Sintomas E Síndromes Flashcards
Defina tranfundo ou vivências psicopatológicas e como esse pode influenciar na manifestação da doença?
O transfundo é uma espécie de palco para a doença, onde o transtorno são viv3nciados nele, e como se mostram ao mundo. E pode influenciar em seu SENTIDO (como ele sente), na DIREÇÃO ( guia a forma da doença), na QUALIDADE ESPECÍFICA DO SINTOMA EMRGENTE.
Onde se tem relação dialética entre sintoma emergente e o transtorno.
Qual a relação entre sintomas emergentes e transfundo?
São sintomas específicos que se desenvolvem de forma perceptível e delimitavel. São vivências pontuais, que ocorrem sempre sobre determinados transfundo. É uma relação dialética, pois estão ligados.
Quais os tipos de transfundo?
Os estáveis e duradouros.
Os mutáveis e momentâneo
O fala o transfundo estável e duradouro? E é ligado a que ?
Ligado a personalidade e inteligente.
São poucos estáveis, onde as experiências como alucinações, delírios, humor, ganha conotação diferente a partir da sua personalidade (pacientes passivos , dependentes, sem energia,tendem a vivências sintomas mais passivos também. paciente hipersensiveis, explosivos, reativos respondem de forma mais ampla e viva).
Já a inteligência determina os contornos, a profundidade e a riqueza de detalhes dos sintomas. (pacientes inteligentes produzem mais delírios ricos e complexos, interpretando constantemente suas vivências. Pacientes com inteligência reduzida criam quadros superficiais e pueril.
O que fiz o transfundo mutável e momentâneo?
Representados pelo nível da consciência e da atenção pelo humor e estado afetivo do fundo.
No nível de consciência e de atenção estalagem clareza, precisão e nitidez dos sintomas emergentes, no estado de turvação, as alucinações são nebulosa e confusa.
O humor é estado afetivo de fundo influenciam no desencadeamento como também no brilho e colorido dos sintomas.
O que são sintomas emergentes?
São todas as vivências psicopatológicas (clusters) mais destacadas, individualizaveis, que o paciente experimenta. São elementos precisos, circunscritos, como alucinações, sentimento, delírio, paramnesisa ..
Quais os componentes do surgimento, constituição e manifestação dos sintomas?
Os fatores predisponentes = são experiências emocionais na infância e adolescência ( ventre também). Além da genética, incluem eventos ocorridos nos primeiros anos Como a morte de pais, abuso sexual, violência, negligência.
Os fatores precipitantes= são eventos da vida estressantes/traumáticos que ocorrem em proximidade ao deglagramento do transtorno mental. Como brigas, separações conjugais, desemprego, perda ou ganho financeiro, traição. É preciso da resiliência.
*Os F Predisponentes tornam as pessoas mais vulnerabilidades para a ação dos F Precipitantes.
E a vulnerabilidade constitucional, que a pessoa garrega antes mesmo de nascer para desencadear o transtorno. Como a hereditariedade, constituição.
Os três fatores envolvidos na manifestação da doença segundo Karl Birnbaum.
- Fator Patogênico (patogênese) é a manifestação dos sintomas diretamente produzidos pelo transtorno mental de base. Doença de base- 1 transtorno a se manifestar.
- Fator Patoplástico (patoplastia) manifestação relacionados à personalidade pré-mórbida, a história específica e aos padrões de sentir e se comportar da cultura, meio familiar, religioso… São fatores externos e prévios ao processo patológico. Como era antes de adoecer?
- Fator Psicoplástico (psicoplastia) relaciona aos eventos e as reações do indivíduo e do meio psicossocial posteriores ao adoecer. Reações do meio, padrão de interação, e o meio sociofamiliar contribuem para determinar o quadro clínico. Como se tornou depois de adquirir a doença.
Sobre a evolução temporal dos transtornos mentais, quais os cursos crônicos podem ser e quais seus conceitos ?
Por processo: Se dá por uma transformação lenta e insidiosa da personalidade, decorrente de alterações psicologicamente incompreensíveis e de natureza endógena. É irreversível, de suposta natureza neurobiologica que rompe a continuidade normal do desenvolvimento biológico.
Ex: gatilho (situação) -> processual (endógena) = depressão
Por desenvolvimento: é uma evolução psicologicamente compreensível de uma personalidade. Ela pode ser normal, que se configura em distintos traços de caráter ou anormal, que determina os transtornos de personalidade e neurose. Há conexão de sentido, por conta da trajetória de vida do indivíduo.
Ex: desenvolvimento histrionico ou hipocondríaco
Sobre a evolução temporal,portal dos transtornos mentais, quais são os tipos de fenômenos agudos ou subagudos?
- Crise ou ataque
- Reação vivencial anormal
- Fase
- Surto
* episódio
Do que fala e de exemplos do fenômeno “Crise ou ataque”?
É o surgimento ou término abrupto, por segundo ou minutos, raramente horas.
Ex: Crises epiléticos, crise ou ataque de pânico, crises histéricas, crises dissociadas.
obs= são momentâneas.
O que é e de exemplos do fenômeno “Reação Vivencial Anormal”?
É um fenômeno psicologicamente compreensível, desencadeado por eventos vitais significativos para o indivíduo. Se dá por causa da intensidade e duração prolongada de sintomas. Ocorre em personalidades vulneráveis, predispostas a reagir de forma anormais a eventos da vida. Em semanas ou meses, mas passando isso o indivíduo retorna ao que era antes.
Ex: perder emprego, separação e apresentar sintomas depressivos ou ansiosos. Luto normal
O que diz e de exemplos do fenômeno “Fase”?
São períodos de depressão e de mania dos transtornos afetivos (T Bipolar e T depressivo). Passada a fase, ele volta ao que era antes, sem alterações duradouras na personalidade. É incompreensível a psicologicamente, mas é de caráter endógeno. Semanas ou meses com o restituto ad integrum.
Ex: Fase depressiva, Fase maníaca,
O que fala é de exemplos do fenômeno “Surto”?
De ocorrência aguda, se instala de forma mais ou menos repentina, fazendo eclodir doença de base endógena. Não compreensível psicologicamente. Produz sequelas irreversíveis (dando a personalidade, na esfera cognitivas e/ou afetiva). Na esquizofrenia, não o há o restitutio ad intrigam, podendo durar de 3 a 4 meses.
Ex: Surto esquizofrênico agudo, Surto catatonico.
APÓS ANOS QUE O SURTO FOI SUCEDENDO, O PACIENTE SE ENCONTRA EM ESTADO RESUDUAL.
Fale e de exemplos sobre o fenômeno “Episodio”?
É uma designação genérica, ou seja, quando não sobre as condições de natureza mórbida dos TM. Duração de dias até semanas.
Ex: ep paranoide, ep apático depressivo, ep esquizofrênico,
* crise ou episódio não especificam a natureza do fenômeno mórbido, somente aos aspectos temporais.