Sistema Endomembranar Flashcards
Qual é o equivalente ao sistema endomembranar dos eucariotas nos procariotas?
Nos procariotas fotossintéticos, existe uma rede membranar citoplasmática, com alguma relevância, que se pode considerar um sistema endomembranar incipiente.
Diga por que estruturas citoplasmáticas é composto o sistema endomembranar.
RER, REL, lisossomas, endossomas, vesículas, vacúolos, invólucro nuclear e Complexo de Golgi.
Explique de que modo se diz que há continuidade entre o espaço perinuclear do invólucro nuclear e o lúmen do RE.
A membrana do RE tem continuidade com o invólucro, por isso, há uma continuidade entre os espaços luminal do RE e perinuclear do núcleo.
Faça as seguintes correspondências:
1. RER
2. REL
a) túbulos lisos sem ribossomas
b) cisternas achatadas revestidas por ribossomas
1-b) e 2-a)
Os ribossomas são “etiquetados” para se ligarem à membrana do RE. Isto ocorre por propriedades intrínsecas do ribossoma. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Ocorre devido à presença de uma sequência de aa sinalizadora.
A sequência de aa sinalizadora liga-se a uma _________ (Signal recognition particle) e esta liga-se a um recetor de ________, permitindo que a proteína seja traduzida ao mesmo tempo que ________ por um ________________ para o lúmen do RER.
SRP; SRP; entra; translocão
A sequência sinalizadora é sintetizada para dentro do RER tal como o resto da proteína, e é degradada pela Signal peptidase que se encontra associada ao translocão. Verdadeiro ou Falso?
Falso. A sequência sinalizadora é sintetizada fora do RER (sendo esta a única porção traduzida fora do RER) para que a SRP se ligue a ela e ao rRNA da subunidade maior do ribossoma em questão. No entanto, é verdade que esta sequência é degrada pela signal peptidase.
Durante o processo de translocação co-traducional, dá-se a ___________________ das proteínas na __________________ do RER, para que haja o ____________________ e controlo de qualidade das proteínas. Caso seja necessário, dá-se a proteólise ___________ , glicosilação, ________________ e formação de ligações __________________. Há o ________________ e ______________ das proteínas com enrolamento defeituoso.
incorporação; membrana; processamento; efetiva; enrolamento; dissulfeto; reconhecimento; remoção
Na translocação pós-traducional, as chaperonas Hsp40 e Hsp70 (_______) puxam a cadeia para o lúmen do ______ e há o ______________ das proteínas pelo complexo _____________.
BiP; RE; reconhecimento; Sec62/63 (ligado ao translocão)
A translocação pós-traducional ocorre principalmente em bactérias. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Ocorre normalmente em leveduras.
O lúmen do RER é topologicamente equivalente ao ___________ ____ _____________. A extremidade N fica no ________ ____ _______ e a C no __________ depois da incorporação das proteínas na membrana do RE.
exterior da célula; lúmen do RE; citosol
As partes que ficam incorporadas dispostas em hélices _________ são as dos aa __________________.
alfa; hidrofóbicos
Como e porque é que se dá a incorporação das proteínas na membrana do RE?
As proteínas a serem translocadas atravessam a membrana tantas vezes quantas sequências transmembranares possuírem na sua cadeia de aa e forem reconhecidas pelo translocão. O reconhecimento destas sequências pelo translocão levam à sua saída lateral do translocão.
Diga tudo o que o sabe sobre o dolicol.
O dolicol é uma molécula lipídica incorporada na membrana do RER e que está associada a um oligossacárido com cadeias de N-acetilglucosamina, manose e de glucose (respetivamente e dispostas lado a lado). Aquando da translocação co-traducional, há a glucosilação (no lúmen do RER) da proteína em síntese pelo oligossacárido do dolicol. Depois desta ligação ocorrer, há a remoção dos 3 resíduos de glucose que constituíam a sequência e no Complexo de Golgi há a remoção dos resíduos de manose e a adição de outros açúcares.
Existem proteínas ligadas à ___________________ por __________________. Estas no RE, são glicosiladas (adição de GPI anchors - glicosilfosfatidilinositol) pelo oligossacárido do lípido membranar (sem que haja dissociação entre estes) e encaminhadas para a superfície celular pela _____ __________________ e ficam expostas ao exterior da célula.
plasmalema; glicolípidos; via secretória
Diga o nome de duas chaperonas que podem atuar no folding correto de proteínas no RE.
Calnexina e calreticulina.
Se as proteínas não tiverem o folding correto passam para o citosol por um complexo transmembranar de _____________ de ubiquitina (onde se dá a ligação da ubiquitina à proteína __________) e é degradada no __________________. Se o folding estiver correto, há uma ______________ da membrana do RE, a incorporação da proteína numa ______________ e o seu transporte para o ___________:
ligase; misfolded; proteossoma; evaginação; vesícula; Golgi
Diga exemplos de como a célula pode responder face a uma UPR (unfolded protein response), isto é, ao facto de haver um excesso de proteínas não enroladas no RER.
Pode dar-se a expansão do RER, a produção de mais chaperonas, uma redução nas proteínas que entram no RER, a produção de FT’s (para ativar ou inibir a transcrição) e também a PCD (morte celular programada).
Enumere as cinco principais funções do REL.
1- Síntese de lípidos (fosfolípidos e esteróides).
2- Síntese de colesterol e de ceramida (convertidos em glicolípidos e esfingomielina no Golgi).
3- Metabolismo dos hidratos de carbono (conversão do glicogénio em glicose no fígado).
4- Desintoxicação celular (eliminação enzimática de compostos tóxicos lipófilos no fígado).
5- Armazenamento de cálcio (retículo sarcoplasmático da célula muscular).
A síntese do ácido fosfatídico dá-se na face luminal do REL. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Dá-se na face citosólica do REL (ácidos gordos + glicerol trifosfato), há, então, a disposição de novos fosfolípidos na bicamada e a ação das flipases se necessário.
Qual é o único fosfolípido não derivado do glicerol?
A esfingomielina.
As vesículas com proteínas e lípidos vindas do RE fundem-se com ERGIC (ER - Golgi intermediate compartment) e só depois disso são transportadas para o Golgi. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
As proteínas cujo destino é o RE são marcadas com sequências ______ ou ______ (que se encontram normalmente na membrana do Golgi) na extremidade ___________. São reconhecidas por recetores no ERGIC ou no Golgi e são “recicladas” para o RE.
KDEL; KKxx; carboxil
Topologicamente, a face cis do Golgi está virada para o _________ e a face ___________ para a ______________ (sendo facilmente identificada pela presença de várias ___________ __________).
RE; trans; plasmalema; vesículas golgianas
Os dictiossomas (unidades estruturais do Golgi) possuem de ____ a ____ cisternas empilhadas.
4; 6
Os dictiossomas possuem duas faces distintas (uma _______ e uma ______) e o número de dictiossomas varia com o tipo de célula (de 1 a 100).
trans; cis (ou vice-versa)
Segundo o modelo das cisternas estáveis, as proteínas são transportadas dentro das ______________ de transporte. Já de acordo com o modelo de maturação das cisternas ou de progressão cisternal, as proteínas são transportadas dentro das ______________ do Golgi.
vesículas; cisternas
Quais são as 3 principais funções do Complexo de Golgi?
1- Síntese de esfingomielina e de glicolípidos.
2- Síntese de hidratos de carbono (pectinas, hemiceluloses, glicosaminoglicanos, entre outros).
3- Modificação pós-traducional de proteínas (remoção de glúcidos com recurso a glicosidases; adição de N-acetilglucosamina e outros monossacáridos, como a galactose - galactosiltransferase, ácido siálico e fucose; sinalização das proteínas (enzimas) para os lisossomas com manose 6-fosfato).
A galactosiltransferase não é uma enzima exclusiva do Complexo de Golgi. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Partindo da ceramida (sintetizada no REL), se a sua modificação ocorrer na face lumenal do Golgi, origina __________________. Se ocorrer na citosólica, por adição de ________________, origina-se um _________________. A adição de hidratos de carbono origina uma grande variedade de ______________________, que são importantes no reconhecimento célula-célula.
esfingomielina; glucose; glicolípido; glicolípidos
A glucosilação envolve mais de ______ enzimas em mamíferos.
250
Faça as correspondências corretas:
1. cis cisterna
2. medial cisterna
3. trans cisterna and trans Golgi-network
a) adição de ácido siálico
b) adição de fucose, galactose, N-acetilglucosamina
c) remoção de manose e adicção de N-acetilglucosamina
1-c); 2-b); 3-a)
Na fase cis do Golgi, as proteínas lisossomais são sinalizadas (enzimas) por UDP’s (“Uridine diphosphate is a carrier of monosaccharides”), havendo a _____________ e adição conjunta de um resíduo de ___________________________ à proteína (que contem N-acetilglucosamina e manose já). Na fase trans do Golgi, há remoção do resíduo de __________________________ e a manose já presente continua fosforilada, dando origem a ____________ ___________________, que é reconhecida por um recetor específico para que as enzimas saiam por meio de vesículas do CG.
fosforilação; N-acetilglucosamina; N-acetilglucosamina; manose 6-fosfato
O pH baixo no endossoma tardio leva à dissociação do recetor de manose 6-fosfato. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Diga como se processa o transporte das proteínas, lípidos ou polissacáridos cujo destino é os lisossomas desde o Golgi.
Há o transporte inicial do trans Golgi network para um compartimento de endossoma tardio e a sua fusão posterior e direta com a membrana lisossomal.