Sistema Digestório - 2 Flashcards

1
Q

Descreva anatomicamente o estômago

A

O estômago possui dois óstios diferentes: um mais superior, que recebe a denominação de óstio cárdio, e fica no ponto de junção entre a ultima porção do esôfago e a abertura do estômago; e outro mais inferior, denominado óstio pilórico, que comunica a parte final do estômago com o início do duodeno.
O órgão possui quatro partes principais, e anatomicamente distintas:
A primeira delas, é a cárdia, que circunda o óstio cárdio; após, há o fundo gástrico, que constitui a parte superior mais dilatada do órgão, que se relaciona á cúpula esquerda do diafragma.
O corpo gástrico, que é a principal parte do órgão, ficando entre o fundo gástrico e o antro da parte pilórica.
A parte pilórica, que é a região afunilada de ‘saída do estômago’ (constituída pelo antro pilórico, pelo canal pilórico e pelo piloro. Essa ultima estrutura por sua vez é formada pela união entre óstio pilórico e o esfincter pilórico.
O estômago possui duas curvaturas: a curvatura maior do estômago, e a curvatura menor do estômago. Essas suas regiões, somadas á parte posterior do óstio cárdico, são as únicas partes do órgão em questão que não são recobertas por peritônio (uma vez que são pontos de entrada e saída dos vasos sanguíneos). A curvatura menor forma uma margem côncava, e apresenta na sua parte mais inferior a incisura angular, que estabelece o limite entre o corpo gástrico e a parte pilórica do estômago. Já a curvatura maior é mais convexa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Localize anatomicamente o estômago:

A

O órgão se relaciona anteriormente ao músculo diafragma (ao qual se liga por meio do ligamento gastrofênico), o lobo esquerdo do fígado e parede anterior do abdome. Posteriormente, se relaciona ao pâncreas e á bolsa omental (que é um espaço entre o pâncreas e o estômago, formado pelo peritôneo. A face posterior do estômago forma a maior parte da parede anterior dessa bolsa). Vale ressaltar, que o estômago, possui mais dois ligamentos: o gastroesplênico (que liga ao baço) e o gastrocólico (que liga ao colo transverso do intestino grosso).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Localize, delimite e descreva anatomicamente o duodeno

A

A primeira porção do intestino delgado é chamado de duodeno, e se inicia no piloro (a saída do estômago) é uma região chamada de junção gastroduodenal, que fica á direita no corpo. Tem a forma da letra “c”, é relativamente curto, e tem seu término na flexura duodeno jejunal (que é o ponto de união entre o duodeno e a próxima parte do intestino delgada, o jejuno). Essa flexura fica á esquerda no corpo, mais ou menos no nível da segunda vértebra lombar. Exceto nos seus dois centímetros iniciais, o órgão é praticamente imóvel.
O duodeno é dividido quatro partes: superior, descendente, horizontal e ascendente. A superior se inicio logo após o final do estômago, mede aproximadamente 5 cm e fica anterolateralmente ao corpo da vértebra L1.
A descendente é a parte mais longo e mais verticalizada do órgão, medindo de 7 a 10 cm e ficando localizada á direta das vértebra L1,L2 e L3; e nessa região está a papila maior do duodeno, onde se abre a ampola hepatopancreático (formada pela união entre ducto pancreático principal e o ducto colédoco).
A parte horizontal, que também é conhecida como parte inferior, mede 6 a 8 cm e cruza a vértebra L3; entre essa parte horizontal e a coluna vertebral passam a veia cava inferior, a aorta e o músculo psoas maior.
A parte ascendente mede cerca de 5 cm, começando á esquerda de L3 e seguindo superiormente até a margem superior de L2.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Localize e descreva anatomicamente o jejuno e o íleo

A

O jejuno, se inicia na flexura duodeno jejunal e representa 2/5 de todo intestino delgado que segue ao duodeno. A maior parte do jejuno fica localizado no quadrante superior esquerdo do abdome. Possui artérias longas, paredes espessas, menos gordura no mesentério, pregas circulares grandes e altas, e poucos nódulos linfoides.
O íleo é a parte que se inicia após o jejuno, representando cerca de 3/5 do intestino delgado que segue ao duodeno. Possui artérias retas mais curtas que o jejuno, tem paredes finas, muitos nódulos linfoides, mais gordura no mesentério, e pregas circulares mais esparsas, baixa ou até ausente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Localize e descreva anatomicamente o intestino grosso

A

O ceco é a primeira porção do intestino grosso, estando localizado no quadrante inferior direito do abdome. Tem inicio no óstio ileal e se estende até o inicio do colo ascendente. Em sua parte póstero-medial possui um pequena extensão denominada apêndice vermiforme, que é formado por tecido linfóide, tem 6 a 10 cm de comprimento. Em seu interior, o ceco possui uma pequena saliência conhecida como papila ileal, que é o ponto de união entre o final do íleo e o incio do intestino grosso.
O colo do intestino grosso é dividido em quatro regiões: o colo ascendente, colo transverso, colo descendente e colo sigmóide (este último se separa do reto pela junção retossigmoidea). Essa região do intestino possui duas flexuras: a flexura cólica direita ou flexura hepática, que fica entre o colo ascendente e o transverso, e a flexura cólica direita ou flexura esplênica , que fica entre o colo transverso e o descendente. A flexura cólica esquerda se fixa ao diafragma por meio do ligamento frenocólico.
Em toda a extensão do colo, exceto na junção retossigmoidea, existem fitas musculares denominadas tênias do colo, que são responsáveis pela formação de pequenas saculações na parede do órgão, denominadas haustrações. Além disso, exitem discretos saquinhos de gordura, chamados apêndices adiposos do colo, pendendo das paredes do intestino grosso. Essas três estruturas são exclusivas do intestino grosso.
O reto se inicia na chamada junção retossigmoidea, que representa o ponto de encontro entre o solo sigmoide do intestino grosso e o reto. Possui uma região um pouco mais dilatada, denominada de ampola do reto. Finaliza na junção anorretal, a partir da qual começa o canal anal. Próximo a essa junção, existe uma região onde há seios anais, separados por colunas anais.
O canal anal se estende da face superior do diafragma da pelve até o anus, medindo cerca de 3 cm. É circundado pelos músculos esfincteres interno e externo do ânus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é compartimento supracólico e compartimento infracólico?

A

Do colo transverso pende uma lâmina de peritôneo denominada mesocolo transverso, que divide a cavidade abdominal em compartimento supracólico onde fica o estômago, o fígado e o baço; e o compartimento infracólico onde ficam o intestino delgado e os colos ascendente e descendente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Localize e descreva anatomicamente o fígado

A

O fígado é uma glândula acessória da digestão, estando localizado na cavidade abdominal. A sua maior parte fica alojada no hipocôndrio direito. É protegido pelas costelas. Localizado no quadrante superior direito do abdômen, anterior ao estômago e ao duodeno. O fígado tem faces, a sua maior face é a diafragmatica, é convexa, que vai entrar em contato com o diafragma - o diafragma repousa sobre o fígado no quadrante superior direito do abdome, tanto que a cúpula do diafragma lado direito do abdome é mais profunda para acomodar o fígado. Nessa face conseguimos ver o lobo direito e o esquerdo.
Nessa fase diafragmatica do fígado vamos encontrar ligamentos que prendem o fígado ao diafragma e mantém o fígado na sua posição anatômica. Ligamento coronário faz toda a volta na região superior do fígado; nas laterais do ligamento coronário tem regiões mais espessas, ligamentos triangulares direito e esquerdo; a estrutura que divide o fígado no lobo direito e esquerdo é ligamento falciforme; ponto de ligamento que se projeta a partir do ligamento falciforme é o ligamento redondo que forma um tubo na frente, ele é um remanescente embrionário da veia umbilical

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é o hilo hepático e a tríade portal?

A

Hilo é uma região onde entram e saem estruturas importantes. O hilo hepático ou hilo porta-hepático é a região onde entra a veia porta e a artéria hepática, e sai os ductos hepáticos ou ductos biliares.
Existe no fígado uma estrutura em forma de H, chamada “H hepático”, composto da seguinte forma: a veia cava e a vesícula biliar são uma perna do H; o hilo hepático é a barra transversa do H; a fissura do ligamento venoso e a fissura do ligamento redondo formam a outra uma perna do H
A tríade portal é formada pela artéria hepática, veia porta e ducto colédoco. Ela adentra na base do fígado.
O fígado é composto de pequenas áreas chamadas lóbulos ou segmentos hepáticos, onde cada uma possui uma “tríade portal interlobular” composta por um ramo da artéria hepática, um ramo da veia porta e um ducto biliar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Explique a circulação porta hepática

A

A veia porta do fígado (VP) é o principal canal do sistema venoso porta. Forma-se anteriormente à VCI e posteriormente ao colo do pâncreas pela união das veias mesentérica superior e esplênica. Embora seja um grande vaso, a VP segue um trajeto curto, a maior parte do qual está contido no ligamento hepatoduodenal. À medida que se aproxima da porta do fígado, a veia porta divide-se em ramos direito e esquerdo. A veia porta recebe sangue com oxigenação reduzida, mas rico em nutrientes da parte abdominal do sistema digestório, inclusive vesícula biliar, pâncreas e baço, e o conduz ao fígado. Diz-se que há uma direção do fluxo sanguíneo na qual o sangue da veia esplênica, transportando os produtos da decomposição das hemácias no baço, segue principalmente para a parte esquerda do fígado. O sangue da VMS, rico em nutrientes absorvidos no intestino, segue principalmente para a parte direita do fígado. No fígado, seus ramos são distribuídos em um padrão segmentar e terminam em capilares expandidos, os sinusoides venosos do fígado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Localize e descreva anatomicamente o pâncreas

A

O pâncreas é uma glândula mista, acessória da digestão, localizada no nível da segunda vértebra lombar. É um órgão retroperitoneal que fica alojado transversalmente na cavidade abdominal. Anteriormente se relaciona ao mesocolo transverso do intestino grosso e ao estômago. Á direita se relaciona ao duodeno, é a esquerda com o baço.
O ducto pancreático principal é longo, e vai da cauda até a cabeça do orgão. Na cabeça do pâncreas, esse ducto geralmente se une ao ducto colédoco para formar a ampola hepatopancreática, que se abre na papila maior do duodeno. Já o ducto pancreático acessório é mais curto, e se abre na papila menor do duodeno (geralmente, ele se comunica com o ducto pancreático principal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O pâncreas se divide em quatro partes distintas:

A

A cabeça do pâncreas é a parte mais expandida do órgão e se localiza á direita dos vasos mesentéricos, sendo envolvida pelo duodeno. A porção mais inferior da cabeça se projeta medialmente para a esquerda, formando o chamado processo uncinado (que fica posteriormente aos vasos sanguíneos). Posteriormente, se relaciona ás veias renais direita e esquerda, veia cava inferior e artéria renal direita. Na região póstero-superior, a cabeça do pâncreas apresenta um sulco onde fica alojado o ducto colédoco, que é responsável por levar a bile produzida no pâncreas ao duodeno.
O colo do pâncreas, que é a região que fica entre a cabeça e o corpo, se localiza anteriormente aos vasos mesentéricos superiores. A face anterior do colo é recoberta por peritôneo e fica adjacente ao piloro do estômago. Posteriormente ao colo as veias mesentéricas superior e esplênica se unem para formar a veia porta do fígado.
O corpo do pâncreas, que se inicia logo após o colo, é a região mais longa do órgão. Esta posicionado sobre a aorta, a veia renal esquerda e artéria renal esquerda. Fica á esquerda dos vasos mesentéricos superiores. Sua face anterior é recoberta por peritôneo, e constitui o assoalho da bolsa omental.
A cauda é a região final do órgão. Se localiza, juntamente com os vasos esplênicos, entre as lâminas do ligamento esplenorenal. Posteriormente, se relaciona com a veia esplênica e com o rim esquerdo. Já artéria esplênica é um vaso que transmite superiormente ao corpo e a cauda do pâncreas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Delimite a cavidade abdominal

A

A cavidade abdominal forma a parte superior e principal da cavidade abdominopélvica, a cavidade contínua que se estende entre o diafragma e o diafragma da pelve não tem assoalho próprio porque é contínua com a cavidade pélvica. O plano da abertura superior da pelve é uma separação arbitrária, mas não física, das cavidades abdominal e pélvica. Estende-se superiormente até o 4o espaço intercostal da caixa torácica osteocartilagínea. Consequentemente, os órgãos abdominais mais altos (baço, fígado, parte dos rins e estômago) são protegidos pela caixa torácica. A pelve maior sustenta e protege parcialmente as vísceras abdominais inferiores (parte do íleo, ceco,
apêndice vermiforme e colo sigmoide). É a localização da maioria dos órgãos do sistema digestório, de partes do sistema urinário (rins e a maior parte dos ureteres) e do baço.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Delimite e nomeie as regiões da cavidade abdominal para estudo clínico

A

É habitualmente dividida em nove regiões por duas linhas verticais e duas linhas horizontais. Exitem diversas maneiras de posicionar as linhas de delimitação das regiões abdominais. Uma das maneiras mais utilizadas é:
- as duas linhas verticais são as linhas hemiclaviculares, que vão do ponto médio da clavícula ao ponto médio do ligamento inguinal.
- a mais superior das linhas horizontais é plano subcostal, traçado tangenciando o ponto mais inferior da borda costal.
- a mais inferior das linhas horizontais é o plano transtubercular, que tangencia os tubérculos das cristas ilíacas.
Nesta divisão as noves regiões da parede do abdome são, no sentido vertical e da direita para esquerda:
- hipocôndrio direito.
-lombar direito
- inguinal direito
-epigástrica
- umbilical
-hipogástrica
- hipocôndrio esquerdo
- lombar esquerdo
- inguinal esquerdo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Delimite e nomeie os quadrantes da cavidade abdominal para estudo clínico

A

Nas descrições clínicas mais gerais, quatro quadrantes da cavidade abdominal (quadrantes superior e inferior, direito e esquerdo) são delimitados por dois planos facilmente demarcados: (1) o plano transumbilical, que atravessa o umbigo (e o disco intervertebral [IV] entre as vértebras L III e L IV), divide as metades superior e inferior, e (2) o plano mediano vertical, que atravessa o corpo longitudinalmente, define as metades direita e esquerda (Quadro 2.1C).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Explique o que é o peritônio e sua estrutura

A

O peritônio é uma membrana serosa transparente, contínua, brilhante e escorregadia. Reveste a cavidade abdominopélvica e recobre as vísceras. O peritônio consiste em duas lâminas contínuas: o peritônio parietal, que reveste a face interna da parede abdominopélvica, e o peritônio visceral, que reveste vísceras como o estômago e intestino. As duas lâminas de peritônio consistem em mesotélio, uma lâmina de epitélio pavimentoso simples.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Defina e dê exemplos de órgãos intraperitoniais, retroperitoniais e subperitoniais

A

— Órgãos intraperitoneais: são quase completamente cobertos com peritônio visceral (ex: estômago e baço). Intraperitoneal neste caso não significa dentro da cavidade peritoneal (embora o termo seja usado clinicamente para substâncias injetadas na cavidade). Órgãos intraperitoneais foram conceituadamente, se não literalmente, invaginados para o saco fechado, como pressionando seu punho para dentro de um balão inflado.
— Órgãos retroperitoneais, extraperitoneais e subperitoneais: também estão do lado de fora da cav idade peritoneal – externamente, posteriormente ou inferiormente ao peritônio parietal – e são apenas parcialmente cobertos com peritônio (geralmente sobre apenas uma superfície). Órgãos como os rins estão entre o peritônio parietal e a parede abdominal posterior, e têm peritônio parietal apenas nas suas faces anteriores (exceto se houver gordura interposta). Da mesma forma, a bexiga só tem peritônio parietal sobre sua face superior.

17
Q

Explique e localize anatomicamente as seguinte formação peritoniais: mesentério (“mesos”).

A

Mesentérios são dobras peritoneais que unem vísceras à parede abdominal posterior. Eles permitem algum movimento e promovem um conduto para que vasos, nervos e linfáticos cheguem às vísceras e incluem:
— Mesentério (associado a parte do intestino delgado) – É uma dobra peritoneal dupla, larga e em forma de leque que conecta o jejuno e o íleo à parede posterior do abdome. Sua conexão superior fica ao nível da junção duodenojejunal, imediatamente à esquerda da parte lombar superior da coluna vertebral. Ele passa obliquamente no sentido inferior e para a direita, terminando na junção ileocecal próximo a margem superior da articulação sacroilíaca direita. No tecido adiposo entre as duas camadas peritoneais do mesentério estão localizadas as artérias, veias, nervos e linfáticos que suprem os intestinos.
— Mesocolo transverso (associado ao colo transverso) – É uma dobra do peritônio que conecta o colo transverso à parede abdominal posterior. Suas duas camadas peritoneais deixam a parede posterior através da superfície anterior da cabeça e corpo do pâncreas e passam externamente envolvendo o colo transverso.
— Mesocolo sigmoide (associado ao colo sigmoide) – É uma dobra peritoneal invertida em forma de “v”, que une o colo sigmoide á parede abdominal. O ápice do “V” localiza-se próximo á divisão da artéria ilíaca comum esquerda em seus ramos interno e externo, com o “braço” esquerdo seguindo inferiormente ao longo da margem medial do músculo psoas maior, e o “braço” direito seguindo inferiormente para o interior da pelve para terminar no nível da vértebra S3

18
Q

Explique e localize anatomicamente as seguinte formação peritoniais: omento:

A

Os omentos consistem em duas camadas de peritônio que seguem a partir do estômago e da primeira parte do duodeno para outras vísceras. São eles:
— Omento maior (derivado do mesentério dorsal) – É uma grande dobra peritoneal em forma de avental que se prende à curvatura maior do estômago e primeira parte do duodeno. E que, após descer, se dobra, voltando-se posteriormente e subindo para associar -se à superfície anterior do colo transverso e seu mesentério.
— Omento menor (derivado do mesentério ventral) – É uma dobra peritoneal que se estende a partir da curvatura menor do estômago e primeira parte do duodeno até a face visceral do fígado. Pode ser dividido em: ligamento hepatoduodenal (lateral) e hepatogástrico (medial)

19
Q

Descreva a face visceral do fígado:

A

Já face visceral fica voltada inferior e posterior, mantendo contato com o duodeno, o colo, estômago, esôfago e rim.
o Lobo esquerdo,
o Lobo direito,
o Lobo quadrado – próximo a vesícula biliar
o Lobo caudado – próximo da veia cava
Nessa região também vamos encontrar reentrâncias na superfície do fígado porque essas regiões estão em contato com outras vísceras da cavidade abdominal, no lobo esquerdo do fígado na face visceral vamos encontrar a impressão gástrica (entra em contato com o estômago); no lobo direito temos a impressão renal, impressão cólica (entra em contato com a flexura hepática do intestino grosso) Área nua do fígado não está recoberta pelo diafragma, é uma região mais regular. Na face visceral do fígado é possível observar a vesícula biliar, se retirar essa vesícula ela deixa uma impressão, a fossa da vesícula biliar. A abertura por onde passam as artérias hepáticas, veias hepática e ductos biliares são os hilos hepáticos, entretanto o hilo hepático possui um nome específico, recebe o nome de porta do fígado – na histologia do fígado, ele é constituído por artéria, veia e ducto biliar essa distribuição forma a tríade portal – essa distribuição acompanha todo o parênquima hepático.