Sistema Endócrino Flashcards
O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, é responsável pela coordenação das funções do organismo. Esse processo ocorre atrav3s da secreção de hormônios na corrente sanguínea por órgãos glandulares. Quais os órgãos exclusivamente endócrinos?
Hipófise, tireoide, paratireoide, suprarrenais e pineal.
Quais os órgãos endócrinos?
Hipotálamo, timo, pâncreas, placenta, rins, testículos e ovários.
V ou F
A hipófise situa-se na fossa hipofisária do estenoide, se fixando ao hipotálamo através do infundíbulo.
V
V ou F
A hipófise é constituída de dois lobos anatomicamente separados, mas funcionalmente relacionados entre si: o lobo posterior, a adeno-hipófise, e o lobo anterior, a neuro-hipófise.
F - Apesar da adeno-hipófise e da neuro-hipófise fazerem parte do mesmo órgão, elas são anatomicamente e funcionalmente separadas, não havendo um alça direta que conecte as duas. Além disso, a adeno-hipófise constitui o lobo anterior da hipófise, enquanto que a neuro-hipófise constitui o lobo posterior.
V ou F
A adeno e a neuro-hipófise são ambas divididas em outras duas porções: parte distal e parte tuberal, na adeno-hipófise, e parte nervosa e infundíbulo, na neuro-hipófise.
V - A adeno-hipófise é dividida em 2 porcoes: a parte distal é a parte maior e localiza-se na porção apendicular da adeno-hipófise e a parte tuberal é a porção que forma uma bainha em torno do infundíbulo. já na neuro-hipófise, a parte nervosa constitui a maior parte da neuro-hipófise, enquanto que o infundíbulo é a porção que liga o hipotálamo à hipófise.
V ou F
A adeno-hipófise representa a maior parte da hipófise, possuindo cerca de 75% do peso total da glândula.
V - a adeno-hipófise constitui a maior parte da hipófise, sendo formada por tecido epitelial. Já a neuro-hipófise é constituída apenas de axônios e terminações axônicas de neurônios cujo corpos celulares encontram-se no hipotálamo.
V ou F
A tireoide situa-se interiormente à cartilagem cricoidea, posteriormente à cartilagem tireoide e anterior e lateralmente à traqueia. Dentre as estruturas imediatamente adjacentes à tireoide, podemos citar a à. Carótida interna, a V. Jugular interna, o n. Vago e o n. Laringeo recorrente.
F- A cartilagem tireoidea localiza-se superiormente à tireoide, e não posteriormente. Além disso, é a a. carótida comum que passa adjacente à tireoide. A bifurcação carotídea ocorre, geralmente, no nível da cartilagem tireoidea.
V ou F
A tireoide é formada por somente 2 lobos, um esquerdo e um direito, e um istmo que conecta os 2 lobos tireoidianos.
F - A tireoide possui até 3 lobos: esquerdo, direito e o piramidal, que se estende para cima do istmo.
V ou F
A tireoide é responsável pela secreção dos hormônios tireoidianos T3 e T4 e da calcitonina, os quais são secretários, respectivamente, pelas células foliculares e parafoliculares. Os hormônios T3 e T4 são responsáveis pela regulação da taxa Metabólica basal, do metabolismo celular, do crescimento e desenvolvimento do organismo e do consumo celular de oxigênio, enquanto que a calcitonina está envolvida na homeostase da calcemia.
V - As células foliculares, ao serem estimuladas pelo TSH secretado pela adeno-hipófise, secretam os hormônios T3 E T4. Já a calcitonina é secretária quando há elevados níveis de cálcio no sangue, sendo responsável por diminuir a desmineralização óssea e inibir a reabsorção tubular de cálcio.
V ou F
O bócio decorre de uma hipertrofia da glandula tireoide, que sempre está associada à um quadro de hipertireoidismo ou de hipotireoidismo.
F - O bócio também pode estar relacionado a um quadro de eutireoidismo.
V ou F
Os hormônios hipotalâmicos que regulam a secreção hipofisária, tais como o TRH e o GnRH, chegam à neuro-hipófise através do sistema porto-hipofisário.
F - Os hormônios hipotalâmicos são secretados e chegam à adeno-hipófise através do sistema porto-hipofisario. Esse sistema portal serve para concentrar os hormônios hipotalamicos na hipófise, impedindo que haja a sua diluição pelo organismo inteiro.
V ou F
O sistema porto-hipofisario é um sistema portal venoso formado pelas seguintes estruturas: artérias hipofisárias inferiores —> plexo primário do sistema porto-hipofisário —> veias porto-hipofisiais—> plexo secundário do sistema porto- hipofisial —>veias hipofisiárias anteriores.
F- O sistema porto-hipofisário é formado a partir das artérias hipofisárias superiores. As aa.hipofisárias inferiores são responsáveis pela irrigação da neuro-hipófise.
V ou F
A neuro-hipófise é constituída de axônios de neurônio cujos corpos celulares situam-se nos núcleos supraóptico e paraventricular do hipotálamo. A função da neuro-hipófise é sintetizar, armazenar e secretaria dois hormônios: a oxitocina e a vasopressina.
F - A neuro-hipófise apenas armazena e secreta esses hormônios, já que a sua produção ocorre nos núcleos hipofisários.
V ou F
Os axônios dos neurônios dos núcleos supraoptico e paraventrivular se unem e formam o trato hipotálamo- hipofisial. Ao haver a despolarização desses neurônios, o impulso nervoso se propaga por toda a célula neurossecretora até as terminações axonicas na neuro-hipófise e, assim, é estimulada a secreção dos hormônios neuro-hipofisiários no plexo capilar do processo do infundíbulo, que confluem-se entre si e formam as veias hipofisárias posteriores.
V - Os axônios dos neurônios dos núcleos supraóptico e paraventricular se unem e formam o trato hipotálamo-hipofisial. Ao haver a despolarização desses neurônios, o impulso nervoso se propaga por toda a célula neurossecretora até as terminações axônicas na neuro-hipófise é, assim é estimulada a secreção dos hormônios neuro-hipofisiários no plexo capilar do processo do infundíbulo, que conflui entre si e forma as veias hipofisárias posteriores.
V ou F
A glândula pineal é o órgão endócrino respondê-las síntese e secreção de melatonina, o hormônio do sono.
V
Onde a glândula pineal está localizada?
A glândula pineal está localizada no epitálamo, no teto do terceiro ventrículo do encéfalo, na linha mediana e entre os dois colículos superiores.
V ou F
A paratireoide é uma glândula única localizada posteriormente à tireoide.
F- As paratireoides são glândulas, geralmente em número de 4, localizadas posteriormente à tireoide. Geralmente suas posições são superiores esquerda e direita e inferiores esquerda e direita, em relação à tireoide
V ou F
O paratormônio e a calcitonina são hormônios antagônicos responsáveis pela homeostase da calcemia. Enquanto o paratormônio induz a diminuição dos niveis de cálcio no sangue, e a calcitonina induz o seu aumento.
F - A Calcitonina —> diminui a calcemia.
Paratormônio—> aumenta a calcemia.
V ou F
O paratormônio é secretado pela tireoide, enquanto que a calcitonina é secretada pelas paratireoides.
F - A secreção desses hormônio está invertida:
Tireoide —>Calcitonina.
PARAtireoide —>PARAtormônio.
V ou F
A vascularização e a inervação das paratireoides são semelhantes às da tireoide, sendo irrigadas pelas aa. Tireoideas superior e inferior, drenados pelas vv. Tireoideas superior, média e inferior, inervadas por ramos tireoideos dos gânglios simpáticos Cervicais.
V - A vascularização e a inervação das paratireoides são semelhantes às da tireoide, sendo irrigadas pelas aa.tireoideas superior e inferior, drenados pelas vv. Tireoideas superior, média e inferior e inervadas por ramos tireoideos dos gânglios simpáticos Cervicais. Toda a estrutura vascular e nervosa da tireoide faz também relação com as paratireoides.
V ou F
As glândulas suprarrenais estão situadas no espaço retroperitonial, superiormente aos rins.
V - As glândulas suprarrenais, também chamadas de adrenais, são órgãos em formato piramidal achatado que se localizam superiormente aos rins, no espaço retroperitoneal.
V ou F
Apesar da glândula suprarrenal possuir uma maior massa concentrada na região cortical, a maior quantidade de secreção total da glândula ocorre na região medular.
V - O Córtex da glândula suprarrenal contém cerca de 80-90% do peso total da glândula. Apesar disso, a secreção de epinefrina constitui cerca de80% de toda a produção endócrina da adrenal e ocorre pelas células cromafins, localizadas na medula da adrenal.
V ou F
A região cortical da adrenal é subdividida em 3 zonas, sendo elas, de externas para internas: zona glomerulosa, onde há a produção de aldosterona, zona fascículos, onde há a produção de glicocorticoides, e zona reticulada, onde há a produção de androgênios.
V - A adrenal é dividida em:
Córtex —> O qual é dividido em:
•Região glomerulosa—> Produção de mineralocorticoides(aldosterona).
•Região Fasciculada—> Produção de glicocorticoides.
•Região reticulada —> Produção de androgênios fracos.
Medula—> Produção de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina).
V ou F
A inervação da glândula suprarrenal é proveniente das fibras pré-ganglionares dos nervos esplâncnicos torácicos, estrutura do sistema nervoso simpático que inerva todas as células glandulares da suprarrenal.
F. - O sistema nervoso simpático inerva somente as células glandulares da região medular da adrenal.
V ou F
O pâncreas é uma glândula que possui tanto função endócrina, através da secreção de hormônios para a corrente sanguínea, quanto exócrina, secretando substâncias para o trato gastrointestinal.
V
V ou F
A irrigação do pâncreas ocorre exclusivamente por ramos provenientes do tronco celíaco,
F- A irrigação do pâncreas ocorre através das seguintes artérias:
A. Pancreaticoduodenal superior —> Ramo da A.gastroduodenal—> Ramo da A.hepática comum—> ramo tronco celíaco.
A.Pancreaticoduodenal inferior —>ramo da A.mesentérica superior —> ramo direito da aorta.
A.esplênica—> ramo do tronco celíaco.
V ou F
O pâncreas é um órgão retroperitoneal situado posteriormente à curvatura maior do estômago
V
V ou F
O pâncreas é dividido em 5 regiões: o processo uncinado, a cabeça, o colo, o corpo e a cauda.
V
V ou F
O pâncreas endócrino está dividido em aglomerações celulares chamadas de ilhotas de langerhans.
V - O pâncreas é dividido em exócrino e em endócrino.
O pâncreas exócrino está disposto nos ácinos.
O pâncreas endócrino está disposto nas ilhotas de langerhans
V ou F
A a.tireoidea superior é ramo da a. Carótida comum, enquanto que a a.tireoidea inferior é ramo do tronco tireocervical.
F- A a. Tireoideasuperior é ramo da a. Carótida externa.
V ou F
As vv. Tireoideas superiores, médias e inferiores drenam para a V. Jugular interna.
F- As vv. Tireoideas superiores e médias drenam para a veia. Jugular interna, mas as vv. Tireoideas inferiores drenam diretamente para a V.braquiocefálica.
V ou F
A inervação simpática da tireoide provém do nervo laringeo recorrente, ramo do n.vago, enquanto que a parassimpática provém de gânglios Cervicais.
F- O nervo laringeo recorrente, assim como o nervo vago, faz parte da inervação parassimpatica, enquanto que os gânglios nervosos Cervicais fazem parte da inervação simpática.
V ou F
O nervo laringeo recorrente possui seu trajeto posterior à tireoide, enquanto que um dos ramos do n. Laríngeo superior tem contato direto com a a.tireoidea superior.
V - O nervo laringeo recorrente possui seu trajeto posterior à tireoide, enquanto que um dos ramos do n. Laringeo superior tem contato direto com a à.tireoidea superior. É imprescindível conhecer essas relações entre vasos, nervos e tireoide, pois durante uma tireoidectomia, deve-se ter cautela para não danificar essas estruturas e ocasionar danos severos a laringe.
V ou F
As artérias suprarrenais superiores são ramos da artéria frênica superior.
F - As aa. Suprarrenais superiores são ramos da a.frênica INFERIOR.
V ou F
As artérias suprarrenais médias são ramos das artérias renais.
F- As aa. Suprarrenais médias são ramos diretos da aorta
V ou F
As artérias suprarrenais inferiores são ramos diretos da aorta.
F - As aa.suprarrenais inferiores são ramos da a.renal.
V ou F
A veia suprarrenal direita é drenada diretamente na veia cava inferior, enquanto a veia suprarrenal esquerda é drenada na veia renal esquerda.
V