Simbolos Flashcards
Conselheiro Lafaiete conta com três símbolos oficiais:
o brasão, a bandeira e o hino municipal. Cada um deles possui significados específicos
BBH
Brasão:
Brasão:
O escudo sanítico entra na heráldica brasileira lembrando a raça latina.
A COROA mural, que a sobrepõe, representa a COMARCA. É de prata e sintetiza os nobres sentimentos de seu povo.
O ESCUDENTE lembra o NOME de Conselheiro Lafayette, agraciado pelo saber e pelas comendas das ordens da Grã Cruz de Cristo da Rosa.
A cor vermelha ressalta o amor cívico e o valor de sua gente.
O terrado da sinopia, em aspecto montanhoso, é verde e circuncidado pelo arroz e pelo milho - suas riquezas agrícolas, sustentados pelas ENGRENAGENS dos malhos da INDÚSTRIA EXTRATIVA, fator principal de seu progresso.
As datas 1790 e 1866 representam, respectivamente, a elevação de Lafaiete a MUNICÍPIO e a sua formação como COMARCA.
Bandeira:
AUTORIA do heraldita Arcinoé Antonio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipal,
É ENQUARTELADA EM CRUZ, sendo os quartéis verdes constituídos por QUATRO FAIXAS BRANCAS sobre faixas vermelhas, dispostas duas a duas no sentido HORIZONTAL E VERTICAL, e que partem dos vértices de um losango branco, onde o brasão municipal é aplicado.
O estilo da bandeira obedece à TRADIÇÃO HERÁLDICA portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, com direito a opção pelos estilos sextavados, enquartelados em cruz, ou em sautor e terciado, sem destes ter adotado o estilo enquartelado em cruz, lembrando nesse simbolismo o ESPIRITO CRISTÃO do povo de Conselheiro Lafaiete.
O BRASÃO ao centro SIMBOLIZA o Governo Municipal e
O LOSANGO representa a CIDADE - sede do município.
As FAIXAS simbolizam o PODER Municipal, que se expande a todos quadrantes do território e os quartéis, assim constituídos, representam as propriedades rurais existentes no território municipal.
As CORES DA BANDEIRA municipal, ainda em conformidade com a tradição heráldica portuguesa, devem ser as mesmas CONSTANTES DO CAMPO escuro do BRASÃO.
Hino:
Letra de Monsenhor José Sebastião
Moreira.
Música de José Calixto Tolentino.
O hino celebra as riquezas e a trajetória de Conselheiro Lafaiete, mencionando a extração mineral e os feitos históricos.
Também faz referência ao orgulho cívico e ao papel de Nossa Senhora, Padroeira da cidade, evidenciando a devoção religiosa da população local.