Sucessão Ecológica Flashcards

1
Q

(UFRGS) Ao longo do tempo, ocorrem mudanças na repartição de energia, na estrutura das espécies e nos processos de uma comunidade biológica, e essa sequência de mudanças é denominada sucessão ecológica.

Com relação à sucessão ecológica, considere as afirmações abaixo.

I. O estágio inicial de uma sucessão caracteriza-se pela presença de plantas pioneiras que exibem altas taxas de crescimento.

II. A sucessão secundária leva mais tempo para atingir o clímax, do que a primária.

III. O estágio de clímax caracteriza-se por baixa diversidade de espécies, em função do aumento dos nichos ecológicos.

Quais estão corretas?

A) I, II e III.

B) Apenas II e III.

C) Apenas I e II.

D) Apenas III.

E) Apenas I.

A

E) Apenas I

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Sobre sucessão ecológica são feitas as seguintes proposições:

I. Na observação do processo de sucessão ecológica é possível identificar um progressivo aumento na biodiversidade de espécies e na biomassa total. As teias e cadeias alimentares se tornam cada vez mais complexas e ocorre a constante formação de novos nichos. A estabilidade de uma comunidade clímax está em grande parte associada ao aumento da variedade de espécies e da complexidade das relações alimentares.

II. Apesar da biomassa total e a biodiversidade serem maiores na comunidade clímax, temos algumas diferenças em relação à produtividade primária. A produtividade bruta (total de matéria orgânica produzida) em comunidades clímax é grande, sendo maior do que as das comunidades antecessoras. Entretanto a produtividade líquida é próxima a zero, pois toda a matéria orgânica que é produzida é consumida pela própria comunidade. Por isso uma comunidade clímax é estável, ou seja, não está mais em expansão. Em comunidades pioneiras e de transição (Seres), ocorre um excedente de matéria orgânica (Produtividade líquida) que é exatamente utilizada para a evolução do processo de sucessão ecológica.

III. Seres vivos capazes de se instalar em ambientes inóspitos devem ser bem adaptados e pouco exigentes. Estes são os líquens, que conseguem sobreviver apenas com água, luz e pouca quantidade de sais minerais. Isso caracteriza a formação de uma comunidade pioneira ou ecese. Os líquens por serem os primeiros seres a se instalarem, são chamados de “organismos pioneiros”. A atividade metabólica dos líquens vai lentamente modificando as condições iniciais da região. Os líquens produzem ácidos orgânicos que corroem gradativamente a rocha, formando através da erosão as primeiras camadas de solo.

IV. A sucessão em florestas ocorre de maneira dinâmica, mesmo sem a interferência do homem. Grandes árvores caem (por ação do vento, chuva, raios), ocasionando também a queda ou quebra de outras árvores em sua trajetória. Cria-se assim uma clareira aonde a luz solar chega com intensidade, e os organismos menores, adaptados ao ambiente sombreado que o dossel oferecia, perecem. Começa assim um processo de sucessão.

V. Na lagoa, o plâncton é o primeiro sistema de produtores que se desenvolve. Quando os seus cadáveres começam a enriquecer o fundo das margens com material orgânico, a vegetação aquática pode aí se estabelecer. As folhas e caules mortos aumentam o húmus do fundo, e de ano para ano a vegetação avança das margens para o centro. Na borda, onde estavam as plantas pioneiras, começam a aparecer arbustos lenhosos e, depois de certo tempo, as árvores. O terreno eleva-se graças à sedimentação de restos vegetais e, finalmente, onde estavam, de início, as plantas aquáticas fixam-se arbustos e árvores, e o que era, de início, o charco marginal se transforma em terra firme, formando assim um novo ecótono. Através deste processo de sucessão, todos os lagos e lagoas tendem a desaparecer. Neste caso, a sucessão é conhecida como destrutiva.
A) Todas as alternativas são verdadeiras.

B) Todas as alternativas são falsas.
C) Apenas a alternativa V é falsa.
D) Apenas as alternativas I e V são falsas.
E) Apenas as alternativas I, III e V são falsas.

A

C) Apenas a alternativa V é falsa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

(UEMG 2015) Em 28 de junho de 2014, foram completados 100 anos do assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império da Áustria - Hungria, e sua esposa, Sofia, em Saravejo, fato esse que desencadeou a 1ª Guerra Mundial. A imagem a seguir mostra os
remanescentes das trincheiras e das explosões de bombas, semelhantes a cicatrizes em um campo aberto, na localidade de Beumont Hamel, na França.

O que foi uma terra totalmente devastada, à época, hoje se vê recuperada e coberta de vegetação. O fenômeno biológico que permitiu tal recuperação é conhecido como:

A) cadeia alimentar.

B) sucessão ecológica.

C) ciclos biogeoquímicos.

D) nicho ecológico.

A

B) Sucessão ecológica

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A preservação dos biomas é crucial para a manutenção das funções e serviços ecológicos. No caso de fragmentos florestais, é possível que ocorram algumas perturbações naturais e humanas, como a formação de clareiras, a partir da queda de algumas árvores. Em relação às clareiras, pode-se afirmar que
a) possibilitam, primeiro, o crescimento de plantas umbrófilas, com folhas largas.
b) permitem que espécies pioneiras de lenhos densos, duráveis e de grande diâmetro ali se estabeleçam.
c) podem ser expandidas pela ação contínua do fogo, intensificada pela ação antrópica, sem grandes malefícios ecológicos.
d) dinamizam, inicialmente, o crescimento de plantas que requerem luz, ampliando a riqueza de espécies.
e) alteram significativamente o ecossistema, gerando novos nichos para o estabelecimento de espécies que vivem na comunidade clímax.

A

D) Dinamizam, inicialmente, o crescimento de plantas que requerem luz, ampliando a riqueza de espécies

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly