Sistema Respiratório Flashcards
O que é mormo? quais seus sinais clínicios?
causado pela bactéria Burkholderia mallei, é uma infecção do trato respiratório, é uma zoonose, os sinais clínicos são nódulos piogranulomatosos da mucosa nasal que podem romper, secreção nasal, abcessos na cavidade nasal e ulcerações, lesão cicatricial em forma de estrela.
o que é IBR? qual o agente causador e as outras sindromes que esse agente causa?
inflamação das mucosas nasais, causada pelo Herpesvírus Bovino tipo 1, esse virus causa outras sindromes como: vulvovaginite, aborto, balanospostite, meningoencefalite.
Quais são as doenças dos caninos que afeta o trato respiratório?
Vírus da cinomose (respiratório, gastro e neurológico), Adenovírus tipo 1 e 2, vírus da parainfluenza, reovírus canino, herpesvírus canio.
Quais doenças dos felinos acomete o trato respiratório? qual seu agente? e os principais sinais clínicos?
Rinotraqueíte viral felina, causada por herpesvírus felino tipo 1, causa corrimentos oculonasais, rinite e conjutivite acontuadas.
calicivirose felina, causada pelo calicivírus, e causa corrimentos nasais, rinite, conjutivite e estomatite ulcerativa acentuada.
clamidiose felina, causada por clamydia psittaci felis, causa rinite e conjutivite discretas e pneumonia transitória.
o que é complexo gengivite, estomatite, linfoplasmóciticos?
são lesões ulcerativas da cavidade oral que quando observado microscópicamente há a presença de linfócitos e plasmócitos, é uma doença autoimune e é um diagnóstico diferenncial para calicivirose quando apresentar estomatite.
o que é oestrose? e quais seus sinias clínicos?
é causada por um parasíta chamado oestrus ovis, apresentam uma lesão grande no ulfa, por ficarem se batendo pra tentar tirar a larva dentro do nariz
quais são as principais neoplasias do trato respiratório?
carcinoma e adenocarcinoma são os principais porem tbm tem TVT em cão, fibrosarcoma, osteosarcoma, hemangiosarcoma
Quais são as anomalias congênitas da faringe, laringe e traquéia?
síndrome das passagens aéreas dos braquicefálicos, hipoplasia da epiglote, cistos subepiglóticos e faringeanos, agenesia e hipoplasia de traquéia, colapso da traquéia
o que a síndrome das passagens aéreas dos braquicefálicos? e quais suas principais alterações
esses cães braquicefálicos tem facilidade de desenvolver entermação que é a alteração que o animal vasodilata bastante, e causa choque e morre.
outras alterações são: estenose das narinas, palato mole alongado, hipoplasia traqueal, estresse por calor.
o que é hipoplasia da epiglote? Qual a consequência disso? Em quais espécies acontece?
é caracterizada pela redução no tamanho da epiglote, com consequente obstrução das vias aéreas, intolerância ao exercício, ruídos respiratórios e tosse. essa anomalia ocorre em equinos e suinos, e cães braquicefálicos esta associado a um deslocamento do palato mole.
Qual é a doença degenerativa da laringe?
Hemiplegia (paralisia) laríngea dos equinos: ronqueira observada durante o exercício devido á paralisia dos músculos cricoaritenoide dorsal lateral esquerdo.
macroscópicamente o músculo laringeano fica pálido e menor que o normal, microscópicamente as fibras musculares com lesão atrofica.
quais são os distúrbios circulatórios da faringe, laringe e traquéia?
hemorragia laringeana e traqueal, e edema laringeano e traqueal.
O que é hemorragia laringeana e traqueal?
ocorrem como petéquias em septicemias ou podem ser vistas em abatedouros (bovinos e suínos). Dispneia grave antes da morte pode causar congestão e hemorragias da mucosa da traquéia. Tais hemorragias devem ser diferenciadas da embebição hemoflobínica postmortem.
O que é edema de laringe (edema de Reinke)? e quais suas causas?
achado comum na inflamação aguda, causa potencial de obstrução do orifício laringeano e asfixia. Causas: doença do edema em suíno, pneumonia intersticial em bovinos e como resultado de trauma, inalação e gases irritantes (fumaça), alergia ou anafilaxia sistêmica. macroscópicamente é encontrado paredes da laringe tumefeitas e mucosa espessada e edematosa.
Quais são as inflamações da faringe, laringe e traquéia?
faringite, laringite e traqueíte, hiperplasia linfóide da faringe em equinos, inflamação das bolsas guturais, laringite necrótica, úlceras laríngeanas de contato, traqueobronquite infecciosa dos cães.
O que causa hiperplasia linfóide da faringe em equinos? acomete quais idades?
obstrução parcial do fluxo de ar no sistema respiratório. acomete equinos de 2-3 anos. proliferação de linfócitos na faringe.
o que é encontrado macro e microscópicamente na hiperplasia linfóide da faringe?
macroscópicamente: focos brancos de tamanhos variáveis localizadosna porção dorsolateral da faringe até as aberturas das bolsas guturais e o palato mole.
microscópicamente: hiperplasia dos nódulos linfóides.
o que causa a micose da inflamação das bolsas guturais?
micose das bolsas guturais: cavalos estabulados e é causada por Aspergillus fumigatus. usualmente unilateral e começa pela inalação de esporos em feno mofado.
o que é encontrado macro e microscópicamente na inflamação das bolsas guturais?
macroscópicamente: bolsas recobertas por exsudato fibrinonecrótico. microscópicamente: necrose acentuada e inflamação da mucosa e sub-mucosa.
o que causa o empiema das bolsas guturais? Como é caracterizado clinicamente?
sequela de inflamação supurativa da cavidade nasal (streptococcus equi - garrotilho). clinicamente caracterizado por corrimento nasal, linfonodos infartados, parotite, disfagia e distúrbios respiratórios. em casos graves tem exsudato purulento.