Staphylococos aureus Flashcards
O que são catalases e qual sua função?
Catalases são enzimas que convertem peróxido de hidrogênio (H₂O₂) em água (H₂O) e oxigênio (O₂).
Quais doenças são mediadas por toxinas produzidas por Staphylococcus aureus?
Intoxicação alimentar
Síndrome da pele escaldada (SPEE)
Síndrome do choque tóxico (SST)
Doenças cutâneas (antraz, foliculites, furúnculos)
Endocardite
Pneumonia
Osteomielite
Qual a diferença entre Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase negativo em termos de virulência?
Staphylococcus aureus é mais virulento do que Staphylococcus coagulase negativo. As cepas de coagulase negativo são menos virulentas.
Qual é a função da camada de polissacarídeos (capa de limo) em Staphylococcus aureus?
A camada de polissacarídeos inibe a fagocitose e produz uma biopelícula hidrossolúvel que une as bactérias a tecidos e corpos estranhos, como cateteres e próteses.
Qual a função do peptidoglicano na parede celular das bactérias gram-positivas e como a resistência a antibióticos está relacionada a ele?
O peptidoglicano confere rigidez à parede celular. A resistência a antibióticos, como a meticilina, ocorre devido ao gene mecA, que codifica uma nova proteína ligadora de penicilina (PBP2a) com baixa afinidade por antibióticos beta-lactâmicos.
Qual a importância do gene mecA em Staphylococcus aureus?
O gene mecA codifica a proteína PBP2a, que confere resistência a meticilina e outras penicilinas, permitindo que a bactéria continue a crescer mesmo na presença desses antibióticos.
Qual é o papel das endotoxinas e como elas se comparam com as exotoxinas?
Endotoxinas, como o lipopolissacarídeo (LPS) das bactérias gram-negativas, provocam reações inflamatórias. Exotoxinas são proteínas secretadas que causam dano às células. Elas são divididas em subunidades A (efeito tóxico) e B (ligação à célula).
O que são enterotoxinas e qual sua principal característica?
Enterotoxinas são proteínas termoestáveis produzidas por Staphylococcus aureus. Elas causam intoxicação alimentar e podem provocar vômitos e diarreia ao atuar diretamente no trato gastrointestinal.
Como a toxina alfa de Staphylococcus aureus afeta o corpo?
A toxina alfa forma poros nas membranas celulares, alterando o músculo liso dos vasos sanguíneos e sendo tóxica para eritrócitos, leucócitos, hepatócitos e plaquetas.
Qual o efeito da toxina beta (esfingomielinase C) em Staphylococcus aureus?
A toxina beta catalisa a hidrólise dos fosfolipídios da membrana celular, especialmente a esfingomielina, levando à lise celular proporcional à concentração de esfingomielina.
Como as toxinas alfa e beta contribuem para a formação de abscessos?
As toxinas alfa e beta causam dano tecidual e destruição celular, o que dificulta a cicatrização e contribui para a formação de abscessos ao promover uma inflamação intensa.
Qual a ação da toxina delta de Staphylococcus aureus?
A toxina delta age como um detergente, desestabilizando as membranas celulares e causando destruição celular devido à sua ação inespecífica.
Como as toxinas gamma e leucocidina PV afetam o sistema imunológico?
Essas toxinas destroem neutrófilos e macrófagos, causando hemólise e lise celular através da formação de poros nas membranas celulares.
Como as toxinas exfoliativas contribuem para o síndrome da pele escaldada (SPEE)?
As toxinas exfoliativas (ETA e ETB) quebram a desmogleína 1, uma proteína que mantém as células da pele unidas, resultando na descamação e separação das camadas da pele.
Como a TSST-1 provoca o síndrome do choque tóxico?
TSST-1 é um superantígeno que ativa excessivamente o sistema imunológico, causando liberação de citocinas inflamatórias e efeitos sistêmicos, como choque hipovolêmico e insuficiência multiorgânica.
Qual a funcao das esporas, e quais as principais especies de bacterias que a possuem ?
Formar resistencia, conservar a especie.
Bacillus y Clostridium