Sistemas De Memoria Flashcards
Definição de Sistemas de Memória
Os sistemas de memória são conjuntos distintos de processos que operam para armazenar, codificar e recuperar informações. A sua identificação é influenciada tanto por aspetos neurocientificos como psicológicos.
Relação entre psicologia cognitiva, neurociência cognitiva e neurociência comportamental
A Psicologia Cognitiva estuda processos mentais humanos enquanto a Neurociência Cognitiva investiga os mecanismos cerebrais subjacentes a esses processos. Por sua vez, a neurociência comportamental estuda os mecanismos cerebrais subjacentes ao comportamento animal.
Quais são as diferenças entre perspectiva unitária e sistemas múltiplos?
A perspetiva unitária trata a memória como um único sistema, enquanto a perspetiva de sistemas múltiplos sugere que não não há uma representação única de um evento na memória, e sim múltiplos sistemas que interagem para criar uma representação completa da memória.
Quais são os 5 sistemas de memória propostos?
Procedimental, Representações Percetivas, Memória Primária, Memória Semântica e Memória Episódica.
Perspetiva Unitária da Memória
Abordagem que considera a memória como um sistema único, sugerindo que diferentes aspetos de um evento são armazenados e recuperados de forma integrada no cérebro. A memória de Curto prazo e longo prazo são vistos como um único sistema.
Quais são as principais críticas da perspetiva Unitária?
Sao 3: Simplificação de processos complexos da memória, Falta de distinção clara entre memória de curto prazo e longo prazo, e a ignorância da taxa de decaimento das mesmas.
Sistemas Múltiplos de Memória
Abordagem que sugere que a memória é composta por vários sistemas distintos, cada um responsável por diferentes aspetos do armazenamento, codificação e recuperação das informações. As informações nesta abordagem são armazenadas em diferentes locais de armazenamento independentes.
Problemas da Perspetiva dos sistemas múltiplos
São 4: Desacordo sobre quais são os sistemas de memória e como é que eles devem ser definidos; complexidade e sobreposição dos sistemas; variação individual da memória entre as pessoas; e a evolução contínua da neuropsicologia (leva a reformulações)
O que sugerem Schacter e Tulving?
Eles propuseram a Teoria dos Sistemas de Memória, dizendo que os mesmos não são apenas processos específicos (como codificar e armazenar) mas sim uma maneira de entender como é que a memória funciona em diferentes situações.
Quais são as 4 propriedades para a distinção de sistemas de memória, propostos por Schacter e Sherry?
1- dissociações funcionais (1 variável independente de um sistema não deve afetar outra que envolve outro sistema);
2- Bases Neurais Distintas (cada sistema de memória está localizado em regiões cerebrais diferentes);
3- Independência Estocastica (o desempenho numa tarefa que envolve um sistema de memória não deve influenciar o desempenho de uma tarefa que envolva outro sistema);
4- Incompatibilidade Funcional (a função desempenhada por um sistema não deve ser realizada por outro sistema).
O que são Dissociações?
Sao situações em que uma variável independente tem efeitos diferentes em tarefas que envolvem sistemas diferentes. É uma técnica experimental usada para identificar sistemas de memória separados ou diferentes.
Quantas dissociações existem? Elabora
Existem 2: dissociações únicas (quando uma situação afeta mais uma parte do nosso cérebro, mas não afeta outra) e dissociações duplas (quando duas lesões causam efeitos opostos no cérebro).
Definição de memória Procedimental:
Memória relacionada com habilidades motoras e aprendizagem de habilidades automáticas.
Definição de Representações Percetivas:
Memória relacionada com o reconhecimento e processamento de informações percetivas e sensoriais. (Forma, cor, sabor, cheiro)
Definição de Memória Primária:
Memória relacionada com a capacidade de reter e manipular informações temporariamente. (M. Visual e auditiva de curto prazo)
Definição de sistema semântico:
Memória relacionada com o conhecimento geral, e factos sobre o mundo.
Definição de memória episódica:
Memória relacionada com a recordação de eventos e experiências pessoais contextualizadas no tempo e espaço.
Quais são os principais problemas da perspetiva de sistemas múltiplos?
1- falta de critérios claro; 2-dissociações entre evocação e reconhecimento; 3- falta de correlações entre desempenho; 4- incompatibilidade funcional.
O que são efeitos paralelos?
Tulving e Schacter destacam a existência de similaridades entre tarefas que se encontram depender de sistemas de memória diferentes.
Efeito paralelos: mesmo ao usar diferentes tipos de memória para diferentes tarefas é possível observar algumas semelhanças entre elas.
O que é a (MMSS) teoria dos subsistemas múltiplos da memória?
Proposta por Sherman et Al. a MMSS desafia a visão tradicional de memória como sendo organizada em áreas cerebrais diferentes. Eles sugerem que uma região específica do cérebro pode ajudar em várias funções da memória através de subestruturas.
Quais são os 2 princípios da MMSS?
1- diferentes tipos de memória podem partilhar a mesma parte do cérebro; 2- o mesmo tipo de memória pode ser suportada por diferentes áreas no cérebro.
O que é estriado?
Região específica do cérebro (sistema basal ganglionar) que desempenha um papel crucial no controlo de movimentos e aprendizagem associativa.
Qual é a implicação das descobertas sobre a cognição basal?
A cognição basal desafia a visão tradicional da cognição como um processo exclusivamente cerebral. Ela descobriu que diversas formas de vida podem processar e armazenar informações.