Sistemas De Memoria Flashcards
Definição de Sistemas de Memória
Os sistemas de memória são conjuntos distintos de processos que operam para armazenar, codificar e recuperar informações. A sua identificação é influenciada tanto por aspetos neurocientificos como psicológicos.
Relação entre psicologia cognitiva, neurociência cognitiva e neurociência comportamental
A Psicologia Cognitiva estuda processos mentais humanos enquanto a Neurociência Cognitiva investiga os mecanismos cerebrais subjacentes a esses processos. Por sua vez, a neurociência comportamental estuda os mecanismos cerebrais subjacentes ao comportamento animal.
Quais são as diferenças entre perspectiva unitária e sistemas múltiplos?
A perspetiva unitária trata a memória como um único sistema, enquanto a perspetiva de sistemas múltiplos sugere que não não há uma representação única de um evento na memória, e sim múltiplos sistemas que interagem para criar uma representação completa da memória.
Quais são os 5 sistemas de memória propostos?
Procedimental, Representações Percetivas, Memória Primária, Memória Semântica e Memória Episódica.
Perspetiva Unitária da Memória
Abordagem que considera a memória como um sistema único, sugerindo que diferentes aspetos de um evento são armazenados e recuperados de forma integrada no cérebro. A memória de Curto prazo e longo prazo são vistos como um único sistema.
Quais são as principais críticas da perspetiva Unitária?
Sao 3: Simplificação de processos complexos da memória, Falta de distinção clara entre memória de curto prazo e longo prazo, e a ignorância da taxa de decaimento das mesmas.
Sistemas Múltiplos de Memória
Abordagem que sugere que a memória é composta por vários sistemas distintos, cada um responsável por diferentes aspetos do armazenamento, codificação e recuperação das informações. As informações nesta abordagem são armazenadas em diferentes locais de armazenamento independentes.
Problemas da Perspetiva dos sistemas múltiplos
São 4: Desacordo sobre quais são os sistemas de memória e como é que eles devem ser definidos; complexidade e sobreposição dos sistemas; variação individual da memória entre as pessoas; e a evolução contínua da neuropsicologia (leva a reformulações)
O que sugerem Schacter e Tulving?
Eles propuseram a Teoria dos Sistemas de Memória, dizendo que os mesmos não são apenas processos específicos (como codificar e armazenar) mas sim uma maneira de entender como é que a memória funciona em diferentes situações.
Quais são as 4 propriedades para a distinção de sistemas de memória, propostos por Schacter e Sherry?
1- dissociações funcionais (1 variável independente de um sistema não deve afetar outra que envolve outro sistema);
2- Bases Neurais Distintas (cada sistema de memória está localizado em regiões cerebrais diferentes);
3- Independência Estocastica (o desempenho numa tarefa que envolve um sistema de memória não deve influenciar o desempenho de uma tarefa que envolva outro sistema);
4- Incompatibilidade Funcional (a função desempenhada por um sistema não deve ser realizada por outro sistema).
O que são Dissociações?
Sao situações em que uma variável independente tem efeitos diferentes em tarefas que envolvem sistemas diferentes. É uma técnica experimental usada para identificar sistemas de memória separados ou diferentes.
Quantas dissociações existem? Elabora
Existem 2: dissociações únicas (quando uma situação afeta mais uma parte do nosso cérebro, mas não afeta outra) e dissociações duplas (quando duas lesões causam efeitos opostos no cérebro).
Definição de memória Procedimental:
Memória relacionada com habilidades motoras e aprendizagem de habilidades automáticas.
Definição de Representações Percetivas:
Memória relacionada com o reconhecimento e processamento de informações percetivas e sensoriais. (Forma, cor, sabor, cheiro)
Definição de Memória Primária:
Memória relacionada com a capacidade de reter e manipular informações temporariamente. (M. Visual e auditiva de curto prazo)