SP 2.3 - VISÃO Flashcards
Fotorreceptores;
Bastonetes: Mais sensível à luz, visão preto e branco.
Cones: Menos sensível a luz, visão em cores, localizado principalmente na fóvea central.
Túnica fibrosa x vascular x interna
Túnica fibrosa: esclera e córnea
Vascular: muscular;
Interna:
Humor aquoso;
O líquido é produzido no corpo ciliar atrás da íris (na câmara posterior), passa para a frente do olho (câmara anterior) e sai pelos canais de drenagem ou pela via uveoscleral (setas pretas).
Humor vítreo
O humor vítreo, é a substância gelatinosa formada por uma substância amorfa semilíquida, fibras e células, está localizado entre o cristalino e a retina. Essa substância viscosa permanece sob pressão constante fazendo assim com que o olho mantenha sua forma esférica.
Músculo enfíncter da pupila x Músculo dilatador da pupila:
E: Parassimpático; contração; miose;
D: Simpático;
Corpo cíliar, função
Localizado atrás da íris o corpo ciliar é responsável pela formação do humor aquoso e pela acomodação, ou seja, mobilidade do cristalino. Lente transparente e flexível, localizada atrás da pupila.
Inversão da imagem
Devido às propriedades ópticas do olho, a imagem formada na retina é invertida. Isso significa que as partes superiores do objeto são projetadas na parte inferior da retina, e as partes inferiores do objeto são projetadas na parte superior da retina.
Processamento cerebral: Após a formação da imagem invertida na retina, as informações visuais são transmitidas através do nervo óptico até o cérebro, mais especificamente para o córtex visual localizado no lobo occipital. No córtex visual, ocorre o processamento das informações visuais, e o cérebro interpreta e reorganiza essas informações de forma a perceber a imagem corretamente, ou seja, com a orientação correta.
O cérebro “desinverte” a imagem, permitindo que percebamos o mundo de forma adequada.
Portanto, é através do processamento cerebral que ocorre a correção da inversão da imagem, possibilitando nossa percepção correta do mundo ao nosso redor.
Retino tectais;
Colículo superior, neurônios que estimulam os reflexos visuais causados por elementos no campo visual.
Ex.: Reflexos de objetos
(MEDLAB) Relação entre diabetes e retinopatia;
O diabetes pode ter várias complicações oculares, uma das quais está relacionada ao “ponto cego” ou escotoma, que é uma área da visão onde não há percepção visual devido à ausência de células sensíveis à luz na retina. Essa condição é conhecida como retinopatia diabética.
Os escotomas ou pontos cegos podem se desenvolver como resultado do dano à retina. Essas áreas onde a visão está ausente ou reduzida podem variar em tamanho e localização, e podem ser percebidas como manchas escuras ou áreas embaçadas na visão.
Explicar a relação da diabetes com a perda visual.
Condições específicas associadas à hipotropia:
Condições específicas associadas à hipotropia:
- Paralisia do nervo troclear (IV par craniano)
- Miastenia grave
- Lesões musculares
- Síndrome de Brown
- Fraturas de órbita
- Traumatismo craniano
hipermetropia x miopia x astigmatismo
A miopia é uma disfunção que torna a visão embaçada para objetos distantes, ao passo que a hipermetropia é o contrário, trata-se da dificuldade em enxergar elementos próximos. Já o astigmatismo é um pouco dos dois, não se vê com nitidez nem de perto, nem de longe.
Quais são as três camadas concêntricas?
A camada externa (esclera e córnea), a camada média (coroide, corpo ciliar e íris) e a camada interna (retina conectada ao cérebro pelo nervo óptico).
A secreção lacrimal é estimulada por neurônios … ?
Parassimpáticos do nervo craniano VII.
3 estapas da visao
A luz entra no olho e a lente (cristalino) a focaliza na retina.
Os fotorreceptores da retina transduzem a energia luminosa em um sinal elétrico.
As vias neurais da retina para o cérebro processam os sinais elétricos em imagens visuais.