Simulado 01 Flashcards

1
Q

Acerca da organização político-administrativa do Estado, julgue o item a seguir.

As empresas públicas e as sociedades de economia mista gozam de privilégios fiscais não extensivos às sociedades comerciais do setor privado.

A

E

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

[…]

§ 2º As empresas públicas e as sociedades de economia mista NÃO poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A respeito de organização administrativa, julgue o item seguinte.

A criação de empresa pública é um exemplo de descentralização de poder realizado por meio de atos de direito privado, ainda que a instituição da empresa pública dependa de autorização legislativa.

A

C

A descentralização é quando a Administração Pública descentraliza sua atividade criando uma entidade. Exemplo disso é a criação de uma empresa pública. Para criar essa pessoa jurídica de direito privado a CF aponta o seguinte:

XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação;

Veja que a EP e a SEM necessitam de uma autorização na lei para ser criada, entretanto, essa autorização não cria, de imediato, a PJ. Para isso, é necessário o registro na junta comercial competente, que é um ato de direito privado.

Dois mnemônicos para diferenciar descentralização de desconcentração:

desCOncentração – Cria Órgãos.

desCEntralização – Cria Entidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No que diz respeito a desvio e excesso de poder, julgue o item subsecutivo.

Ocorre desvio de poder na forma omissiva quando o agente público que detém o poder-dever de agir se mantém inerte, ao passo que o excesso de poder caracteriza-se pela necessária ocorrência de um transbordamento no poder-dever de agir do agente público, não sendo cabível na modalidade omissiva.

A

E

O abuso de poder pode ocorrer de duas formas: por omissão e por comissão. Ocorre abuso de poder por omissão quando o agente público tem o poder-dever de agir quando a lei assim o determina, mas permanece inerte diante da situação. Abuso de poder por comissão pode ser dividido em excesso de poder e desvio de finalidade.

Essa questão causou uma certa polêmica entre os candidatos, a banca apresentou a seguinte justificativa:

JUSTIFICATIVA - ERRADO. O abuso de poder (excesso ou desvio de poder) pode ocorrer na forma omissiva. Assim, se um agente público age com excesso ou desvio de poder e seu superior hierárquico, conhecedor do fato, nada faz para reparar o mal, claro esta que houve abuso de poder na sua forma omissiva, pois o superior manteve-se inerte quando deveria ter agido.

Ora, como que um superior pratica um abuso de poder, na modalidade excesso de poder, de forma omissiva? É até um pouco estranho, já que o excesso de poder advém de uma conduta que extrapola os limites legais, como que há uma extrapolação de seus poderes, se houve, na verdade, uma inércia?

Entretanto, o cespe vem entendendo da seguinte forma, tanto é que apresenta as seguintes assertivas:

(CESPE/PRF/2019) O abuso de poder, que inclui o excesso de poder e o desvio de finalidade, não decorre de conduta omissiva de agente público. ERRADO

(CESPE/STJ/2018) O abuso de poder pode ocorrer tanto na forma comissiva quanto na omissiva, uma vez que, em ambas as hipóteses, é possível afrontar a lei e causar lesão a direito individual do administrado. CERTO

Então, concluímos que poderá ocorrer abuso de poder (excesso de poder) na modalidade omissiva.

Logo, a assertiva erra ao afirmar que será desvio de finalidade.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Acerca de atos administrativos, julgue a assertiva seguinte.

Em um único ato administrativo, foram concedidas férias e licença a um servidor público da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal. Na semana seguinte, publicou-se outro ato, que ratificava as férias desse servidor e retirava-lhe a licença concedida, por ter sido constatado que ele não fazia jus à licença. Nessa situação, realizou-se a convalidação do ato administrativo, por meio de reforma.

A

item anulado

Em que pese haja divergência doutrinária no assunto, a banca adotou o posicionamento de José dos Santos Carvalho Filho, que leciona que a convalidação pode ocorrer de três formas, sendo elas: reforma, revisão e conversão.

A reforma ocorre quando um novo ato altera a parte inválida do ato anterior. Veja que o servidor não possuía direito à licença, portanto houve uma reforma do ato.

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

No que se refere a atos administrativos, julgue o item a seguir.

As certidões emitidas pela administração pública possuem fé pública, pois um dos atributos dos atos administrativos é a sua presunção de veracidade.

A

C

Os atributos do ato administrativo são:

Presunção de legitimidade e veracidade

Autoexecutoriedade

Tipicidade

Imperatividade

As certidões são atos enunciativos e são presumidos de veracidade, portanto, possuem fé pública.

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Julgue o item a seguir, a respeito do controle da administração pública.

O controle da administração pública pode ser feito de diversas formas, inclusive por meio da ação popular, a qual poderá ser proposta por qualquer cidadão, quando se pretenda, por exemplo, anular ato lesivo ao patrimônio público por violação da moralidade administrativa.

A

C

O estudo de controle é dividido em: controle administrativo, controle legislativo e controle judicial.

Um dos mecanismos de controle judicial é justamente a ação popular, na qual, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação que visa anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural.

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.

A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente a exigência de inscrição em conselho de fiscalização para o exercício de qualquer atividade profissional.

A

E

Em relação ao exercício do trabalho, a CF leciona da seguinte forma:

XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

Veja que não há exigência para o registro em qualquer atividade.

O STF possui o seguinte entendimento: Nem todos os ofícios ou profissões podem ser condicionadas ao cumprimento de condições legais para o seu exercício. A regra é a liberdade. Apenas quando houver potencial lesivo na atividade é que pode ser exigida inscrição em conselho de fiscalização profissional. A atividade de músico prescinde de controle. Constitui, ademais, manifestação artística protegida pela garantia da liberdade de expressão.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Acerca dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.

Embora a Constituição Federal de 1988 preveja expressamente não distinção entre brasileiros, o próprio constituinte estabeleceu, no texto constitucional, hipóteses de tratamentos distintos entre homens e mulheres.

A

C
A própria CF diz o seguinte:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Nos termos da CF, há as distinções, um exemplo:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XVIII - licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de cento e vinte dias;

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Acerca dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item a seguir.

Entre os direitos sociais assegurados constitucionalmente aos militares incluem-se a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno e o gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

A

E

Em que pese os direitos sociais tratar da seguinte forma:

IX - remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

Tal inciso não cabe aos militares (uma dica, militar não tem muito direito, rsrs).

Já em relação ao terço de férias, cabe aos militares, vejamos:

Art. 142

(…)

VIII - aplica-se aos militares o disposto no art. 7º, incisos VIII, XII, XVII, XVIII, XIX e XXV, e no art. 37, incisos XI, XIII, XIV e XV, bem como, na forma da lei e com prevalência da atividade militar, no art. 37, inciso XVI, alínea “c”;

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

(…)

VIII - décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria;

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais, julgue o item seguinte.

O analfabeto não pode realizar alistamento eleitoral e, por essa razão, também não pode concorrer a cargo eletivo.

A

E

A capacidade eleitoral pode ser ativa ou passivo.

A capacidade ativa refere-se as pessoas que podem votar.

A capacidade passiva refere-se as pessoas que podem ser votadas.

O analfabeto possui a faculdade de poder votar, portanto a assertiva está errada.

O analfabeto possui apenas a capacidade eleitoral passiva. Vejamos como diz a CF:

§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

II - facultativos para:

a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

(…)

§ 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

O analfabeto possui a faculdade de poder votar, portanto a assertiva está errada.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

No próximo item, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base no direito penal.

A bordo de navio venezuelano de propriedade particular, que estava atracado no porto de Santos – SP, ocorreu um crime doloso contra a vida de um dos tripulantes. Nessa situação, como o navio era estrangeiro, não se aplicará a norma penal brasileira.

A

E

Questão pede do candidato o conhecimento sobre a lei penal no espaço.

Conforme o Código Penal Brasileiro, considera-se a lei brasileira para crimes cometidos em território nacional, conforme:

Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional.

Pode haver alguma dúvida em relação a bandeira no navio. Entretanto, por ser um navio particular, não será afastada a competência brasileira para o caso. Ainda conforme o Código:

§ 2º - É também aplicável a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcações estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no território nacional ou em vôo no espaço aéreo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Considerando a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, à luz do Código Penal, julgue o item a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. Entrou em vigor, no dia 1.º/1/2008, lei temporária que vigoraria até o dia 1.º/2/2008, na qual se preceituou que o aborto, em qualquer de suas modalidades, nesse período, não seria crime. Nessa situação, se Kátia praticou aborto voluntário no dia 20/1/2008, mas somente veio a ser denunciada no dia 3/2/2008, não se aplica a lei temporária, mas sim a lei em vigor ao tempo da denúncia.

A

E

Em relação a lei penal excepcional, a sua abrangência alcança os fatos ocorridos durante a sua vigência. Conforme o Código Penal:

Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência.

Assim, se Kátia praticou o aborto DURANTE a vigência de lei que permitia o aborto, ela responderá pela lei da época dos fatos, sendo a situação atípica e abarcada pela lei da época.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A respeito dos crimes contra o patrimônio, julgue o item a seguir.

Uma das distinções entre o crime de concussão e o de extorsão é que, no primeiro tipo penal, o funcionário público deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violência ou de grave ameaça, que são elementos do segundo tipo penal referido.

A

C
Primeiro, vamos ver os dois tipos penais apresentados pelo examinador:

Concussão

Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

Extorsão

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:

Assim, vemos que o núcleo da concussão é a exigência da vantagem indevida em razão de uma função ou cargo. Já a extorsão possui como núcleo do crime o constrangimento via violência ou grave ameaça.

Podemos, pois, considerar como correto afirmar que uma das diferenças entre eles é não ser utilizada de violência ou grave ameaça na concussão, elementos esse da extorsão.

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Acerca dos crimes contra as finanças públicas, julgue o item subsequente.

A conduta de prefeito que ordene ou autorize a assunção, no último quadrimestre do último ano de seu mandato, de obrigação cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro tipifica crime contra as finanças públicas.

A

C

O capítulo dos Crimes Contra as Finanças Públicas faz parte do Título dos Crimes Contra a Administração Pública.

Assim, vamos analisar a situação fática apresentada frente a lei penal. Conforme o Código Penal:

Assunção de obrigação no último ano do mandato ou legislatura

Art. 359-C. Ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do último ano do mandato ou legislatura, cuja despesa não possa ser paga no mesmo exercício financeiro ou, caso reste parcela a ser paga no exercício seguinte, que não tenha contrapartida suficiente de disponibilidade de caixa:

Assim, na situação apresentada, vemos o prefeito ordenando ou autorizando a assunção de obrigação no último quadrimestre do último ano do mandato, de obrigação que não será paga no exercício financeiro, se amoldando a previsão do artigo 359-C.

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Acerca dos crimes contra a administração pública, julgue o item subsequente.

Considere a seguinte situação hipotética. Júlio, aprovado em concurso público e nomeado para ocupar, em uma prefeitura, cargo cuja responsabilidade seria a avaliação e liberação dos pedidos de construções em áreas urbanas, antes mesmo de tomar posse, exigiu 100 mil reais de João, agricultor local, para liberar a realização da obra de construção de sua residência. João, convencido de que Júlio era funcionário público regular, pagou o valor exigido. Nessa situação hipotética, não se pode falar em crime de concussão, já que Júlio não tinha tomado posse no referido cargo.

A

Vejamos, primeiramente, a tipificação da Concussão pelo Código Penal:

Concussão

Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

Conforme fomos apresentados pelo examinador, Júlio foi aprovado e nomeado para cargo público, faltando apenas a posse. Dessa forma, a sua conduta de enquadra no núcleo “antes de assumi-la (a função)”. Igualmente, ele exigiu o valor de 100 mil reais, restando o delito configurado como concussão.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Acerca do Código Penal brasileiro, julgue o item a seguir.

A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, não se aplica aos fatos anteriores, especialmente aqueles decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

A

E
O examinador realiza uma releitura alterada da letra da lei, referente a lei penal no tempo. Vejamos, assim, o que diz o Código Penal:

Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

Dessa forma, a lei benéfica será aplicada aos fatos anteriores, mesmo aqueles que já transitaram em julgado. Esse instituto também é reconhecido como retroatividade da lei penal (a lei retroagirá e “voltará no tempo” para alcançar fatos anteriores).

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Sobre a contagem de prazo, julgue o item que se segue.

O dia do começo não será incluído no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.

A

E
Questão com um erro sútil, que exige do candidato atenção na hora da leitura.

O examinador trocou apenas o sentido da redação do artigo 10 do Código Penal, acrescentando o termo “não” e invalidando a sua afirmação:

Contagem de prazo

Art. 10 - O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum.

Assim, diferente do afirmado na questão, o dia do começo SERÁ INCLUÍDO no cômputo do prazo.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Conforme as alterações provocadas no Código Penal pela Lei nº 13.968/2019, julgue o item a seguir.

O ato de induzir ou instigar alguém a suicidar-se terá a pena base aumentada até o dobro se a conduta é realizada por meio de rede social.

A

C

O delito de instigação ou induzimento ao suicídio sofreu alterações recentes, provocadas pela Lei 13.968 de 2019 (a mudança não faz parte do conhecido Pacote Anticrime). Essa novidade legislativa adveio de uma pressão da sociedade por proteção a crianças e adolescentes na internet. Um dos episódios mais conhecidos relativos a esse assunto foi o “jogo da Baleia Azul”, em que crianças e adolescentes era ameaçados virtualmente, pro meio das redes sociais, e precisam cumprir uma série de “tarefas” que envolviam automutilação e sacrifícios, e o último desafio era o próprio suicídio.

A nova redação do delito abarca o induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação.

Conforme o Código:

Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação

Art. 122. Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou a praticar automutilação ou prestar-lhe auxílio material para que o faça:

Um dos motivos para criação da Lei e das alterações realizadas foi ampliar o leque de proteção as crianças e adolescentes expostas ao mundo virtual, especialmente nas redes sociais.

Dessa forma, nada mais natural do que a legislação prever uma pena maior aos crimes cometidos nessa modalidade, conforme:

§ 4º A pena é aumentada até o dobro se a conduta é realizada por meio da rede de computadores, de rede social ou transmitida em tempo real.

Assim, temos uma afirmativa correta.

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

A respeito do Inquérito Policial (IP), julgue o item a seguir.

O IP é peça indispensável à propositura da ação penal pública incondicionada, sob pena de nulidade, e deve assegurar as garantias constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

A

E
O inquérito policial pode ser dispensado, uma vez que já existam elementos suficientes para a propositura da ação penal.

Ademais, por se tratar de procedimento administrativo inquisitivo, não há que se falar em contraditório e ampla defesa durante a sua realização.

Assim, podemos resumir que o inquérito é dispensável e não admite contraditório ou ampla defesa.

Conforme jurisprudência:

SEGUNDA PRELIMINAR. CONSTATAÇÃO, PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, DA EXISTÊNCIA DE INDÍCIOS DE AUTORIA E MATERIALIDADE DE CRIMES. OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. INVESTIGAÇÕES NÃO CONCLUÍDAS. ÓBICE INEXISTENTE. AUSÊNCIA DO RELATÓRIO POLICIAL. PEÇA DISPENSÁVEL PARA EFEITO DE OFERECIMENTO DA DENÚNCIA.

  1. Se o titular da ação penal entende que há indícios mínimos de autoria e materialidade dos fatos tidos como criminosos, ele pode oferecer a denúncia antes de concluídas as investigações. A escolha do momento de oferecer a denúncia é prerrogativa sua.
  2. O relatório policial, assim como o próprio inquérito que ele arremata, não é peça indispensável para o oferecimento da denúncia. (Inq 2.245/MG, Rel. Joaquim Barbosa, Pleno, j. 28.08.2007).

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Com base no direito processual penal, julgue o item que se segue.

O Código de Processo Penal determina expressamente que o interrogatório do investigado seja o último ato da investigação criminal antes do relatório da autoridade policial, de modo que seja possível sanar eventuais vícios decorrentes dos elementos informativos colhidos até então bem como indicar outros elementos relevantes para o esclarecimento dos fatos.

A

E

Basta lembrar que o Inquérito Policial é um procedimento administrativo INFORMAL. Logo, não há uma ordem em que os atos devem acontecer.

Imagine um processo, tem o ato 1 e logo em seguida o ato 2 é obrigatório, depois o 3 e o 4…Sempre nessa ordem.

Já no IP, você pode começar pelo ato 4, ir para o 3 depois para o 1…

=================================

Mas é possível fundamentar com os art. 6º do CPP, que trata dos deveres da autoridade policial logo que tiver conhecimento da prática da infração penal.

IV- ouvir o ofendido

V- ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo II do Título VII deste Çivro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que lhe tenha ouvido a leitura

VI - procder a reconhecimento de pessoas e coisas e acareações; etc.

==================================

O inquérito policial possui seus elementos discricionários. Dessa forma, não podemos dizer que haverá ordem definida ou mesmo que seja o interrogatório o último ato do inquérito, obrigatoriamente.

Cabe, assim, ao Delegado de Polícia, determinar a ordem dos atos durante a fase de investigação.

Vejamos, para fins de complementação, a justificativa apresentada pela banca Cespe para manutenção do gabarito quando da sua aplicação em prova:

“A assertiva apontada como errada deve ser mantida, isso porque em que pese as recentes alterações do CPP, no que ao tange ao momento do interrogatório do réu, portanto na fase judicial, em nada alterou a parte da investigação policial. Senão vejamos: Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá: […]V - ouvir o indiciado, com observância, no que for aplicável, do disposto no Capítulo III do Título Vll, deste Livro, devendo o respectivo termo ser assinado por duas testemunhas que Ihe tenham ouvido a leitura; […] Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.§ 1o A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao juiz competente. […] Dos dispositivos apontados, conclui-se que em relação à investigação não ocorreu modificação alguma, existindo essa imposição como último ato apenas na fase judicial, como se pode aferir no art. 400 do CPP. Por derradeiro, vale o registro que no item em tela foram exigidos conhecimentos tão somente no que tange a ordem dos atos a serem praticados em sede de inquérito policial, objeto previsto nos pontos 1 e 2.2 do edital do certame. Em conclusão, sob todos os ângulos que se examine o presente recurso, não há amparo para anulação do gabarito preliminar.” (Fonte: Cespe)

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Acerca da prisão em flagrante, julgue o item subsecutivo.

A prisão em flagrante do autor de crime de ação penal pública condicionada à representação substitui a necessidade de manifestação do ofendido para instauração de inquérito policial.

A

Nos crimes de ação pública condicionada a representação, o inquérito não poderá ser iniciado sem ela.

Conforme o Código de Processo Penal:

§ 4o O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

Assim, por mais que exista a prisão em flagrante do indivíduo, será necessária a representação da vítima para início do inquérito, sendo esta indispensável.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Tendo sido surpreendidos em situação de flagrante impróprio, Paulo e João devem ser encaminhados à autoridade policial para a lavratura do auto de prisão, devendo o juiz ser comunicado, no prazo de 24 horas, para, se presentes os requisitos legais, convertê-la em prisão preventiva.

A

E
A questão possui mais de um erro, e iremos analisá-los.

Primeiro, vamos analisar a situação do flagrante:

O flagrante próprio ocorre quando o agente é surpreendido no momento do ato, praticando o delito. Já o flagrante impróprio ocorre quando o agente é perseguido logo depois do ato, em situação que se faça presumir ser ele autor da infração.

Assim, como Paulo e João foram surpreendidos quando surpreendidos quando cometiam o ato infracional, consideramos que houve flagrante próprio.

Depois, temos o erro no prazo de comunicação ao juiz. Este deverá ser comunicado imediatamente, e não no prazo de 24 horas:

Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

De acordo com Lei nº 9.099/1995, julgue o item a seguir.

Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatórias.

A

A questão trata da literalidade do artigo 33 da Lei 9.099:

Art. 33. Todas as provas serão produzidas na audiência de instrução e julgamento, ainda que não requeridas previamente, podendo o Juiz limitar ou excluir as que considerar excessivas, impertinentes ou protelatórias.

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

A Constituição Federal de 1988 (CF) simboliza, sob o ponto de vista jurídico-político, a consumação do processo de reconstrução democrática do Brasil. Direitos humanos e direitos fundamentais nela foram inscritos com tal vigor que lhe renderam a denominação de Constituição Cidadã. É nessa perspectiva de fortalecimento do espírito de cidadania que se devem situar programas, instituições e organismos como o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH–3), o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Conselho Penitenciário.

De acordo com os dispositivos constitucionais que abordam os direitos humanos e os direitos fundamentais, e considerando os objetivos e as diretrizes dos programas e órgãos acima mencionados, julgue o item subsequente.

Entre outras, assegura-se aos presos a garantia do respeito à sua integridade moral.

A

C

Questão bastante simples, que podemos responder com a Constituição Federal, em seu artigo 5º:

XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;

Assim, é assegurada pela própria Constituição, o direito a integridade física ao preso.

Ademais, também figura na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (ratificada pelo Brasil em setembro de 1997):

Artigo 5. Direito à integridade pessoal

  1. Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua integridade física, psíquica e moral.
  2. Ninguém deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruéis, desumanos ou degradantes. Toda pessoa privada da liberdade deve ser tratada com o respeito devido à dignidade inerente ao ser humano.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

De acordo com os dispositivos constitucionais referentes aos direitos humanos , julgue o próximo item.

Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido em virtude da herança.

A

C

Questão cobra do candidato o conhecimento da literalidade do artigo 5º da Constituição Federal, em relação ao direito de responder apenas pelos próprios atos.

Conforme a Carta Magna:

XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Acerca das caraterísticas dos direitos humanos, julgue o item a seguir.

Os direitos humanos são dispostos em um rol taxativo, não podendo ser criados direitos além dos já previstos.

A

E
Os direitos humanos NÃO são taxativos, podendo ser criados novos direitos decorrentes da evolução social e histórica da humanidade.

Os direitos humanos possuem ainda, como uma de suas características, a historicidade, ou seja, o condão de que foram se consolidando ao longo do tempo, fruto das conquistas de luta das classes por proteções e liberdades.

Assim, é incorreto afirmar que são os direitos humanos um rol taxativo e que não podem ser criados novos direitos.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Acerca das caraterísticas dos direitos humanos, julgue o item a seguir.

Todos os direitos humanos foram previstos e normatizados em um único momento histórico.

A

E
Os direitos humanos são fruto da evolução histórica e social da humanidade.

Enquanto a sociedade mudava, grandes eventos impulsionaram a busca por liberdade, por proteção e por garantias para as pessoas. Os direitos foram consolidados a seu tempo, nem sempre ao mesmo tempo ou na mesma época.

Eventos como a Segunda Guerra Mundial marcaram a história da consolidação desses direitos, levando a mudanças profundas na forma como os entendíamos.

GABARITO: ERRADO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Acerca das caraterísticas dos direitos humanos, julgue o item a seguir.

A universalidade e a indivisibilidade são características inerentes aos direitos humanos.

A

C
A universalidade significa, essencialmente, que todos os seres humanos, sem distinção, são objeto de proteção dos direitos humanos. Que todos, independente de raça, credo, sexo, ou outro fator que seja, todos possuem direitos a serem respeitados.

Já a indivisibilidade diz respeito a não possibilidade de dividi-los, ou parti-los, mas que, juntos, compõem o núcleo de proteção. Um direito precisa do outro, e todos precisam de todos.

Ambos fazem parte do escopo estruturante dos direitos humanos.

GABARITO: CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

José, servidor público federal estável, praticou, no ano de 2017, ato de improbidade administrativa no exercício das atribuições de seu cargo, tendo causado prejuízo ao erário. Por isso, ele respondeu a processo administrativo disciplinar, no qual teve assegurado o direito à ampla defesa e ao contraditório. Ao final do processo, José foi demitido e condenado ao ressarcimento integral do dano causado, nos termos da lei.

Nessa situação hipotética, de acordo com os dispositivos do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União.

Com a demissão de José, ocorreu a vacância do cargo público que ele ocupava, sendo possível, por interesse da administração, a redistribuição do cargo vago para outro órgão do mesmo poder.

A

C

A 8.112 aponta os seguintes casos de vacância:

Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

I - exoneração;

II - demissão;

III - promoção;

VI - readaptação;

VII - aposentadoria;

VIII - posse em outro cargo inacumulável;

Há o seguinte mnemônico:

PADRE PF

Promoção

Aposentadoria

Demissão

Readaptação

Exoneração

Posse em outro cargo…

Falecimento

Como o cargo ficou vago, então a Administração, em seu interesse, pode redistribuir o cargo para outro órgão.

Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

I - interesse da administração;

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

Julgue o próximo item com base na Lei n.º 8.112/1990.

É cabível penalidade de suspensão ao servidor que reincidir em faltas punidas com advertência.

A

C

As penalidades são as seguintes:

Art. 127. São penalidades disciplinares:

I - advertência;

II - suspensão;

III - demissão;

IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

V - destituição de cargo em comissão;

VI - destituição de função comissionada.

Agora precisamos saber como que a suspensão é aplicada, vejamos:

Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

Julgue o próximo item com base na Lei n.º 8.112/1990.

Além de ser uma violação ética, a inassiduidade habitual é uma conduta passível de suspensão por até noventa dias, conforme a Lei n.º 8.112/1990.

A

OBS: Penalidade cabível: DEMISSÃO.

INASSIDUIDADE HABITUAL –> falta 60 dias em 12 meses.

ABANDONO DO CARGO –> falta 30 dias corridos, ininterruptos (intencionalmente).

Obs: Nos 2 casos será instaurado PAD SUMÁRIO.

Inassiduidade habitual é uma conduta que possui pena de demissão, vejamos:

Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

I - crime contra a administração pública;

II - abandono de cargo;

III - inassiduidade habitual;

IV - improbidade administrativa;

V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

VI - insubordinação grave em serviço;

VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

XI - corrupção;

XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

A lei aponta que inassiduidade é a falta ao serviço, sem causa justificada, por sessenta dias, interpoladamente, durante o período de doze meses.

A diferença entre exoneração e demissão, é que a demissão é uma PENALIDADE cabível em casos de violação às normas e leis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

De acordo com a Lei n.º 8.429/1992, julgue o próximo item, relativo a improbidade administrativa.

Pessoa que, investida em função pública, não receba remuneração estará isenta de responder por ato de improbidade administrativa.

A

E
A lei de improbidade aponta o seguinte:

Art. 2° Reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas no artigo anterior.

Veja que não é necessário receber remuneração para ser sujeito ativo de improbidade administrativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

De acordo com a Lei n.º 8.429/1992, julgue o próximo item, relativo a improbidade administrativa.

Situação hipotética: Lucas, no exercício de determinada função pública, cometeu ato de improbidade administrativa que lhe ensejou enriquecimento ilícito. Todavia, em uma viagem a serviço, ele faleceu, tendo deixado um filho, Paulo, seu único herdeiro. Assertiva: Paulo, sucessor de Lucas, estará sujeito às sanções previstas na lei em apreço até o limite do valor da herança.

A

C

Já pensou um servidor público enriquecer de forma ilicitamente, desviando milhões do Estado e deixar tudo para a sua família ao falecer? É meio ilógico. Por conta disso, a 8.429 trata da seguinte forma:

Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

GABARITO: CERTO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

De acordo com a Decreto nº 30.490/2009, julgue o item a seguir.

A participação comunitária é um dos princípios institucionais da Polícia Civil do Distrito Federal.

A

C
De fato, é um princípio institucional, veja como é disposto no decreto:

Art.3º. São princípios institucionais da Polícia Civil do Distrito Federal a hierarquia,

Art.3º. São princípios institucionais da Polícia Civil do Distrito Federal a hierarquia, a disciplina, a unidade, a indivisibilidade, a autonomia funcional, a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a participação comunitária e a unidade de doutrina e de procedimentos.

disciplina,
unidade, 
indivisibilidade, 
autonomia funcional, 
legalidade, 
moralidade,
impessoalidade, 
participação comunitária 
unidade de doutrina e de procedimentos.

GABARITO: CERTO

35
Q

Em relação ao capítulo destinado à Polícia Civil na Lei Orgânica do Distrito Federal, julgue o item a seguir.

As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são considerados de natureza técnico-científica.

A

C
A LODF aponta da seguinte forma:

Art. 119. À Polícia Civil, órgão permanente dirigido por delegado de polícia de carreira, incumbe, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

(…)

§ 8º As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são consideradas de natureza técnico-científica..

GABARITO: CERTO

36
Q

De acordo com a Lei nº 9.624/1996, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Daniel é agente de polícia da Polícia Civil do Distrito Federal e cumpre o estágio probatório. Assertiva: Daniel poderá cedido à Presidência da República para ocupar função de confiança.

A

E
De fato, é possível que um integrante da PCDF seja cedido à Presidência da República, entretanto não é possível que servidores em estágio probatório sejam cedidos, vejamos como aponta a lei:

Art. 12-B. A cessão dos integrantes das carreiras de que trata esta Lei somente será autorizada para:

I - Presidência e Vice-Presidência da República, para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança ou para a ocupação de Gratificação de Representação da Presidência da República;

(…)

§ 1º É vedada a cessão de servidor que não tenha cumprido o estágio probatório de que trata o art. 41 da Constituição Federal;

37
Q

De acordo com a Lei nº 4.878/1965, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Ana, agente de polícia da Polícia Civil do Distrito Federal, refere-se a Paulo, seu superior hierárquico, de forma depreciativa. Assertiva: Ana praticou uma transgressão disciplinar de natureza grave.

A

Capistrano
Nota: (5)2

A lei aponta como seguinte transgressão disciplinar:

Art. 43. São transgressões disciplinares:

I - referir-se de modo depreciativo às autoridades e atos da administração pública, qualquer que seja o meio empregado para êsse fim;

Ou seja, Ana realmente praticou uma transgressão disciplinar, agora precisamos nos ater a sua gravidade.

Veja o que diz a lei:

Art. 47. A pena de suspensão, que não excederá de noventa dias, será aplicada em caso de falta grave ou reincidência.

Parágrafo único. Para os efeitos dêste artigo, são de natureza grave as transgressões disciplinares previstas nos itens I, II, III, VI, VII, Vlll, X, XVIII, XX, XXI, XXVI, XXVII, XXIX, XXX, XXXI XXXII, XXXIII, XXXIV, XXXV, XXXVII, XXXIX, XLI, XLII, XLVI, XLVIl, LVI, LVII, LIX, LX e LXIII do art. 43 desta Lei.

GABARITO: CERTO

38
Q

Em relação ao abuso de autoridade, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Rafael foi intimado a comparecer a um interrogatório policial. No dia do depoimento, Rafael optou em exercer seu direito ao silêncio. Entretanto, Paula, delegada de polícia, prosseguiu de forma insistente em seu depoimento. Assertiva: Paula não praticou crime de abuso de autoridade.

A

E
Na verdade Paula cometeu o crime, veja o que aponta a lei:

Art. 15. Constranger a depor, sob ameaça de prisão, pessoa que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, deva guardar segredo ou resguardar sigilo:

Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem prossegue com o interrogatório:

I - de pessoa que tenha decidido exercer o direito ao silêncio; ou

Ora, se Rafael optou em exercer seu direito ao silêncio, então Paula deveria ter encerrado o interrogatório e não ter continuado.

GABARITO: ERRADO

39
Q

Em relação aos aspectos geográficos do Distrito Federal, julgue o item a seguir.

O Governo do Distrito Federal não investe em ações de melhorias no setor agrícola, pelo fato de a região não ser próspera para essa área.

A

E
Pelo contrário, o Governo entende que esse setor pode crescer muito e vem investindo nele há um ano e meio. A Secretaria de Agricultura vem tomando medidas, sendo elas: compra de alimentos, financiamento, doação de insumos e aparelhos, treinamentos no campo e liberação de crédito rural até a recuperação de estradas de terra e de canais de irrigação

GABARITO: ERRADO

40
Q

O mês de junho é violeta com o objetivo de alertar para a proteção e segurança da pessoa idosa. No Distrito Federal, são mais de 300 mil pessoas com 60 anos ou mais – 10,5% de todos os habitantes. Neste ano, em cenário de pandemia de coronavírus, a atenção precisa ser multiplicada: dados do Disque 100 e da Polícia Civil apontam crescimento de casos de violações de direitos. Por isso, o GDF faz campanha para alertar sobre esse problema e divulgar canais de denúncia.

Fonte: Agência Brasília

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.

Dentre as políticas públicas do GDF para esse público está a implantação de três telecentros em São Sebastião, Recanto das Emas e Sol Nascente, para inclusão digital social e comunitária.

A

C
Correto, os telecentros terão como finalidade a inclusão digital dos idosos. Os telecentros terão como finalidade a inclusão dos idosos em eventos como dança, música, teatro entre outras atividades para as pessoas com mais idades.

GABARITO: CERTO

41
Q

O mês de junho é violeta com o objetivo de alertar para a proteção e segurança da pessoa idosa. No Distrito Federal, são mais de 300 mil pessoas com 60 anos ou mais – 10,5% de todos os habitantes. Neste ano, em cenário de pandemia de coronavírus, a atenção precisa ser multiplicada: dados do Disque 100 e da Polícia Civil apontam crescimento de casos de violações de direitos. Por isso, o GDF faz campanha para alertar sobre esse problema e divulgar canais de denúncia.

Fonte: Agência Brasília

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o item seguinte.

O Distrito Federal não possui serviço de acolhimento para idosos.

A

E
Pelo contrário, a Secretaria de Desenvolvimento Social executa o Serviço de Acolhimento para Idosos previsto pela Política Nacional de Assistência Social. O DF possui duas unidades públicas além de parcerias com instituições privadas.

42
Q

(…) um país do interior, central e imediato às cabeceiras dos grandes rios; edificariam ali uma nova cidade, começariam por abrir estradas que se dirigissem a todos os portos do mar e removeriam os obstáculos naturais que tem os diferentes rios navegáveis (…).

Este ponto central se acha nas cabeceiras do famoso rio de São Francisco. Em suas vizinhanças estão vertentes de caudalosos rios, que se dirigem ao norte, ao sul, ao nordeste e ao sudeste (…).

Hipólito José da Costa. Planos de colonização e de catequese e dificuldades do Rio como Capital. Acessado em: http://doc.brazilia.jor.br/Historia-Projetos/Hipolito.shtml

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o item seguinte em relação aos aspectos históricos de Brasília.

A ideia de mudar a capital do Brasil para o interior era argumentada por aspectos relativos à segurança, ordem econômica e política.

A

C
A transferência da capital do Brasil para o planalto central teve alguns objetivos, sendo alguns deles:

Segurança nacional, assim a capital brasileira não ficaria exposta a ataques;

Desenvolver de forma econômica a região do centro-oeste e assim povoá-la;

43
Q

(…) um país do interior, central e imediato às cabeceiras dos grandes rios; edificariam ali uma nova cidade, começariam por abrir estradas que se dirigissem a todos os portos do mar e removeriam os obstáculos naturais que tem os diferentes rios navegáveis (…).

Este ponto central se acha nas cabeceiras do famoso rio de São Francisco. Em suas vizinhanças estão vertentes de caudalosos rios, que se dirigem ao norte, ao sul, ao nordeste e ao sudeste (…).

Hipólito José da Costa. Planos de colonização e de catequese e dificuldades do Rio como Capital. Acessado em: http://doc.brazilia.jor.br/Historia-Projetos/Hipolito.shtml

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele focalizado, julgue o item seguinte em relação aos aspectos históricos de Brasília.

Hipólito José da Costa foi um jornalista brasileiro que defendia a mudança da capital para o interior do país.

A

C
Hipólito José da Costa foi um jornalista e é considerado o patrono da imprensa no Brasil. Foi redator do Correio Braziliense, considerando um dos primeiros jornais do país.

Diversos foram os artigos defendendo a mudança da capital para o interior do país, sendo um deles:

Planos de colonização e de catequese e dificuldades do Rio como Capital.

Nova capital, novas estradas e medidas para a criação de povoados.

Programa para o desenvolvimento do Brasil.

44
Q

Uma unidade da PRF interceptou, durante vários meses, lotes de mercadorias vendidas por uma empresa com a emissão de notas fiscais falsas. A sequência dos números das notas fiscais apreendidas, ordenados pela data de interceptação, é a seguinte: 25, 75, 50, 150, 100, 300, 200, 600, 400, 1.200, 800, ….

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte, considerando que a sequência dos números das notas fiscais apreendidas segue o padrão apresentado.

A partir do padrão da sequência, infere-se que o 12.º termo é o número 1.600.

A

E

25, 75, 50, 150, 100, 300, 200, 600, 400, 1.200, 800, 2400
resposta: 2400

45
Q

Uma unidade da PRF interceptou, durante vários meses, lotes de mercadorias vendidas por uma empresa com a emissão de notas fiscais falsas. A sequência dos números das notas fiscais apreendidas, ordenados pela data de interceptação, é a seguinte: 25, 75, 50, 150, 100, 300, 200, 600, 400, 1.200, 800, ….

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item seguinte, considerando que a sequência dos números das notas fiscais apreendidas segue o padrão apresentado.

Se an for o n-ésimo termo da sequência, em que n = 1, 2, 3, 4, …, então, para n ≥ 3, tem-se que an = 2 × an – 2.

A

C

Aqui o problema pede para realizarmos uma “conferência” da sequência fornecida com a fórmula dada.

an = 2 × an – 2,

n = 3

a3 = 2 × a3 – 2 ⇒ a3 = 2 × a1 ⇒ a3 = 2 × 25 ⇒ a3 = 50

n = 4

a4 = 2 × a4 – 2 ⇒ a4 = 2 × a2 ⇒ a4 = 2 × 75 ⇒ a4 = 150

n = 5

a5 = 2 × a5 – 2 ⇒ a5 = 2 × a3 ⇒ a5 = 2 × 50 ⇒ a5 = 100

.

.

.

Assertiva CORRETA: a sequência, a partir do 3º termo, segue o padrão an = 2 × an – 2

46
Q

Paulo, Maria e João, servidores lotados em uma biblioteca pública, trabalham na catalogação dos livros recém-adquiridos. Independentemente da quantidade de livros a serem catalogados em cada dia, Paulo cataloga 1/4, Maria cataloga 1/3 e João, 5/12.

A respeito da catalogação de livros por esses servidores, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Cada um dos livros que serão catalogados em três dias de trabalho constitui um sólido que tem a forma de um paralelepípedo retângulo de 2.000 cm³ de volume. Assertiva: Nessa situação, se, nesse período, João catalogar 375 desses livros, então, nesse período, os três servidores juntos catalogarão uma quantidade de livros cuja soma dos volumes será superior a 2 m³.

A

E
Primeiramente tirei o MMC pra resolver a questão anterior, no caso 12, aí em cada um dos envolvidos encontrei:

J = 5/12

M = 4/12

P=3/12

Na questão fala que o total de partes de João, equivale a 375, ou seja, dividindo 375/5 = 75.

Dessa forma, sei que cada parte vale 75, agora eu multiplico cada um:

J: 375

M: 4 x 75= 300

P: 3 x 75=225

Somando: 375 + 300 + 225 = 900 o total

Agora, eu multiplico por 2.000cm/3 = 1.800.000 / 1 000 000 = 1,8 m3.

Portanto, a assertiva está errada.

GAB: ERRADO

Primeiro, vamos achar o total de livros catalogados. Se João cataloga 5/12 (375 livros) do total de livros,então

5x/12 = 375

5x = 12 × 375

5x = 4500

x= 4500/5

x = 900 é o total de livros catalogados.

Segundo, transformar o volume de cada livro(2000cm³) em m³ e multiplicar o resultado pelo total de livros catalogados(900 livros)

  • 2.000cm³ = 0,002m³ ( é só dividir 2.000 por 1 000 000 rs)
  • 900 × 0,002m³ = 1,8m³ o volume total.

Portanto, 1,8m³ é inferior a 2m³.

47
Q

Paulo, Maria e João, servidores lotados em uma biblioteca pública, trabalham na catalogação dos livros recém-adquiridos. Independentemente da quantidade de livros a serem catalogados em cada dia, Paulo cataloga 1/4, Maria cataloga 1/3 e João, 5/12.

A respeito da catalogação de livros por esses servidores, julgue o item a seguir.

Sempre que trabalharem de segunda-feira a sexta-feira, os três servidores catalogarão uma quantidade de livros que será um número múltiplo de 12.

A

x livros catalogados em 5 dias. Então:

x = 5.12 = 60

1/4.60= 15

1/3.60 = 20

5/12.60= 25

total = 60, que é múltiplo de 12.

FONTE ::QC

===========
1 - A quantidade de livros catalogados é sempre um número natural. Não tem como uma pessoa catalogar √2 livros ou ainda 9/2 livros.

2 - Sabemos ainda que Paulo cataloga 1/4, Maria cataloga 1/3 e João, 5/12. Portanto, a quantidade de livros catalogados em cada dia tem que ser um múltiplo de 4, de 3 e de 12.

3 - Para que um número seja múltiplo de 4, de 3 e de 12 simultaneamente, o número tem que ser múltiplo do MMC (mínimo múltiplo comum) desses números.

4 - Já vimos que o m.m.c. (4,3,12) = 12.

5 - Portanto, o número de livros catalogados em cada dia tem que ser um múltiplo de 12.

6 - Trabalhando de segunda a sexta, teremos uma soma de 5 múltiplos de 12 (5 dias), que também é um múltiplo de 12.

48
Q

Seis amigos — Alberto, Bruno, Carla, Dani, Evandro e Flávio — estão enfileirados, da esquerda para a direita, e dispostos da seguinte forma:

I Bruno está em uma posição anterior à de Carla;

II Carla está imediatamente após Dani;

III Evandro não está antes de todos os outros, mas está mais próximo da primeira posição do que da última;

IV Flávio está em uma posição anterior à de Bruno;

V Bruno não ocupa a quarta posição da fila.

Com base nas informações acima, julgue o item a seguir, considerando a ordenação da esquerda para a direita.

A quarta posição da fila somente pode ser ocupada por Dani.

A

E

1,2,3,4,5,6

F,E,B, alberto ou aqui, DeC Alberto ou aqui

alberto pode ocupar tanto a quarta, quanto a sexta posicao, ou seja, a quarta posicao da fila nao pode ser somente ocupada por Dani, pode ser tambem por alberto.

49
Q

Seis amigos — Alberto, Bruno, Carla, Dani, Evandro e Flávio — estão enfileirados, da esquerda para a direita, e dispostos da seguinte forma:

I Bruno está em uma posição anterior à de Carla;

II Carla está imediatamente após Dani;

III Evandro não está antes de todos os outros, mas está mais próximo da primeira posição do que da última;

IV Flávio está em uma posição anterior à de Bruno;

V Bruno não ocupa a quarta posição da fila.

Com base nas informações acima, julgue o item a seguir, considerando a ordenação da esquerda para a direita.

Bruno e Dani estão, necessariamente, em posições consecutivas.

A

Errado.

Bruno não pode ocupar a quarta posição pois pode ser ocupada tambem por alberto, e Dani pode estar na quinta posição. Sendo assim, não podem estar necessariamente em posições consecutivas.

50
Q

Um eleitor deverá escolher um entre os candidatos A, B, C e D. Ele recebeu, de seus amigos, as quatro seguintes mensagens a respeito desses candidatos:

  • Os candidatos A e B são empresários.
  • Exatamente dois entre os candidatos A, B e C são empresários.
  • O candidato A é empresário.
  • O candidato C é empresário.

Com base nas informações apresentadas, julgue o próximo item, considerando que o eleitor sabe que exatamente uma das mensagens é falsa e que exatamente um dos candidatos não é empresário.

As informações são suficientes para se concluir que o candidato D é empresário.

A

São 4 premissas e 1 conclusão.
Para afirmar o que a questão pede, deve-se partir do pressuposto que a conclusão é verdadeira, assim o argumento se tornará inválido se alguma premissa for falsa. A própria questão afirma que existe exatamente 1 premissa falsa, logo o argumento é inválido, não se podendo afirmar o que a questão está dizendo.

nao e possivel concluir que D e empresario com as mensagens dadas ao eleitor.

51
Q

Um eleitor deverá escolher um entre os candidatos A, B, C e D. Ele recebeu, de seus amigos, as quatro seguintes mensagens a respeito desses candidatos:

  • Os candidatos A e B são empresários.
  • Exatamente dois entre os candidatos A, B e C são empresários.
  • O candidato A é empresário.
  • O candidato C é empresário.

Com base nas informações apresentadas, julgue o próximo item, considerando que o eleitor sabe que exatamente uma das mensagens é falsa e que exatamente um dos candidatos não é empresário.

O candidato A é empresário.

A

C

Colocando A como não sendo empresário, deixaria duas mensagens falsas e o enunciado cita que apenas uma é falsa.

52
Q

Um auditor do trabalho deve analisar 20 processos: 5 a respeito de segurança no trabalho, 7 a respeito de FGTS e 8 a respeito de jornada de trabalho. Considerando que esses processos sejam colocados sobre a mesa de trabalho do auditor, de maneira aleatória, formando uma pilha, julgue o item que se segue.

Se processos relativos a temas idênticos ficarem juntos, então a quantidade de maneiras distintas de se formar uma pilha com essa característica será inferior a (5!)3 × 72 × 29.

A

Como os processos relativos a temas idênticos ficaram juntos, vamos ter um total de 7!5!8!3! agrupamentos possíveis, onde os três primeiros fatoriais se devem ao princípio de que os processos podem se permutarem dentro do seu próprio grupo e o último fatorial (3!), se deve ao fato de se poder permutar os grupos entre si.

A resposta é errado.

Fonte: Professor QC

53
Q

Um auditor do trabalho deve analisar 20 processos: 5 a respeito de segurança no trabalho, 7 a respeito de FGTS e 8 a respeito de jornada de trabalho. Considerando que esses processos sejam colocados sobre a mesa de trabalho do auditor, de maneira aleatória, formando uma pilha, julgue o item que se segue.
Se os processos relativos a FGTS ficarem sempre na parte superior da pilha, então uma pilha com essa característica poderá ser formada de 13! × 7! maneiras distintas.

A

Se prendermos ou fixarmos os processos de FGTS logo no início, vamos ter 7! de maneiras de serem feitas, assim, teremos 13! maneiras de agruparmos os processos que restaram na parte inferior da pilha, sendo assim, vamos ter 7!13! maneiras de fazer o grupamento pedido no enunciado.

Fonte: Professor QC

54
Q

A respeito de computação em nuvem, julgue o próximo item.

A computação em nuvem do tipo software as a servisse (SaaS) possibilita que o usuário acesse aplicativos e serviços de qualquer local usando um computador conectado à Internet.

A

ARQUITETURA DE UMA NUVEM.

C

IaaS: Infraestrutra. (É a camada inferior do serviço, ela representa a parte física (servidores, datacenters, hardwares e diversos outros tipos
de equipamentos)

PaaS: Programadores. (Essa camada é mais utilizada pelos desenvolvedores de aplicações, a , escalabilidade o suporte de segurança,
sistemas operacionais ou novas linguagens de programação estão presentes nessa camadas.)

Saas: Sou eu (É a última camada do serviço e também a mais conhecida, pois nessa camada estão as aplicações mais conhecidas
do usuário final, como por exemplo: Gmail, Google Drive, Facebook, Internet Banking, Netflix, etc…)

==================
Software as a service (Saas) é o serviço de aplicação na nuvem que oferece ferramentas integralmente no provedor( integralmente na nuvem) exemplo: gmail, Google docs, Excel e word online do Google. Essas aplicações não necessitam que o usuário baixe nenhum complemento para poder usar os recursos, os recursos estão “instalados” no servidor do provedor, o usuário só tem que acessar e usar, pode usar de qualquer lugar do mundo, bastando ter internet, pois, como dito, a instalação dos recursos estão no servidor e não na máquina do usuário. (SaaS)

========================

O estudo das nuvens pode ser dividido em:

IaaS (Infrastructure as a Service)

PaaS (Plataform as a Service)

SaaS (Software as a Service)

O IaaS é fornecido para a infraestrutura da organização, como servidores, virtualização e redes.

Já o PaaS, o usuário utilizará da plataforma fornecida pelo provedor e desenvolverá suas aplicações.

O SaaS, são os serviços de aplicativos que se encontram na web, como, por exemplo, serviço de webmail ou o office 365.

Então, é possível que o SaaS permite que o usuário acesse os aplicativos e serviços de qualquer lugar.

55
Q

A respeito do sistema operacional Linux, julgue o item a seguir.

No Linux, o diretório /home é o local onde é instalada a maior parte dos aplicativos e das bibliotecas do sistema operacional, enquanto no diretório /usr são armazenados os arquivos dos usuários.

A

E

/home - diretório para diferentes usuários, no qual são armazenados seus arquivos

/usr - é diretório utilizado para aplicativos e bibliotecas utilizados pelos usuários

Veja que a assertiva inverteu os conceitos.

56
Q

Julgue o item a seguir a respeito de conceitos de informática.

Um email recebido por meio de um computador localizado em um órgão governamental que utiliza o Outlook é considerado seguro, mesmo quando o destinatário é desconhecido e possua arquivos anexos. Isso ocorre porque instituições públicas possuem servidores com antivírus que garantem a segurança total do ambiente computacional.

A

E

O fato de ser um órgão governamental que utiliza o Outlook, assim como possuir servidores com antivírus não garante a segurança na informática.

Devemos ter em mente que nada é garantido na informática, principalmente se tratando em segurança da informação.

GABARITO: ERRADO

57
Q

Acerca de Internet, intranet e tecnologias e procedimentos a elas associados, julgue o item a seguir.

Disponível exclusivamente no Google Chrome, o modo de navegação anônima permite ao usuário navegar pela Internet sem registrar as páginas acessadas.

A

E

O modo de navegação anônima é disponível em outros navegadores também, podendo possuir outra nomenclatura. No Firefox é chamado de janela privativa. No internet explorer, navegação inprivate.

=====================

Pelo nomes da função e por ter mencionado o Google Chorme.

O “MODO” é exclusivo do Google Chrome

A “FUNÇÃO” não.

GOOGLE CHROME -> NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

MICROSOFT EDGE -> IN PRIVATE

MOZILLA FIREFOX -> NAVEGAÇÃO PRIVATIVA

58
Q

Com relação a informática, julgue o item que se segue.

Apesar de a Internet ser uma rede mundial de acesso amplo e gratuito, os usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à Internet, isto é, uma empresa privada que cobra pelo acesso ao serviço.

A

GABARITO: CERTO

C
De fato, a internet possui um acesso gratuito.

E por qual motivo eu pago a internet mensalmente se eu poderia ter acesso gratuito?

Na verdade, você não paga para ter acesso a internet, mas sim a infraestrutura que lhe permite acessar a internet.

Caso você possuísse essa infraestrutura, poderia acessar gratuitamente, mas como o custo para ter essa infraestrutura é altíssima, então o ideal é contratar um provedor.

O cliente de internet “paga aos Provedores de Serviço” pelo acesso. A própria questão diz: usuários domésticos a utilizam por meio de algum provedor de acesso à internet - “Significa serviço pago”.

Importante lembrar que uma boa definição de internet seria: “Internet – também conhecida como rede mundial de computadores – é um conjunto de segmentos de redes públicas, distribuídas e conectadas por todo o globo terrestre, capazes de trocar informações por meio de protocolos comuns de comunicação“. —Fonte da definição: Estratégia Concursos “Prof. Diego Carvalho/Renato Costa.

O examinador peca em definir como gratuito, um serviço inteiramente pago!

59
Q

No seguinte item, é apresentada uma situação hipotética, a ser julgada com relação à edição de textos.

Ao editar um documento utilizando o Microsoft Word 2016, um usuário verificou que estava gastando muito tempo para atualizar manualmente o índice, com títulos e subtítulos e os respectivos números de páginas; isso porque, entre outros fatores, a inserção de novos textos ocorre ao longo de todo o documento, e não apenas ao seu final, o que muda os números das páginas em que se localizam os títulos a serem inseridos no índice. Nessa situação, para resolver o problema, o usuário pode utilizar a ferramenta do Word que permite criar índices automaticamente por meio do uso de estilos, tais como título 1 e título 2.

A

O editor de textos possui recursos que permitem a construção de índices (Sumário, índice principal do documento) e manutenção automática das informações existentes neles.
Para inserir um índice no Word, você utiliza dos Estilos disponíveis na guia Página Inicial, e depois na guia Referências o ícone Sumário. Sumário é o índice principal do documento, e será criado a partir dos estilos de Títulos utilizados no documento. Qualquer alteração nas páginas onde se encontram os Estilos usados, será refletida imediatamente no índice do documento.

Gabarito: CERTO.

Fonte: Fernando Nishimura - QC

60
Q

No seguinte item, é apresentada uma situação hipotética, a ser julgada com relação à edição planilhas .

Com o uso de uma planilha no Microsoft Excel 2016, será realizada a soma de dois valores numéricos advindos de duas planilhas diferentes, mas ambas constantes do mesmo arquivo. A fórmula de soma será inserida na célula A1 da planilha Plan1, e os dados a serem somados estão na célula A1 de Plan2 e na célula A2 de Plan1. Nessa situação, a fórmula correta a ser inserida na célula A1 da planilha Plan1 é =SOMA(Plan2!A1;A2).

A

As referências de uma planilha são indicadas nas fórmulas sem símbolos especiais. As referências em outras planilhas da mesma Pasta de Trabalho, são indicadas com o símbolo de exclamação. A fórmula =SOMA(Plan2!A1;A2) somará o valor de A1 na planilha Plan2, com o valor de A2 na planilha atual (Plan1).

Gabarito: CERTO.

Fonte: Fernando Nishimura - QC

61
Q

Considerando a situação mostrada na figura acima, que reproduz parte de uma janela do MPU no Internet Explorer, julgue o item seguinte.

Os textos, mas não as imagens publicadas do sítio em questão, podem ser inseridos no editor de texto do ambiente LibreOffice

A

E
Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

Errado. Olha uma restrição ali…

Os textos e imagens podem ser inseridos no editor de textos Writer, do LibreOffice, assim como no Word do Microsoft Office, e qualquer outro aplicativo compatível via Área de Transferência (Ctrl+C e Ctrl+V).

==========================

Não só os textos, mas também as imagens podem ser inseridas no ambiente do LibreOffice, assim como também é possível ocorrer no Pacote Office.

GABARITO: ERRADO

62
Q

Julgue o item seguinte, a respeito de ferramentas e aplicações de informática.

Excel, da Microsoft, e Calc, do LibreOffice, são exemplos de planilha de cálculo, que é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas e células para a realização de cálculos ou apresentação de dados.

A

GABARITO: CERTO

C
As principais planilhas utilizadas é o Excel, do Pacote Office, e o Calc, do LibreOffice.

Essas planilhas permitem a análise e armazenamento de dados em forma de tabela e opera com os dados inseridos na célula.

Os pacotes de produtividade, como o Microsoft Office e o LibreOffice, oferecem aplicativos para edição de textos, planilhas de cálculos e apresentações de slides, entre outras ferramentas.
O Microsoft Excel e o LibreOffice Calc são aplicativos de planilhas de cálculos, que o usuário pode utilizar para organização de dados e apresentação dos resultados.

63
Q

Julgue o próximo item, relativo a noções de programação em Python.

Considere o código a seguir, escrito em Phyton.

’’’

Código Python 3

Projetos Missão

’’’

i = 10 % 4

print (i)

Após a execução do código, será obtido o seguinte resultado em tela:

2

A

Luciano Freitas
Perito Criminal PCDF - (área de TI)
Agente de Polícia PCDF - (por 9 anos)
Nota: (4)11

Os três pontinhos em Python delimitam o início e fim de um bloco comentado no código.

Já a instrução i = 10 % 4 armazena o resto da visão de 10 por 4 na variável i.

E por fim, a função print mostra em tela o conteúdo armazenado na variável i, que no caso será o valor 2.

Portanto, Item CORRETO

Como calcular o resto da divisão:

10%4
 -------------
8   2
-----
  2 a resto da divisao
64
Q

Quanto à aplicação de Big Data, julgue o item a seguir.

A Big Data pode ser utilizada na educação a distância (EAD) para se entender as preferências e necessidades de aprendizagem dos alunos e, assim, contribuir para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia.

A

C
Considerando a grande necessidade das aplicações corporativas atuais de se processar em tempo hábil um grande volume de dados, dos mais variados formatos e tipos, a International Business Machines (IBM) criou o termo Big Data.

As soluções de Big Data podem tranquilidade ser utilizadas em massa de dados referentes à educação a distância (EAD) para que o tomador de decisão possa, por exemplo, entender e determinar a predileção de alunos por algum modelo de aprendizagem implementado ou para mensurar a eficácia do modelo de avaliação e participação nas aulas disponíveis nesse formato.

Portanto, item CORRETO.

65
Q

Acerca da divisão nos níveis interno, conceitual e externo relativos à arquitetura de banco de dados (BD), julgue o item a seguir.

O nível conceitual de dados é um nível de simulação entre os níveis interno e externo.

A

cespe considerou errado, porem esta ai a explicaçao

O item cobra conhecimentos referentes à arquitetura de três-esquemas, presentes nas bibliográficas acadêmicas consagradas de banco de dados.

Segundo C.J. Date, a arquitetura de três esquemas apresenta três níveis:

a) Nível Interno: é o mais próximo do meio de armazenamento físico, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados.
b) Nível Externo ou Visão: é o mais próximo dos usuários, ou seja, é aquele que se ocupa de modo como os dados são vistos por usuários individuais.
c) Nível Conceitual: é um nível de “simulação” entre os outros dois.

Percebam que segundo o autor C.J. Date, o nível conceitual consiste em um nível de “simulação” entre o nível interno e o externo, exatamente como afirmou o comando do item.

Todavia, estranhamente a banca trouxe o gabarito do item como INCORRETO.

Possível explicação:

Os conceitos do autor C.J. Date citados acima foram extraídos da obra “Introdução a Sistemas de Banco de Dados” que consiste na tradução da 7ª Edição Americana desta obra.

E nessa tradução o que era “indirection” virou “simulação”, conforme texto da obra original:

“The conceptual level (also known as the community logical level, or sometimes just the logical level, unqualified) is a level of indirection between the other two”

Em nossa opinião, essa tradução não é perfeita e não retrata o conceito trazido na obra original americana e o examinador pode ter usado desse fato para tornar o item INCORRETO, na pura maldade.

Aprofundando..

Navathe, outro autor acadêmico consagrado, conceitua os três níveis da arquitetura de três-esquemas da seguinte forma:

a) Nível Interno: descreve a estrutura de armazenamento físico do banco de dados, com detalhes completos dos caminhos para acesso.
b) Nível Conceitual: descreve a estrutura de todo o banco de dados para a comunidade e oculta os detalhes das estruturas de armazenamento físico
c) Nível Externo ou Visão: cada esquema externo descreve a parte do banco de dados que um dado grupo de usuários tem interesse e oculta o restante do banco de dados deste grupo.

Segundo Navathe, o objetivo da arquitetura de três-esquemas é separar o usuário da aplicação do banco de dados físico.

A figura abaixo, extraída da obra de Navathe, apresenta o mapeamento dos três níveis da arquitetura de três-esquemas:

Apesar do deslize da banca ou da infelicidade do examinador fica o aprendizado sobre o tema que trouxemos aqui.

66
Q

Com relação a bancos de dados, julgue o item seguinte.

São objetivos da normalização: eliminar redundâncias, evitar erros de atualização e facilitar tanto a representação do mundo real quanto a imposição de restrições de integridade.

A

O processo de normalização consiste na decomposição de esquemas para evitar anomalias de inserção, exclusão e atualização.

Além disso, o mecanismo de normalização permite a imposição de restrições de integridade nas relações decompostas para garantir a consistência das informações distribuídas nas relações, como, por exemplo, a restrição de integridade referencial (chave estrangeira) e a restrição de integridade de chave (chave primária).

Todavia, não concordamos com afirmação trazida no item de que um dos objetivos da normalização consiste em facilitar “a representação do mundo real”.

Segundo a doutrina academia, o modelo conceitual de entidade-relacionamento é baseado em uma percepção de um mundo real que consiste em uma coleção de objetos básicos chamados entidades e em relacionamentos entre esses objetos.

Por outro lado, o modelo lógico representa a estrutura de dados de um banco de dados conforme vista pelos usuários do sistema gerenciador de banco de dados (tabelas, objetos, arquivos)

A normalização de dados se encontra dentro contexto do modelo relacional que consiste em um tipo de modelo lógico baseado em registro.

Percebam que “a representação do mundo real” é percebida dentro do escopo do modelo conceitual (entidade-relacionamento) que consiste no maior nível de abstração e não no escopo do modelo lógico (modelo relacional) que se preocupa com a estrutura dos dados.

Por isso não concordamos com o entendimento da banca, que considerou o item como CORRETO.
Criado em 02/08/2020 11:15

67
Q

Julgue o item seguinte, acerca de fundamentos de administração de dados e normalização.

Quando a existência de uma entidade depende da existência de outra, diz-se que a entidade é dependente de identificador e não pode ser identificada inequivocadamente por seus próprios atributos.

A

C

Em determinadas situações o identificador de uma entidade é composto não somente por seu atributo, mas também através do relacionamento em que ela participa, conforme imagem abaixo.

Nesse diagrama, a identificação de cada dependente na entidade DEPENDENTE será realizada por meio de seu atributo identificador e por meio do relacionamento com a entidade EMPREGADO.

Ou seja, um determinado dependente será identificado por meio de seu atributo NUMERO SEQUENCIA e pelo atributo CODIGO que virá do relacionamento com a entidade EMPREGADO.

Nesse contexto podemos afirmar que a entidade DEPENDENTE depende da existência da entidade EMPREGADO. Ou seja, ela é dependente do identificador CODIGO da entidade EMPREGADO.

Em outras palavras, não é possível cadastrar dependentes se não houver o empregado responsável por aqueles dependentes já cadastrado.

Portanto, item CORRETO.

Aprofundando.

A doutrina acadêmica reconhece a entidade DEPENDENTE como uma entidade fraca, por depender da existência do relacionamento com a entidade EMPREGADO.

Como o atributo identificador NUMERO SEQUENCIA não consegue identificar um dependente de forma inequivocadamente a doutrina acadêmica o reconhece como atributo de identificação parcial.

68
Q

Com relação a ataques a redes de computadores, julgue o item a seguir.

A aplicação de regras de firewall realizada por meio do filtro de informações de cabeçalho é uma medida eficaz na mitigação de ataques de buffer overflow.

A

E

Há na literatura três tipos de firewall

a) Filtros de pacotes (stateless)
b) Filtro de conexões ou Estado de sessão (statefull)
c) Proxy de serviços ou gateway de aplicação

Segundo autores consagrados, os filtros de pacotes e de conexões fazem filtragem com base nas informações, por exemplo, dos cabeçalhos IP, ICMP, TCP, UDP (camada de rede: IP, ICMP; Transporte: TCP, UDP).

No firewall do tipo filtro de conexões a filtragem ocorre também com base na tabela de estados das conexões, que nada mais é do que informações dos cabeçalhos dos protocolos de rede e transporte. Todavia, Nakamura, por exemplo, em sua obra “Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos” ensina que há possibilidade deste tipo de firewall realizar a filtragem com base em informações presentes na camada de aplicação, na teoria, pois, segundo ele, na prática é de difícil implementação

Já o firewall do tipo Proxy de serviços visita qualquer camada da arquitetura TCP/IP para realizar a filtragem. Por isso, esse tipo de firewall tem a capacidade de mitigar ataques do tipo buffer overflow, pois esse ataque ocorre na camada de aplicação, no caso de aplicações que permitem mapeamento de dados para variáveis além do tamanho determinado no escopo do projeto.

Em outras palavras, segundo a maioria dos autores, o uso de regras de firewall realizada por meio do filtro de informações de cabeçalho (filtro de pacotes ou de conexões) NÃO é uma medida eficaz na mitigação de ataques de buffer overflow, pois esse tipo de ataque ocorre na camada de aplicação e quando falamos de informações de cabeçalho, nesse contexto, estamos nos referindo à filtragem realizada na camada de rede e transporte.

Portanto, item INCORRETO.

69
Q

No que concerne à segurança, julgue o item subsequente.

Os firewalls que mantêm o estado das conexões atuam na camada de rede, mas podem tomar decisões com base em informações das camadas de transporte e aplicação. Por esse motivo, conseguem perceber mais facilmente as tentativas de DOS (denial of service) nos servidores protegidos por esse firewall.

A

C
Há na literatura três tipos de firewall

a) Filtros de pacotes (stateless)
b) Filtro de conexões ou Estado de sessão (statefull)
c) Proxy de serviços ou gateway de aplicação

Segundo autores consagrados, os filtros de pacotes e de conexões fazem filtragem com base nas informações, por exemplo, dos cabeçalhos IP, ICMP, TCP, UDP (camada de rede: IP, ICMP; Transporte: TCP, UDP).

No firewall do tipo filtro de conexões a filtragem ocorre também com base na tabela de estados das conexões, que nada mais é do que informações dos cabeçalhos dos protocolos de rede e transporte. Todavia, Nakamura, por exemplo, em sua obra “Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos” ensina que há possibilidade deste tipo de firewall realizar a filtragem com base em informações presentes na camada de aplicação, na teoria, pois, segundo ele, na prática é de difícil implementação.

Para considerar essa questão correta o examinador navegou justamente em uma abordagem minoritária que entende que na teoria o tipo de firewall filtro de conexões pode realizar filtragens na camada de aplicação.

Apesar de tudo, alinho-me ao gabarito oficial e definitivo divulgado pela banca.

Portanto, item CORRETO.

Por fim, o firewall do tipo Proxy de serviços visita qualquer camada da arquitetura TCP/IP para realizar a filtragem. Por isso, esse tipo de firewall tem a capacidade de verificar comandos presentes na camada de aplicação, permitindo, inclusive, identificar e mitigar ataques de DOS (denial of service).

70
Q

Acerca de antivírus e softwares maliciosos, julgue o próximo item.

Como os antivírus agem a partir da verificação da assinatura de vírus, eles são incapazes de agir contra vírus cuja assinatura seja desconhecida.

A

E

O antivírus possui alguns tipos de detecção, são elas:

Por assinatura: aqui o antivírus já possui a “vacinação” referente a determinado código malicioso.

Heurística: aqui o antivírus age de acordo com as características de outros dados que já possui e, com o comportamento, é possível detectar se o código é malicioso ou não.

Ou seja, o antivírus pode agir por conta própria quando a assinatura for desconhecida.

Um exemplo é quando o antivírus possui o comportamento de um vírus antigos, mas não possui a assinatura, entretanto, pela heurística, o antivírus pode detectar o código malicioso.

71
Q

No tocante a vulnerabilidades, mecanismos, técnicas e políticas de segurança em redes, julgue o item a seguir.

Um trojan é um programa não-autorizado, embutido dentro de um programa legítimo, que executa funções desconhecidas e, provavelmente, indesejáveis. O programa alvo realiza a função desejada, mas, devido à existência de código não-autorizado dentro dele, também executa funções desconhecidas.

A

C

Vamos compreender o conceito que está por trás do código malicioso chamado de cavalo de troia (trojan);

Temos duas correntes:

1) Consiste em um programa com fins lícitos, mas que foi manipulado para inserção de algo malicioso em seu interior (aqui exige hospedeiro)
2) Consiste em um programa malicioso que foi transvestido em um programa com fins lícitos (aqui não exige hospedeiro)

A ideia que temos que ter desse código malicioso é que ele aparentemente apresenta algo que seria útil, mas por trás consiste em algo malicioso.

Perceba que o comando do item se alinhou a primeira corrente em que há um programa legítimo (um hospedeiro) que realizada as funções para o qual foi projetado, mas há outro código ilegítimo embutido em seu interior que permite a execução de funções desconhecidas.

Portanto, item CORRETO.

72
Q

Acerca dos dispositivos de segurança de redes de computadores, julgue o item subsequente.

Um proxy, ao agir no lugar do cliente ou do usuário para prover acesso a um serviço de rede, protege tanto o cliente quanto o servidor de uma conexão direta.

A

C

Um proxy consiste em um computador, por exemplo, que se encontra entre a sua máquina (computador) e um site que você deseja acessar, fazendo as vezes de um procurador.

Caso exista um proxy em sua rede e você deseje acessar o site globo.com ocorrerá uma comunicação de sua máquina com o proxy e este se comunicará com o servidor da globo.com. Ou seja, quem se comunica com o site globo.com não é a sua máquina e sim o proxy de sua rede.

No contexto mais técnico, alguns autores ilustram que o proxy não realiza roteamento de pacotes, ou seja, não há estabelecimento de conexão direta de sua máquina com o site da globo.com.

Um pacote, por exemplo, gerado em sua máquina com destino ao site globo.com morre no servidor de proxy, que ao capturar esse pacote irá gerar um novo pacote dele próprio com destino ao site globo.com.

Ou seja, um proxy visita todos os níveis da arquitetura TCP/IP – Enlace, Redes, Transporte e Aplicação –, provendo uma camada de segurança entre a sua máquina e a internet (site globo.com).
Portanto, item CORRETO

===================================
Nesse contexto do item “ao agir como cliente”, há uma proteção tanto do cliente como do servidor, pois não existe conexão direta entre o cliente e o servidor.

Qualquer cliente dessa rede não conseguirá fazer conexão direta com o servidor e o servidor não conseguirá fazer conexão direta com qualquer cliente desta rede.

Obviamente que isoladamente do lado do servidor há inúmeros recursos que podem ser adicionados como proteção: proxy reverso, IPS, IDS, FW. Mas isso não se encontra no contexto do comando do item.

Regra para resolver questões do CESPE: Simplicidade; não julgue além do que o item cobrou.

73
Q

A respeito dos mecanismos de segurança da informação, julgue o próximo item.

O IPSEC é muito utilizado para o estabelecimento de VPN (virtual private network), pois consegue agregar recursos de confidencialidade ao IP (Internet protocol), utilizando o ESP (encapsulation security payload). Para o provimento de integridade dos dados, utiliza o IKE (Internet key exchange).

A

IPSec (IP Security) é um mecanismo
E

criado para corrigir as limitações de segurança do IPv4.

Utilizando a criptografia nos pacotes de dados, busca implementar integridade, confidencialidade e autenticidade. Assim sendo, o IPSec utiliza um cabeçalho de extensão com os seguintes recursos:

Authentication Header (AH), para fins de autenticação;

Encapsulating Security Payload (ESP), o protocolo ESP define a encriptação do pacote como um todo (no modo túnel) ou da porção de dados do pacote (no modo transporte). No lado do emissor é realizada a encriptação e, no lado do receptor, a desencriptação. Durante o trânsito, as informações encriptadas não poderão ser examinadas por terceiros. Há várias opções de algoritmos, sendo os mais comuns 3DES, Blowfish e AES. Assim sendo, este protocolo provê serviços de confidencialidade, autenticação e integridade.

Internet Key Exchange (IKE), protocolo para para criptografia.

Como o provimento de integridade é atribuído ao protocolo ESP, e não ao IKE, O ITEM ESTÁ ERRADO.

FONTE: TEC.

74
Q

A respeito dos protocolos ARP, DNS e DHCP, julgue o item que se segue.

Em redes que utilizam o protocolo DHCP, não é possível atribuir endereços IP manualmente às máquinas, pois elas, ao serem inicializadas, enviam o pacote DHCP discover ao agente DHCP de retransmissão, que, por sua vez, o encaminha ao servidor DHCP. O servidor DHCP deve estar na mesma rede do agente de retransmissão.

A

E

O DHCP consiste em um protocolo para alocação de endereços para HOSTs de uma determinada rede. Essa alocação de endereços pode ser estática ou dinâmica, seja configurando manualmente ou de forma automática.

Na alocação estática há um banco de dados que mapeia endereços físicos para endereços IP. Então, quando um HOST solicita um endereço IP ao servidor de DHCP, este verifica no banco de dados qual o endereço IP está associado ao endereço físico deste HOST.

Esse banco de dados que mapeia endereços físicos para endereços IP na alocação estática deve ser configurado manualmente. Ou seja, depende de um administrador para alimentar essas informações de mapeamento.

Já na alocação dinâmica o DHCP apresenta outro banco de dados com um pool de endereços IP disponíveis para serem alocados. Então, quando um HOST solicita um endereço IP ao servidor de DHCP, este aloca qualquer endereço IP disponível para uso nesse pool de endereços.

Nesse banco de dados com um pool de endereços não há mapeamento prévio de endereços físicos para endereços IP, o que permite configuração automática de endereços IP.

Agora que vencermos a teoria básica sobre DHCP podemos analisar o item, em partes;

Primeira parte:

“Em redes que utilizam o protocolo DHCP, não é possível atribuir endereços IP manualmente às máquinas..”

Conforme comentamos, o DHCP permite alocação de endereços IP de forma manual, com uso de um banco de dados com mapeamento de endereços físicos para endereços IP.

Caso o comando do item tenha feito referência à impossibilidade do administrador configurar manualmente no próprio HOST um endereço IP fixo, quando há um servidor de DHCP na rede, a afirmação também se encontra incorreta, pois é plenamente possível, inclusive é o que ocorre nos servidores de serviços de uma rede, os quais devem possuir IP Fixo.

Segunda parte:

“ao serem inicializadas, enviam o pacote DHCP discover ao agente DHCP de retransmissão, que, por sua vez, o encaminha ao servidor DHCP…”

De fato, a mensagem de DHCP discover é a primeira enviada do HOST ao servidor de DHCP na tentativa de obter um endereço IP.

Caso não exista nessa rede um servidor de DHCP é possível configurar um agente de DHCP de retransmissão para que ele possa encaminhar essa mensagem ao servidor de DHCP.

Por fim, a terceira parte:

“O servidor DHCP deve estar na mesma rede do agente de retransmissão”

Essa afirmação não tem muito sentido, pois a proposta de um agente DHCP de retransmissão ocorre justamente quando uma determinada rede não tem um servidor de DHCP e por isso as solicitações devem ser encaminhadas para um servidor de DHCP que se encontra em outra rede e quem faz esse meio de campo é o agente de retransmissão. Outra alterativa mais elegante seria o uso de roteadores que se baseiam na RFC 1542 e podem ser configurados para agir como agentes de retransmissão também.

Portanto, item INCORRETO.

Aprofundando….

Vamos compreender todas as trocas de mensagens entre um HOST e um servidor DHCP para se obter um endereço IP:

a) Inicialmente o HOST CLIENTE para obter um endereço IP envia uma mensagem DHCPDISCOVER em broadcast (não é qualquer um broadcast, é um broadcast limitado – 255.255.255.255).
b) Todos os servidores de DHCP (se existir mais de um) respondem a pergunta DHCPDISCOVER com uma mensagem DHCPOFFER em broadcast (pois a máquina que solicitou um IP não tem IP ainda)
c) O HOST CLIENTE, após receber as mensagens DHCPOFFER de dois ou mais servidores de DHCP envia uma mensagem DHCPREQUEST em broadcat (tem que ser broadcast, pois ele não tem nenhuma informação ainda de IP). Nessa mensagem há informações de qual oferta (ou servidor) o HOST CLIENTE escolheu para obter o IP.
d) Por fim, o servidor de DHCP escolhido envia uma mensagem DHCPACK em broadcast e a partir dai o HOST CLIENTE poderá realizar as comunicações unicast.

Perceba que para obter pela primeira vez as informações de rede são quatro mensagens.

75
Q

No que concerne a sistema operacional, julgue o item seguinte.

Uma seção (ou região) crítica é um conceito em sistema operacional que faz referência à área de memória que armazena os dados compartilhados pelos processos.

A

E
A região crítica consiste na parte do código de um programa no qual é realizado acesso a um recurso compartilhado.

Essa parte do código merece atenção, pois é necessário evitar que dois ou mais processos entrem em suas regiões críticas ao mesmo. Ou seja, deve-se garantir a execução exclusiva das regiões críticas, com objetivo de evitar problemas decorrentes de acesso a recursos compartilhados.

Por isso, o comando do item erra ao afirmar que a região crítica faz referência à área de memória.

76
Q

Quantos aos conceitos de virtualização, julgue o item seguinte.

Com a tecnologia de máquinas virtuais, o hipervisor do tipo 1 é o único software que funciona no modo núcleo.

A

C
No contexto de virtualização temos uma camada intermediária conhecida como hipervisor (monitor VMM), a qual tem o papel de viabilizar ou controlar o compartilhamento dos recursos de hardware entre máquinas virtuais de tal forma que cada uma delas imagine ter recursos exclusivos.

A literatura acadêmica apresenta dois tipos de hipervisor.

a) Tipo 1: opera diretamente no hardware físico da máquina, sendo o único que se encontra em modo núcleo, também conhecido como nativo ou bare metal.
b) Tipo 2: opera como um programa de usuário simples a partir de um sistema operacional hospedeiro, também conhecido como hosted. A camada de virtualização é composta por um sistema operacional convidado e por um hardware virtual, abstraído dos recursos de hardware do sistema operacional hospedeiro.

77
Q

Considerando as regras do CPC válidas para a elaboração de demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

Uma das condições necessárias à qualificação de um item como equivalente de caixa é que esse item esteja sujeito a um risco insignificante de mudança de valor.

A

C
Equivalentes de caixa são itens monetários que possuem alta liquidez, baixo risco e de curto prazo.

O CPC 03 aponta o seguinte:

Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.

GABARITO: CERTO

78
Q

Acerca de despesas antecipadas, julgue o próximo item.

Situação hipotética: O pagamento à vista do prêmio de um seguro com vigência de três anos gerou um lançamento na conta de despesa antecipada. Assertiva: O valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial.

A

Despesas do exercicio seguinte pagas antecipadamente fica no Ativo Circulante e não no Ativo Não Circulante(Realizavel a longo prazo)
Segregado entre ativo circulante (12 meses) e ativo não circulante (24 meses).
qc

O pagamento à vista de um seguro de três anos ocorre da seguinte forma:

D – Despesa antecipada (direito)

C – Caixa

Mensalmente, a entidade deve lançar uma despesa referente ao seguro, com o seguinte lançamento:

D – Despesa com seguro

C – Despesa antecipada

Isso significa que essa despesa antecipada será creditada durante 36 meses, então, uma parte dessa despesa antecipada será classificada em ativo circulante e a outra parte em ativo não circulante, mais precisamente em ativo realizável a longo prazo.

79
Q

Acerca de despesas antecipadas, julgue o próximo item.

Despesas antecipadas representam o direito de receber bens ou serviços contratados de terceiros e pagos pelo adquirente previamente à execução do contrato pelo fornecedor do bem ou pelo executante do serviço.

A

Aquele que receber a despesa antecipada deverá registra-lá como passivo, pois o fato gerador ainda não ocorreu.

C
complementando:

Uma entidade pode adquirir determinado serviço e o pagar de forma antecipada, caso aconteça isso, essa entidade irá possuir um direito, que foi a despesa paga antecipada, quando isso ocorre, há o seguinte lançamento:

D – Despesa antecipada (direito)

C – Caixa

No dia da prestação de serviço, há o lançamento de reconhecer a despesa, vejamos:

D – Despesa com prestação de serviços

C – Despesa antecipada

Dito isso, a despesa antecipada representa um direito da empresa.

80
Q

Acerca das contas e dos grupos patrimoniais de empresas comerciais, julgue o seguinte item.

A conta de ajustes de avaliação patrimonial recebe lançamentos em contrapartida de variações nos ajustes a valor presente de itens do passivo não circulante.

A

E

Além disso, são variações a valor justo.

De acordo com a Lei nº 6.404/76:

§ 3o Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei.

Veja que as contrapartidas ocorrem tanto em ativo quanto em passivo (circulante e não circulante),

Além disso, são variações a valor justo.

81
Q

Acerca das contas e dos grupos patrimoniais de empresas comerciais, julgue o seguinte item.

O reconhecimento de provisões no passivo ocorre quando a entidade possui obrigações com terceiros classificadas como prováveis, possíveis ou remotas.

A

E

CPC 25 - PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES

PROVISÕES

OBRIGAÇÕES PRESENTES derivadas de EVENTOS PASSADOS como os demais passivos, mas possuem prazos ou valores incertos. São reconhecidos quando:

  1. PROVÁVEL SAÍDA DE RECURSOS
  2. ESTIMATIVA CONFIÁVEL

ATIVO CONTINGENTE

Praticamente certo : contabiliza e divulga

Provável:não contabiliza, mas divulga

Possível: não contabiliza , nem divulga

PASSIVO CONTINGENTE

NÃO devem ser RECONHECIDOS em CONTAS PATRIMONIAIS e devem ser PERIODICAMENTE AVALIADOS

Provável: contabiliza e divulga

Possível:não contabiliza, mas divulga

Remoto: não contabiliza ,nem divulga.

82
Q

Acerca das contas e dos grupos patrimoniais de empresas comerciais, julgue o seguinte item.

A conta de ações em tesouraria pertence ao grupo de investimentos, no ativo.

A

E
As ações em tesouraria são contas retificadoras de PL, ou seja, elas diminuem o patrimônio líquido. Diminuem com credito e aumentam com débito.
———————————————————————-
Lei nº6.404/76 diz o seguinte:

Art. 178. No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

I – ativo circulante; e

II – ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

(…)

§ 2º No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

(…)

III – patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

Logo, a conta “ações em tesouraria” é uma conta do patrimônio líquido.

83
Q

Acerca das contas e dos grupos patrimoniais de empresas comerciais, julgue o seguinte item.

Uma obrigação de longo prazo com fornecedores registrada no passivo da entidade deve ser ajustada pelo seu valor presente.

A

Art. 184. No balanço, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

I - as obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão computados pelo valor atualizado até a data do balanço;

II - as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço;

III – as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.