Sistema Imunológico Flashcards
O que é a imunidade ?
É a capacidade do organismo de se proteger contra uma substância que “considera como estranha”. O que promove: reconhecimento, metabolização, neutralização e eliminação permitindo a defesa do organismos.
Do que o sistema imunológico é constituído ?
Sistema linfocítico e macrofágico.
Quais as funções do sistema macrofágico?
Vigilância
Fagocitose(microrganismos intracelulares e células neoplásicas
Produção de citocinas
Apresentação antigênica (célula apresentadora de antígeno).
Quais as funções do sistema linfocítico?
Vigilância
Defesa específica
Produção de citocinas
Memória.
O que compõe a resposta imunológica?
Linhagem linfoide
-Linfócitos
Linhagem mieloide
- Neutrófilos
- monócitos
macrófago
Eosinofilos
Mastócitos
Basofilos
Plaquetas.
O que é a resposta primária e secundaria ?
Primária: é a ativação inicial do sistema macrofágico, seguida de ativação do sistema linfocítico. (FORMAÇÃO de T e B de memória (IGM).
Secundária: o organismo já teve contato prévio com a substância estranha e também há a ativação sequencial de sistema macrofágico e linfocítico. Porém com a presença do s linfócitos T e B de memória. ( ATIVAÇÃO de T e B de memória (IgG).
O que é a resposta Ativa e a Passiva?
Ativa: a imunidade decorre após o contato com um antígeno ou agente infeccioso, seja por uma infecção natural, seja induzida pela vacinação. Destaca-se que mesmo uma infecção assintomática é capaz de produzir anticorpos específicos e estimular células de memória, conferindo imunidade contra aquele determinado agente infeccioso, não havendo risco de adquirir a mesma doença novamente. Ex: catapora
Passiva: constitui um método útil para de conferir resistência rapidamente sem a necessidade de esperar o desenvolvimento de uma resposta imunológica ativa. Ex: anticorpos como as imunoglobulinas IgG que são recebidos durante a vida fetal por passagem transplancentária. Ou a IgA que é passada durante a amamentação.
O que é a resposta inata e adaptativa ?
Inata: é de ação imediata e já está presente ao nascimento. Proporciona a linha de defesa inicial contra microrganismos. E a defesa é sempre da mesma forma, independente do agente agressor, variando só a quantidade de resposta.
Adaptativa: consistem em sua notável especificidade para moléculas distintas e sua capacidade de “lembrar” e responder com mais intensidade em exposição repetidas ao mesmo microrganismos. A defesa se dá por diferentes formas, dependendo do agente agressor, variando a quantidade e a qualidade da resposta, tendo como característica:
Memória
Especificidade
Heterogeneidade
É adquirida com o evoluir da idade
O que é a fagocitose ? E quais células estão em sua composição?
É a ingestão e a digestão de partículas sólidas ou de microrganismos por células. Pode ser um mecanismo de alimentação ou de defesa, integra a resposta imunológica inata e ocorre sempre da mesma forma, independente do microrganismo ingerido, variando apenas em relação à quantidade de células envolvidas e de micro. ingeridos.
Neutrófilos, monócitos e eosinofilos encontram-se na circulação sanguínea, enquanto macrófago localizam-se em tecidos e cavidades. Entre as células contidas no leite humano encontram-se Neutrófilos e monócitos.
O que são os neutrofilos e eosinófilos ?
Neutrófilos: são células sanguíneas leucocitárias, componentes fundamentais do sistema imune inato.
É multilobulado, granulócitos, circulante e a célula mais abundante. Tem vida curta de 6h-8h e é a primeira linha de defesa a nível celular.
Eosinófilos: são responsáveis pela ação contra micro-organismos e no combate a infecções do corpo. Além de ter ação parasitária e bactericida os eosinófilos também participam em reações alérgicas e na modulação e respostas inflamatórias do corpo. É granulócito, circulante e bilobulado.
O que são os monócitos e macrofágos?
Monócitos: são células precursoras do sistema mononuclear fagocitário, pois representam uma fase de maturação das células mononucleares provenientes da medula óssea. Da medula óssea, estas células passam para o sangue por alguns dias, ao saírem dos capilares e vênulas, penetram em órgãos ou tecidos nos quais irão diferenciar-se em macrofágos.
Agranulócito, não morrem quando fagocita.
E os basófilos, células dendríticas, matócitos?
Basofilos: liberam mediadores que causam aumento da permeabilidade vascular, possuem duas substâncias principais:
Heparina- que atua como um potente anticoagulante, impedindo a coagulação sanguínea e ajudando a acelerar a remoção de partículas de gordura do sangue.
Histamina: que causa alergias e que também atua como vasodilatadora. É um dos principais mediadores químicos envolvidos nas respostas inflamatórias anafiláticas e também nas respostas alérgicas.
Granulócito, circulante.
Células dendriticas: expressam receptores que reconhecem moléculas produzidas pelos microrganismos e respondem com a produção de citocina; em resposta a ativação por patógenos tornam-se móveis, migram para os glanglios linfáticos e apresentam os antígenos aos linfócitos T.
Não circulante.
Mastócitos: sua função é semelhante àquela dos Basofilos no sangue. Quando eles encontram um alérgeno, eles liberam histamina e outras substâncias envolvidas em reações inflamatórias e alérgicas.
Não circulante.
Quimiotaxia o que é ??
É o fenômeno pelo qual os fagócitos dirigem-se em linha reta para o local onde se encontram os patógenos. Migram em linha reta quando existem fatores que se atraiam ( fatores quimiotaticos), direcionados pelo gradiente de concentração (migram em direção à maior concentração de tais fatores).
Anticorpos (Toxoplasmose), como se dá o exame ? Principalmente em relação a grávida.
Toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário, e pode ser pega pelo gato ou pombo.
IgM e IgG negativo- a gestante está suscetível a doença.
IgG positivo e IgM negativo- indica infecção passada. Não há risco para o bebê.
IgG e IgM positivo- indica que a gestante está com a infecção.