sistema linfático Flashcards
ciências
Identifica os principais constituintes do sistema linfático
Linfa
Vasos Linfáticos
Gânglios linfáticos
O que é a Linfa?
A linfa é um liquido amarelo claro, constituído por plasma e por leucócitos que tem origem no sangue, estes saem dos capilares sanguíneos e preenchem os espaços entre as células e circulam pelos vasos linfáticos.
Linfa intersticial vs linfa circulante
Há 2 tipos de linfa, a intersticial, linfa que está nos espaços entre as cel e é responsável por efetuar trocas de produtos indispensáveis à atividade das cel. E linfa circulante, esta circula pelos vasos linfáticos vida da recolha de linfa intersticial em excesso.
Qual a função dos gânglios linfáticos ?
O gânglios linfáticos são pequenas dilatações dos vasos linfáticos onde há acumulação de certos leucócitos, estes filtram a linfa de microorganismo infecciosos e substancias nocivas, evitando que cheguem ao sangue.
Quais as funções do sistema linfático?
O sis linfático tem como funções fazer a drenagem, grande parte da linfa intersticial que não regressou ao sangue pelos capilares e que está em excesso entre as cel é recolhida pelos vasos linfáticos. Fazer a defesa, a presença de leucócitos na linfa e nos gânglios linfáticos contribui para eliminação de microorganismos e corpos estranhos. Faz o transporte, as substâncias transportadas pelo sang chegam ás cel através da linfa assim como os materiais que saem das cel voltam ao sang. Faz o transporte especial, nas vilosidades intestinais, os produtos da digestão dos lípidos e algumas vitaminas são absorvidos e transportados pela linfa, acabam depois por ir para o sangue.
Qual a relação entre o sistema cardiovascular e o linfático?
No sis linfático a linfa é formada através de leucócitos e plasma que vem do sangue, a linfa intersticial em excesso vais para os vasos linfáticos (linfa circulante) esta é recolhida por todo o corpo e é devolvida num certo local à circulação sanguínea (de onde tinha vido), estado assim estes dois sistemas ligados e necessitam de um do outro para o seu funcionamento.
Caracteriza a leucemia, linfoma e linfedema
A leucemia, a linfoma e a linfedema são doenças relacionadas com o sistema linfático. A leucemia é um cancro na medula óssea verificando uma produção descontrolada de leucócitos anormais e redução de eritrócitos. A linfoma é um cancro nos gânglios linfáticos verificando a produção descontrolada de certos leucócitos que se modificaram. A linfedema é a acumulação excessiva de fluido intersticial causando inchaço (edema), nas pernas e nos braços, a drenagem não é suficiente.
Medidas que visam contribuir para o bom funcionamento do sistema linfático.
A realização de massagens suaves para estimular a circulação da linfa nos vasos linfáticos. A pratica de exercício físico, esta não só estimula a circulação linfática, pq com a contração dos músculos há uma melhor drenagem da linfa, mas também com a produção de suor ajuda a desintoxicar o organismo e facilita o trabalho do sistema linfático. Evitar o uso de roupa apertada, pois esta dificulta a circulação da linfa e aperta os gânglios linfáticos. A ingestão de água abundante, pois essa ajuda a eliminar as toxinas produzidas pelo organismo e favorece a ação do sistema linfático para manter o equilíbrio interno do corpo.