Sistema Respiratório Inferior Flashcards
Quais as possíveis causas de pneumonia?
Aspiração de leite, aspiração de mecônio, infecções bacterianas e virais, micoplasma, fungos, laringopatias, associação com endotoxemia e sepse.
Quais os sinais clínicos típicos de pneumonia? E se tiver associada a um quadro de endotoxemia?
São sinais como tosse, secreção nasal, inapetência, anorexia… Se houver demora clínica para atendimento, chega a um quadro de endotoxemia, no qual os sinais clínicos iniciais serão aumento de temperatura, FC, FR, TPC (apresentará halo cianótico, muito característico de desidratação). Já se a endotoxemia for severa, haverá queda de temperatura, extremidades frias, sudorese, pulso fraco e rápido (hipotensão)…
Como diagnosticar a pneumonia?
Através de RX, onde se verá área pulmonar reduzida e radiopaca. Na auscultação, onde se ausultará estertor pulmonar e crepitação nos sons expiratórios e inspiratórios. Na auscultação da trauquéia se escuta estertores crepitantes. Na percussão, o som fica mais maciço. Na endoscopia poderá haver espuma na traqueia, vinda do pulmão. Os achados laboratoriais poderão mostrar leucocitose por neutrofilia, hiperfibrinogenemia, aumento das proteínas plasmáticas em caso de edema. Também pode-se fazer um lavado traqueobronquial.
Qual o tratamento para pneumonia?
Fluidoterapia (no caso de endotoxemia principalmente), antibioticoterapia de amplo espectro e depois direcionada, neutralização de endotoxinas com polimixina B, no caso de edema pulmonar diurético (furosemida), no caso de CID faz heparina ou AAs, alem disso deve-se deixar o cavalo em ambiente limpo, arejado e protegido e omeprazol para proteção gástrica.
O que espero encontrar nos exames de pneumonia causada por micoplasma? Como tratar?
O leucograma pode apresentar-se normal, mas haverão IG contra mycoplasma 1:64. O trataento consiste em tetraciclina para melhora clínica.
Com relação a pleuropneumonia, no que ela difere da pneumonia?
Na pleuropneumonia, há acúmulo de exsudato no espaço pleural. Seus sinais clínicos são os mesmos, mas a descarga nasal pode ser de vermelho a marrom escuro, além de apresentar dor pleural. Na auscultação pulmonar pode-se escutar silêncio, pois está tomado de líquido. O tratamento é o mesmo da pneumonia, mas com drenagem torácica.
O que é a ASMA / ORVA? Qual a principal causa da doença?
É a inflamação das vias aéreas, que acomete principalmente atletas, gerando broncoespasmo. Sua principal causa é FUNGICA.
Quais os principais sinais clínicos para uma suspeita de ASMA?
Principalmente queda de performance durante ou após exercícios, tosse e secreção. Também espirros durante exercícios e muco espessado.
Como podemos realizar o diagnóstico de asma?
Através do lavado broncoalveolar, citologia, onde se deve encontrar células polimorfonucleadas, macrófagos, neutrófilos e células de curshmann (patognomonicas). Na endoscopia pode-se ver edema, espuma e secreção na região das carinas.
Qual o tratamento indicado para asma?
Profilaxia de exposição (melhorar as condições do ambiente para reduzir a exposição a alergenos), corticóides inalados, como beclometasona, associados à broncodilatadores, como formoterol e prometo de glicopirrônio.
Quais os sinais clínicos de hemorragia pulmonar induzida por exercício?
Pode ocorrer sangramento nasal, apesar de ser baixo, desconforto respiratório, deglutição em movimento, tosse, engasgamento, aumento FR.
Como realizar o diagnóstico de HPIE?
Deve ser realizada a endoscopia de 30 a 90 min após o exercício e lavado broncoalveolar, o qual apresentará hemosiderófagos. Nos exames laboratoriais, eles poderão estar normais, mas poderá haver tempo de coagulação aumentdo.
Qual o tratamento para HPIE?
Uso de furosemida 4h antes de competições como tratamento preventivo.