Sistema Respiratório Flashcards
Quais os componentes da Nasofaringe e quais suas funções?
A nasofaringe tem um istmo que conectada a boca ao nariz, permitindo a respiração oral e nasal, além disso, a nasofaringe contém massas de tecido linfoide (as tonsilas faríngeas ou adenoides), as quais são responsáveis pelo combate à infecções. Ademais, a nasofaringe está conectada à cavidade da orelha média através da trompa de eustáquio, responsável que auxilia na equalização da pressão do ouvido à pressão atmosférica e, assim, constitui uma drenagem do fluido linfático entre a garganta, nariz e orelhas. Essa rede de estruturas combatem infecções, mas também são local comum para infecções na cabeça.
Quais são as delimitações da faringe?
A nasofaringe se separa da orofaringe pelo palato mole, a orofaringe termina na epiglote e a laringofaringe começa na epiglote e termina no esôfago.
Quem recobre as cordas vocais durante a deglutição?
A epiglote e a cartilagem aritenoidea.
A epiglote e a cartilagem aritenoidea contribuem ao quê?
Contribuem para previnir a aspiração de alimentos e líquidos para o trato respiratório inferior.
Quais subdivisões do pulmão?
O pulmão direito se localiza no hemitórax direito e possui 3 lobos separados por fissuras interlobulares uma oblíquae outra horizontal, superior, médio e inferior. O pulmão esquerdo localiza-se no hemitórax esquerdo e possui dois lobos, o superior com a língula e o inferior. Divididos por uma fissura oblíqua.
Defina: empiema, efusão pleural e pneumotórax.
Empiema: presença de pus no espaço pleural. Efusão pleural: presença de líquidos no espaço pleural, em decorrência do desequilíbrio da formação e reabsorção de fluido ou alteração na drenagem linfática. Pneumotórax: presença de ar no espaço pleural.
Descreva o caminho do ar da traqueia aos alvéolos.
A traqueia ramifica-se em brônquio principal, que se ramifica em brônquio lobar que dão origem aos brônquios segmentares, chegando aos bronquiolos e alvéolos.
O que são os brônquios terminais e em que se transformam?
São a menor via aérea sem alvéolos e se transformam em brônquios respiratórios.
Quem forma a via aérea condutora?
Cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e os brônquios, que contêm cartilagem, e os brônquios terminais (destituídos de alvéolos), que não contém cartilagem, servem para transferir gás das vias aéreas para os alvéolos, formando as vias aéreas condutoras.
Quem forma o espaço morto anatômico?
Traqueia, brônquios e bronquíolos terminais formam o espaço morto anatômico.
Onde ocorre a troca gasosa?
Nos alvéolos junto aos capilares sanguíneos, na rede alveolocapilar.
Quais são os dois tipos de circulação sanguínea pulmonar?
A circulação pulmonar (capta O2 e remove CO2) e a circulação brônquica (que fornece O2 ao pulmão).
Cite o caminho da circulação pulmonar.
Começa no átrio direito e passa para o ventrículo direito pela valva tricúspide, é bombeado sob baixa pressão para artéria pulmonar (tronco pulmonar) e se ramifica para as artérias pulmonares principais direita e esquerda, que fornecem sangue para o pulmão direito e esquerdo.
Quais as funções do Sistema Circulatório Pulmonar?
- Reoxigenar o sangue e liberar CO2.
- Auxiliar no balanço hídrico pulmonar.
- Distribuir os produtos do metabolismo de/para os pulmões.
Qual caminho do sangue oxigenado?
Sai dos alvéolos através de uma rede de pequenas vênulas e veias pulmonares, esses pequenos vasos coalescem rapidamente para formar veias pulmonares maiores, através das quais o sangue oxigenado chega ao átrio esquerdo do coração.
Como a rede alveolocapilar regula a quantidade de fluido contida nos pulmões?
O fluido vai para o espaço intersticial pela alteração na pressão e é removida pelo sistema linfático, voltando para circulação através da veia cava, na região do hilo pulmonar.
Onde a circulação brônquica perfunde?
Perfunde o trato respiratório superior.