Sistema Esquelético Flashcards
Como o sistema esquelético pode ser dividido?
Pode ser dividido em esqueleto axial (parte principal do corpo como ossos da cabeça pescoço e tronco) e o esqueleto apendicular (membros inferiores e superiores e os cíngulos que os conectam ao tronco)
Quais os dois principais componentes do sistema esquelético e suas funções?
Cartilagens: são formadas por tecido conjuntivo semirrígido que em alguns casos se transforma em ossos. São avascularizadas. A principal função é preencher as partes do esqueleto onde é necessário grande flexibilidade.
Ossos: são formados por tecido conjuntivo rígido, porém com flexibilidade e são ricamente vascularizados e vivos. As funções dos ossos incluem: proteção (caso do coração e pulmão), sustentação, produção de células do tecido sanguíneo, base para movimentação e armazenamento de sais (como cálcio)
Como os ossos e as cartilagens são nutridos e repostos?
Através do pericôndrio que é um tecido conjuntivo fibroso, a cartilagem é nutrida e reposta. Assim como através do periósteo que é um tecido conjuntivo fibroso, reveste nutre e ajuda na reposição dos ossos.
O que são e como são ossos compactos e esponjosos?
Os ossos podem ser divididos de acordo com a rigidez e o material e aos espaços preenchidos por eles. Todos os ossos são formados por uma parte compacta ao redor de uma massa esponjosa. A massa esponjosa pode ser substituída entre espiculas por cavidades medulares ou amarelas(gordurosas) ou vermelhas(produtora de células sanguíneas). O tipo do ossos varia com a função podendo ter bastante parte compacta (sustentação e resistência). Nos ossos longos a parte da diáfise possui bastante compacto.
Como os ossos são classificados de acordo com o formato?
Existem os ossos tubulares que são longos e possuem epífise metáfise e diáfise. (úmero)
Existem os ossos curtos que são cuboides e são encontrados geralmente no carpo e tarso.
Ossos planos que são encontrados geralmente no crânio ligados um ao outro por articulações do tipo sutura.
Ossos irregulares que possuem formatos muito diferentes e são encontrados principalmente na face.
Os sesamoides que são ossos geralmente curtos, mas diferem dos curtos pois geralmente estão próximos a tendões protegendo-os de desgaste.
Por último, existem os ossos longos que não possuem epífise nem cavidade medular (amarela e vermelha), esses são chamados de alongados. (Exemplo: clavícula e costela)
O que são acidentes ósseos?
São formatos diferenciados nos ossos com objetivo de realizar alguma função ou possibilitar um melhor encaixe.
O que são espinhas (acidente ósseo)?
Estruturas delgadas e afuniladas que podem servir de encaixe e inserção pra adesão muscular ou ligamentar. O trocânter tem a mesma função porém é mais robusto que as espinhas.
O que são os forâmes e sulcos (acidentes ósseos)?
São pequenos orifícios que possibilitam a passagem de veias, artérias e nervos. Sulcos também tem relações com artérias e veias, mas possui formato de um canal para passagem das artérias e não um orifício.
O que são fossas (acidentes ósseos)?
Fossas são regiões grandes que possibilitam preenchimento e encaixe por órgãos ou partes de órgãos.
O que são cristas e a tuberosidades? (acidentes ósseos)?
Cristas propiciam a inserção de músculos e tendões, a principal é a crista ilíaca.
Tuberosidades são regiões arredondadas que possibilitam também a inserção muscular e ligamentar.
O que são Côndilos e as Facetas (acidentes ósseos)?
Côndilos são estruturas que possibilitam o movimento (exemplo: côndilos mandibulares)
Facetas têm papel semelhante, porém nas costelas.
Qual a origem dos ossos?
Os ossos derivam do mesênquima embrionário (células pluripotentes do tecido conjuntivo) que provém do folheto embrionário mesoderma.
Quais são os dois tipos de crescimento dos ossos?
Ossificação Intramembranosa que ocorre já com a formação óssea no período fetal através da ossificação do mesênquima, sem necessidade da passagem por cartilagem.
Ossificação Endocondral que ocorre com a criação de uma osso cartilaginoso que, conforme o indivíduo se desenvolve, a cartilagem vai sofrendo transformações até virar um osso.
Como ocorre a ossificação endocondral nos ossos longos?
Ocorre com a criação intramembranosa de condroblastos e posterior transformação em um osso cartilaginoso que começa a calcificar com a presença de capilares periosteais em associação com células osteogênicas formando o centro de ossificação primário que é responsável pelo crescimento da diáfise. Após o desenvolvimento da diáfise, há o surgimento do centro de ossificação secundário com o nascimento do indivíduo e a criação da lâmina epifisária que possibilitará o crescimento da epífise. A união do centro primário e secundário não ocorre até o cessamento do crescimento e a lâmina epifisária divide em lado epifisário e lado diafisário, após isso há a junção dos dois lados e criação da metáfise.
Como ocorre a ossificação dos ossos curtos?
Há um processo semelhante ao da ossificação primária que possibilita o crescimento diafisário. Porém existe uma única exceção que é no osso calcâneo que tem a ossificação primária e secundária.