Sistema Endócrino Flashcards

Estudar o sistema, sua ação global e localizada.

1
Q

Quais são suas funções principais no corpo humano?

A

o sistema endócrino é responsável por coordenar as funções corporais por meio de mensageiros químicos chamados de hormônio. Algumas funções são a regulação do metabolismo por T3 e T4, o crescimento por GH, a homeostase de fluidos e minerais, a reprodução, a resposta ao estresse pela liberação de adrenalina e cortisol, a regulação de ciclos biológicos como o circadiano e muitos outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Explique a comunicação endócrina

A

Na comunicação endócrina, as células endócrinas liberam hormônios para agir em células alvo distantes. Exemplo.: o pâncreas que secreta insulina para agir no fígado e músculos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Explique a comunicação parácrina

A

Na comunicação parácrina os hormônios agem em células alvo próximas do local de produção. Exemplo: as células inflamatórias como os macrófagos, que liberam citocinas para agir em células vizinhas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Explique a comunicação autócrina

A

Na comunicação autócrina, os hormônios agem nas próprias células secretora. Exemplo: células cancerígenas que liberam fatores de crescimento que agem nelas mesmo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Explique a comunicação neuroendócrina

A

Na comunicação neuroendócrinas os neuro-hormônios são liberados para agir em células alvo distantes, combinando os sistemas nervoso e endócrino. Exemplo: o hipotálamo que libera ocitocina e ADH, que são transportados na neuro-hipófise e agem em órgãos-alvo específicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Explique o feedback negativo

A

O feedback negativo ocorre quando um hormônio liberado inibe o estímulo de sua produção. É um processo de autolimitação para manter a homeostase. Exemplo: quando os níveis de T3 e T4 aumentam, sinais são enviados ao eixo hipotálamo-hipófise para reduzir a liberação de TRH e TSH e isso diminui a produção de T3 e T4. Se os níveis de T3 e T4 caírem, o feedback negativo diminui e isso aumenta a liberação de TRH e TSH e consequentemente a liberação de T3 e T4.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Explique o feedback positivo

A

No feedback positivo a liberação de um hormônio aumento o estímulo de sua produção, É menos comum. Exemplo: as plaquetas são ativadas quando corre uma lesão. As plaquetas liberam substâncias que ativam mais plaquetas e isso corre até que um coágulo seja formado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Discorra sobre os hormônios lipofílicos

A

Os hormônios lipofílicos são insolúveis em água e precisam de proteínas como albumina e TGB para serem carreados no sangue. Apenas uma fração deles é livre e essa parte é responsável pela ação biológica. Como são solúveis em lipídios, atravessam facilmente a membrana plasmática e se ligam a receptores intracelulares no núcleo e no citoplasma, ativando a transcrição gênica de proteínas que mediam respostas fisiológicas. Esse hormônios não são armazenados em vesículas de secreção e são produzidos sob demanda, por isso tem liberação rápida e meia vida mais longa. Os hormônios lipofílicos são: cortisol, aldosterona, T3 e T4.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Discorra sobre os hormônio hidrofílicos

A

Os hormônios hidrofílicos são solúveis em água e circulam livremente no sangue sem necessidade de proteínas transportadores. Por serem insolúveis em lipídios, não atravessam e membrana da célula e se ligam em receptores da superfície celular. Essa ligação ativa uma cascata de sinalização intracelular por meio de mensageiros secundários, como cálcio ou cAMP. Esses hormônios são armazenados em vesículas de secreção e liberados quando necessário. Os hidrofílicos são: insulina, GH, glucagon ACTH, TSH

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Diferencie as funções da neuro-hipófise e da adeno-hipófise. Quais hormônios são liberados por cada uma?

A

A neuro-hipofise, que é a porção posterior da glândula, armazena e secreta hormônios produzidos pelo hipotálamo, como ADH e ocitocina.
A adeno-hipófise, produz e secreta hormônios em resposta aos hormônios hipotalâmicos, como GHR, prolactina, TSH, ACTH, LH, FSH.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual o papel do GH no corpo humano?

A

O GH é a somatotropina e regula o crescimento e desenvolvimento humano, sobretudo na infância e adolescência. O GH estimula os ossos e músculos pela mitose e síntese proteica. Regula o metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas, aumentando lipólise, gliconeogênese e síntese proteica. Ainda promove o reparo e regeneração de tecidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Gigantismo

A

O gigantismo é causado em crianças pelo excesso de GH antes do fechamento das placas ósseas e aumenta o crescimento ósseo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Acromegalia

A

A acromegalia ocorre em adultos, após o fechamento das placas de crescimento, resultando em crescimento anormal dos ossos e tecidos moles. Pés, mãos, mandíbula e nariz aumentados são característicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Nanismo Hipofisário

A

O nanismo hipofisário pode ocorrer em crianças pela deficiência de GH, gerando baixa estatura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Diabetes Insipidus Nefrogênica

A

Os rins não respondem normalmente ao ADH, isso ocorre por doenças renais, mutações genética e alguns medicamentos. A produção de ADH (vasopressina) é normal ou até elevada, mas os rins não respondem e não reabsorvem água corretamente, levando a polidipsia e poliuria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Diabetes Insipidus Neurogênico

A

Existe deficiência na produção de ADH no hipotálamo, que é liberado pela neurohiófise. Isso pode ocorrer por fatores como tumores e lesões. Os rins respondem normalmente ao ADH, mas a produção está comprometida. Assim, a água não é reabsorvida e gera muita urina e sede.

17
Q

Qual o papel da ocitocina no corpo?

A

A ocitocina é produzida no hipotálamo e armazenada na neuro-hipófise. Atua na contração uterina, ejeção do leite, redução do estresse e ansiedade.

18
Q

Descreva a função dos hormônios T3 e T4.

A

T3 e T4 são produzidos pela tireoide e atuam regulando o metabolismo, aumentando a taxa metabólica basal, o crescimento, a regulação da temperatura corporal, a frequência cardíaca e a força de contração, além de influenciarem no humor, atenção e memória.

19
Q

Hipertireoidismo

A

T3 e T4 altos, geralmente por doenças autoimunes, tireoidite ou nódulos na tireoide. Geram perda de peso, aumento do apetitie, nervosismo, irritabilidade, ansiedade, taquicardia, calor, sudorese, tremor, alteração de sono, exoftalmia.

20
Q

Hipotireoidismo

A

Produção insuficiente de T3 e T4, geralmente por condição autoimune ou deficiência de iodo. Geram ganho de peso, fadiga, fraqueza, sensação de frio, pele seca, constipação, depressão, edema facial e mixedema.

21
Q

Aldosterona (mineralocorticoide

A

Regula o equilíbrio de sódio, potássio e pressão arterial. Age nos rins promovendo reabsorção de água e sóido e excreção de potássio. Isso aumenta o volume sanguíneo e também a PA.

22
Q

Cortisol (glicocorticoide):

A

Regula a resposta ao estresse e tem amplos efetios no corpo. Aumenta a gliconeogênese, a lipólise, tem efeito anti-inflamatório e refula a pressão arterial pela sensibilidade do vasos sanguíneos à adrenalina.

23
Q

Doença de Addison

A

Resultado de uma insuficiência adrenal decido a destruição das glândulas adrenais, resultando na produção insuficiente de cortisol e aldosterona. Gera fadiga, perda de peso, hipotensão, hiperpigmentação da pele, desejo por consumo de sal (pela baixa de testosterona).

24
Q

Síndrome de Cusshig

A

Excesso de cortisol no sangue ocorre pelo aumento de ACTH pela hipófise ou por tumores que aumentam o cortisol de maneira autônoma. Gera ganho de peso, sobretudo no rosto e tronco (face de lua), aumento de PA, alteração de humor, osteoporose.

25
Q

Ação da insulina

A

A insulina e produzida e secretada pelas células beta das ilhotas de Langherans do pâncreas. Quando os níveis de glicose estão altos, a insulina é liberada. Nos músculos estimula a captação de glicose pelas células. No fígado promove a glicogênese e gliconeogênese. Nos adipócitos estimula o a lipogênese

26
Q

Ação do glucagon

A

Produzido e liberado pelas células alfa do pâncreas e é liberado no sangue quando os níveis de glicose estão baixos. No fígado estimula glicogenólise e gliconeogênese. Não tem ação nos músculos, mas garantes que a glicose esteja disponível para uso nos tecidos.

27
Q

diabetes do tipo 1

A

autoimune, ou seja, o sistema imune destrói as células beta do pâncreas. O corpo produz pouca ou nenhuma insulina e os níveis de glicose aumentam para permitir que a glicose entre nas células, O tratamento é com insulina exógena. Os sintomas são: polidipsia, poliúria, perda de peso e fadiga.

28
Q

diabetes do tipo 2

A

associada ao estilo de vida, como obesidade. Ocorre a resistência a insulina. O corpo produz insulina, mas as células não respondem (por isso resistência). Os níveis de glicose aumentam, pois a glicose não entra nas células de maneira eficaz. Os sintomas são semelhantes aos do diabetes tipo1. O tratamento pode incluir mudança de estilo de vida, insulina exógena e medicamento que aumentam a sensibilidade à insulina.

29
Q

paratormônio PTH

A

produzido pelas paratireoides. Aumenta reabsorção de cálcio nos rins, liberação de cálcio nos ossos pela ativação dos osteoclastos e consequentes desmineralização óssea. Estimula conversão de vitamina D em sua forma ativa -calcitiol- que aumenta absorção de cálcio nos rins. De modo geral aumenta a concentração de cálcio no sangue.

30
Q

calcitonina

A

produzida pelas glândulas C da tireoide. Tem função de inibir os osteoclastos, reduzindo a desmineralização óssea. Aumenta a excreção de cálcio nos rins. De maneira global, reduz os níveis de cálcio do sangue.

31
Q

Hiperparatireoidismo

A

excesso na produção de PTH, que aumenta os níveis de cálcio. Pode ser causado por adenomas nas paratireoides, hiperplasias, ou doenças secundárias, como insuficiência renal. Gera hipercalemia, fraqueza muscular, fadiga, poliúria, cálculos renais, aumento da ação dos osteoclastos e consequentes fragilidade óssea.

32
Q

Hipoparatireoidismo

A

Produção insuficiente de PTH, que gera baixa de cálcio no sangue. Pode ser por remoção das paratireoides ou condições autoimunes. Gera hipocalcemia, espasmos musculares e cãibras, dormência, formigamento, convulsões e arritmias.

33
Q

Quais hormônios são lipofílicos?

A

Cortisol, Aldosterona, Testosterona, T3, T4, Estrogênio

34
Q

Quais os hormônios hidrofílicos?

A

Insulina, glucagon, ocitocina, ADH, GH, prolactina, TSH, ACTH

35
Q
  • Descreva o processo de síntese e secreção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4).
A

R.: as células foliculares absorvem iodo do sangue e sintetizam tireoglobulina. A tireoglobulina pe liberada no coloide dos folículos e atua como precursor dos hormônios tireoideanos. O iodo absorvido é incorporado nas moléculas de tireoglobulina e modoiodotironina (MIT) e diiodotrionina (DIT). O T3 é a união de MIT e DIT e o T4 é a união de duas DIT

36
Q

cretinismo

A

Em crianças o hipotireoidismo congênito pode levar ao cretinismo, uma condição grava que resulta em retardamento mental, crescimento deficiente, baixa estatura, atraso no desenvolvimento físico, motor e cognitivo.