Solos - Part 1 Flashcards
Para que são usados os Inclinômetros e os Piezômetros?
Inclinômetros: Monitoram movimentos e deslocamentos horizontal no solo.
Piezômetros: Monitoram a pressão da água nos poros do solo (pressão intersticial).
Relacione o ensaio:
LA - abrasão Los Angeles
EA - Equivalente de Areia
MA – Marshall
IF - Índice de forma
CBR
( ) Ele visa determinar a resistência máxima do material, a curva ótima de umidade para compactação, a expansão e a penetração de corpos de prova.
( ) tem por objetivo medir o quanto grãos do agregado asfáltico resistem ao atrito, até que venham a se quebrar ou desintegrar. Um dos ensaios recorrentes em rochas coletadas.
CBR
LA
Relacione o ensaio:
LA - abrasão Los Angeles
EA - Equivalente de Areia
MA – Marshall
IF - Índice de forma
CBR
( ) é uma ferramenta crucial na avaliação da qualidade do agregado miúdo.
( ) determina a quantidade de partículas de agregados lamelares e/ou achatados através das medidas de comprimento, largura e espessura
( ) principal objetivo determinar a quantidade correta de ligante asfáltico em uma mistura betuminosa
EA
IF
MA
V ou F
( ) Os solos não coesivos são: pedregulho e areia, enquanto que os coesivos são: argila e silte
( ) o comportamento geotécnico do solo não coesivo é comandado pela natureza dos contatos entre os grãos, por outro lado, nos solos argilosos, o comportamento é comandado pela estrutura das partículas.
( ) Solos em ordem decresce de tamanho de partículas: pedregulho, areia, silte e argila
F -> silte é Não Coesivo
V
V
Argilas
a) o que são água livre e água adsorvida?
b) Qual que gera a capacidade de deslizamento entre as partículas?
a) água adsorvida -> água atraída pela partícula de argila, que é eletricamente carregada. Ela fica na superfície da argila.
água livre -> fica livre entre as partículas da argila
b) Adsorvida
V ou F
( ) O atrito entre as partículas do solo está relacionado à compactação e ao índice de vazios, de forma que, quanto maior o grau de compactação maior o atrito entre as partículas.
( ) A plasticidade é a principal propriedade que diferencia as argilas das areias, isso é, as argilas são plásticas e as areias não são
( ) Quanto maior o índice de consistência de uma argila maior é a sua resistência
Tudo V
O que se entende por amolgamento das argilas? Isso afeta a sua resistência?
Consiste no processo por meio do qual a argila TEM SUA ESTRUTURA ALTERADA, sem que se altere, contudo, seu índice de vazios e umidade.
A argila com a nova estrutura passa a apresentar resistência reduzida em relação à sua estrutura original. A maior ou menor queda da resistência da argila nesse processo é o que se define como SENSIBILIDADE DA ARGILA.
V ou F
solos finos
( ) são silte, argilas e solos orgânicos
( ) definidos como aqueles q passam na peneira de n°100
( ) são solos compreensíveis
( ) Siltes ficam retidos na peneira nº 200
V
F -> DNIT = peneira de n°200 = 0,075 mm
V
F -> silte = solo fino = DNIT passa pela peneira nº 200
Qual a classificação Unificada dos solos (Tipo e graduação/compressibilidade)?
Tipo
G (Gravel) = Pedregulho
S (Sand) = Areia
M (Mo) = Silte
C (Clay) = Argila
O (Organic) = Orgânico
Dados complementares
W (well) = Bem graduado
P (Poor) = Mau graduado
H (High) = Alta compressibilidade
L (Low) = Baixa compressibilidade
PT (peat) = Turfa
Classificação do sistema rodoviário de classificação de solos: Highway Research Board-HRB adotada pela AASHTO
granulação GROSSEIRA: têm menos de _____(1) passando na peneira de n°200. São classificados como: __ , __ e __ (2).
Quando passa mais de _____(1) na peneira de n°200, são dos grupos: __ , __ , __ e __ (3).
Altamente orgânicos os _______(4)
(1) 35%
(2) A-1, A-2 ou A-3
(3) A-4, A-5, A-6 e A-7
(4) A-8 (FGV)
Complete com os sistemas de classificação: Highway Research Board-HRB adotada pela AASHTO, Unificada dos solos e Classificação MCT
a) os solos são classificados em três grupos (solos grossos, solos finos e turfas) e quinze classes (Ex: MP (silte = Mo Poor graduado) e OL (orgânico e low compressibilidade))
b) solos em oito grupos: solos granulares (A‐1, A‐2, A‐3), solos finos (A‐4, A‐5, A‐6 e A‐7) e solos altamente orgânicos (A‐8).
c) separa os solos tropicais em dois grupos: um de comportamento laterítico e outro de comportamento não laterítico
a) Unificada dos solos
b) AASHTO
c) Classificação MCT = (Miniatura, Compactado, Tropical)
Segundo o DNIT
Agregado graúdo: Material retido na peneira _____(1)
Agregado miúdo: Material que passa na peneira _____(1) e fica retido na peneira _____(2)
(1) nº 10 (2 mm)
(2) nº 200 (0,075 mm) = areia
Segundo a NBR
Agregado graúdo: agregado q os grãos passam pela peneira c abertura de _____(1) e ficam retidos na peneira com abertura de malha de _____(2).
Agregado miúdo: agregado q os grãos passam pela peneira c abertura de _____(2) e ficam retidos na peneira com abertura de _____(3)
(1) 75mm
(2) 4,75mm
(3) 150 μm
V ou F
( ) os solos lateríticos são característicos de climas quentes e apresentam baixa capacidade de suporte, devido ao elevado índice de vazios. No entanto essa capacidade é elevada quando são compactados
( ) solos que apresentam estruturas mais compactas apresentam uma maior resistência ao cisalhamento, menos deformável e menor permeabilidade
V
V
V ou F
( ) Quando o aterro for executado em área alagada, antes da execução da primeira camada do aterro, deve-se realizar a drenagem da área. Caso não seja possível, a primeira camada deve ser executada com material granular permeável
( ) Quando o terreno de fundação apresentar solos moles, brejosos, turfosos ou com grande percentual de matéria orgânica, deve ser feita a substituição do solo de má qualidade por argila ou silte.
V
F -> O material de reposição deve ser arenoso, de alta permeabilidade, para permitir a percolação da água
Permeabilidade do solo: aumenta ou diminui
a) aumento do tamanho médio dos grãos do solo
b) aumento da variabilidade dos grãos
c) aumento do índice de vazios
a) aumenta
b) diminui -> pq diminui os vazios
c) aumenta
Qual é a Lei de Darcy (vazão e permeabilidade) ?
Qual o nome do i?
𝑄 = 𝐾 i 𝐴
gradiente hidráulico
i = (Δh)/𝐿
V ou F
( ) Em taludes ou barragens, para evitar a erosão devido à percolação, utiliza-se soluções de impermeabilização a montante do maciço, enquanto as de drenagem são aplicadas a jusante, sendo, geralmente, aplicadas de forma combinada.
( ) Materiais usados como filtros devem satisfazer dois critérios: o de permeabilidade e o de proteção. O primeiro, indica que o filtro deve ser mais permeável que o solo que está sendo protegido. O segundo, limita o tamanho dos finos, de forma que impeça a passagem dos grãos de solo que está sendo protegido
V
V
V ou F
( ) O adensamento consiste no fenômeno por meio do qual os recalques ocorrem com expulsão da água do interior dos vazios do solo, no decorrer do tempo, após o carregamento.
( ) O termo mal graduado aplica-se a qualquer solo que não se enquadre como bem graduado, inclusive aos solos uniformes.
V
V
Complete com os tipos de solos:
a) as dimensões das partículas abrangem uma extensa faixa de valores, a curva granulométrica é suave
b) a maioria dos grãos possui, aproximadamente, a mesma dimensão. A curva apresenta alta declividade
c) faltam partículas com certas dimensões e suas curvas granulométricas apresentam trechos quase horizontais
a) Solos bem graduados
b) Solos uniformes e tb mal graduados
c) solos mal graduados
V ou F
( ) as deformações que ocorrem no solo são devidas às variações das tensões efetivas
( ) o aumento da poropressão resulta no aumento da tensão efetiva
( ) Em situações em que há um aumento da poropressão ocorre queda da resistência ao cisalhamento no solo
V
F -> σ’(pressão efetiva) = σ – u (poropressão) -> aumento da poropressão diminui a pressão efetiva
V -> a H2O diminui o atrito, na chuva ocorre a diminuição ao cisalhamento do solo ai ele pode romper
V ou F
( ) O ângulo de atrito interno de um solo é um parâmetro geotécnico que mede a resistência ao deslizamento entre as partículas do solo
( ) os carregamentos drenados são aqueles em que não há variação da poropressão. Por outro lado, nos carregamentos não drenados há há um aumento da poropressão
( ) Quanto menor a permeabilidade do solo, mais rápido ocorre a dissipação da poropressão.
V
V
F -> mais permeável = elimina o aumento de poropressão
V ou F
( ) carregamento drenados ocorrem geralmente em argilas e o não drenado em areia ou ou quando o carregamento ocorre muito rápido
( ) A máxima tensão cisalhante ocorre em planos que formam 45° com os planos principais
( ) É possível determinar, por meio do ensaio de granulometria a expansão de um solo
F -> está trocado, pouco permeável (argila) ou carregamento rápido = não drenado
V
F -> o ensaio q determina isso é o CBR
V ou F
( ) Quanto mais bem distribuída granulometricamente é uma areia, melhor o entrosamento entre as partículas e, consequentemente, maior o ângulo de atrito.
( ) a liquefação ocorre quando há a perda significativa da resistência de materiais granulares não coesivos, no qual o solo se comporta como líquido
( ) A capacidade dos solos de suportar cargas depende de sua resistência ao cisalhamento, que será igual ao valor da coesão se o ângulo de atrito for nulo.
V
V-> ocorre em areias e silte
V -> T= c’ + σ’. tgφ’
V ou F
( ) O adensamento consiste no fenômeno por meio do qual os recalques ocorrem com expulsão da água do interior dos vazios do solo, no decorrer do tempo, após o carregamento
( ) O ensaio edométrico visa a obtenção de parâmetros de compressibilidade e de adensamento, que podem ser utilizados na estimativa de recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, bem como da velocidade desses recalques.
V
V
V ou F
( ) a remoção da camada de solo mole e a sua substituição devem ser adotadas como principal solução até camadas c profundidade de 5 metros
( ) o adensamento pode ser classificados em adensamento inicial, primário e secundário
( ) Em solos argilosos, a resistência ao cisalhamento depende basicamente do atrito entre as partículas, enquanto nos arenosos ela depende não só do atrito entre partículas, como também da coesão do solo.
F -> até 3m só, depois devem ser utilizados métodos de estabilização
V
F -> tá trocado