sistema digestório Flashcards
homeostase
manutenção das condições ideais para o bom funcionamento das celulas
digestão mecânica
reduz o alimento partir da quebra ou trituração. os movimentos de contração que ocorrem ao longo do tubo digestório são chamados de peristálticos
digestão química
transforma molecular maiores em moleculas menores e simples
ordem tubo digestorio
boca, faringe, esôfago, estomago intestinos e ânus
estruturas e órgãos anexos
dente, lingua, glandula salivar, figado, visicula biliar e pancreas
boca
inicio do tubo digestório onde acontece a mastigação e se inicia a deglutição
faringe
formada por musculo estriado esquelético. Realiza movimentos voluntários que empurram o alimento ate o esôfago com mais facilidade
Esôfago
secreta um muco que facilita o transporte do bolo alimentar até o estomago
estômago
a parede do estômago sofre contrações involuntárias, que ajudam a misturar o alimento com o suco gástrico produzido por glândulas gástricas. O suco gástrico contém grande quantidade de ácido clorídrico, que, fará a digestão das proteínas presentes no bolo alimentar.
quimificação
o estômago é protegido dos efeitos do ácido clorídrico devido à presença de um muco produzido pelas células da parede do próprio órgão. O quimo vai sendo lentamente empurrado para o duodeno, porção inicial do intestino delgado.
pancreas
Sua função endócrina é produzir e liberar os hormônios glucagon e insulina. Sua função exócrina é secretar o suco pancreático
figado
Sua função digestória consiste na produção da bile, um líquido que pode ser amarelado, marrom ou verde-oliva. A bile tem a função de emulsificar a gordura, agindo como se fosse um detergente. É produzida no fígado, mas armazenada na vesícula biliar.
intestino delgado
Ele é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo, que vai se ligar ao intestino grosso.
A digestão mecânica: segmentação, que são contrações localizadas que misturam o quimo com sucos digestivos, e peristalse, que empurra o quimo ao longo do intestino. A digestão química é completada no intestino delgado com a ajuda de suco pancreático, bile e suco entérico, que transformam o quimo em quilo através do processo de quilificação. Após a quilificação, os nutrientes são absorvidos.
grosso
o intestino grosso é dividido em ceco, colo e reto, porção final do tubo digestório, que se abre para o exterior através do ânus. Na região do ceco, encontramos o apêndice, pequena estrutura em forma de saco que pode inflamar no caso de acúmulo de resíduos alimentares.
A digestão mecânica no intestino grosso ocorre por continuidade do movimento peristáltico, que empurra o alimento ao reto.
A digestão química converte proteínas que ainda restaram em aminoácidos e promove a absorção de água e sais minerais.