SOCIOLOGIA_1ANO_CAP4-5-6_P2 Flashcards

1
Q

Como Émile Durkheim vê a sociedade? Qual era a sua teoria?

A

FUNCIONALISMO
Ele vê a sociedade como um um sistema complexo, onde as partes trabalham juntas, como um organismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Qual é o objeto de estudo de Durkheim? Explique-o citando suas características (4).

A

O objeto de estudo é o FATO SOCIAL.
É toda maneira de pensar, de sentir, regras, normas, valores, etc. que se manifestam na consciência coletiva, ou seja são as regras, crenças, etc. que vêm do coletivo, seguidos por toda a sociedade (ex. ter que comer com talher, ter usar roupa, ter que ter filho, não pode roubar, etc.).

Características
* **COERCITIVIDADE (COERÇÃO SOCIAL) ** - é IMPOSTO, molda a ação e o comportamento do indivíduo, o objetivo é manter a ordem e a coesão sociais.
* EXTERIORIDADE - vem de fora do indíviduo e independe de sua vontade, é determinado pelo COLETIVO
* GENERALIDADE - é imposto a TODOS
* ANTERIORIDADE - presente na vida ANTES mesmo da existência do indivíduo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual é a visão de Durkheim sobre a DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO?

A

Durkheim é do século XIX, quando a sociedade capitalista industrial estava se consolidando. Ele via o trabalho como um meio de coesão social e que sua função e divisão mudaram das sociedades pré-capitalistas para as capitalistas modernas. Ele chama essa coesão oriunda do trabalho de solidariedade e divide em 2 tipos:

  • SOLIDARIEDADE MECÂNICA - sociedade pré-capitalistas, quase não há divisão do trabalho, indivíduos são independentes no trabalho, mas se unem por conta da consciência coletiva (tradição, crenças e hábitos em comuns). FATOR DE COESÃO SOCIAL: TRADIÇÃO, CRENÇAS E VALORES EM COMUM.
  • SOLIDARIEDADE ORGÂNICA - sociedade capitalistas, alta divisão e especialização do trabalho, indivíduos são diferentes entre si, mas interpendentes no trabalho. Consciência coletiva mais enfraquecida, mas quanto mais complexa a sociedade, maior a divisão do trabalho (interdependência). FATOR DE COESÃO SOCIAL: DIVISÃO DO TRABALHO E INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS INDIVÍDUOS.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual é o objeto de estudo de Max Weber? Quais são os tipos desse objeto (4)?

A

AÇÃO SOCIAL
Busca entender o significado e a motivação do comportamento do indíviduo que tem impacto na sociedade. É o indivíduo metodológico.

Pode ser:
* AFETIVA - irracional, motivada pela emoção (escrever carta de amor, brigar porque ficou com raiva, etc.)
* TRADICIONAL - irracional, faz algo por conta dos costumes, hábitos e tradições coletivas (ex. fazer o sinal da cruz quando passa numa igreja, pedir a benção aos mais velhos)
* RACIONAL COM RELAÇÃO A VALORES - racional se relaciona a crenças e valores pessoais (seguir uma religião específica, gostar de um tipo de ritmo musical)
* RACIONAL COM RELAÇÃO A FINS - racional motivada para atingir um objetivo **(estudar para passar no vestibular, num concurso, juntar dinheiro para comprar algo, fazer dieta para emagrecer)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual ética se integra melhor ao capitalismo: a católica ou a protestante? Por quê?

A

ÉTICA PROTESTANTE, pois fornece as bases para o capitalismo, uma vez que no protestantismo (em espacial o calvinismo) o indivíduo se aproxima de Deus nas atividades cotidianas, na profissão, na vocação do indivíduo. O trabalho glorifica a Deus e é preciso acumular riquezas para alma ser salva.

Já, na ética católica, para se aproximar de Deus, o indíviduo deve se afastar do mundo, se isolar para contemplar a Deus. O trabalho é visto como castigo. As posições católicas são contrárias ao espírito do capitalismo, já que o capitalismo considera útil aquilo que dá lucro e tem resultados práticos e concretos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é o TIPO IDEAL para Weber?

A

É um modelo abstrato (não real), uma construção teórica que serve como referencial para analisar a realidade. É um “padrão ideal”, uma “utopia” teórica. É subjetivo e varia de pesquisador para pesquisador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Diferencie os objetos de estudo de Durkheim e de Weber.

A

Durkheim - FATO SOCIAL, que é coletivo e compreende as maneiras de agir, pensar e sentir que são externas e ao indivíduo, e que exercem coerção sobre ele.

Weber - AÇÃO SOCIAL, que é individual e compreende a ação do indíviduo que tem significado subjetivo para ele e que impacta a si mesmo e aos outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Explique o que significa para Weber a secularização da vida moderna e o desencantamento do mundo.

A

O desencantamento do mundo é o processo histórico de perda da magia e das explicações sobrenaturais para os fenômenos, sendo substituídas pela racionalidade e pela ciência. O mundo passa a ser visto como algo calculável e controlável pela razão, perdendo seu caráter misterioso e encantado.

A secularização da vida moderna é o processo pelo qual as esferas da vida social (política, economia, direito, ciência, moral) deixam de ser operados e justificados pela religião. A religião se retira da esfera pública e se torna mais uma questão de crença privada. (secular = não religioso)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual a relação entre indivíduo e sociedade para a Sociologia? Como se dá essa relação para Durkheim e Weber?

A

É uma relação de interpedência (“mão dupla”). Os indivíduos são aos mesmo tempo produtos e produtores da sociedade. Influenciamos o mundo ao nosso redor e somos influenciados por ele.

  • Durkheim - de fora para dentro (FATO SOCIAL)
  • Weber - de dentro para fora (AÇÃO SOCIAL)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é socialização e quais são suas etapas (2)? Como a socialização se dá na prática, por intermédio de quê?

A

É o processo de aprendizagem de como se comportar em sociedade, no qual vai se internacionalizando as normas, costumes e valores.

2 etapas:
1. SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA - acontece na infância na família e estabelece as bases essenciais. É marcada pelo alto grau de afetividade.
2. SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA - processo contínuo por toda a vida e abrange outros espaços como a escola, a igreja e o Estado.

A socialização se dá através dos GRUPOS e INSTITUIÇÕES SOCIAS. Eles são a “porta de entrada” para integração com a sociedade.

A CULTURA é o elemento unificador, pois ela constrói a IDENTIDADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Cite e explique 2 agentes socializadores importantes para o indivíduo.

A

FAMÍLIA
É o primeiro agente (célula mater da sociedade), responsável por transmitir valores, costumes e conhecimentos básicos.

ESCOLA
transmissão de conhecimento, valores éticos e morais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são os processos sociais básicos (4)?

A
  • ASSIMILAÇÃO - processo longo que gera uma solução permamente (incorporar algo de uma cultura em outra)
  • COOPERAÇÃO - ação comum em busca de um mesmo propósito (grupos diferentes se unirem para resolver um problema)
  • ACOMODAÇÃO - se adpatar a uma situação sem resolvê-la* (trégua numa guerra)*
  • COMPETIÇÃO - conflito aberto, disputa (vaga de emprego, disputa esportiva)
  • CONFLITO - atitude consciente e emocional, alto grau de tensão (eliminar um adversário - guerra)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Explique IDENTIDADE, PERSONALIDADE e PAPEL SOCIAL.

A

A IDENTIDADE foca no pertencimento social e na construção do “nós” (que se forma a partir das interações sociais e do pertencimento a grupos - família, trabalho, profissão…), enquanto a PERSONALIDADE se concentra nas características psicológicas individuais que formam o “eu”.

IDENTIDADE
Foca no “nós”. Leva em considerações as heranças materiais e socioculturais recebidas pelo indivíduo e que vão moldá-lo e ao mesmo tempo serão transformadas ao longo do tempo. A construção da identidade pode ser:
* IDENTIDADE LEGITIMADORA - baseada em valores, crenças e tradições culturais, introduzida por instituições dominantes na sociedade, que buscam expandir seu controle.
* IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA - marcada pela luta contra estruturas dominantes (indivíduos marginalizados - formação de comunidades)
* IDENTIDADE DE PROJETO - identidade construída por projetos pessoais, aspirações e trajetórias de vida. Mais fluida e individualizada.

PERSONALIDADE
Foca no “eu”. Depende de fatores internos, como a herança biológica, e externos, como o ambiente físico em que vivemos e as culturas com as quais temos contato.

PAPEL SOCIAL
conjunto de obrigações e expectativas relativas ao indivíduo em função do seu status social. O mesmo indivíduo pode ter vários papéis sociais (aluno, filho, pai, irmão, etc.).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é CULTURA e quais são os tipos (3)?

A

É o objeto de estudo da ANTROPOLOGIA e compreende tudo que é criado pelo humano, material ou imaterial, sendo transmitido e compartilhado pela sociedade (crenças, valores, costumes, hábitos, tradições, artes, etc.). Ela é MUTÁVEL, DINÂMICA e está em CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, sendo fundamental para a identidade coletiva de um grupo.

Pode ser
* CULTURA POPULAR - camadas mais amplas, pessoas comuns, ampla aceitação
* CULTURA ERUDITA - classes privilegiadas, mais exclusiva, elitizada, demanda certo nível de conhecimento formal
* CULTURA DE MASSA - larga escala, com intermédio dos meios de comunicação de massa (televisão, cinema, internet…) e objetivo comercial (entreter e lucrar)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é o DETERMINISMO BIOLÓGICO e GEOGRÁFICO?

A

DETERMINISMO BIOLÓGICO - conceito que busca justificar porque algumas etnias seriam superiores a outras, usando estereótipos (preconceitos) e argumentos pseudocientíficos (não tem comprovação biológica).

DETERMINISMO GEOGRÁFICO - a natureza determinaria a ação humana e o ** território seria fator para definir o poder entre as nações. Serviu ao imperialismo. (ex. pessoas que moram em clima quente são preguiçosas)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é o DARWINISMO SOCIAL? Quais são as consequências desse pensamento?

A

Herbert Spencer

Seria a aplicação do princípio de seleção natural de Darwin às sociedades. Seria o Evolucionismo Cultural, assim alguns sociedades seriam extintas. Traz as ideias de progresso e hieraquização racial.

Consequências: imperialismo, discriminações, preconceitos, ideias racistas, eugenista (melhoria da qualidade genética das sociedades - judeus no nazismo).

17
Q

O que defendia Edward Tylor?

A

ETNOCENTRISMO
Vem da ideia do Evolucionismo Cultural / Darwinismo Social. Ideia de “etnia no centro”.

Haveria sociedades mais cultas e civilizadas que outras e a humanidade e a cultura teriam estágios de evolução semelhantes à evolução das espécies. Apresenta uma visão de superioridade de uma etnia sobre outras, fomentando preconceitos e esteriótipos.

Esse conceito apoiava a ideia colonialista, o imperialismo. A Antropologia serviria como justificativa diplomática para as metrópoles imperialistas dominarem as colônias.

18
Q

O que defendia o Franz Boas?

A

RELATIVISMO
Defende o trabalho de campo, imergir nas culturas para conhecê-las. Considera legítima toda manifestação cultural. Não existem culturas superiores e superiores, são só culturas diferentes. Reconhece e respeita a diversidade, compreendendo que cada cultura deve ser entendida dentro do seu contexto, sem hierarquias de valor. Refere-se ao PARTICULARISMO HISTÓRICO e é uma resposta ao ETNOCENTRISMO.

19
Q

Qual a diferença entre ETNOCENTRISMO, APROPRIAÇÃO CULTURAL e ACULTURAÇÃO?

A

ETNOCENTRISMO
julgar outras culturas com base na própria - ideia de superioridade gerando preconceito

APROPRIAÇÃO CULTURAL
grupo dominante se apropria de uma cultura minoritária, de forma superficial e comercial, descontextualizando-a. É exploração e opressão cultural.

ACULTURAÇÃO
troca entre culturas diferentes resultando em incorporação de elementos da cultura diferente Pode ser de boa (intercâmbio cultural) ou mediante a força (imposição cultural).

20
Q

Por que deve-se pensar em culturaS?

A

Porque não existe cultura superior e inferior, nem uma cultura padrão. As culturas são diferentes. Não há como compará-las.