo, cada coisa ou ser possuía seu ‘‘ka’’ ou ‘‘duplo’’, que era ele mesmo e sua vida no mundo espiritual. Qual o nome dado ao ‘‘ka’’ pelos sumérios?
Zi
Encontra-se entre os Egípcios e os Sumérios um mesmo entendimento de culto em relação aos deuses e aos ‘‘reis’’, no qual a pessoa em si ou o ídolo não é a fonte principal de adoração, mas o seu ‘‘ka’’ ou ‘‘Zi’’. Apesar de serem concebidos juntos no nascimento da pessoa (ka/corpo) o ka é a vida do corpo e aquele que permanece existindo quando seu duplo material morre. Defina o conceito de Ka/Zi e sua influência na mentalidade religiosa.
O ka/Zi é a essência vital, a vida, a sombra, o nome, o duplo espiritual/imaterial do qual o corpo se forma. O corpo representa o Ka e o Ka é o ser representado que vive no outro mundo, na esfera. Quando os egípcios e sumérios adoram a imagem/rei, não adoram a pessoa e o ídolo em primazia, mas seu ka/zi, a sua força vital, seu ser imaterial, seu duplo.
Outro ponto que demonstra um compartilhamento religioso entre Suméria-Egito é a teologia da criação. A cosmologia de ambas apresentam um padrão de principio aquático do qual surgem os pares de deuses sucessivamente. Contudo, a cosmologia de Heliópolis no Egito apresenta uma diferença da ideia suméria. Para os sumérios, MUMMU (o caos aquático inicial) gerou um casal de deuses, NU (o estado aquoso dos Egípcios) gerou um único deus, que antecede a sequencia de pares. Qual seu nome e o que ele representa?
Tum. O originário deus Sol de Heliópolis, a qual foi atribuído pelos teólogos da cidade como o deus supremo, pai de todos os outros deuses, de qual tudo se origina.
Apesar da teoria de Karl Wiitfogel não ser mais unanimidade, a civilização mesopotâmica continua sendo referenciada como uma civilização?
Civilização hidráulica
Qual a principal diferença entre os rios da mesopotâmia e o rio Nilo?
O Nilo possui um ciclo anual estável e previsível, com a cheia e a vazão de suas margens obedecendo um padrão que se estende por milênios. Já a dupla mesopotâmica (Tigres e Eufrates) são rios instáveis e imprevisíveis, que alteram seu cursos com frequência, além de causar inundações repentinas por causa da força das águas.
Por que Eridu foi o ponto do florescimento inicial da civilização mesopotâmica?
Apesar da escassez de chuvas, na época o golfo pérsico banhava Eridu, além da proximidade dos rios Tigres e Eufrates. A região era pantanosa e propicia ao cultivo e pesca. Eridu cresceu nesse contexto.
Apesar da proximidade do Tigres e Eufrates, os mesopotâmicos precisaram, para sobreviver, desenvolver sistemas de?
Sistemas de irrigação.
A lista dos Reis Sumérios faz uma descrição do reinado de diferentes monarcas, começando por Eridu. O que ela afirma após listar os reis?
'’Então o dilúvio varreu a terra.’’
De qual cidade provém a lista dos reis sumérios de 1800a.C.?
Babilônia
Uruk pode ser considerada a primeira verdadeira cidade do mundo? Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
Após derrotar os Gutis, povo invasor dos montes Zagros, Utu-haegal, rei de Uruk, foi responsável por compilar a lista dos reis sumérios antes da versão babilônica, isso ocorreu por volta de 2100a.C. Qual motivo dele ter feito isso?
Uut-haegal queria reafirmar a primazia de Uruk sobre as demais cidades sumerianas, legitimando seu reino a partir de uma genealogia real que remontava a Eridu, a primeira civilização suméria.
Qual a primeira frase da Lista dos Reis Sumérios?
“Depois que a realeza desceu do céu, a realeza ficou em
Eridu.”
Em Eridu, o lago sagrado era um local que chamava à peregrinação os fiéis de várias localidades. Qual nome do lago sagrado de Eridu?
Apsu
O Apsu deu origem às reuniões religiosas marcadas por banquetes à base de peixes e moluscos. Crê-se que isso deu origem ao forte desenvolvimento do sentimento de grupo, e levou ao estabelecimento do primeiro…
Santuário