SIMULADO DD - aleatórias Flashcards

1
Q

No exercício da atividade regulatória, é vedado as Agências Reguladoras inovar em relação a lei instituidora, cabendo tão somente a interpretação e esclarecimento das disposições do ato de delegação.

A

ERRADO.

O STF reconheceu a possibilidade de que os regulamentos emanados das agências reguladoras inovem, acrescentando e complementando a lei instituidora, desde que seu conteúdo obedeça os limites da delegação.

Assim, as agências reguladoras não podem, no exercício de seu poder normativo, INOVAR primariamente a ordem jurídica sem expressa delegação, regulamentar matéria para a qual inexista um prévio conceito genérico em sua lei instituidora, assim como criar ou aplicar sanções não previstas em lei. Contudo, isso não impede que os regulamentos emanados das agências reguladoras inovem, acrescentando e complementando, desde que seu conteúdo normativo não traduza desbordamento dos limites que lhe foram delegados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Segundo o STF, é constitucional o regime de subsídios da PRF, que veda o recebimento de adicional noturno e quaisquer gratificações, mas garante gratificação natalina, adicional de férias e abono permanência. Entretanto, deve ser afastada a interpretação que impeça a remuneração de horas extras,

A

CERTO

Informativo 1085

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O exercício da atividade de técnico de tênis de campo prescinde inscrição no Conselho de Educação Física, por não se tratar de atividade exclusiva de profissionais regulamentados.

A

CERTO

Tema 1039/STJ

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Considerado as disposições da Lei 14.133/21:

Após a definição do resultado do julgamento, a Administração não poderá mais negociar condições com o primeiro colocado.

A

ERRADO. Art. 61. Definido o resultado do julgamento, a Administração poderá negociar condições mais vantajosas com o primeiro colocado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Considerado as disposições da Lei 14.133/21:

A negociação poderá ser feita com os demais licitantes, segundo a ordem de classificação inicialmente estabelecida, quando o primeiro colocado, mesmo após a negociação, for desclassificado em razão de sua proposta permanecer acima do preço máximo definido pela Administração.

A

CERTO. ART. 61

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Considerado as disposições da Lei 14.133/21:

A negociação somente poderá ser conduzida pelo agente de contratação, na forma de regulamento, e, depois de concluída, terá seu resultado divulgado a todos os licitantes e anexado aos autos do processo licitatório.

A

ERRADA.

Art. 61. § 2º A negociação será conduzida por agente de contratação OU comissão de contratação, na forma de regulamento, e, depois de concluída, terá seu resultado divulgado a todos os licitantes e anexado aos autos do processo licitatório.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Os entes públicos que sofreram prejuízos em razão de atos de improbidade também estão autorizados, de forma concorrente com o Ministério Público, a propor ação e a celebrar acordos de não persecução civil em relação a esses atos.

A

CERTO

STF declarou inválidos os dispositivos da Lei nº 14.230/2021, que conferiam ao Ministério Público legitimidade exclusiva para a propositura das ações por improbidade e para a realização dos acordos Info 1066

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Segundo o STF, é concorrente e disjuntiva a legitimidade entre o Ministério Público e as pessoas jurídicas interessadas para a propositura da ação por ato de improbidade administrativa e para a celebração de acordos de não persecução civil. STF.

A

CERTO.

CONCORRENTE e DISJUNTIVA.

  • concorrente: pois há mais de um legitimado extraordinário à propositura da ação coletiva e qualquer um deles, sem ordem de preferência, pode propor a ação coletiva.
  • disjuntiva: pois, apesar de concorrente, cada um dos legitimados atua independentemente da vontade e da autorização dos demais co-legitimados.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O STF entendeu pela inconstitucionalidade do dispositivo que indicava a obrigatoriedade de a assessoria jurídica fazer a defesa do agente público.

A

CORRETA.

Não deve existir obrigatoriedade de defesa judicial do agente público que cometeu ato de improbidade por parte da Advocacia Pública, pois a sua predestinação constitucional, enquanto função essencial à Justiça, identifica-se com a representação judicial e extrajudicial dos entes públicos. Contudo, permite-se essa atuação em caráter extraordinário e desde que norma local assim disponha.

STF. Plenário. ADI 7042/DF e ADI 7043/DF, Rel. Min. Alexandre de Moraes, julgados em 31/8/2022 (Info 1066).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A norma benéfica da Lei 14.230/2021 — revogação da modalidade culposa do ato de improbidade administrativa — é irretroativa, em virtude do artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal, não tendo incidência em relação à eficácia da coisa julgada; nem tampouco durante o processo de execução das penas e seus incidentes.

A

CORRETA - Info 1065

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A nova Lei 14.230/2021 aplica-se aos atos de improbidade administrativa culposos praticados na vigência do texto anterior da lei, porém sem condenação transitada em julgado, em virtude da revogação expressa do texto anterior; devendo o juízo competente analisar eventual dolo por parte do agente.

A

CERTA

Info 1065

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O novo regime prescricional previsto na Lei 14.230/2021 é irretroativo, aplicando-se os novos marcos temporais a partir da publicação da lei.

A

CERTO.

Info 1065

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O leilão (modalidade de licitação prevista na 14.133/21) constitui modalidade de licitação aplicável apenas para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

A

CERTO.

Literalidade do art. 6º, XL.
Art. 6. XL – leilão: modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

De acordo com a 14.133, é admitida a previsão da alocação de riscos, de modo que o valor estimado da contratação poderá considerar taxa de risco compatível com o objeto da licitação e com os riscos atribuídos ao contratado, de acordo com metodologia estabelecida na lei.

A

ERRADO.

Assertiva em desconformidade com as disposições do art. 22, visto que a metodologia não está prevista na Lei 14.133/21, mas compete ao ente federativo.
Art. 22. O edital poderá contemplar matriz de alocação de riscos entre o contratante e o contratado, hipótese em que o cálculo do valor estimado da contratação poderá considerar taxa de risco compatível com o objeto da licitação e com os riscos atribuídos ao contratado, de acordo com metodologia predefinida pelo ente federativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Segundo a lei 14.133, os contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive as domiciliadas no exterior, deverão conter cláusula que declare competente o foro da _______________________ para dirimir qualquer questão contratual, ressalvadas as seguintes hipóteses:

A

Os contratos celebrados pela Administração Pública com pessoas físicas ou jurídicas, inclusive as domiciliadas no exterior, deverão conter cláusula que declare competente o foro da SEDE DA ADMINISTRAÇÃO para dirimir qualquer questão contratual, ressalvadas as seguintes hipóteses:

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Segundo a 14.133, nos casos de contratos que impliquem a entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, o valor desses bens deverá não poderá ser acrescido no valor da garantia.

A

ERRADA

Assertiva em desconformidade com as disposições do art. 92, §1º que estabelece que o valor dos bens deverá acrescido ao valor da garantia.
Art. 101. Nos casos de contratos que impliquem a entrega de bens pela Administração, dos quais o contratado ficará depositário, o valor desses bens deverá ser acrescido ao valor da garantia.

17
Q

A Administração possui a prerrogativa de ocupar provisoriamente bens móveis e imóveis e utilizar pessoal e serviços vinculados ao objeto do contrato administrativo na hipótese de risco à prestação de serviços essenciais.

A

CERTO.

serviços essenciais.

18
Q

Dispensa-se a autorização legislativa para a alienação de controle acionário de empresas subsidiárias quando, na lei que instituiu a empresa pública ou a sociedade de economia mista, constar a permissão genérica da possibilidade de criação de subsidiárias.

A

ERRADA.

É desnecessária a autorização legislativa expressa para a criação de subsidiárias quando houver autorização legislativa da criação de empresa pública ou sociedade de economia mista e nesta constar permissão genérica da possibilidade de criação de subsidiárias. Assim, não se exige lei específica para autorizar a criação de subsidiária. Com base no paralelismo das formas, como não é exigida lei específica para criar a subsidiária, também não é necessária lei específica para alienar o seu controle acionário. Em palavras mais simples: como não se exige lei específica para criar, também não se exige lei específica para “vender”. STF. Plenário. ADPF 794/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 21/5/2021 (Info 1018).

19
Q

O silêncio administrativo não pode ser considerado ato administrativo e, a rigor, a ausência de manifestação da administração não produz consequências jurídicas imediatas, salvo o silêncio qualificado.

O que é o silêncio qualificado da adm pública?

A

O silêncio qualificado pode ser definido como aquele que permite inferir a vontade da Administração Pública em determinado sentido, a isso se somando a possibilidade de reconhecer a omissão como manifestação daquela vontade. A qualificação do silêncio depende de disciplina jurídica! Portanto, apenas quando norma legal estabelecer que a ausência de manifestação significa a sua aquiescência ou discordância a um determinado pleito, por exemplo, significa que houve deferimento ou indeferimento decorrente da consequência normativa determinada pelo legislador do silêncio administrativo.

20
Q

É constitucional norma estadual que impede a exoneração a pedido e a aposentadoria voluntária de servidor que responde a processo administrativo disciplinar (PAD).
Contudo, é possível conceder a aposentadoria ao investigado quando a conclusão do PAD não observar prazo razoável.

A

CORRETA.

info 1092

21
Q

A definição da quantidade de servidores públicos que podem ser dispensados do cumprimento da carga horária do cargo público para o exercício de mandato classista faz parte do poder discricionário da administração pública.

A

CORRETA.

STJ INFO 773

22
Q

De acordo com a Lei 9.784/99,

Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo, bem como os atos dos administrados que dele participem, devem ser praticados no prazo de 15 dias, salvo motivo de força maior.

A

ERRADA.

o prazo é de cinco dias, salvo motivo de força maior.

23
Q

De acordo com a Lei 9.784/99,

Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de 5 dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

A

ERRADA

Lei 9.784/99. Art. 41. Os interessados serão intimados de prova ou diligência ordenada, com antecedência mínima de TRÊS dias úteis, mencionando-se data, hora e local de realização.

24
Q

De acordo com a Lei 9.784/99,

Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

A

CERTO. art. 42.

25
Q

De acordo com a Lei 9.784/99,

Concluída a instrução de processo administrativo, a Administração tem o prazo de até trinta dias para decidir, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada.

A

CERTO

ART. 49

26
Q

De acordo com a Lei 9.784/99,

O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

A

CERTO

ART. 56

27
Q

No tocante à intervenção do Estado na propriedade privada,

Desapropriação por zona ou extensiva. ocorre quando o poder público expropria uma extensão de área maior do que a estritamente necessária para realização da obra ou serviço.

A

CERTO.

Decreto-Lei nº 3365/1941.
Art. 4o

28
Q

Segundo o STJ é possível a imissão provisória na posse em caso de desapropriação por utilidade pública ou por interesse social.

A

CERTO.

29
Q

Salvo as impossibilidades jurídicas e materiais, mediante declaração de utilidade pública, formalizada por meio de decreto do chefe do Poder Executivo, todos os bens podem ser desapropriados pelos entes que compõem a Federação. Poderá também o Poder Legislativo tomar a iniciativa da desapropriação.

A

CERTO.

30
Q

No tocante à intervenção do Estado na propriedade privada,

Direito de extensão o direito do expropriado de exigir que a desapropriação e a respectiva indenização alcancem a totalidade do bem, quando o remanescente resultar esvaziado de seu conteúdo econômico.

A

CERTO.