Sistema Imune Flashcards
Quais são as principais funções do sistema imune?
Proteger o organismo contra a ação de patógenos, remover e reconhecer células anormais/ mortas.
O que significa dizer que o sistema imune é um sistema que apresenta uma alta especificidade e memória?
Que os “agentes combatentes” envolvidos atacam alvos específicos (mecanismo de chave e fechadura), e sua memória está relacionada a rápida resposta do organismo caso o mesmo entre encontrado com um mesmo patógeno outra vez.
Quem são os tecidos que estão envolvidos no processo de defesa?
O tecido sanguíneo com os leucócitos (glóbulos brancos) e o tecido linfático com os leucócitos.
O tecido linfático pode ser dividido em primário e secudário. Descreva a função do tecido linfático primário.
O sistema linfático primário é aquele que irá atuar na produção e maturação das células de defesa.
Quais são as estruturas responsáveis pela produção das células de defesa no tecido linfático. 1º e quais tipos de células elas produzem.
As estruturas são:
- Timo: Produzem e amadurecem linfócitos T
- Medula: Pode se diferenciar em outros tipos de células e amadurecem os linfócitos B.
Todas as células do sistema imune tem origem na medula óssea. Descreva como ocorre a diferenciação da medula até chegar de fato as células de defesa.
Células tronco:
–> célula LINFÓIDE: linfócitos B e T.
–> célula MIELÓIDE: hemácias e plaquetas.
Quais são as estruturas envolvidas no processo de interação das células de defesa com o patógeno?
- Baço
- Linfonodos
- Tonsilas
- GALT (intestino)
O que é a imunidade não específica (inata)?
Trata-se do conjunto de respostas genéricas e rápidas que o organismo libera ao ser “atacado” por um patógeno. É encontrada em TODOS os animais.
Quais são os tipos de barreiras do sistema imune inato?
Podem ser:
– BARREIRAS FÍSICAS E QUÍMICAS: pele, mucosas, pH…
– BARREIRAS INTERNAS: células fagocíticas, proteínas antimicrobianas, células assassinas naturais, e a resposta inflamatória.
Descreva como ocorre a resposta inflamatória da imunidade inata.
Após a lesão com algum material contaminado com patógenos, as células de defesa do tecido dérmico: mastócitos e macrófagos começam a atuar fagocitando o antígeno e liberando células sinalizadoras (que indicaram a presença de um corpo estranho) as quais irão trazer reforços para o combate da infecção. Os mastócitos liberam células sinalizadoras que induzirão a vasodilatação e os macrófagos “convocarão”células presentes no plasma sanguíneo para conter a infecção : neutrófilos. (Os neutrófilos saem da corrente sanguínea e vão para o tecido dérmico pelo processo de DIAPEDESE).
O que é a imunidade específica (adquirida/ adaptativa)?
Trata-se da resposta mais lenta que o sistema imune devolve em reação com algum patógeno. É uma resposta mais lenta e específica.
Quais são os tipos de resposta lenta que o organismo apresenta?
Resposta HUMORAL: Em que os anticorpos combatem as infecções nos líquidos corpóreos. (Linfócito B)
Resposta CELULAR: Em que células citotóxicas defendem as células dos tecidos corporais de possíveis ataques. (Linfócito T)
Descreva como ocorre o processo de resposta específica do sistema.
Após o antígeno passar pelas duas primeiras barreiras de defesa: - física e química, chega a terceira resposta que são as respostas: HUMORAL: combater as infecções nos líquidos corporais –> anticorpos e CITOTÓXICA: a qual irá combater infecções em tecidos e células –> células citotóxicas.
O processo se inicia quando o antígeno presente no organismo ativa os dois sistemas simultaneamente. Inicialmente o patógeno irá estimular a produção dos linfócitos B no sistema humoral. Esses linfócitos, serão responsáveis por dar origem aos plasmócitos: células ativas que secretam anticorpos e às células B de memória, as quais serão responsáveis pela resposta mais lenta. Paralelo a este processo no sistema humoral, ocorre a resposta citotóxica, em que o contato com os macrófagos no sistema inespecífico foi falho fazendo com que se iniciasse a resposta citotóxica. O macrófago fará a apresentação do antígeno. Ou seja, ele irá informar às células citotoxicas que não deu conta de destruir o antígeno, que é para ele iniciar seu mecanismo de defesa. As células T citotóxicas estimularao a produção de c. T citotóxica ativa e c. T citotóxica de memória. A primeira, libera enzimas (perforinas e granzinas) as quais serão responsáveis pela apoptose da c. Infectada e a segunda iniciará a resposta lenta. Há também um sistema auxiliar que intensificará a produção das c. De defesa (linfócitos B e c. T citotóxica {CD8} , que é o sistema auxiliar {CD4}.
O que é a imunidade adquirida?
Trata-se do conjunto de mecanismos externos que são responsáveis por desencadear as respostas do sistema imune. E pode ocorrer de maneira ativa ou passiva.
Descreva a imunidade adquirida ativa.
Pode ocorrer de duas formas:
– NATURAL: Em que há o contato direto com o antígeno, para assim o corpo produzir os anticorpos.
– ARTIFICIAL: Através das vacinas, o antígeno inserido no organismo estimula a produção dos anticorpos.