Sistema Urinario( Excretor- Alguns Autores Colocam Urinario E Respiratorio Como Excretor) Flashcards
O que são excretas e quais seus tipos?
Excretas são resíduos metabólicos do meio intracelular.
Amônia: tóxica, solúvel em água, muita água para ser eliminada, amoniotelicos, animais aquáticos.
Ureia: mediana na toxicidade, mediana na solubilidade em água, mediana na necessidade de água para ser eliminada, ureotelicos, animais terrestres( úmido ), humano e o TUBARÃO
Ácido úrico: não é tóxico, insolúvel em água, sem água para ser eliminado, uricotélicos, animais terrestres( seco ) e ovíparos( pelo menos durante a fase de ovo, pois outro tipo de excreta dentro do ovo seria suicidio )
Órgãos do sistema urinário ?
Rim: filtração do sangue e produção da urina
Pelve renal: recebe a urina dos rins
Ureteres: conduzem a urina até a bexiga urinária
Bexiga urinária: armazenam a urina
Uretra: elimina a urina
Como é feita a filtração?
O sangue a ser filtrado( rico e sujo ) entra no corpúsculo renal, onde é filtrado, através da arteríola aferente. No corpúsculo renal( cápsula de bowman + glomérulo renal) o sangue é filtrado e sai pela arteríola eferente, porém, é formado o filtrado glomerular( muito semelhante ao plasma- com exceção das proteínas( grande ) e lipídeos( insolúvel ) ) que além das excretas possui elementos importantes ao sangue( sais, h2o, vitaminas, aminoácidos, glicose). Nesse sentido, ao longo do néfron( unidade morfofuncional do rim) são devolvidos tais elementos( 100% da glicose, vitaminas e sais mineiras por transporte ativo; parte da água e sais; Na+), além disso, caso sobre alguma excreta no sangue ela é transportada ativamente para o néfron. Desse modo, um sangue rico e limpo é devolvido ao corpo, enquanto no túbulo coletor é formada a urina( sais, excretas e água ).
Ação hormonal?
ADH( antidiurético ou vasopressina): prod pelo hipotálamo e liberado pela neuro hipófise; efeito hipertensivo; reabsorção de parte da água do túbulo contornado distal e do túbulo coletor; inibido pelo álcool
Aldosterona: efeito hipertensivo; reabsorve sódio do túbulo contornado distal; baixo sódio e água- rim- renina( proteína )- angiotensinogênio( inativo) é ativado pela renina - suprarrenais- aldosterona- reab de sódio. Indiretamente resolve a agua( osmose ); é produzido pelas suprarrenais( adrenais)
PNA( peptídeo natriurético atrial): produzido pelas células atriais( coração ); efeito hipotensivo; ação diurética( aumenta a água eliminada pela urina )
Ciclo da ornitina
Lembrar que são trocadas duas tóxicas( amônia ) por uma menos tóxica( ureia )
Ornitina- citrulina- arginina
Coloração da urina ?
Hemácias velhas são degradadas no fígado e baço pelos macrófagos( em um projeto denominado hemocatarese). Nesse sentido, essas hemácias são utilizadas para formar a bilirrubina, composto responsável pela formação dos sais biliares, os quais são lançados no intestino e em contato com bactérias transformam-se no urobilinogenio. 20% dele é dividido, o qual maior parte vai para o rim( onde oxida e torna-se urobilina, que é amarela ), enquanto a menor parte volta para produzir mais bile. Além disso, 80% fica no intestino, local onde tem o contato com mais bactérias, transformando-se em fezes( estercobilina, que é marrom).
Observações ?
Lembrar da uremia fisiológica no tubarão( guarda ureia para manter o eq da concentração ).
Lembrar dos animais: estenoalinos- não suportam variação de concentração
Eurialinos- suportam variação da concentração( anádromos- vivem no mar, desovam no rio; catádromos- vivem no rio, desovam no mar )