Sobre O IMA Flashcards
Legislação brasileira, a inspeção higiêncio-sanitária pode ser executada pelas esferas federal, estadual ou municipal:
Serviço de Inspeção Municipal - SIM: os produtos tem a limitação de comercialização dentro do município 🏙
Serviço de Inspeção Estadual - IMA: permite que os produtos sejam comercializados dentro do Estado.
Serviço de Inspeção Federal – SIF: possibilita a comercialização em todo o Brasil e o comérciointernacional. 🗺
EmMinas Gerais, compete ao IMA?
Registro e a inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos que processem carnes,pescado, leite, ovos e mel e seus derivados cuja comercialização ocorra dentro do Estado.
É FEITO?
fiscais agropecuários/médicos veterinários.
A inspeção higiênico-sanitária tem por objetivo?
Preservar a saúde pública permitindo que a população tenha acesso a alimentos seguros, diminuindo os riscos do contágio de doenças e de intoxicações alimentares.
A concessão do selo de registro no IMA, a inspeção e a fiscalização dos estabelecimentos compreendem um conjunto de atividades dentre as quais:
Análise de documentos para obtenção do registro;
Análise de projetos;
Vistorias nos establecimentos existentes, em construção ou áreas a serem construídos;
Registro dos estabelecimentos;
Registro dos produtos/ rótulos;
Inspeção higiênico-sanitária dos estabelecimentos;
Coleta de amostras para análises oficiais;
Interdição, suspensão, apreensão e destruição de alimentos impróprios para o consumo.
O SISBI POA. 🇧🇷
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi/POA reconhece que as inspeções e fiscalizações executadas por determinado serviço de inspeção, estadual ou municipal, equivalem àquelas executadas pelo Minsitério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
PNCEBT objetivo?
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal - PNCEBT - instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem o objetivo de reduzir a incidência e prevalência dessas doenças nos rebanhos bovinos e bubalinos e certificar um número significativo de propriedades livres ou monitoradas para brucelose e tuberculose.
Vacinação brucelose mg? E a certificação das propriedades?
O Programa introduziu medidas como a vacinação contra a brucelose em todo o território nacional e definiu estratégias para a certificação de propriedades livres ou monitoradas. A vacinação é obrigatória para as bezerras de 3 até 8 meses de idade. Já a certificação de propriedade livre de brucelose ou tuberculose é uma iniciativa voluntária.
Vacinação brucelose detalhes quem vacinar e procedimentos?
A vacinação contra a brucelose é obrigatória. Sempre que houver na propriedade fêmeas - bovinas ou bubalinas – com idade entre 3 e 8 meses de idade, todas devem ser vacinadas e marcadas no lado esquerdo da cara com o número final do ano de vacinação.
Os machos não são vacinados.
Quem pode 💉 as fêmeas conta brucelose?
E para adquirir as vacinas.
Vacina viva, somente o Médico Veterinário cadastrado no IMA ou vacinador auxiliar, treinado e sob a responsabilidade desse profissional, estão autorizados a aplicá-la.Pode ser adquirida exclusivamente com a apresentação do receituário emitido por Médico Veterinário cadastrado no IMA.
Declaração a vacinação de brucelose?
Para declarar a vacinação das bezerras, o produtor deve apresentar o atestado fornecido pelo Médico Veterinário em um dos escritórios seccionais do IMA.As propriedades irregulares com a vacinação estão sujeitas a penalidades e podem receber multa e ficam impedidas de emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA para transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas.
Tuberculose?
A tuberculose causada peloMycobacterium bovisé uma enfermidade incurável que acomete principalmente bovinos e bubalinos. Por ser uma zoonose, ou seja, pode também infectar o homem, é considerada de grande importância para a saúde pública.
Tuberculose características?
principal característica é o desenvolvimento de lesões nodulares em qualquer órgão ou tecido. Os principais sintomas aparecem no estágio final da doença. O animal perde peso, tem dificuldade respiratória, tosse seca e fraqueza geral levando a morte. Os animais se contaminam principalmente pela respiração, fezes, urina, pelo contato direto com animais doentes e pela ingestão de pastagem, água e alimentos contaminados.
Tuberculose em seres humanos?
Prevenção?
O homem pode ser contaminado por meio do contato com animais doentes, consumo de leite cru ou mal fervido e de carne e derivados malcozidos.
Não existe vacina e a melhor forma de prevenir a doença, é comprar somente animais com resultado negativo no teste da doença.
Brucelose agente etiológico?
Espécies afetadas?
Zoonose?
Sinais nos animais?
Transmissão?
A Brucelose é provocada pela bactériaBrucella abortuse ataca bovinos, bubalinos, suínos, equinos, caprinos e ovinos.
É uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida ao homem.
Nos animais causa: aborto, morte de bezerros recém-nascidos, diminuição do número de nascimentos, inchaço nas articulações. Nos machos, a inflamação dos testículos (orquite).
O contágio ocorre pela ingestão de pastagens ou águas contaminadas, pelo contato direto com placentas e fetos eliminados no parto ou aborto e pelo hábito das fêmeas lamberem seus bezerros recém-nascidos.
Brucelose nos homens?
Como a brucelose bovina é uma zoonose a doença no homem pode causar os seguintes sintomas: febre alta e intermitente, dor muscular e nas articulações.
Decreto nº 9.918, de 18/07/2019 queijo 🧀 artesanal?
diretrizes para concessão do Selo Arte pelo IMA, permitindo que os produtos artesanais de origem animal realizem o comércio interestadual, desde que estejam submetidos à inspeção sanitária.
Osprodutores de queijo precisam estar registrados no serviço de inspeção estadual, realizado pelo IMA, e cumprirem as normas de boas práticas agropecuárias eboas práticas defabricação artesanal.
Para ser considerado artesanal, os produtos deverão atender aos requisitos presentes no Decreto nº 9.918/2019, que são:
As matérias-primas de origem animal devem ser beneficiadas na propriedade onde se localiza a unidade de processamento ou tenham origem determinada;
A adoção de técnicas e utensílios predominantemente manuais em qualquer fase do processo produtivo, que tenha influência ou determine a qualidade e a natureza do produto final;
A adoção de boas práticas de fabricação com o propósito de garantir a produção de alimento seguro ao consumidor;
A adoção de boas práticas agropecuárias na unidade de produção de matéria-prima ou nas unidades de origem determinada, que contemplem sistemas de produção sustentáveis;
O produto final é de fabrico individualizado e genuíno, podendo existir variabilidade sensorial entre os lotes;
O uso de ingredientes industrializados é restrito ao mínimo necessário, não sendo permitida a adoção de corantes, aromatizantes e demais aditivos considerados cosméticos; e
O processamento é feito, prioritariamente, a partir de receita tradicional, que envolva técnicas e conhecimentos de domínio dos manipuladores.
Art. 3º O processo de fabricação do QMA se desenvolverá com a observância das seguintes fases:
I) Filtração;
II) adição de fermento natural e coalho;
III) coagulação;
IV) corte da coalhada;
V) mexedura;
VI) dessoragem;
VII) enformagem;
VIII) prensagem;
IX) salga seca;
Art. 4º Permite-se a fabricação de Queijo Minas Artesanal, maturado pelo tempo mínimo indicado por
pesquisa cientifica nas microrregiões definidas e para as demais regiões do Estado, caracterizadas ou não
como produtora de QMA.
§ 1º Fica definido o período de maturação do queijo Minas Artesanal como mínimo de 14 (quatorze) dias
para a microrregião de Araxá,
mínimo de 17 (dezessete) dias para a microrregião do Serro,
e para as demais regiões do Estado, caracterizadas ou não como produtora de QMA, o período mínimo de maturação será de 22 (vinte e dois) dias ou pelo maior período especificado em estudos científicos.
§ 2º A maturação deve ser realizada a temperatura ambiente ou em ambiente climatizado, sob temperatura
de 12 a 18ºC.
§ 3º Após sofrer o período de maturação mínimo exigido o queijo poderá ser refrigerado por temperaturas
inferiores a 10ºC.