Sistema Cardiovascular Flashcards
O que forma o sistema cardiovascular?
Formado pelo coração, o sangue e os vasos capilares. Ele é responsável por levar O2 e os nutrientes para o corpo.
Qual a composição do coração?
É composto por camada: pericárdio, miocárdio e endocardio
Pelas câmaras: Átrio d/e é ventrículos d/e
Pelas válvulas: aórtica, pulmonar, tricúspide e mitral
E os principais vasos sanguíneos: artérias aorte, pulmonares, Veia cava e veias pulmonares.
Quais estruturas compõe o lado direito do sistema cardiovascular?
● sangue baixo em o2
● átrio direito
● ventrículo direito
● artéria pulmonar
● válvula tricúspide
● valva pulmonar
Quais estruturas compõe o lado esquerdo do sistema cardiovascular?
● sangue rico em o2
● átrio esquerdo
● ventrículo esquerdo
● veias pulmonares
● válvula mitral
● valva aórtica
C ou E: A artéria pulmonar conduz sangue venoso e as veias pulmonares conduzem sangue arterial
CERTO! As artérias normalmente carreia sangue rico em O2 e as veias carreia sangue pobre em O2. Porém, existe exceção, A artéria pulmonar conduz sangue venoso e as veias pulmonares conduzem sangue arterial.
O que são átrios?
São as câmaras de recepção do sangue, são mais complacentes e são chamadas de átrios.
O que são ventrículos?
São ascâmaras de ejeção, mais musculosas, são chamadas de ventrículos.
O que são valvas? E onde estão localizadas?
Entre os átrios e os ventrículos existem valvas. Estas valvas permitem a passagem do sangue apenas no sentido do átrio para o ventrículo. São chamadas de valvas atrioventriculares. No lado direito, temos avalva tricúspide, eno lado esquerdo avalva mitral. Entre os ventrículos e as artérias ficam asvalvas semilunares. Estas valvas permitem apenas a saída do sangue dos ventrículos em direção das artérias. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta fica avalva aórtica. Entre o ventrículo direito e o tronco da artéria pulmonar fica avalva pulmonar.
Qual a função do coração? Qual o seu formato e tamanho?
O coração éo “motor” do sistema circulatório. Sua função é bombear o sangue de forma que chegue a todo o corpo. Ele é em forma de cone e é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho de um punho fechado.
O que é uma circulação completa?
Inclui duas Passagens pelo coração : uma em direção ao corpo (lado Esquerdo) e outra em direção ao pulmão ( lado direito).
Qual a localização do coração?
Fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 da massa cardiaca fica à esquerda da linha média.
Quais são os Limites do coração?
Limites do coração:
✓ A superfície anterior fica logo abaixo do esterno e das costelas;
✓ A superfície inferior é a parte do coração que, em sua maior parte repousa sobre o diafragma, correspondendo a região entre o ápice e aborda direita;
✓ A borda direita está voltada para o pulmão direito e se estende da superfície inferior àbase;
✓ A borda esquerda, também chamada borda pulmonar, fica voltada para o pulmão esquerdo, estendendo-se da base ao ápice;
✓ O limite superior encontra-se os grandes vasos do coraçãoe;
✓ Posteriormente a traqueia, oesôfago e a artéria aorta descendente.
Quais são as camadas do coração?
✓ Epicardio (externa)
✓ Miocárdio (meio)
✓ Endocardio (interno)
✓ Pericárdio ( saco fibroso que reveste o coração)
O que é pericárdio?
É a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O pericárdio consiste em duas partes principais
● Pericárdio fibroso: superficial é um tecido conjuntivo irregular, denso, resistente e inelastico. Assemelha-se a um saco, que repousa sobre o diafragma.
● Pericárdio seroso, mais profundo, é uma membrana mais fina e mais delicada que forma uma dupla camada, circundando o coração. A camada parietal, mais externa, do Pericárdio seroso está fundida ao Pericárdio fibroso. A camada visceral, mais interna, do Pericárdio seroso, também chamada epicardio, adere fortemente à superfície do coração.
O que é Epicardio?
É a camada externa do coração, uma delgada lâmina de tecido seroso. É contínuo, a partir da base do coração, co. O revestimento interno do Pericárdio, denominada camada visceral Pericárdio seroso.
O que é o miocárdio?
É a camada média é mais espessa do coração. Composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração contraia e, portanto, impulsione sangue, ou force o interior dos vasos sanguíneos.
↳ A maioria dos problemas cardíacos acomete essa camada. Como as miocardiopatias de diversas etiologias.
O que é o endocardio?
É a camada mais interna do coração. É uma fina camada sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. Também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.
Onde se originam As coronárias?
Ascoronárias se originam na aorta ascendente
O que é Aorta ascendente?
Aorta ascendente: É uma pequena porção desta artéria, que se inicia com a raiz da aorta (esta por sua vez comunica-se com o ventrículo esquerdo do coração), e segue até a altura do ângulo esternal, onde se inicia o arco da aorta. São ramos da aorta ascendente as artérias coronárias direita e esquerda.
O que são as câmaras cardíacas?
Os átrios (as câmaras superiores) recebem sangue; os ventrículos (câmaras inferiores) bombeia sangue para fora do coração.
Como é a separação entre os átrios e ventrículos?
O AD é separado do AE por uma fina divisória chamada septo Inter atrial. O VD é separado do VE pelo séptico interventricular.
O que é e qual o papel do átrio direito?
O AD forma a borda do coração recebe sangue rico em dióxido de carbono (venoso) de 3 veias: veia cava superior e inferior e seio coronário.
A veia cava superior recolhe sangue da cabeça e parte superior do corpo, já a inferior recebe sangue das partes mais inferiores do corpo (abdômen e membros inferiores) e o coronário recebe o sangue que nutri o miocárdio e leva o sangue ao AD.
O que é e qual o papel do átrio esquerdo?
O AE é uma cavidade de fina parede, com paredes posteriores e anteriores lisas, que recebe sangue já oxigenado, por meio de 4 veias pulmonares. O sangue passa do AE para o VE, através da valva mitral (becúspide).
O que é e qual o papel do Ventrículo Direito?
O VD forma a maior parte da superfície anterior do coração. No óstio atrioventricular direito há um aparelho denominado valva tricúspide, que serve para impedir que o sangue retorne do VD para o AD. Essa valva é composta por 3 lâminas membranaceas, esbranquiçadas e irregularmente triangulares.
O que é e qual o papel do Ventrículo esquerdo e quais valvas estão presentes?
O VE forma o ápice do coração. No óstio atrioventricular esquerdos, encontramos a valva atrioventricular esquerda, constituída empenas por duas lâminas denominadas cúspides (anterior e posterior). Essas valvas são denominadas bicúspides.
O que são Cordas tendineas?
Tanto o VD quanto o VE possuem cordas tendências que ficam as cuspides da valva bicúspide e tricúspide aos músculos cardíacos.
cordas Tediosas ou tendineas são estruturas fibrosas que fixam as válvulas.
Como funciona a Circulação Coronariana?
- O coração recebe sangue no momento da diástole cardíaca
Quais as principais artérias que nutrem o coração?
As artérias coronárias que irrigam o músculo cardícico são originadas na artéria aórtica me são separadas em direita e esquerda.
✓ O tronco Coronário esquerdo compreende a artéria descendente anterior, artéria circunflexa, somos diagonais e ramos marginais. O componente arterial coronariano direito consiste da artéria coronária direita e artéria descendente posterior.
A irrigação do coração é assegurada pelas artérias coronárias pelo seio coronário. As artérias coronárias são duas, uma direita e a outra esquerda. Elas têm esse nome porque ambas percorrem o sulco coronário e são as duas originadas da artéria aorta.
✓ Tronco coronário E: artéria descendente anterior, artéria circunflexa, ramos diagonais e ramos marginais.
Apesar da circunflexa também ser proveniente do lado esquerdo ela vai para parte posterior.
✓ Tronco coronário D: coronária direita e artéria descendente posterior. A irrigação do coração é assegurada pelas artérias coronárias e pelo seio coronário.
* Artéria coronária esquerda dá origem à artéria descendente anterior e à artéria circunflexa.
* Artéria Coronária direita dá origem à artéria descendente posterior e à artéria marginal direita.
Como funciona a inervação cardíaca?
É de duas formas: Extrínseca, que provém dos nervos situados fora do coração, e outra intrínseca, que constitui um sistema encontrado apenas no coração eque está localizado no seu interior.
A inervação extrínseca deriva do SNA, isto é, simpático e parassimpático. Do SN simpático, o coração recebe os nervos cardíacos simpáticos. As fibras parassimpáticas que vão inervam o coração seguem pelo nervo vago (x par craniano), do qual derivam nervos cardíacos parassimpáticos.
* Fisiologicamente o simpático aumenta a FC e o parassimpático diminui a FC.
A inervação intrínseca, ou sistema de condução do coração; é a razão dos batimentos contínuos do coração. É uma atividade elétrica, intrínseca e rítmica, que se origina em uma rede de fibras musculares cardíacas especializadas, chamadas células auto ritnicas (marca-passo cardíaco) por serem auto excitáveis.
A excitabilidade cardíaca começa no nodo sinoatrial, situado na parede do AD. Propagando-se ao longo das fibras musculares atuais O PA atinge o nodo alvoventricular (AV), situado no septo inter atual, anterior a abertura do seio coronario.
Do nodo AV, O PA chega ao feixe atrioventricular (feixe de HIS), que é a única conexão eletrica entre os atrios e os ventrículos. Finalmente as miofibras condutoras (fibras de Purking), conduzem rapidamenteo PA, primeiro para o ápice do ventrículo e apos para o restante do miocárdio ventricular.
Como funciona o estímulo cardíaco?
Estímulo sai do nó Sino-Atrial (AD) → Propaga-se pelas fibras atriais → Estimula o nodo atrioventricular → Feixe de His → Segue pelas miofibras condutoras (fibras de Purking) → conduz o estímulo para o ápice e posteriormente para o restante do miocárdio.
Quantos tipos de circulação existem?
Existem dois tipos de circulação
1. Pequena circulação (pulmonar)
2. Grande circulação (sistêmica)
O que é a circulação pulmonar?
O sangue rico em gás carbônico sai do coração pela artéria pulmonar, é oxigenado no pulmão e volta ao coração pela veia pulmonar.
O que é circulação sistêmica?
O sangue seu do coração para o corpo onde irriga o tecidos. Nestes há trocas gasosas e o sangue rico em gás gás carbônico volta para o coração.
Como funciona o ciclo cardíaco?
Átrio direito → Ventrículo direito → Artéria pulmonar → Pulmões → veias pulmonares → Atrio esquerdo → ventrículo esquerdo → Artéria aorta → Tecidos → veias Cavas → Atrio direito.
- No ciclo cardíaco, os dois átrios se contraem, enquanto os dois ventrículos relaxam e vice-versa.
- Quando o coração bate, os átrios contraem-se primeiramente (sistole atrial) forçando o sangue para os ventrículos. um vez preenchidos, os dois ventrículos contraem (sístole ventricular) e forçam o sangue para fora do coração.
O que é sistole?
O termo sistole designa a fase da contração. É a contração do músculo cardíaco, temos a sístole atrial que impulsiona sangue para os ventrículos. Assim os valvas atrioventriculares estão abertas à passagem de sangue e a pulmonar e a aórtica estão fechadas. Na sistole ventricular as valvas atrioventriculares estão fechadas e as semilunares abertas à passagem de sangue.
* Período que as câmaras cardíacas se contraem ejetando Sangue.
O que é diástole?
É a fase de relaxamento do coração. É o relaxamento do músculo cardíaco, ocorre quando os ventrículos se enchem de sangue, nesse momento as valvas atrioventriculares estão abertas eas semilunares fechadas.
* É a fase de dilatação das câmaras ao receber o sangue.
O que é necessário para que o coração seja eficiente?
Para que o coração seja eficiente na sua ação de bombeamento, énecessário mais que a contração rítmica de suas fibras musculares. Adireção do fluxo sanguíneo deve ser orientada e controlada, oque é obtido por quatro valvas já citadas anteriormente: duas localizadas entre o átrio e o ventrículo - atrioventriculares (valva tricúspide e bicúspide); e duas localizadas entre os ventrículos e as grandes artérias que transportam sangue para fora do coração - semilunares (valva pulmonar e aórtica).
Qual a importancia da contração muscular para o sistema cardíaco?
- A contração muscular é o primeiro aspecto. Ela é fundamental para impulsionar o sangue da periferia (corpo) de volta ao coração;
- As válvulas presentes nas veias são essenciais para permitir o fluxo de sangue unidirecional de volta ao coração.
Qual a importancia da contração muscular para o sistema cardíaco?
- Acontração muscular é o primeiro aspecto. Ela é fundamental para impulsionar o sangue da periferia (corpo) de volta ao coração;
- Asválvulas presentes nas veias são essenciais para permitir o fluxo de sangue unidirecional de volta ao coração.
Como funciona o ritmo cardíaco?
O coração ativa a um ritmo básico de 60 a 100 bpm. Em cada batimento, o VE envia para a artéria aorta uma determinada quantidade de sangue que, atraves de múltiplas ramificações atriais, chega até os tecidos do organismo.
O que é a pressão arterial?
A pressão arterial é a força que o sangue bombeado pelo coração vance contra as paredes arteriais, força essa necessária para que o sangue avançe pelos vasos.
A PA é o resultado do produto:
PA = Débito cardíaco X Resistência vascular Periférica
O que é Débito Cardíaco?
O Débito Cardíaco é o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto. E a resistência vascular periférica a oposição dos vasos sanguíneos, que podem estar mais ou menos contraídos ou dilatados.
O que é Pressão arterial máxima ou sistólica?
• Pressão arterial máxima ou sistólicaque corresponde ao momento em que o ventrículo esquerdo bombeia o seu conteúdo para a aorta (sístole): a grande artéria acolhe subitamente uma considerável quantidade de sangue, oque faz com que a pressão no seu interior atinja o valor máximo, que em condições de repouso é de cerca de 120 a 130mmHg.
O que é Pressão arterial mínima ou diastólica?
• Pressão arterial mínima ou diastólicaque corresponde ao momento em que o ventrículo esquerdo está a encher-se de sangue (diástole): a elasticidade das paredes da aorta faz com que a artéria impulsione o sangue para os vasos periféricos e, assim, apressão no seu interior atinge o valor mínimo de aproximadamente 80 mmHg.
Vamos relembrar a divisão da artéria aorta:
1ª) Arco da aorta (ou arco aórtico): É o trecho da aorta no qual seu trajeto muda de ascendente para descendente. Neste trecho otronco braquiocefálico, aartéria carótida comum esquerda e a artéria subclávia esquerda se originam.
2ª) Aorta descendente: A porção terminal da aorta, vai do arco da aorta até seu final.
3ª) Aorta torácica: Vai do arco da aorta até aproximadamente o nível da 12ª vértebra torácica, onde atravessa o hiato aórtico do diafragma e se torna a aorta abdominal. Emite vários ramos, classificados em parietais e viscerais.
4ª) Aorta abdominal: inicia-se no nível da 12ª vértebra torácica e termina à altura da quarta vértebra lombar, quando se divide nas artérias ilíacas comuns direita e esquerda. Durante seu trajeto, possui várias ramificações, que também podem ser divididas em ramos parietais (artérias frênicas inferiores, lombares, ilíacas comuns e sacral mediana) e viscerais (artérias suprarrenais, renais, gonadais e tronco celíaco, artérias mesentéricas superior e inferior).