sistema digestivo Flashcards
quais são os principais órgãos do sistema digestivo?
boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Além das glândulas acessórias como as glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Quais são os tipos de digestão? Diferencie-as
Digestão Mecânica e Digestão Química. Na Digestão Mecânica temos a mastigação e na Digestão Química temos as enzimas e os sucos digestivos.
o que é a doença celíaca e como ela afeta a absorção de nutrientes?
É uma condição autoimune (DO SISTEMA IMUNOLÓGICO) em que a ingestão do glúten (PROTEÍNA ENCONTRADA NO TRIGO) provoca danos no intestino DELGADO.
O dano ao Int. Delg. impede a absorção adequada dos nutrientes, levando à destruição.
Quais são as principais diferenças entre a intolerância à lactose e a galactosemia?
A intolerância à lactose é uma deficiência enzimática da LACTASE (enzima que digere o açúcar lactose), o que causa desconforto digestivo; já a galactosemia é uma condição genética que impede a metabolização da GALACTOSE, tendo complicações mais graves (é uma doença sistêmica).
Fale mais sobre a enzima amilase
A enzima amilase salivar ou também conhecida como ptialina é a enzima que está presente na boca, mais precisamente na saliva, e ela é responsável por promover o início da digestão dos carboidratos (amido).
obs: A amilase salivar atua melhor em um pH neutro (7), que é mantido na boca pela própria saliva.
Qual a importância das vilosidades intestinais na absorção de nutrientes?
As vilosidades intestinais aumentam a área de absorção no intestino delgado, facilitando a entrada de nutrientes no sangue. Na doença celíaca, o glúten causa inflamação e atrofia das vilosidades, prejudicando a absorção e levando a deficiências nutricionais.
Fale sobre a digestão da lactose em pessoas normais/ pessoas intolerantes a lactose/ pessoas com galactosemia
Pessoa sem intolerância à lactose: Absorvem normalmente a lactose no intestino delgado, quebrando-a em glicose e galactose já que tem a enzima lactase no organismo.
Pessoa com intolerância à lactose: Como o corpo tem uma deficiência enzimática da enzima lactase, a lactose não é totalmente digerida e fermenta no intestino grosso, causando desconfortos como gases e diarreia.
Pessoa com galactosemia: Não consegue metabolizar a galactose (parte da lactose) devido a um defeito enzimático. Mesmo pequenas quantidades de galactose podem ser tóxicas, afetando fígado, cérebro e rins, exigindo uma dieta sem lactose e galactose.
A vesícula biliar armazena substâncias produzidas por qual órgão?
pâncreas
Quais enzimas digestivas atuam no estômago e qual é a sua função?
A pepsina, que digere proteínas, e o ácido clorídrico, que ajuda a desdobrar proteínas e a eliminar bactérias.
Qual o papel do pâncreas na digestão?
Ele produz as enzimas digestivas (amilase, lipase e proteases) que são liberadas no intestino delgado e ajudam na digestão de carboidratos, lipídios e proteínas.
Também produz bicarbonato para neutralizar o ácido do estômago.
Qual é a função das vilosidades e microvilosidades no intestino delgado?
As vilosidades no intestino delgado são responsáveis por aumentar a área de superfície para maximizar a absorção de nutrientes.
Como são absorvidos os lipídios no intestino delgado?
São emulsificados pelos sais biliares no intestino, digeridos pela lipase pancreática e absorvidos pelas células intestinais na forma de ácidos graxos e monoglicerídeos, formando quilomícrons.
Qual é a função da bile produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar? Ela tem qual pH?
Emulsificar gorduras, facilitando a ação das enzimas lipases na digestão de lipídios no intestino delgado.
A bile é alcalina (pH básico)
O que é absorção de nutrientes e como ocorre no intestino delgado?
É o processo pelo qual os nutrientes digeridos são transportados do intestino para a corrente sanguínea ou linfática, ocorrendo principalmente através de difusão, transporte ativo e transporte facilitado.
Como o intestino grosso contribui para a flora intestinal?
Abriga bactérias que ajudam na fermentação de fibras, produção de algumas vitaminas (como a vitamina K e algumas do complexo B) e proteção contra microrganismos patogênicos.