Sistema Nervoso Flashcards
Faça uma breve descrição da unidade morfofuncional do sistema nervoso, o neurônio
Célula altamente especializada na função de receber, gerar e transmitir estímulos, convertendo-os em impulsos que são levados a todas as partes do organismo.
Faça uma descrição sobre os tipos de neurônios; Unipolar, pseudounipolar, bipolar e multipolar.
Unipolar: Apresenta um axônio e um dendrito apenas
Pseudounipolar; Apresenta um axônio e um dendrito que se bifurca (primeiro neurônio das vias sensitivas, eficiente para a transmissão de informações sensoriais do ambiente para o SNC)
Bipolares: Apresentam um axônio e dois dendritos
Mutipolares: Apresentam um dendrito e múltiplos prolongamentos (dendritos)
Faça uma descrição breve sobre os tipos funcionais dos neurônios.
Eferentes: Levam a informação do sistema nervoso central para os órgãos efetores.
Aferentes: Leva informação dos órgãos efetores para o sistema nervoso central.
Interneurônios: Fazem conexão entre os neurônios aferentes e eferentes.
Descreve a função das células da glia
Astrócitos: Encontrados na substância cinzenta e branca, são responsáveis pela cicatrização do tecido nervoso, os prolongamentos dos astrócitos envolvem os vasos sanguíneos isolando–os dos outros elementos do tecido nervoso, os que estão na superfície enviam prolongamentos até a pia mater formando com ela uma membrana pioglial que vai revestir todo o sistema nervoso.
Oligodendrócitos: Produzem mielina para os axônios no sistema nervoso central. Não existe oligodendrócitos no sistema nervoso periférico, a mielina é produzida pelas células de swchwann.
Microgliócitos: Fazem fagocitose removendo dendritos e microorganismo do interior do snc.
O que vem a ser uma sinapse. Explique sinapse quimica.
Sinapse é a forma de comunicação entre dois ou mais neurônios e entre neurônios e outras células efetuadoras por meio de mediadores químicos chamados neurotransmissores.
Sinapse química: A membra pré sinaptica de um neurônio fica sobreposta com a membrana pós sinaptica de outro, formando uma fenda sinaptica que separa uma da outra. Quando o impulso nervoso atinge o elemento pré sinaptico as vesículas se dirigem para a zona ativa, onde ocorre a passagem de informação e se fundem a membrana, liberando o neurotransmissor químico ao nível da fenda sinaptica.
Cite as divisões do Sn em parte central e periférica.
Sistema Nervoso Central: Medula Espinhal, Encéfalo [Cérebro (Telencéfalo, diencéfalo) Cerebelo, Tronco encefálico (mesencéfalo, ponte,bulbo) ]
Sistema nervoso periférico: Nervos (espinhas e craniais), Gânglios( aferentes e eferentes), Terminações nervosas ( Sensitivas e motoras).
O que representa as meninges?
Membranas que revestem o sistema nervoso.
Dura mater: Membrana mais externa, fibrosa e resitente que reveste a medula espinhal.
Aracnóide: Membrana média aderida a parte interna da dura mater e por uma rede de trabéculos muito delicados que se prendem na pia mater.
Pia mater: Membrana interna, apresenta-se como uma película esbranquiçada em estreito contato com o tecido nervoso. Ela forma ao longo da medula espinhal projeções triangulares que se prendem de espaços em espaços na lâmina da aracnoide, chamados ligamentos denticulados.
Defina nervos.
Cordões esbranquiçados, formado de tecido conjuntivo que confere resistência aos nervos e prolongamentos de corpos de neurônios, tem como função ligar estruturas periféricas as sistema nervoso central.
Como podemos diferenciar nervos espinhais de nervos craniais?
Nervos cranianos; São ligados ao encéfalo, transmitem informações sensoriais ( Olfato, tato,etc) Não podem ser regenerados se rompidos.
Nervos espinhais: São ligados na medula espinhal, são ramificados em raizes dorsais ( aferente) e ventrais (eferentes), são mistos (sensitivos e motores)
Defina terminações nervosas.
São estruturas microscópicas encontradas nas extremidades de fibras nervosas, são receptores que estão espalhados pelo corpo e são responsáveis por captar sensações, como temperatura, dor, etc.
Divisões do sistema nervoso.
Sistema nervoso Somático: Integra o animal no ambiente em que o cerca.
Sistema nervoso Visceral: Mantém o funcionamento básico do organismo e mantém constante o seu meio interno.
Via eferente sistema nervoso visceral —–> Sistema nervoso Autônomo: Responsável por controlar funções vitais dos animais domésticos. Ele é dividido em SN Simpático ( Controla funções involuntárias do corpo e nem como neurotransmissor a noradrenalina ) e em SN parassimpático ( controla funções inconscientes (digestão,batimentos cardiacos, etc)