Sistema Endócrino Flashcards
Estudar o sistema, sua ação global e localizada.
Quais são suas funções principais no corpo humano?
o sistema endócrino é responsável por coordenar as funções corporais por meio de mensageiros químicos chamados de hormônio. Algumas funções são a regulação do metabolismo por T3 e T4, o crescimento por GH, a homeostase de fluidos e minerais, a reprodução, a resposta ao estresse pela liberação de adrenalina e cortisol, a regulação de ciclos biológicos como o circadiano e muitos outros.
Explique a comunicação endócrina
Na comunicação endócrina, as células endócrinas liberam hormônios para agir em células alvo distantes. Exemplo.: o pâncreas que secreta insulina para agir no fígado e músculos.
Explique a comunicação parácrina
Na comunicação parácrina os hormônios agem em células alvo próximas do local de produção. Exemplo: as células inflamatórias como os macrófagos, que liberam citocinas para agir em células vizinhas
Explique a comunicação autócrina
Na comunicação autócrina, os hormônios agem nas próprias células secretora. Exemplo: células cancerígenas que liberam fatores de crescimento que agem nelas mesmo.
Explique a comunicação neuroendócrina
Na comunicação neuroendócrinas os neuro-hormônios são liberados para agir em células alvo distantes, combinando os sistemas nervoso e endócrino. Exemplo: o hipotálamo que libera ocitocina e ADH, que são transportados na neuro-hipófise e agem em órgãos-alvo específicos.
Explique o feedback negativo
O feedback negativo ocorre quando um hormônio liberado inibe o estímulo de sua produção. É um processo de autolimitação para manter a homeostase. Exemplo: quando os níveis de T3 e T4 aumentam, sinais são enviados ao eixo hipotálamo-hipófise para reduzir a liberação de TRH e TSH e isso diminui a produção de T3 e T4. Se os níveis de T3 e T4 caírem, o feedback negativo diminui e isso aumenta a liberação de TRH e TSH e consequentemente a liberação de T3 e T4.
Explique o feedback positivo
No feedback positivo a liberação de um hormônio aumento o estímulo de sua produção, É menos comum. Exemplo: as plaquetas são ativadas quando corre uma lesão. As plaquetas liberam substâncias que ativam mais plaquetas e isso corre até que um coágulo seja formado.
Discorra sobre os hormônios lipofílicos
Os hormônios lipofílicos são insolúveis em água e precisam de proteínas como albumina e TGB para serem carreados no sangue. Apenas uma fração deles é livre e essa parte é responsável pela ação biológica. Como são solúveis em lipídios, atravessam facilmente a membrana plasmática e se ligam a receptores intracelulares no núcleo e no citoplasma, ativando a transcrição gênica de proteínas que mediam respostas fisiológicas. Esse hormônios não são armazenados em vesículas de secreção e são produzidos sob demanda, por isso tem liberação rápida e meia vida mais longa. Os hormônios lipofílicos são: cortisol, aldosterona, T3 e T4.
Discorra sobre os hormônio hidrofílicos
Os hormônios hidrofílicos são solúveis em água e circulam livremente no sangue sem necessidade de proteínas transportadores. Por serem insolúveis em lipídios, não atravessam e membrana da célula e se ligam em receptores da superfície celular. Essa ligação ativa uma cascata de sinalização intracelular por meio de mensageiros secundários, como cálcio ou cAMP. Esses hormônios são armazenados em vesículas de secreção e liberados quando necessário. Os hidrofílicos são: insulina, GH, glucagon ACTH, TSH
Diferencie as funções da neuro-hipófise e da adeno-hipófise. Quais hormônios são liberados por cada uma?
A neuro-hipofise, que é a porção posterior da glândula, armazena e secreta hormônios produzidos pelo hipotálamo, como ADH e ocitocina.
A adeno-hipófise, produz e secreta hormônios em resposta aos hormônios hipotalâmicos, como GHR, prolactina, TSH, ACTH, LH, FSH.
Qual o papel do GH no corpo humano?
O GH é a somatotropina e regula o crescimento e desenvolvimento humano, sobretudo na infância e adolescência. O GH estimula os ossos e músculos pela mitose e síntese proteica. Regula o metabolismo de lipídeos, carboidratos e proteínas, aumentando lipólise, gliconeogênese e síntese proteica. Ainda promove o reparo e regeneração de tecidos.
Gigantismo
O gigantismo é causado em crianças pelo excesso de GH antes do fechamento das placas ósseas e aumenta o crescimento ósseo.
Acromegalia
A acromegalia ocorre em adultos, após o fechamento das placas de crescimento, resultando em crescimento anormal dos ossos e tecidos moles. Pés, mãos, mandíbula e nariz aumentados são característicos.
Nanismo Hipofisário
O nanismo hipofisário pode ocorrer em crianças pela deficiência de GH, gerando baixa estatura.
Diabetes Insipidus Nefrogênica
Os rins não respondem normalmente ao ADH, isso ocorre por doenças renais, mutações genética e alguns medicamentos. A produção de ADH (vasopressina) é normal ou até elevada, mas os rins não respondem e não reabsorvem água corretamente, levando a polidipsia e poliuria.