Simulado maio Flashcards
O que esperar de um lactente de 5 meses?
Interagir com a mãe, sorrindo e vocalizando.
rolar de decúbito dorsal para ventral, segurar chocalho e depois levá-lo à boca e virar a cabeça para localizar a fonte do som
osé, 6 meses, apresenta quadro de febre até 39 o C há três dias, leve prostração e irritabilidade, sem outras queixas. Realizado hemograma e urina 1 sem alterações. Mãe orientada a retornar em 24 horas para reavaliação. No retorno, paciente encontra-se melhor da prostração, ainda irritado e com exantema maculopapular por todo o corpo.
Qual o diagnóstico?
Exantema Súbito
HSV 6
Qual a conduta frente a uma criança com herpes-zoster sem risco?
Analgesia
Laboratório da síndrome nefrótica:
Proteinúria e hematúria microscópica; hipoalbuminemia, sem perda de complemento
Lactente de 30 dias, apresenta estridor inspiratório, associado a tiragens sub e intercostais. Quadro iniciou a partir do sexto dia de vida, com progressão lenta e gradual. Observam-se dificuldades nas mamadas, com algumas interrupções, sem cianose e bom ganho pôndero-estatural.. De acordo com o quadro clínico o diagnóstico epidemiologicamente mais provável é:
Laringomalácia.
De acordo com o Fluxograma da reanimação neonatal do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, quais perguntas iniciais o pediatra deve fazer para orientar as providências seguintes?
Gestação a termo? Respirando ou chorando? Tônus muscular em flexão?
Ao iniciar captopril, qual exame devo pedir no retorno?
potássio sérico
Paciente de 20 anos, sexo masculino, admitido no pronto-socorro com quadro de diarreia líquida, mucossanguinolenta, associada a dor abdominal em fossa ilíaca direita, febre alta não aferida e perda de 8 kg nos últimos 4 meses.
Diagnóstico e tratamento?
Crohn, combinação de imunossupressor com terapia biológica
Paciente com neutropenia febril e alterações muco-cutâneas, como cobrir?
Cefepime + vancomicina
Homem, 35 anos, IMC= 28kg/m2. Há três meses tem feito uma dieta por conta própria. Nas últimas semanas queixa-se de cansaço. Ex. Lab.: Hb= 9,5 g/dL. VCM= 107 fL. Qual é a etiologia mais provável da anemia?
FOLATO
Pensar em B12 quando for MUITO tempo ou vegetariano
Sinais clínicos pré-eclâmpsia:
cefaléia intensa, dor epigástrica, escotomas, PA ≥140/90 mmHg
Sinais clínicos HELLP:
apresenta hemólise (H), níveis elevados de enzimas hepáticas (EL) e contagem baixa de plaquetas (LP)
ara diagnosticar a rotura de membranas deve se realizar
Coletar pequena quantidade de secreção vaginal no fundo de saco e verificar em microscópio após secagem pelo calor. A presença de cristalização em folha de samambaia confirma a rotura de membranas.
Qual a conduta diante de uma colpocitologia com ASC-US?
epetir preventivo em 6 meses (se > ou = 30 anos) ou em 12 meses (se 26-29 anos) ou em 3 anos (< 25a). Se ao repetir, vier novamente ASC-US, faz COLPOSCOPIA.
abscesso esplênico é
Hematogênico, pensar em S. aureus