Sistema Esquelético Flashcards

1
Q

Como o sistema esquelético pode ser dividido?

A

Pode ser dividido em esqueleto axial (parte principal do corpo como ossos da cabeça pescoço e tronco) e o esqueleto apendicular (membros inferiores e superiores e os cíngulos que os conectam ao tronco)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais os dois principais componentes do sistema esquelético e suas funções?

A

Cartilagens: são formadas por tecido conjuntivo semirrígido que em alguns casos se transforma em ossos. São avascularizadas. A principal função é preencher as partes do esqueleto onde é necessário grande flexibilidade.
Ossos: são formados por tecido conjuntivo rígido, porém com flexibilidade e são ricamente vascularizados e vivos. As funções dos ossos incluem: proteção (caso do coração e pulmão), sustentação, produção de células do tecido sanguíneo, base para movimentação e armazenamento de sais (como cálcio)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Como os ossos e as cartilagens são nutridos e repostos?

A

Através do pericôndrio que é um tecido conjuntivo fibroso, a cartilagem é nutrida e reposta. Assim como através do periósteo que é um tecido conjuntivo fibroso, reveste nutre e ajuda na reposição dos ossos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que são e como são ossos compactos e esponjosos?

A

Os ossos podem ser divididos de acordo com a rigidez e o material e aos espaços preenchidos por eles. Todos os ossos são formados por uma parte compacta ao redor de uma massa esponjosa. A massa esponjosa pode ser substituída entre espiculas por cavidades medulares ou amarelas(gordurosas) ou vermelhas(produtora de células sanguíneas). O tipo do ossos varia com a função podendo ter bastante parte compacta (sustentação e resistência). Nos ossos longos a parte da diáfise possui bastante compacto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como os ossos são classificados de acordo com o formato?

A

Existem os ossos tubulares que são longos e possuem epífise metáfise e diáfise. (úmero)
Existem os ossos curtos que são cuboides e são encontrados geralmente no carpo e tarso.
Ossos planos que são encontrados geralmente no crânio ligados um ao outro por articulações do tipo sutura.
Ossos irregulares que possuem formatos muito diferentes e são encontrados principalmente na face.
Os sesamoides que são ossos geralmente curtos, mas diferem dos curtos pois geralmente estão próximos a tendões protegendo-os de desgaste.
Por último, existem os ossos longos que não possuem epífise nem cavidade medular (amarela e vermelha), esses são chamados de alongados. (Exemplo: clavícula e costela)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que são acidentes ósseos?

A

São formatos diferenciados nos ossos com objetivo de realizar alguma função ou possibilitar um melhor encaixe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que são espinhas (acidente ósseo)?

A

Estruturas delgadas e afuniladas que podem servir de encaixe e inserção pra adesão muscular ou ligamentar. O trocânter tem a mesma função porém é mais robusto que as espinhas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que são os forâmes e sulcos (acidentes ósseos)?

A

São pequenos orifícios que possibilitam a passagem de veias, artérias e nervos. Sulcos também tem relações com artérias e veias, mas possui formato de um canal para passagem das artérias e não um orifício.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são fossas (acidentes ósseos)?

A

Fossas são regiões grandes que possibilitam preenchimento e encaixe por órgãos ou partes de órgãos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que são cristas e a tuberosidades? (acidentes ósseos)?

A

Cristas propiciam a inserção de músculos e tendões, a principal é a crista ilíaca.
Tuberosidades são regiões arredondadas que possibilitam também a inserção muscular e ligamentar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que são Côndilos e as Facetas (acidentes ósseos)?

A

Côndilos são estruturas que possibilitam o movimento (exemplo: côndilos mandibulares)
Facetas têm papel semelhante, porém nas costelas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual a origem dos ossos?

A

Os ossos derivam do mesênquima embrionário (células pluripotentes do tecido conjuntivo) que provém do folheto embrionário mesoderma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são os dois tipos de crescimento dos ossos?

A

Ossificação Intramembranosa que ocorre já com a formação óssea no período fetal através da ossificação do mesênquima, sem necessidade da passagem por cartilagem.
Ossificação Endocondral que ocorre com a criação de uma osso cartilaginoso que, conforme o indivíduo se desenvolve, a cartilagem vai sofrendo transformações até virar um osso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como ocorre a ossificação endocondral nos ossos longos?

A

Ocorre com a criação intramembranosa de condroblastos e posterior transformação em um osso cartilaginoso que começa a calcificar com a presença de capilares periosteais em associação com células osteogênicas formando o centro de ossificação primário que é responsável pelo crescimento da diáfise. Após o desenvolvimento da diáfise, há o surgimento do centro de ossificação secundário com o nascimento do indivíduo e a criação da lâmina epifisária que possibilitará o crescimento da epífise. A união do centro primário e secundário não ocorre até o cessamento do crescimento e a lâmina epifisária divide em lado epifisário e lado diafisário, após isso há a junção dos dois lados e criação da metáfise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como ocorre a ossificação dos ossos curtos?

A

Há um processo semelhante ao da ossificação primária que possibilita o crescimento diafisário. Porém existe uma única exceção que é no osso calcâneo que tem a ossificação primária e secundária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como ocorre a irrigação dos ossos?

A

A diáfise é irrigada por artérias e veias nutrícias que passam pelo forame nutrício e tomam ramos longitudinais que possibilitam também a irrigação das extremidades. Existem também as artérias e veias epifísiais e metafisiais que irrigam as extremidades e provém principalmente das articulações que apoiam esses ossos (plexo arterial periarticular). Além dessas duas possibilidades, há ainda as artérias periosteais que são responsáveis principalmente pela irrigação do osso compacto e provém do periósteo.

17
Q

Como é a inervatura dos ossos?

A

Os ossos por si sós não possuem muitos nervos, apesar de possuírem nervos gasômetros que ocasionam a constrição e dilatação de vasos que irrigam a medula óssea. A sensibilidade e inervação maior possibilitada pelo osso se dá pelos nervos periosteais que provém do periósteo, assim quando um osso sofre uma fratura, a maior parte da dor existe por causa do periósteo.

18
Q

O que são as articulações?

A

São estruturas de tecido conjuntivo que ligam dois ossos podendo ser móveis ou não móveis.

19
Q

Quais são os tipos de articulação?

A

São 3 tipos, articulação fibrosa, articulação cartilaginosa e articulação sinovial.

20
Q

Quais são as características da articulação fibrosa?

A

Formada principalmente por tecido fibroso, possui poucos graus de movimento, porém que aumentam de acordo com o tamanho das fibras. Existem 3 tipos de articulações fibrosas, as suturas* que são as responsáveis pela união dos ossos do crânio (se movimentam apenas quando o indivíduo é recém nascido, fora isso não se movimentam mais); as sindesmoses* possuem uma lâmina que une os ossos (exemplo: ulna e rádio, membrana interóssea que possibilita pronosupinação); gonfoses* que ocorrem unicamente no plexo dentoalveolar em forma de pinos que unem os dentes e a parte alveolar da maxila. (também podem ser chamadas de sindemoses dentoalveolar).

21
Q

Quais as características da articulação cartilaginosa?

A

Formadas e unidas por cartilagens hialina ou fibrocartilagens, possibilitam um grau um pouco maior de movimento em relação às fibrosas, porém menor em relação às sinovial. As que são formadas por cartilagens hialina são as sincondroses* e são majoritariamente imóveis e temporárias, um exemplo é a lâmina epifisária que separa a diáfise da epífise em ossos imaturos. Já as que são formadas por fibrocartilagens e possuem um grau de movimento são as sínfises e são encontradas entre as vértebras da coluna vertebral, formando os discos intervertebrais.

22
Q

Quais são as estruturas presentes na articulação sinovial?

A

Existe a cápsula articular que é o complexo exterior reforçada por ligamentos que forma a articulação, dentro dela há a cartilagem articular que fica na parte de encontro dos dois ossos, a membrana sinovial que é responsável pela origem do líquido sinovial que fica dentro da cavidade articular e possibilita a lubrificação e movimentação da articulação.

23
Q

Quais as características da articulação sinovial?

A

Permitem movimentos livres e são as mais abundantes no corpo. Podem ser reforçadas por ligamentos externos (extrínseco) e por um espessamento da cápsula articular (intrínseco). Quando os ossos que são unidos são desiguais há a presença de discos articulares fibrocartilaginosos ou meniscos para reforçar a adesão e amortecer os impactos.

24
Q

Quais as características da articulação sinovial plana?

A

Ocorrem entre os ossos curtos do carpo e do tarso e por serem planas possibilitam apenas deslizamento.

25
Q

Quais as características da articulação cilíndrica/gínglima?

A

Permite movimento de rolamento por meio de um encaixe entre a parte cilíndrica e a calha (encaixe do cilindro). Os movimentos dessa articulação são uniaxiais (ocorrem em um único eixo) de flexão e extensão. Exemplo: articulação que liga o úmero e a ulna.

26
Q

Quais as características da articulação sinovial trocóidea?

A

Permite movimentos de rotação pois tem formato semelhante ao de um parafuso encaixado em um buraco (porém que não encosta nas paredes). (Osso arredondado gira em torno de uma bainha.) Por permitir movimento de rotação, que ocorre em um só eixo, é uniaxial. Exemplo: articulação atlantoaxial (movimento de rotação do pescoço) e articulação radioulnar no cotovelo.

27
Q

Quais as características da articulação sinovial elipsóidea?

A

Permite movimentos de abdução e adução, flexão e extensão, portanto é biaxial. Possuem aspecto ovóide e ocorrem nas articulações metacarpofalângicas e na articulação do punho.

28
Q

Quais as características das articulações sinovial selares?

A

Possui aspecto de sela de cavalo (encaixamento da sela nas costas dele) e possibilita movimento biaxial. Exemplo: articulações carpometacarpais (polegar).

29
Q

Quais as características das articulações sinoviais esferóideas?

A

São articulações que têm movimentos multiplanares e por isso são multiaxiais devido ao formato esférico do osso (taça) que se encaixa na cavidade do outro (cabeça esférica). São as articulações que mais se movimentam do corpo e estão presentes no ombro (articulação glenumeral) e no quadril.

30
Q

Como o ocorre a vasculatura e inervação das articulações?

A

A cápsula articular possui diversas artérias e veias articulares que formam, frequentemente, anastomose, para formação de redes de irrigação. Além das artérias e veias, também há presença dos nervos articulares nessa cápsula articular. A maioria dos nervos das articulações provém dos músculos que cruzam e movem a articulação, porém em porções distais do corpo, esses nervos provém da pele Dá-se o nome a isso de Lei de Hilton. Esses nervos são responsáveis pela propriocepção que é responsável pela percepção dos movimentos. Apesar da membrana sinovial não possuir nervos, a cápsula articular e os ligamentos acessórios possibilitam a sensação e são responsáveis por transmitirem dor.