SNA Flashcards
Quais as principais diferenças entre o SNA simpático e parassimpático?
Os corpos dos neurônios pré-ganglionares no simpático emerge de T1-L2 (toracolombar) e no parassimpático craniossacral (tronco encefálico e S2-S4)
O corpo do neurônio pós-ganglionar no simpático está longe das vísceras e o parassimpático perto ou dentro
O axônio pré-ganglionar no simpático é curto e parassimpático é longo
Os neurotransmissores das fibras pré-ganglionares dos dois são Ach, já os neurotransmissores das fibras pós-ganglionares do simpático é a noradrenalina e do parassimpático a Ach.
OBS: nas glândulas sudoríparas e vasculatura dos músculos estriados esqueléticos, apesar de simpáticas são colinérgicas.
O que é o tronco simpático? Quais os seus gânglios?
O tronco simpático é uma cadeia de gânglios paravertebrais (se dispõem de cada lado da coluna em toda sua extensão) que são unidos por ramos interganglionares e se estende da base do crânio ao cóccix onde termina unindo-se ao lado oposto. Seus gânglios são: Cervical (superior, médio e inferior) Torácico (10 - 12) Lombar (4) Sacral (4 - 5) Coccígeo (ímpar) OBS: geralmente o cervical inferior está unido com o 1º torácico - gânglio cervicotorácico ou estrelado.
Quais são os nervos esplâncnicos? Onde fazem sinapse?
N. esplâncnico maior (T5-T9) N. esplâncnico menor (T10-T11) N. esplâncnico imo (T11-T12) N. esplâncnicos lombares (L1-L4) N. esplâncnicos sacrais (S1-S2). Fazem sinapse nos gânglios pré-vertebrais.
Quais os gânglios pré-vertebrais?
2 gânglios celíacos
2 gânglios aórticos-renais
1 gânglio mesentérico superior
1 gânglio mesentérico inferior
Quais o trajeto das fibras simpáticas?
As fibras pré-ganglionares podem fazer sinapse com um gânglio paravertebral de mesmo nível, com um de outro nível (acima ou abaixo) ou sinapse em um gânglio pré-vertebral.
As fibras pós-ganglionares podem chegar ao alvo podem chegar por intermédio de um nervo espinal, por um nervo independente (liga diretamente o gânglio à víscera) ou por intermédio de uma artéria (plexos arteriais).
Qual a localização das fibras pré-ganglionares parassimpáticas? Qual a origem dos neurônios pós-ganglionares? E o órgão inervado?
Componente craniano:
Origem nos núcleos dos nervos cranianos.
NC III -> gânglio ciliar e inerva m. esfíncter da pupila e ciliar
NC VII -> gânglio submandibular e inerva as glândulas submandibular e sublingual; faz conexão também com o gânglio pteriogopalatino inervando a glândula lacrimal.
NC IX -> gânglio óptico inervando a parótida
NC X -> gânglios nas vísceras torácicas e abdominais inervando as vísceras dessa região.
Componente sacral:
Segmentos medulares de S2-S4, as fibras pré-ganglionares formam os n. esplâncnicos pélvicos.
O que são plexos viscerais? Quais são?
É um emaranhado de fibras pré e pós-ganglionares simpáticas e parassimpáticas, além de gânglios simpáticos e parassimpáticos e fibras viscerais aferentes.
São eles: plexo cardíaco, plexo pulmonar e esofágico. Plexo celíaco, entéricos, mioentéricos (Auerbach) e submucoso (Meissner). Plexo hipogástrico superior e inferior.