Solo e suas Degradações Flashcards
O que é o solo?
Em agricultura e geologia, solo é a camada que recobre as rochas, sendo constituído de proporções e tipos variáveis de minerais (formados por intemperismo da rocha subjacente, húmus). Também se refere, de modo mais restrito, á camada onde é possível desenvolver-se a vida vegetal.
O solo é renovável?
Não, o solo é um recurso natural não renovável, formado por rochas intemperizadas, água, ar, matéria orgânica proveniente de vegetais, animais em decomposição e uma miríade de seres vivos.
O que são os horizontes do solo?
Como o intemperismo age de forma diferente nas rochas, surgem, no solo, estruturas e camadas de aspectos diferentes denominadas horizontes do solo. Tendo-se horizonte O, A, B, e C.
Quais são as fases dos horizontes do solo?
A primeira fase se baseia na formação inicial, já a segunda acontece a formação dos horizontes e a terceira já é o solo com horizontes formados; solo maduro.
Em que consiste os solos zonais?
São os solos que têm sua origem e formação associadas aos fatores climáticos. Ex: Tundra, e latossolos.
Em que consiste os solos intrazonais?
São os solos cuja formação não se relaciona aos fatores climáticos, e sim aos fatores locais, como composição mineralógica da rocha ou o excesso de água no perfil. Ex: solos hidromórficos
Em que consiste a classe do solo denominada ‘‘latossolo’’?
Latossolo tem suas principais características a inexistência de horizonte O superficial, horizonte A e espessura e concorrências líticas variadas e sobretudo, horizonte B latossólico rico em óxidos de ferro (os quais formam alguns tipos de latossolo vermelhos) e de alumínio (os quais formam tipos de latossolo amarelo).
Em que consiste a classe do solo denominada ‘‘loess’’?
Loess é um solo fértil de coloração amarela. É formado por sedimentos depositados pelo vento, ou seja, de origem eólica. Encontrado em parte da Europa (França e Países Baixos) e principalmente na China.
Em que consiste a classe do solo denominada ‘tchernoziom’’?
Tchernoziom é o solo mais fértil do mundo. Possui coloração escura e é rico em matéria orgânica (húmus). É um solo azonal, pois o principal fator de sua formação é a degradação da rocha matriz e não o clima. Encontrado em partes da Europa Central,
Estados Unidos, Canadá e nos pampas da Argentina.
Em que depende a textura do solo e em que os influenciam?
A textura do solo depende da proporção de areia, do silte, ou argila na sua composição. Isso influencia na taxa de infiltração da água, armazenamento da água, facilidade de mecanização e fertilidade do solo.
Em que consiste o tipo de solo arenoso?
Os solos arenosos têm boa aeração. Plantas e micro-organismos vivem com mais dificuldade, devido à pouca umidade. O solo arenoso possui teor de areia superior a 70%. Também possui argila e outros compostos em menor porcentagem. Mas como tem boa aeração não retém água. Esse solo é permeável, também é conhecido como neossolo.
Em que consiste o tipo de solo argiloso?
Os solos argilosos não são tão arejados, mas armazenam mais água. São menos permeáveis, a água passando mais lentamente ficando então armazenada. Alguns solos brasileiros mesmo tendo muita argila, apresentam grande permeabilidade.
Em que consiste o tipo de solo siltoso?
Os solos siltosos, com grande quantidade de silte, geralmente são muito erodíveis. O silte não se agrega como a argila e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.
Em que consiste o tipo de solo humífero?
O solo humífero apresenta uma quantidade maior de húmus em relação aos outros. É um solo geralmente fértil, ou seja, um solo onde os vegetais encontram melhores condições para desenvolverem. Possui cerca de 10% de humo em relação ao total de partículas sólidas. A presença de humo dá uma coloração, em geral, escura, contribui para sua capacidade de reter a água e sais minerais aumenta sua porosidade e aeração.
Em que consiste o tipo de solo calcário?
No solo calcário a quantidade de calcário é maior que em outros solos. Desse tipo de solo é retirado um pó branco ou amarelado, que pode ser utilizado na fertilização dos solos destinados á agricultura e á pecuária. Esse solo também fornece a matéria-prima para a fabricação de cal e do cimento.