Sistema visual Flashcards
Como é constituido o sistema visual ?
O sistema visual inclui os olhos, estruturas acessórias e nervos, feixes e vias óticas.
As estruturas acessórias, como as sobrancelhas, pálpebras, pestanas e glândulas lacrimais, ajudam a proteger os olhos da luz direta do sol e das partículas agressivas.
O canto interno da palpebra contem o que ?
O canto interno contém uma pequena elevação rosa-avermelhada chamada a carúncula lacrimal, que contém algumas glândulas sebáceas e sudoríparas modificadas.
Quais são as 5 camadas de tecido das palpebras ?
Uma delgada camada tegumentar na superfecie anterior; Fina camada de tecido conjuntivo areolar; Camada de musculo esqueletico constituida pelos musculos orbicular do olho e levantador da palpebra superior; Camada de tecido conjuntivo denso chamado tarso ( ajuda a manter a forma da palpebra ); Conjuntiva palpebral ( forra a superficie posterior da palpebra, recobrindo, em seguida, a porção anterior do globo ocular
O que são as glandulas meibonianas ?
As glândulas meibonianas são glândulas sebáceas perto da margem interior das pálpebras e produzem sebo que lubrifica as pálpebras e impede que as lagrimas passem a sua margem.
O que é a conjuntiva ?
A conjuntiva é uma mucosa fina e transparente. A conjuntiva palpebral cobre a superfície posterior da pálpebra e a conjuntiva bulbar cobre a superfície anterior do olho. Os pontos onde se encontram as conjuntivas palpebral e bulbar são os fórnices conjuntivais superior e inferior.
O que é o aparelho lacrimal ?
O aparelho lacrimal consiste numa glândula lacrimal situada na porção súpero-externa da orbita e num canal lacrimo-nasal que começa na região ínfero-interna da orbita. A glândula lacrimal é inervada por fibras parassimpáticas do nervo fácil.
Como são produzidas as lagrimas ?
As lagrimas são produzidas constantemente pela glândula e destinam-se a humedecer a superfície do olho, lubrificar as pálpebras se arrastar objetos estranhos, de forma a facilitar a sua expulsão.
O que acontece ao excesso de liquido produzido eplas glandulas lacrimais ?
A maior parte evapora-se da superfície do olho, mas o excesso é recolhido no canto interno do olho pelo ducto/canal lacrimal. A abertura de cada canal lacrimal chama-se ponto lacrimal. Cada um destes pontos localiza-se numa pequena protuberância chamada papila lacrimal. O canal lacrimal abre num saco lacrimal, que, por sua vez, se prolonga no canal lacrimo-nasal.
Quais são os musculos extrinsecos do olho que movimentam os globos oculares ?
São 6 musculos no total. Quatro destes músculos dispõem-se aproximadamente, em direção ântero-posterior. São os retos superior, inferior, interna e externo. Outros dois, os oblíquos superior e inferior, formam um angulo com o globo ocular.
Por que nervo são enervados os musculos extrinsecos do olho ?
O músculo obliquo superior é enervado pelo nervo patético
O reto externo é inervado pelo oculomotor externo
Os outros quatro músculos extrínsecos do olho são inervados pelo oculomotor comum.
Quais sao as camadas do olho ?
O olho é constituido por 3 camadas tunica fibrosa - esclerotica - cornea tunica coroideia - corpo ciliar - iris tunica nervosa - retina
O que é a esclerotica ?
A esclerótica é a camada externa e posterior do olho. Consiste em tecido conjuntivo colagénico denso com fibras elásticas.
funções :
Ajuda a manter a forma do olho
Protege as suas estruturas internas
Constitui um ponto de inserção para os músculos que movem o olho.
A esclerótica continua-se anteriormente com a córnea
O que é a cornea ?
- É uma estrutura avascular e transparente que permite a entrada da luz no olho. A luz, ao passar pela córnea, muda de direção, isto é, refrata-se.
- A córnea faz parte do sistema de focagem do olho. Constituída por uma matriz de tecido conjuntivo que contém colagénio, fibras elásticas e proteoglicanos. -Com uma camada de epitélio pavimentoso estratificado que cobre a superfície exterior e uma camada de epitélio pavimentoso simples na superfície anterior.
O que é a tunica coroideia ?
Contém a maior parte dos seus vasos sanguíneos.
As suas artérias derivam de numerosas artérias chamadas artérias ciliares curtas, que penetram na esclerótica num circulo em torno do pavilhão ótico. Estas artérias são ramos da artéria oftálmica que, por sua vez, é um ramo da artéria carótida interna.
O que é o corpo ciliar ?
O corpo ciliar contém músculos lisos chamados músculos ciliares, que funcionam como um esfíncter e a sua contração pode modificar a forma do cristalino.